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Automóveis do futuro

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    Automóveis do futuro

    No que diz respeito aos automóveis podemos ter a certeza de duas coisas:

    1ª Os combust+iveis fósseis estão em vias de extinção
    2ª A evolução tecnológica não tem limites

    Mas não é fácil imaginar quais serão as preferências dos utilizadores e como serão os carros daqui a 10 ou 20 anos (espero que ainda sejamos todos vivos nessa altura).

    O objectivo deste tópico é saber quais as expectativas/preferências dos users deste fórum sobre os carros do futuro, por exemplo:

    - O que esperam sobre a evolução dos motores e quais os combustíveis que utilizarão;
    - Quais as tecnologias/sistemas de segurança e conforto que deverão estar disponíveis;
    - Qual será a sua aparência exterior e/ou interior.

    Para início de conversa deixo aqui um link para um artigo muito interessante sobre este assunto:

    Apple iMo: A Design Proposal for an Autonomous Robotic Car of the Future - Carscoop

    Apple-iMo-Gallery-7.jpg

    Cumprimentos a todos!

    #2
    Se a ideia vingar ainda vamos ver renascer a profissão de alfaiate.

    BMW_GINA_6.jpg


    BMW GINA Light Visionary Image Update: 55 High-Res Pics - Carscoop

    Comentário


      #3
      Penso que a vertente lúdica do automóvel vai desaparecer para dar lugar à função e à eficiência.
      Muito provavelmente vão adoptar os motores eléctricos devido ao seu muito melhor rendimento que é cerca de 70% enquanto os actuais motores de combustão interna ficam-se em media pelos 30%. Vamos perder o belo som de um bom otto.

      É certo que vão aparecer novas tecnologias o difícil é imaginar quais Uma vertente dessa evolução será certamente a maximização do espaço interior (mais com menos...). Por exemplo, os bancos passarão a ser muito mais finos para obter mais espaço sem por isso deixarem de ser confortáveis ou então locais ocultos para arrumar uma bicicleta ou outro objecto de grande dimensão.

      Quanto a sua aparência exterior acho que para previligiar a funçao os carros vão ter mais o "aspecto monovolume", isto é, formas mais cubicas sem por isso serem menos aerodinâmicos...

      Basicamente os automóveis vão ficar uns monos eficientes

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
        No que diz respeito aos automóveis podemos ter a certeza de duas coisas:

        1ª Os combust+iveis fósseis estão em vias de extinção
        2ª A evolução tecnológica não tem limites

        Mas não é fácil imaginar quais serão as preferências dos utilizadores e como serão os carros daqui a 10 ou 20 anos (espero que ainda sejamos todos vivos nessa altura).

        O objectivo deste tópico é saber quais as expectativas/preferências dos users deste fórum sobre os carros do futuro, por exemplo:

        - O que esperam sobre a evolução dos motores e quais os combustíveis que utilizarão;
        - Quais as tecnologias/sistemas de segurança e conforto que deverão estar disponíveis;
        - Qual será a sua aparência exterior e/ou interior.

        Para início de conversa deixo aqui um link para um artigo muito interessante sobre este assunto:

        Apple iMo: A Design Proposal for an Autonomous Robotic Car of the Future - Carscoop



        Cumprimentos a todos!
        Esse conceito esférico (mais oval) é algo semelhante àquilo que eu preconizo há muitos anos como "A mão de Deus", quer nos automóveis, quer nos aviões, como forma de incrementar a segurança...

        Comentário


          #5
          Acho que vai haver duas evoluções:

          - A continuação da actual em termos do que está disponivel para os ocupantes.

          - E a mais importante de todas, a que levanta mais duvidas, a energia que vai estar disponivel para o veiculo.

          No 1º caso acho que o caminho nos vai levar para o "banco do pendura", vamos deixar de conduzir, aliás daqui a muitos anos vamos olhar para trás e achar que eramos uns selvagens porque morriam mais pessoas nas estradas que nas guerras...

          No 2º é muito mais complicado porque parece que vai diminuir a energia disponivel para os automoveis o que vai forçar o seu "encolhimento", no dia em que a energia disponivel voltar a aumentar, irão aumentar novamente o seu tamanho...

          Comentário


            #6
            Um dos graves problemas dos dias de hoje é o trânsito nas grandes cidades, associado a níveis de poluição insustentáveis a médio prazo.

            Sendo certo que os transportes colectivos nunca susbstituirão integralmente o transporte individual, terão que se encontrar soluções que melhorem a circulação e diminuam drasticamente a poluição.

            Penso que o futuro passará pela limitação das dimensões e potências dos veículos autorizados a circular nas grandes cidades e a introdução de sistemas de segurança que permitam uma interacção entre os veículos em circulação e entre a sinalização e os veículos.

            No 1º caso os veículos passarão a "comunicar" entre si, obrigando à manutenção de velocidades e distâncias mínimas que impessam as colisões e/ou minimizam os efeitos das colisões, soluções que, aliás, já se começam a ver em modelos de quase todas as marcas e que tenderão a ser obrigatórios no futuro.

            No 2º caso a colocação de sinais de trânsito inteligentes e a istalação nos veículos de sistemas de leitura desses sinais poderão impedir, por exemplo, que um condutor não respeite um sinal vermelho/Stop, que circule em sentido proibido ou acima dos limites de velocidade permitidos.

            As soluções para os combustíveis, parecem-me mais difíceis de encontrar por motivos económicos do que por questões tecnológicas. Os orçamentos de quase todos os governos dependem excessivamente das receitas geradas pelo petróleo e pelos seus derivados, pelo que antes de se implementarem combustíveis alternativos menos poluentes terão que se encontrar fontes de receita alternativas, o que me parece bem mais difícil.

            Aqui fica mais uma boa previsão de que podem vir a ser os veículos do futuro para circulação em grandes cidades.

            YouTube - GM/Segway Project P.U.M.A. Autonomous Operation

            Cumps

            Comentário


              #7
              Para mim o carro do futuro deveria ser de 2 lugares, o mais pequeno possivel para uma pessoa de 1.85 estar confortavel.

              Em casa, com encaixe simples, poder-se-ia montar mais 2,3,4,5...lugares e mala.

              Estilo lego.

              Tens uma base que toda a gente precisa, e montas facilmente mais peças só quando precisas delas.

              Problemas:

              Cada parte tinha que ter o seu proprio motor, ou armazenamento de potencia.

              Este seria o futuro brilhante a seguir para a deslocaçao de pessoas e bens.

              Na minha humilde opiniao obviamente.


              PS: ah...e o grupo fiat deixará de ser famoso pelas visitas às oficinas.

              Comentário


                #8
                At a recent COMDEX, Bill Gates reportedly compared the computer industry with the auto industry and stated: "If GM had kept up with technology like the computer industry has, we would all be driving twenty-five dollar cars that got 1000 miles to the gallon."

                In response to Bill's comments, General Motors issued a press release stating: If GM had developed technology like Microsoft, we would all be driving cars with the following characteristics:
                1. For no reason whatsoever your car would crash twice a day.
                2.
                Every time they repainted the lines on the road you would have to buy a new car.
                3. Occasionally your car would die on the freeway for no reason, and you would just accept this, restart and drive on.
                4. Occasionally, executing a maneuver such as a left turn, would cause your car to shut down and refuse to restart, in
                which case you would have to reinstall the engine.
                5. Only one person at a time could use the car, unless you bought "Car95" or "CarNT." But then you would have to buy more
                seats.
                6. Macintosh would make a car that was powered by the sun, reliable, five times as fast, and twice as easy to drive, but would only run on 5% of the roads.
                7. The oil, water temperature and alternator warning lights would be replaced by a single "general car default" warning light.
                8. New seats would force everyone to have the same size butt.
                9. The airbag system would say "Are you sure?" before going off.
                10. Occasionally for no reason whatsoever, your car would lock you out and refuse to let you in until you simultaneously lifted the door handle, turned the key, and grabbed hold of the radio antenna.
                11. GM would require all car buyers to also purchase a deluxe set of Rand McNally road maps (now a GM subsidiary), even though they neither need them nor want them. Attempting to delete this option would immediately cause the car's performance to diminish by 50% or more. Moreover, GM would become a target for investigation by the Justice Department.
                12. Everytime GM introduced a new model car buyers would have to learn how to drive all over again because none of the controls would operate in the same manner as the old car.
                13. You'd press the "start" button to shut off the engine.
                Algumas das razões pelas quais a informática tem levado algum tempo a ser adoptada pela indústria automóvel.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
                  Penso que a vertente lúdica do automóvel vai desaparecer para dar lugar à função e à eficiência.
                  Ora nem mais.
                  Da maneira como querem levar isto, os automóveis vão ser cada vez mais parecidos com caixas-de-fósforos.

                  E depois, uma pessoa pegará num carro qualquer desses, e o barulho do motor será sempre o mesmo (se é que se pode chamar de barulho...mais parece um ar-condicionado de parede). Ninguém me tira o barulhinho de um motor otto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                    Algumas das razões pelas quais a informática tem levado algum tempo a ser adoptada pela indústria automóvel.
                    LOL até teve piada.

                    Mas tinha muitooooooo mais piada se tivesse sido mesmo real

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                      Algumas das razões pelas quais a informática tem levado algum tempo a ser adoptada pela indústria automóvel.
                      Muito giro!

                      Comentário


                        #12


                        Comentário


                          #13
                          Por falar em automóveis do futuro. Alguém sabe-me dizer que carro é este?

                          S-Auto-10.jpg


                          Obrigado!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                            Por falar em automóveis do futuro. Alguém sabe-me dizer que carro é este?

                            Obrigado!
                            Parece um Maserati Granturismo (ok, ok, cheguei à marca pelas embaladeiras, pq a menina estava a distrair-me)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                              Parece um Maserati Granturismo (ok, ok, cheguei à marca pelas embaladeiras, pq a menina estava a distrair-me)
                              Catano, eu que ia jurar que não havia carro nenhum na foto!

                              Ora bem, os carros do futuro vão ser mais económicos, mais confortáveis, mais rápidos, mais práticos e mais emocionantes (este é subjectivo, um mustang pode ser mais emocionante que um nissan gtr) que os de hoje...se não, comparem um ford T com um golf gti e, como a história se repete, têm a resposta...claro que os grande clássicos sempre o vão ser (não deixando isto de ser bom), e haverá sempre velhos do Restêlo, mas no geral, a evolução é quase sempre positiva. A não esquecer que as pessoas que "fazem" carros são capazes de nutrir uma certa paixão pelo produto do seu ofício...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                                Por falar em automóveis do futuro. Alguém sabe-me dizer que carro é este?

                                [ATTACH]52637[/ATTACH]


                                Obrigado!
                                Carro?

                                Comentário


                                  #17
                                  Os carros do futuro, que sejam realmente revolucionários, vão aparecer da mão de pessoas que não estejam ligadas normalmente ao designe e engenharia do ramo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    Os carros do futuro, que sejam realmente revolucionários, vão aparecer da mão de pessoas que não estejam ligadas normalmente ao designe e engenharia do ramo.
                                    Verdade, verdade.
                                    Veja-se o caso da Tesla, nascida dos tipos de Sillicon Valley.
                                    Quando se está de fora, por vezes consegue-se ter um ponto de vista mais objectivo do caminho a seguir.

                                    Em design auto, verifica-se isso constantemente. Tivemos um americano à frente da BMW, temos europeus a desenhar excelentes exemplares de styling japonês, um japonês deu-nos o Enzo, um brasileiro desenhou o "very british" Continental GT, e de momento um italiano a dar-nos o estilo contido ou clássico alemão presente na VW.

                                    Esta questão do carro do futuro é sempre muito dúbia.
                                    Isto porque acredito que não existe uma solução, mas múltiplas soluções para responder ao problema.
                                    A meu ver, esta crise, poderá acelarar a mudança de paradigma que se exigia há muito tempo da indústria.

                                    Sustentabilidade e Flexibilidade deverão ser os motores projectuais da próxima década.
                                    Sustentabilidade, de modo a reduzir ao maximo o impacto da produção e utilização do automóvel no meio ambiente.
                                    Flexibilidade, de modo a conseguir responder de forma mais rápida e eficiente à nossa necessidade de individualidade.

                                    Os "comos" é uma questão mais complicada. Não existe um caminho para a "salvação eterna".

                                    A solução também não está apenas no objecto em si, pois o objecto não resolve certos problemas como tráfego, por mais inteligente que seja o GPS em dar rotas alternativas.

                                    A curto e médio prazo, acredito que as coisas não mudem muito.
                                    Veremos a optimização das fórmulas actuais. Motores mais eficientes, redução de peso (espero), algumas alternativas com potencial como carros eléctricos, mais sinergias e a evolução constante de gadgets (apesar da funcionalidade questionável de muitos) e ajudas à condução.

                                    Mais para a frente, carros que poderão andar sozinhos em determinadas condições sem intervenção do condutor, poderá aumentar eficazmente os niveis de segurança na estrada, mas a meu ver, as coisas começarão a perder sal.

                                    Dado a necessidade humana de "extraviar", esperemos que continuem a existir carros-brinquedo! Ou o futuro será eficientemente enfadonho.

                                    Paralelamente a esta evolução, espero que o acesso automóvel às cidades seja cada vez mais limitado, isto acompanhado (utopicamente) por uma evolução dos transportes públicos, que bem necessitam de uma pequena revolução!
                                    O transporte individual na cidade, poderia estar entregue a outro tipo de auto-móveis, como aquela coisinha engraçada da GM/Segway ou as hipóteses, de que apenas ainda só há rumores, do "projecto i" da BMW.

                                    Andar de automóvel na cidade não é conduzir. É mesmo "arrastar-se" de semáforo em semáforo ou então de soluço em soluço, numa qualquer fila de trânsito.
                                    E fazemos isso com caixas de tonelada, tonelada e meia, onde no geral, só estamos nós, condutores, a usufruir da mobilidade providenciada por tamanho mastodonte!
                                    A meu ver, não faz sentido.

                                    Só espero que haja vontade politica, tecnológica e criativa para resolver o problema que é a mobilidade, pública ou individual, à luz de principios como a sustentabilidade.
                                    Esperemos que esta crise faça o pessoal mexer os rabos das cadeiras e pônha alguma clarividência nas mentes dos que têm realmente poder para haver mudanças reais!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                      Verdade, verdade.
                                      Veja-se o caso da Tesla, nascida dos tipos de Sillicon Valley.
                                      Quando se está de fora, por vezes consegue-se ter um ponto de vista mais objectivo do caminho a seguir.

                                      Em design auto, verifica-se isso constantemente. Tivemos um americano à frente da BMW, temos europeus a desenhar excelentes exemplares de styling japonês, um japonês deu-nos o Enzo, um brasileiro desenhou o "very british" Continental GT, e de momento um italiano a dar-nos o estilo contido ou clássico alemão presente na VW.

                                      Esta questão do carro do futuro é sempre muito dúbia.
                                      Isto porque acredito que não existe uma solução, mas múltiplas soluções para responder ao problema.
                                      A meu ver, esta crise, poderá acelarar a mudança de paradigma que se exigia há muito tempo da indústria.

                                      Sustentabilidade e Flexibilidade deverão ser os motores projectuais da próxima década.
                                      Sustentabilidade, de modo a reduzir ao maximo o impacto da produção e utilização do automóvel no meio ambiente.
                                      Flexibilidade, de modo a conseguir responder de forma mais rápida e eficiente à nossa necessidade de individualidade.

                                      Os "comos" é uma questão mais complicada. Não existe um caminho para a "salvação eterna".

                                      A solução também não está apenas no objecto em si, pois o objecto não resolve certos problemas como tráfego, por mais inteligente que seja o GPS em dar rotas alternativas.

                                      A curto e médio prazo, acredito que as coisas não mudem muito.
                                      Veremos a optimização das fórmulas actuais. Motores mais eficientes, redução de peso (espero), algumas alternativas com potencial como carros eléctricos, mais sinergias e a evolução constante de gadgets (apesar da funcionalidade questionável de muitos) e ajudas à condução.

                                      Mais para a frente, carros que poderão andar sozinhos em determinadas condições sem intervenção do condutor, poderá aumentar eficazmente os niveis de segurança na estrada, mas a meu ver, as coisas começarão a perder sal.

                                      Dado a necessidade humana de "extraviar", esperemos que continuem a existir carros-brinquedo! Ou o futuro será eficientemente enfadonho.

                                      Paralelamente a esta evolução, espero que o acesso automóvel às cidades seja cada vez mais limitado, isto acompanhado (utopicamente) por uma evolução dos transportes públicos, que bem necessitam de uma pequena revolução!
                                      O transporte individual na cidade, poderia estar entregue a outro tipo de auto-móveis, como aquela coisinha engraçada da GM/Segway ou as hipóteses, de que apenas ainda só há rumores, do "projecto i" da BMW.

                                      Andar de automóvel na cidade não é conduzir. É mesmo "arrastar-se" de semáforo em semáforo ou então de soluço em soluço, numa qualquer fila de trânsito.
                                      E fazemos isso com caixas de tonelada, tonelada e meia, onde no geral, só estamos nós, condutores, a usufruir da mobilidade providenciada por tamanho mastodonte!
                                      A meu ver, não faz sentido.

                                      Só espero que haja vontade politica, tecnológica e criativa para resolver o problema que é a mobilidade, pública ou individual, à luz de principios como a sustentabilidade.
                                      Esperemos que esta crise faça o pessoal mexer os rabos das cadeiras e pônha alguma clarividência nas mentes dos que têm realmente poder para haver mudanças reais!
                                      Bom, de quem virá a evolução, não faço ideia...mas diria que é tão provável vir de dentro da indústria automóvel como de fora dela...não será certamente o factor mais importante, mas certamente será preponderante na forma a dar a essa evolução.
                                      De notar que a maioria dos construtores demonstram uma certa resistência a investir em algo que não seja o motor de combustão interna (e quem sabe...talvez...).

                                      Gostei do post especialmente a partir da parte a Bold. Em primeiro lugar, gostaria de fazer minha a opinião do Jay Leno acerca dos carros e do seu futuro. Na altura, disse algo como "o aparecimento dos carros libertou os cavalos para o seu uso lúdico, por parte dos que gostam de o fazer, o que se está a passar com os carros, vai fazer com que os verdadeiros petrolheads possam aproveitar os seus carros como da mesma forma".
                                      Acerca dos transportes públicos, penso que é um assunto de primeira importância...é quase uma pedra basilar da vida numa cidade, e cá são tão fraquinhos...

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                                        #20
                                        Novo MB Classe S.

                                        Uma descrição muito interessante das funcionalidades, no campo da segurança, que já estão disponíveis. Pena o preço que estas coisas custam nos nossos dias , mas serão perfeitamente banais daque a poucos anos.

                                        km77.com. Mercedes-Benz Clase S. Modelo 2009. Elementos de equipamiento.

                                        Então esta em particular:

                                        SPLITVIEW.jpg

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                                          #21
                                          Não é só o classe S.
                                          Também vem no "novo" e reestilizado Range Rover.
                                          Acho que se antecipou por uns dias na apresentação da coisa, numa altura que se previa que o classe S estreasse essa tecnologia

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