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A Linha de Leixões voltará a ter passageiros em Setembro

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    A Linha de Leixões voltará a ter passageiros em Setembro

    A Linha de Leixões voltará a ter passageiros em Setembro, estimando-se que venha a servir 2,9 milhões de pessoas por ano. Para já, os comboios ligarão Leça do Balio a Ermesinde em 16 minutos. Só em 2010 chegará a Leixões.



    A via - que hoje é utilizada apenas para o transporte de mercadorias (12 comboios por dia) após a suspensão do serviço de passageiros há muitos anos - cruza quatro concelhos: Matosinhos, Maia, Valongo e Porto. A operação com passageiros será retomada dentro de quatro meses, chegando a três dos quatro municípios, embora a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, tenha manifestado, ontem, a vontade de ver as composições chegarem, no futuro, a Campanhã.


    Numa primeira fase e antes do arranque do ano lectivo, a governante quer os comboios a circularem na Linha de Leixões, com paragens em Ermesinde (Valongo), S. Gemil (Maia), S. Mamede de Infesta e Leça do Balio (Matosinhos). As composições dos serviços urbanos farão a ligação, mas o preço ainda não está definido.


    O administrador da CP, Ricardo Bexiga, pretende integrar a linha no Andante. As expectativas são elevadas. A CP investiu 6,8 milhões de euros em material circulante e em equipamentos e espera gastar 340 mil euros por ano com pessoal. A empresa crê que cobrirá o investimento em três anos. Também a Refer vai intervir nas quatro estações, requalificando as plataformas e construindo abrigos para os passageiros. Os trabalhos, já adjudicados, começarão dentro em breve.



    O serviço comercial ao longo dos 10,6 quilómetros será assegurado por 55 composições por dia e por sentido de segunda a sexta. Os passageiros contarão com um comboio de 30 em 30 minutos à hora de ponta e com um comboio por hora e por sentido nos restantes períodos. Aos fins-de-semana e feriados, terão disponíveis 35 comboios diários, o que corresponde a um comboio por hora e por sentido. O transporte é feito através de uma via única.


    No dia em que foram celebrados os protocolos entre a CP, a Refer e a Câmara de Matosinhos para retomar o serviço de passageiros e entre a CP, a Refer e a APDL para a cedência de terrenos do Porto de Leixões, o presidente da Autarquia matosinhense, Guilherme Pinto, manifestou a convicção de que será possível estender a operação a Leixões dentro de um ano. Antes disso, será construída uma nova estação.



    O estudo preliminar aponta para um investimento de 10 milhões de euros nos terrenos do antigo parque de espera do Porto de Leixões, na Avenida do Engenheiro Duarte Pacheco. O futuro edifício terá uma ligação aérea à estação do metro no Senhor de Matosinhos, um interface para táxis e operadores de transporte público rodoviário e um parque de estacionamento. O complexo ferroviário do Porto de Leixões sofrerá alterações com a obra, que permite ampliar o terminal de contentores. A viagem entre Ermesinde e Leixões será de 30 minutos.


    A Refer admite estudar a possibilidade de estender o serviço a outras paragens (recorde-se que a Linha de Leixões possui outras estações que não serão servidas), de acordo com a procura e as necessidades da população.



    A cerimónia ficou marcada, ainda, pelos elogios de Guilherme Pinto à actuação de Ana Paula Vitorino, que devolveu o cumprimento ao autarca e candidato à Autarquia matosinhense: "Nunca como nos últimos anos a Administração Central pôde contar com um presidente da Câmara de Matosinhos simultaneamente tão exigente e tão capaz de coordenar projectos na defesa do seu concelho", sublinhou a governante num discurso com referências às duas linhas do metro projectadas para o concelho e à polémica gerada pelo plano de expansão da rede.
    Editado pela última vez por Superfast; 23 May 2009, 23:23.

    #2
    sempre me perguntei porque é que não usavam a linha existente para transporte de passageiros. É uma boa notícia.

    E ainda melhor era fazerem uma extensão para o aeroporto, permitindo aos muitos galegos que voam do porto terem uma ligação directa de comboio até vigo.

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      #3
      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
      A Linha de Leixões voltará a ter passageiros em Setembro, estimando-se que venha a servir 2,9 milhões de pessoas por ano. Para já, os comboios ligarão Leça do Balio a Ermesinde em 16 minutos. Só em 2010 chegará a Leixões.



      A via - que hoje é utilizada apenas para o transporte de mercadorias (12 comboios por dia) após a suspensão do serviço de passageiros há muitos anos - cruza quatro concelhos: Matosinhos, Maia, Valongo e Porto. A operação com passageiros será retomada dentro de quatro meses, chegando a três dos quatro municípios, embora a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, tenha manifestado, ontem, a vontade de ver as composições chegarem, no futuro, a Campanhã.


      Numa primeira fase e antes do arranque do ano lectivo, a governante quer os comboios a circularem na Linha de Leixões, com paragens em Ermesinde (Valongo), S. Gemil (Maia), S. Mamede de Infesta e Leça do Balio (Matosinhos). As composições dos serviços urbanos farão a ligação, mas o preço ainda não está definido.


      O administrador da CP, Ricardo Bexiga, pretende integrar a linha no Andante. As expectativas são elevadas. A CP investiu 6,8 milhões de euros em material circulante e em equipamentos e espera gastar 340 mil euros por ano com pessoal. A empresa crê que cobrirá o investimento em três anos. Também a Refer vai intervir nas quatro estações, requalificando as plataformas e construindo abrigos para os passageiros. Os trabalhos, já adjudicados, começarão dentro em breve.



      O serviço comercial ao longo dos 10,6 quilómetros será assegurado por 55 composições por dia e por sentido de segunda a sexta. Os passageiros contarão com um comboio de 30 em 30 minutos à hora de ponta e com um comboio por hora e por sentido nos restantes períodos. Aos fins-de-semana e feriados, terão disponíveis 35 comboios diários, o que corresponde a um comboio por hora e por sentido. O transporte é feito através de uma via única.


      A viagem entre Ermesinde e Leixões será de 30 minutos.
      .
      parece-me mto tempo de espera

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        #4
        Nem até é mau ter serviço numa linha que só era usada para mercadorias...

        Ainda por cima é com UTE e com limite 70 km/h, já que o traçado não permite mais que isso...

        Bem haja, resta é saber se irão andar com muita gente ou nem isso...

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          #5
          Ganda bosta! Essa linha passa mesmo nas traseiras de minha casa!

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            #6
            Excelente noticia, as acessibilidades e o transporte de pessoas e bens são um dos factores criadores de riqueza de que muito necessitamos.

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              #7
              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
              Excelente noticia, as acessibilidades e o transporte de pessoas e bens são um dos factores criadores de riqueza de que muito necessitamos.
              Mas com um serviço em condições o que não parece ser situação

              Uma pessoa que vá saia para trabalhar tem comboio de 30 em 30m se o perder espera 30m + 30 de viajem para fazer 10klm é logo 1 hora e fora das horas de ponta é logo 1,30h e para fazer uns miseros 10klm.

              um comboio urbano em via unica nos dias de hoje é digno de um pais do 3ºmundo.

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                #8
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                Mas com um serviço em condições o que não parece ser situação

                Uma pessoa que vá saia para trabalhar tem comboio de 30 em 30m se o perder espera 30m + 30 de viajem para fazer 10klm é logo 1 hora e fora das horas de ponta é logo 1,30h e para fazer uns miseros 10klm.

                um comboio urbano em via unica nos dias de hoje é digno de um pais do 3ºmundo.
                Sim isso é verdade.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                  Mas com um serviço em condições o que não parece ser situação

                  Uma pessoa que vá saia para trabalhar tem comboio de 30 em 30m se o perder espera 30m + 30 de viajem para fazer 10klm é logo 1 hora e fora das horas de ponta é logo 1,30h e para fazer uns miseros 10klm.

                  um comboio urbano em via unica nos dias de hoje é digno de um pais do 3ºmundo.
                  Claro. É bastante preferivel a situação actual, em que não podem usar a linha.

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                    #10
                    Os horários certamente serão do tipo "experimental", se a linha muita procura, certamente poderão aumentar a frequência de comboios (digo eu )

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                      #11
                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                      Claro. É bastante preferivel a situação actual, em que não podem usar a linha.
                      O que devia ser feito era uma linha em condições com um horario normal e nao essa treta em linha unica e de 30 em 30m em hora de ponta. Para uma pessoa perder montes de tempo para fazer 10klm.

                      Por isso ou se faz uma coisa a serio e evoluida á semelhança do exemplo existente nos comboios urbanos da zona de lisboa ou então mais vale esses 10klm de linha em Leixões ser feita de autocarro.

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