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Tabliers com "balanças"

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    Tabliers com "balanças"

    Podem explicar PORQUE que as marcas estão cada vez mais sismados para equipar os carros do segmento A com esses abortos Xunados? Considero o tablier um dos aspectos visuais mais importantes porque é isso que o condutor(ou seja, dono) vai ver grande parte do tempo. Dou-vos uns exemplos:

    Suzuki Splash/Opel Agila


    Toyota Aygo/Citröen C1/Peugeot 107


    Não entende a razão de espetar balanças a frente do volatne e chamá-lo conta-quilometros. Existe uma razão de engenharia por trás disso?

    #2
    Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
    Podem explicar PORQUE que as marcas estão cada vez mais sismados para equipar os carros do segmento A com esses abortos Xunados? Considero o tablier um dos aspectos visuais mais importantes porque é isso que o condutor(ou seja, dono) vai ver grande parte do tempo. Dou-vos uns exemplos:

    Suzuki Splash/Opel Agila


    Toyota Aygo/Citröen C1/Peugeot 107


    Não entende a razão de espetar balanças a frente do volatne e chamá-lo conta-quilometros. Existe uma razão de engenharia por trás disso?
    Não é de hoje nem de ontem!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
      Não é de hoje nem de ontem!

      Comentário


        #4
        Não vejo nada de mal. No caso dos C1 e afins, pelo menos na Toyota é (ou era) considerado como um extra. Por isso, e para reduzir os custos, eles não vêm com conta-rotações. Assim poupa-se algum dinheiro criando um tablier mais simples.

        Faltou-te aí os Smart.


        Cumprimentos,

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
          Não vejo nada de mal. No caso dos C1 e afins, pelo menos na Toyota é (ou era) considerado como um extra. Por isso, e para reduzir os custos, eles não vêm com conta-rotações. Assim poupa-se algum dinheiro criando um tablier mais simples.

          Faltou-te aí os Smart.


          Cumprimentos,
          Tb pensava no Smart, e no Mini tambem.

          Mas é assim muito mais barato do que ter um tablier "convencional"? Foi pro essa razão que nunca considerei ter um Splash ou Aygo. É que não consegui habituar com a ideia de conduzir 7 anos sempre a ver aquilo.

          Mas pronto, tambem sou um bocado esquesito dessa maneira

          Comentário


            #6
            Balanças?!?

            Não percebo o tópico... o que são as balanças?

            Enfim.
            O conta quilómetros normalmente têm um formato curvo, com um ponteiro que gira num eixo (como os relógios).

            Preferias uma bolha de ar a subir e a descer?
            Preferias um cilindro rotativo por trás a dar-te a velocidade, estando uma marca qq fixa num visor à tua frente?
            Preferias digital?
            Preferias sem nada e que fosse o rádio a dizer-te a velocidade a que ias? cinquenta e um, cinquenta e dois, cinquenta e um, cinquenta e cinco, sessenta, quarenta e cinco, trinta, zero...

            Agora balanças?...

            Comentário


              #7
              A mim não me "incomoda". Acho que nesse tipo de carros mais joviais esse elemento se enquadra (C1, 107, Aygo, Mini, Smart, etc). Além disso, em alguns deles, é um extra, pelo que aí já entram factores como custo de produção do tablier (mais baixo mediante a sua maior simplicidade).

              No caso do Mini acho que fica mesmo muito bem. Dá-lhe um ar "retro". E também gosto de outras aproximações "menos correntes" ao design dos tabliers, nomeadamente a vertente digital do Citroen C2 ou a "retro" do Fiat 500 (velocímetro e conta-rotações no mesmo eixo).

              Nos que optam por ter conta-rotações "à parte", gosto muito do design do Mini. Mesmo face a qualquer tablier "normal". Nos ditos "comuns", neste momento gosto muito do do Golf VI.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                Não percebo o tópico... o que são as balanças?

                Enfim.
                O conta quilómetros normalmente têm um formato curvo, com um ponteiro que gira num eixo (como os relógios).

                Preferias uma bolha de ar a subir e a descer?
                Preferias um cilindro rotativo por trás a dar-te a velocidade, estando uma marca qq fixa num visor à tua frente?
                Preferias digital?
                Preferias sem nada e que fosse o rádio a dizer-te a velocidade a que ias? cinquenta e um, cinquenta e dois, cinquenta e um, cinquenta e cinco, sessenta, quarenta e cinco, trinta, zero...

                Agora balanças?...
                Estou a refer ao visual em geral. O caso do Splash/Agila é o melhor exemplo disso. Chamo isso um "balança" porque a conta quilometros é uma roda gigante que parece uma daqueles balanças antigas.



                Comentário


                  #9
                  Cena que está na moda, logo será repetida até alguém criar outra!
                  Mostradores apresentados desta forma, isolados, já é solução antiga.
                  Ainda se vê bastante no mundo do tuning e da competição. Se não estou em erro, na Nascar apresentam soluções semelhantes.

                  Mas em carros de produção, acho que temos de agradecer ao Smart.
                  Dessa forma, se queremos mais informação, pagamos por mais um mostrador individual.
                  E no Smart tinha lógica, pois acentuava bem o carácter "fun" e personalizavel do carro.

                  Mas, como tudo, agora depende de como essa solução se integra no interior do automóvel, ou melhor... no tablier.

                  Há o perigo destes elementos à parte, poderem criar a percepção de alguma fragilidade. Basicamente ficamos com um monte de peças "lego" que encaixam no painel principal. Acaba por prejudicar a sensação de coesão ou robustez visual.

                  Mas não significa que seja uma má solução. Depende de caso para caso.
                  Não dá para generalizar.

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso eu também não gosto nada deste tipo de solução, tal como o mini apresenta, alias é um dos motivos porque nunca considerei um mini cooper s.. acho o interior (já sei que devo ser uma super minoria...) horrivel. Já se for por uma questão de custos tipo aygo por ser extra compreende-se um pouco melhor, mas continuo a achar horrivel e nunca comprava um carro com um interior destes se tivesse hipotese (€) de escolher outro.

                    Comentário


                      #11
                      Bem pior que as ditas balanças são os conta quilómetros digitais então se forem ao centro é de bradar ao céus. O mégane novo então é uma aberração. Nunca haveria de me habituar. Realmente esteticamente o golf VI é o meu preferido.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                        Cena que está na moda, logo será repetida até alguém criar outra!
                        Mostradores apresentados desta forma, isolados, já é solução antiga.
                        Ainda se vê bastante no mundo do tuning e da competição. Se não estou em erro, na Nascar apresentam soluções semelhantes.

                        Mas em carros de produção, acho que temos de agradecer ao Smart.
                        Dessa forma, se queremos mais informação, pagamos por mais um mostrador individual.
                        E no Smart tinha lógica, pois acentuava bem o carácter "fun" e personalizavel do carro.

                        Mas, como tudo, agora depende de como essa solução se integra no interior do automóvel, ou melhor... no tablier.

                        Há o perigo destes elementos à parte, poderem criar a percepção de alguma fragilidade. Basicamente ficamos com um monte de peças "lego" que encaixam no painel principal. Acaba por prejudicar a sensação de coesão ou robustez visual.

                        Mas não significa que seja uma má solução. Depende de caso para caso.
                        Não dá para generalizar.
                        Sim, há quem gosto e há quem necessita de tal. Pessolamente, quando tenho um carro, tenho para varios anos. Por isso, o aspecto do tablier tambem tem de dar um certo ar agradável para os olhos.

                        Agora, se é para ter um carro para 2 ou 3 anos para andar na cidade, esse aspecto pode ser mesmo secundário.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                          Bem pior que as ditas balanças são os conta quilómetros digitais então se forem ao centro é de bradar ao céus. O mégane novo então é uma aberração. Nunca haveria de me habituar. Realmente esteticamente o golf VI é o meu preferido.
                          Esquece daquilo que disse
                          Editado pela última vez por luso2kx; 20 May 2009, 16:19.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            Bem pior que as ditas balanças são os conta quilómetros digitais então se forem ao centro é de bradar ao céus. O mégane novo então é uma aberração. Nunca haveria de me habituar. Realmente esteticamente o golf VI é o meu preferido.
                            A resposta que eu devia ter dado é do Yaris

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por javelar Ver Post
                              Por acaso eu também não gosto nada deste tipo de solução, tal como o mini apresenta, alias é um dos motivos porque nunca considerei um mini cooper s.. acho o interior (já sei que devo ser uma super minoria...) horrivel.
                              Mas esse é um caso bem diferente.

                              O "Mini BMW" é inspirado no Mini original, tanto por fora como por dentro, não tinha sentido que assim não fosse.

                              Comentário


                                #16
                                Sim, eu sei que é para dar um ar retro (embora nem todos os minis antigos tivessem mostradores assim enormes.. mas eu percebo) e até funcionou porque penso que a maioria das pessoas gosta do interior dos minis bmw mas eu nunca me conseguia habituar a um interior assim..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                  Estou a refer ao visual em geral. O caso do Splash/Agila é o melhor exemplo disso. Chamo isso um "balança" porque a conta quilometros é uma roda gigante que parece uma daqueles balanças antigas.



                                  Ok, entendi.
                                  Qual é a tua solução para o caso?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por javelar Ver Post
                                    Sim, eu sei que é para dar um ar retro (embora nem todos os minis antigos tivessem mostradores assim enormes.. mas eu percebo) e até funcionou porque penso que a maioria das pessoas gosta do interior dos minis bmw mas eu nunca me conseguia habituar a um interior assim..

                                    Daí é que está. Tambem eu. Parece demasiadamente improvisado. Como a marca pouco interssava de montar algo mais sólido(pelo menos, no aspecto dele).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                      Ok, entendi.
                                      Qual é a tua solução para o caso?
                                      Quem é que disse que tinha uma solução? Eu disse que, pessoalmente, acho esse estilo horrível.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                        Ok, entendi.
                                        Qual é a tua solução para o caso?
                                        A pergunta não era para mim, mas calculo que a solução passaria por integrar o conta-rotações no painel de instrumentos, junto com o velocímetro, como é normal acontecer.

                                        E sim, também sou contra os "cogumelos" nos tabliers

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ok, não tens uma solução, mas pediste explicações. Explicações que ninguém te pode dar, pois resumem-se a funcionalidade e estética.

                                          Por isso perguntei qual seria a tua solução, o que achas que ficaria bem?


                                          Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                          Podem explicar PORQUE que as marcas estão cada vez mais sismados para equipar os carros do segmento A com esses abortos Xunados? ...
                                          Não entende a razão de espetar balanças a frente do volatne e chamá-lo conta-quilometros. Existe uma razão de engenharia por trás disso?
                                          Podem ser horríveis, como dizes, mas aquilo é só para dar um efeito estético (penso eu...).

                                          Cumps.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                            Ok, não tens uma solução, mas pediste explicações. Explicações que ninguém te pode dar, pois resumem-se a funcionalidade e estética.

                                            Por isso perguntei qual seria a tua solução, o que achas que ficaria bem?
                                            Acho que o Luis explicou bem uma solução

                                            Comentário


                                              #23
                                              Devo ter percebido mal o sentido do post inicial, eu percebi que estavas a perguntar pelas "balanças" (mostradores enormes e redondos).

                                              O luis falou dos cogumelos.

                                              O luis também falou em tabliers "normais", com CR e Vel integrados.

                                              Acontece que os tabliers "normais" tb podem ter velocímetros redondos e grandes, daí eu perguntar qual seria a tua solução, a tua opinião.

                                              Cumps.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                                Devo ter percebido mal o sentido do post inicial, eu percebi que estavas a perguntar pelas "balanças" (mostradores enormes e redondos).

                                                O luis falou dos cogumelos.

                                                O luis também falou em tabliers "normais", com CR e Vel integrados.

                                                Acontece que os tabliers "normais" tb podem ter velocímetros redondos e grandes, daí eu perguntar qual seria a tua solução, a tua opinião.

                                                Cumps.
                                                Eu acho que a analogia com as balanças não foi muito feliz, mas acho que ele se referia realmente ao facto de os CR não estarem integrados no painel de instrumentos aparecendo, em vez disso, como cogumelos nascidos no tablier. Tanto que se reparares, ele exemplifica com modelos do segmento A que possuem precisamente essa característica.

                                                A solução é comprar o Panda, ou o Picanto, ou assim..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                  Acho que o Luis explicou bem uma solução
                                                  Essa solução no caso do MINI não é solução, a não ser que tal como o mini original queiras um carro sem rádio.

                                                  Os mostradores são maiores porque possuem mais informação. O facto de os mostradores em vez de marcarem 120km/h passaram a marcar 240km/h é logo algo que obriga a que o mostrador seja maior. No caso do MINI acresce ainda o rádio e seus botões, luzes de combustível e outras luzes (travão de mão, cruise control, máximos etc.).
                                                  Ao contrário do que disseste o interior do MINI que aí colocaste é tudo menos "improvisado". Desde o ar condicionado com o formato da marca (mini), passando pelos comandos estilo avião (e também um estilo retro) por baixo do AC, às saídas de ar redondas e colocadas tal como no modelo antigo e terminando no botão para abrir o porta luvas... Isto não é um interior improvisado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                                    Eu acho que a analogia com as balanças não foi muito feliz, mas acho que ele se referia realmente ao facto de os CR não estarem integrados no painel de instrumentos aparecendo, em vez disso, como cogumelos nascidos no tablier. Tanto que se reparares, ele exemplifica com modelos do segmento A que possuem precisamente essa característica.

                                                    A solução é comprar o Panda, ou o Picanto, ou assim..
                                                    Possuem a característica do cogumelo e do mostrador grande, logo as duas! Baralhou-me.

                                                    Só estou a insistir porque para mim aquilo é estética apenas. Podiam lá colocar um relógio de pulso com a graduação da velocidade que tb funcionava, mas mostradores grandes tornam-se mais simples de visualizar.

                                                    O meu carro tem mostradores digitais e, embora eu esteja habituado, prefiro os analógicos, tornam-se mais rápidos de ler.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                                      Essa solução no caso do MINI não é solução, a não ser que tal como o mini original queiras um carro sem rádio.

                                                      Os mostradores são maiores porque possuem mais informação. O facto de os mostradores em vez de marcarem 120km/h passaram a marcar 240km/h é logo algo que obriga a que o mostrador seja maior. No caso do MINI acresce ainda o rádio e seus botões, luzes de combustível e outras luzes (travão de mão, cruise control, máximos etc.).
                                                      Ao contrário do que disseste o interior do MINI que aí colocaste é tudo menos "improvisado". Desde o ar condicionado com o formato da marca (mini), passando pelos comandos estilo avião (e também um estilo retro) por baixo do AC, às saídas de ar redondas e terminando no botão para abrir o porta luvas... Isto não é um interior improvisado.
                                                      Concordo com tudo, excepto com o excerto a bold. O facto de marcar uma velocidade mais elevada não implica um aumento das dimensões do velocímetro. Simplesmente muda-se a escala, ou o espaçamento entre a numeração.

                                                      Exemplos:

                                                      Punto HGT - 130cv


                                                      Punto ELX/HLX - 60/80cv



                                                      Não se vê tão bem, mas a ideia está lá...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O que nao gosto é daquela parte central, que parece uma especie de avental que fica no meio com o radio e os comandos do carro.

                                                        Os chinocas agora é só isso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                                          Concordo com tudo, excepto com o excerto a bold. O facto de marcar uma velocidade mais elevada não implica um aumento das dimensões do velocímetro. Simplesmente muda-se a escala, ou o espaçamento entre a numeração.

                                                          Exemplos:

                                                          Punto HGT - 130cv


                                                          Punto ELX/HLX - 60/80cv



                                                          Não se vê tão bem, mas a ideia está lá...
                                                          Isso é o que gosto. Um tablier convencional e linear que "mistura-se" bem com o resto do interior.

                                                          Agora, enfiar uma roda plástica, que parece que foi montado em substituição do que estava antes, nunca me atraiu. Pode ser assim para ver melhor os números, mas sinceramente, nunca tive problemas de ver os números até agora

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estás certo Luís, mas referia-me a comparações idênticas ou seja, com a mesma escala. Aliás, penso que a escala normal seja mesmo a de 20 em 20, pelo menos acho que todos os carros que vi até hoje eram assim. Para além disso no caso do MINI os números são bem maiores. Tendo em conta a posição do velocímetro convém estarem bem visíveis, para o condutor não ter de fazer um esforço muito grande.

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