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limpeza do radiador

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    limpeza do radiador

    Ora viva ...
    tenho um peugeot 106 de 93 e o antigo dono só lhe metia água no radiador, gostava se fosse possível que me digam como faço para tirar a água e meter liquido de refrigeração e como limpo a ferrugem que o radiador e o motor devem ter?
    Obrigado.

    #2
    bem... sabes que ao tirar a ferrugem toda que ele tem, provavelmente iram aparecer pequenas fugas no sistema, porque essa "crosta" de ferrugem estará a tapar certas fugas. bem , mas vamos ao k interessa, primeiro deves esvaziar o radiador, tirando a mangueira inferior do mesmo. depois vais enchendo o radiador, com a mangueira ainda fora do lugar, até começar a sair agua limpa. depois metes a mangueira no lugar. e depois é so atestar o radiador, mas se nao tens a certeza como se sangra o circuito, mais vale ires a uma oficina, porque se o sistema fica mal sangrado, estas sujeito a queimares a junta, ou algo mais grave.

    Comentário


      #3
      boas...bem isso vai ser complicado fazer porque é muito dificil conseguires limpar isso assim mas aqui vai o meu conselho
      quanto a limpar o radiador concordo com o post antes quanto ao motor em si por dentro ha muitas formas de o fazer sei que muitos me irao criticar mas ja vi limpar assim poes agua com petroleo poes o carro ao ralenti e deixas ate akecer depois deitas isso tudo fora voltas a fazer o mesmo as vezes q forem necessarias ate conseguires ter a agua limpa duas ou tres vezes deve ser o bastante agora nao ponhas so petroleo mistura sim com a agua, e quando digo deixares aquecer é ate ligar a ventoinha. Agora para isto acontecer teras de sangrar o sistema..presta atençao na parte de cima do radiador tens uma tampinha tampa essa que deves aliviar e ai sim colocas a agua ate sair por ai objectivo: encher na totalidade o radiador eliminando o ar, segundo, abres o botao da sofagem po vermelho nao precisas ligar o ar apenas rodar o botao po vermelho isto para abrir a torneira e assim a agua circular pelo sistema todo indo ate ao radiador da sofagem colocado dentro do carro de seguida algures ai num tubo de agua penso que da parte de tras ate julgo ser um dos tubos que vai pa sofagem teras a meio do tubo uma tampinha do tipo das das rodas dos pipos, desapertas e colocas agua ate sair por ai...sem ar assim fechas de seguida e poes a tarbalhar toma atençao a temperatura se tiver a chegar ao local onde normalamente dispara a ventoinha e ela nao disparar pode ter ainda um pouco de ar desapertas um pouco esse pipo do tubo ele fara sair algum ar e a ventoinha ira trabalhar....smp que tiraraes a agua deveras fazer este procedimento ...conselho depois de usares o petroleo de seguida colocas so agua andas com ele um dia ou dois e voltasa fazer o mesmo procedimento so agua...depois entao colocas o anti congelante...



      desculpa a todos pelo testamento , é a minhaopiniao

      cumps e boa sorte!!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Post
        boas...bem isso vai ser complicado fazer porque é muito dificil conseguires limpar isso assim mas aqui vai o meu conselho
        quanto a limpar o radiador concordo com o post antes quanto ao motor em si por dentro ha muitas formas de o fazer sei que muitos me irao criticar mas ja vi limpar assim poes agua com petroleo poes o carro ao ralenti e deixas ate akecer depois deitas isso tudo fora voltas a fazer o mesmo as vezes q forem necessarias ate conseguires ter a agua limpa duas ou tres vezes deve ser o bastante agora nao ponhas so petroleo mistura sim com a agua, e quando digo deixares aquecer é ate ligar a ventoinha. Agora para isto acontecer teras de sangrar o sistema..presta atençao na parte de cima do radiador tens uma tampinha tampa essa que deves aliviar e ai sim colocas a agua ate sair por ai objectivo: encher na totalidade o radiador eliminando o ar, segundo, abres o botao da sofagem po vermelho nao precisas ligar o ar apenas rodar o botao po vermelho isto para abrir a torneira e assim a agua circular pelo sistema todo indo ate ao radiador da sofagem colocado dentro do carro de seguida algures ai num tubo de agua penso que da parte de tras ate julgo ser um dos tubos que vai pa sofagem teras a meio do tubo uma tampinha do tipo das das rodas dos pipos, desapertas e colocas agua ate sair por ai...sem ar assim fechas de seguida e poes a tarbalhar toma atençao a temperatura se tiver a chegar ao local onde normalamente dispara a ventoinha e ela nao disparar pode ter ainda um pouco de ar desapertas um pouco esse pipo do tubo ele fara sair algum ar e a ventoinha ira trabalhar....smp que tiraraes a agua deveras fazer este procedimento ...conselho depois de usares o petroleo de seguida colocas so agua andas com ele um dia ou dois e voltasa fazer o mesmo procedimento so agua...depois entao colocas o anti congelante...



        desculpa a todos pelo testamento , é a minhaopiniao

        cumps e boa sorte!!
        em relação em pores a soufage para o vermelho, so nao disse, porque acho k esse motor nao tem torneira de soufage, mas sim uma haste que direciona , ou o ar que vem da rua(frio), ou o ar que passa pelo radiador de soufage(quente)

        Comentário


          #5
          Bem, obrigado pela ajuda mas estou a ver que afinal não é tão simples como pensava.
          Pensava que fosse só tirar o tubo de baixo do radiador, deixar a água sair. Depois voltar a por o tal tubo tirar o de cima e meter o liquido de refrigeração até a agua sair por lá.
          O melhor é pensar em levar isto a um mecânico.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pepat Ver Post
            Bem, obrigado pela ajuda mas estou a ver que afinal não é tão simples como pensava.
            Pensava que fosse só tirar o tubo de baixo do radiador, deixar a água sair. Depois voltar a por o tal tubo tirar o de cima e meter o liquido de refrigeração até a agua sair por lá.
            O melhor é pensar em levar isto a um mecânico.
            Isso para ficar bem feito nesse carro (circuito fechado) tem de ser sangrado por gravidade.
            Tem de se adaptar um recipiente ao bocal do radiador e tapar o respectivo furo, de forma que depois de cheio permita (com o peso do líquido) fazer sair todo o ar do interior do motor pelo parafuso de chave allen de 5mm existente na caixa termostática e no sangrador do tubo da chaufage.
            Se não for feito assim na oficina, não está bem feito.
            Se quiseres mesmo fazer passa aí que dou-te a "receita" completa..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
              Isso para ficar bem feito nesse carro (circuito fechado) tem de ser sangrado por gravidade.
              Tem de se adaptar um recipiente ao bocal do radiador e tapar o respectivo furo, de forma que depois de cheio permita (com o peso do líquido) fazer sair todo o ar do interior do motor pelo parafuso de chave allen de 5mm existente na caixa termostática e no sangrador do tubo da chaufage.
              Se não for feito assim na oficina, não está bem feito.
              Se quiseres mesmo fazer passa aí que dou-te a "receita" completa..
              nao tem de ser obrigatoriamente por gravidade e abrindo o tal orificio que o radiador tem do lado drt se nao me engano fica cheio na mesma e nunca tive problemas em faze lo assim...sim por gravidade tambem da mas esta bem feito de ambas as formas

              cumps

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Post
                nao tem de ser obrigatoriamente por gravidade e abrindo o tal orificio que o radiador tem do lado drt se nao me engano fica cheio na mesma e nunca tive problemas em faze lo assim...sim por gravidade tambem da mas esta bem feito de ambas as formas

                cumps
                O pequeno tampão de apertar à meia volta com um vedante existente na parte superior do radiador apenas serve para encher o radiador, não sangra o motor nem a chaufage...
                Vamos ver se o nosso "cliente" se enche de coragem e vai fazer o serviço em casa, ficando um expert em sangraduras..

                Quanto ao orifício a que me referia, não é o do pequeno tampão, mas o furo no bocal por onde sai a água quando a pressão do circuito vence a força da mola do tampão do radiador.
                Ó pra uma junta podre no canal do óleo, de um motor desses, no meu avatar.. essa já foi... agora já está como novo..
                Editado pela última vez por telmauto; 20 May 2009, 00:07.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                  O pequeno tampão de apertar à meia volta com um vedante existente na parte superior do radiador apenas serve para encher o radiador, não sangra o motor nem a chaufage...
                  Vamos ver se o nosso "cliente" se enche de coragem e vai fazer o serviço em casa, ficando um expert em sangraduras..

                  Quanto ao orifício a que me referia, não é o do paqueno tampão, mas o furo no bocal por onde saí a água quando a pressão do circuito vence a força da mola do tampão do radiador.
                  exacto, so enche o radiador...expliquei me bem depois o resto tera de se fazer o resto do procedimento abrir a sofagem po vermelho etc etc....mas de qualquer forma vai dar ao mesmo e faz se de ambas a s formas...acho que deve pelo menos tentar,desde que tenha atençaoa temperatura.......força ai, boa sorte

                  cumps

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