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    Ajuda e conselhos imparciais.

    Boa noite a todos.
    Quero expor aqui uma grande encruzilhada na que me encontro e porque poderia perguntar num ou noutro forum o que fazer, mas como cada um puxa a sardinha para a sua brasa, precisso de conselhos imparciais e objectivos.
    Cá vai a historia... longa mas detalhada.


    Este fim de semana consegui ver e testar dois carros que encontrei entre muitos. Nos dois casos, nacionais, 1 dono, livro de revisões completo, sem acidentes e com km's reais.. tudo verificado ao pormenor nas marcas, seguradoras, etc.
    O primeiro foi um Golf IV de 2002. Por fora alguns riscos e arranhões, nada de grave mas a tinta metalizada é sempre problemática por ter de pintar a peça toda. O motor trabalha mesmo caladinho, por pouco ate passa por gasolina Tem ate o plástico que vai por baixo (blindagem), todo sequinho, nada de óleos a vista, etc. O motor é o 1.9 TDi de 100CV (ATD penso). Tirei a vareta do óleo, nada de fumos nem indícios de refrigerante no óleo ou óleo no refrigerante. Duas aceleradelas ate 3500 - 4000 rpm, e nada de fumaradas pretas. Por dentro, embora os interiores estejam sujos, nota-se que tem pouco uso. Aqueles arranhões no fecho da porta (cromado)... anéis de mulher e ao lado da ignição, sinais que já não davam com o buraco , os pedais com pouco desgaste, os apoios laterais dos bancos bem rijos, nada de folgas nas mudanças, embraiagem e mudanças suaves. A condução e muito boa, acelera bem e ate se ouve o assobiar do turbo. Trava 5 estrelas, sem barulhos de direcção, ruídos parasita, etc.

    Depois veio o problema... ver um Civic Sport 1.7 CTDI (motor IZUZU). Mal vem chegando fiquei com um sorriso de orelha a orelha. Tudo de origem e o carro e LINDO. A mesma cor do Golf (Cinzento), mas nem um arranhão. Por dentro... ainda cheira e vê-se novo. Novamente inspecção visual ao motor, sujo de utilização normal, mas seco por todo lado. Mais barulhento no trabalhar que o Golf, praticamente igual aos Corsas... mesmo motor . Toca a conduzir e fico igualmente encantado. O Golf não consegui esticar muito, pois estava dentro de Lisboa, mas este estava na margem Sul, o que me deu algumas rectas para puxar ate 4ta... anda mesmo bem. Trava bem, nada de ruídos de suspensão ou parasitas. As mudanças algo mais "duras" que no Golf, mas muito agradáveis pela posição. Todo impecável ate o mínimo detalhe.

    Os dois carros tem mais ou menos o mesmo a nível de equipamento. Nada de computador de bordo, pelo menos no Golf, pois o Civic pouca cabeça me deixou para perguntar. O AC automático no Honda, manual no Golf. Os dois com radio-CD, vidros e espelhos eléctricos, caixa de 5 vel. nos dois, sem controlo de tracção, etc... o Golf sem faróis de nevoeiro... o Civic, com fecho por comando, o Golf só com a chave, penso é uma tal versão Generation, uma intermédia entre a HighLine e a Confortline.

    O civic tem 120.000 Km e sei que Honda muda distribuição aos 150.000 km. Só precisa para já os 4 pneus novos, pois os que tem não devem durar mais de 4-5000kms.
    O golf tem 83.000 km e tem de levar distribuição aos 90.000 km. Precisa de uma boa limpeza por dentro e bons retoques de tinta, incluindo 2 arranhões nas caves das rodas traseiras.
    O que me aconselhariam se estivessem no meu lugar:
    Civic Sport 2004 1.7 CTDI 100CV, 120000 km 10500 €
    Golf IV 2002 1.9 TDI 100CV, 83000 km 9500 €
    Tenho aquele receio do material e durabilidade do Honda, pois material na origem é sempre caro e este carro é de aqueles que se encontram poucos na rua, muito menos em sucatas.
    Tenho aquele receio no Golf, muita gente fala de problemas electrónicos, válvulas EGR, turbos, etc, mas embora material na origem também seja caro, na concorrência tem quase tudo.
    O coração puxa pelo Civic, lindo, recente e como novo. A cabeça puxa pelo Golf, mais barato na compra, mais facilidade de material / manutenção.
    Devia era comprar uma bicicleta, pelo menos era mais fácil escolher.
    Amigos... desculpam o testamento, mas preciso mesmo ouvir opiniões de gente que perceba disto.
    Obrigado a todos

    #2
    São ambos bons carros. Não há motivos para teres receio da durabilidade do material Honda... quanto muito, do custo das peças. Mas a VW também não é barata (na marca).

    Sendo o civic o mais recente, em melhor estado de conservação e aquele que mais apela aos teus sentidos... acho que a escolha está feita!

    A escolha de um carro, para além de racional, tem que ter sempre uma pitada de emotividade!

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      #3
      Nem um nem outro.

      Por pouco mais compras um carro novo sem te teres que preocupar com velharias

      Lembra.te que num carro novo podes ficar com um valor residual a pagar daqui a 5 anos ou até mais.

      Ou seja gastas mais ou menos o mesmo que vais gastar a comprar um desses mas é máquina novinha em folha e actual.

      Claro que tens o valor residual a pagar daqui a uns anitos mas bom.. daqui a 5 anos ainda o carro é mais novo que os que colocas em dúvida no tópico ;)
      Editado pela última vez por EduardoASG; 25 May 2009, 01:03.

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        #4
        Epá, venha o diabo e escolha...

        Em termos relativos o golf parece estar comercialmente mais caro que o Civic - não estou por dentro das cotações do Civic, mas os 10,5k€ parecem-me bom negócio para a reputação japonesa.
        Os 9,5k€ por um Golf de 2002 - apesar da baixa kilometragem (comprovada, certo?) - estão dentro da sobrevalorização típica do mercado português quando se trata de um "TDI".

        Sendo que a diferença de 40kkm não é nada de extraordinária, escolheria o que estivesse em melhor estado e preferencialmente mais recente...got it?

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          #5
          pelo que tu disseste Honda, o golf tá caro

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
            Nem um nem outro.

            Por pouco mais compras um carro novo sem te teres que preocupar com velharias
            Lembra.te que num carro novo podes ficar com um valor residual a pagar daqui a 5 anos ou até mais.
            Ou seja gastas mais ou menos o mesmo que vais gastar a comprar um desses mas é máquina novinha em folha e actual.
            Claro que tens o valor residual a pagar daqui a uns anitos mas bom.. daqui a 5 anos ainda o carro é mais novo que os que colocas em dúvida no tópico ;)
            Carro novo? Donde arranjo um carro a gasóleo novo por essa ordem de preços, quem diz "um pouco mais" não deves estar a falar em 5000 € mais, ou sim?

            Por essa ordem de preços sei que chego sem problemas a novos a gasolina mas de que segmento e marca?... um Civic 1.4 novo vale 23.000€ o que é mais do dobro, sem falar dos 100€ anuais de imposto pelo resto da vida. De Golf nem quero pensar em valores

            Originalmente Colocado por filipeleal Ver Post
            pelo que tu disseste Honda, o golf tá caro
            Tá caro? eu a pensar que nem esta nada caro... isto porque não vejo nada desse ano e com esses Kms por menos de 11.500-12.000€ e já nem digo os stands, que ok tem garantia, mas tudo a volta de 12.000 - 14.000€

            Eu tenho tentado saber opiniões relativamente ao Honda, pois embora tem boa reputação como fabricante, o 1.7 CTDI é de origem IZUZU e não Honda, pelo que sempre fica a duvida. Tenho visto pessoal a falar mal do 1.7DTI antigo, problemas serios entre 150000 - 200000 Km, por isso a investigação. É um modelo algo "raro" e a informação é pouca.

            Venham mais comentarios
            Editado pela última vez por Babaloo; 25 May 2009, 09:24.

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              #7
              Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
              Nem um nem outro.

              Por pouco mais compras um carro novo sem te teres que preocupar com velharias

              Lembra.te que num carro novo podes ficar com um valor residual a pagar daqui a 5 anos ou até mais.

              Claro que tens o valor residual a pagar daqui a uns anitos mas bom.. daqui a 5 anos ainda o carro é mais novo que os que colocas em dúvida no tópico ;)
              Crise de crédito coff coff

              Agora a sério, ele a comprar um novo também tem que ter em conta o dinheiro que "perde" mal o carro ponha uma roda fora do stand...não estou a ver porque é que qualquer um destes carros seja uma má compra em relação a um carro novo saído do stand...

              Comentário


                #8
                Continuo a analisar pareceres e opiniões, e a espera de mais comentários.
                Do Golf concordo com que o mercado faz o valor aumentar, mas como já disse, caro é relativo, pois embora possa achar que 10.000 € por um Golf de 2002 é caro, os preços de venda para esse modelo estão bem acima dessa media, mas o pessoal que procura aceita pagar aquilo e logicamente os preços pouco baixam. De aí achar que esta barato, comparativamente ao que pedem normalmente. Era bom encontra-lo pelo preço justo, ou um de 2003, 130CV, pelos mesmos 10.000€... a conversa era outra.
                E não só como referiu o PH3... o valor que "perdemos" no carro, mas alguém me oriente que gama de carro NOVO a GASÓLEO, consigo arranjar por 12.000 - 13.000€, e de uma marca minimamente fiável? ao nível de VW, Honda, etc., e não venham dizer que um KIA ou Hyundai... pois nem tem comparação possível.
                Novo e novo, e parabéns a quem pode comprar novo, pagar impostos de 100 ou mais € por ano e manter assistências na marca por 3 anos ou mais, mas alguns de nos temos de tentar arranjar o melhor possível com limitados recursos. Se não fosse assim, era um BMW e nunca a gasóleo, mas sim um M3 de aqueles que deixam o sorriso de orelha a orelha só de ouvir a trabalhar.
                Editado pela última vez por Babaloo; 25 May 2009, 16:10.

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                  #9
                  Bem na minha opinião,Honda sem grandes duvidas,por uma diferença minima tens um carro 2 anos mais novo,qualidade de materiais identica,fiabilidade superior....e esse bloco 1.7,houve sim uma serie problemática mas penso que não foi essa,logo não terás problemas.
                  Quanto as peças,na Honda são caras sim mas na Vw não são mais baratas,pelo contrario...

                  Só um pequeno reparo,comparar um 1.9tdi(tractor)a um bloco a gasolina a nivel de ruido de funcionamento,é muiiiiiito exagerado,a não ser que o otto ande com escape roto

                  cumps

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                    #10
                    Golf todo partido ou Civic em estado novo? Indecisões, indecisões... Acho que não é preciso pensar muito para adivinharem qual escolhia.

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                      #11
                      Sinceramente não consigo gostar desse Civic, (e tenho um IV que adoro), mas visto que tu gostas do Honda, o que é o mais importante, avança

                      Tenta regatear o preço

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                        #12
                        Civic sem pensar duas vezes por tudo o que disseste e por ser o que mais gostas.

                        Comentário


                          #13
                          Visualmente sim , não sei se será pelo olho estar mais habituado a ver Golf's por todo lado, que já não faz virar a cabeça, e o Civic ser um modelo mais raro ou se se pode chamar "exclusivo" por causa de haver poucos.
                          Se calhar estou a ser algo céptico só por causa de ter visto o Golf algo descuidado a nível de interiores e maltratado a nível exterior (tinta), quando comparado com outro que notando que não foi preparado para "mostrar", encontra-mos que ainda cheira a carro novo.
                          Dificil pois o pessoal dos Golf's adora o seus carros e eu respeito isso, falam maravilhas de tudo mas nos forums andam sempre topicos de problemas de fumos, perdas de potencia, tremedeiras de motor, etc.... mas logico que nunca podemos saber quem escreve nem o tratamento / conducção que dão aos carros.
                          Nos forums de Honda, lá esta o problema... são poucos deste modelo, pelo que não aparece muita informação... ou não averia, ou quem os tem não anda pelos forums

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                            #14
                            Tive esses 2 modelos, mas com motorizações diferentes.

                            O Golf IV TDI 130cv e o CTR...

                            Sim, são coisas muito diferentes, mas dá-me o direito de afirmar que tive (2) Honda Civic.

                            O Golf não me deu um único problema. Ainda tenho saudades daquele carro.

                            O CTR deu-me vários problemas, mas também me deixa saudades.

                            Para ser isento só te posso dar uma sugestão. Atira uma moeda ao ar.

                            Vais bem servido com qualquer dos 2, estando o Civic em melhor estado para compensar aquele mau aspecto de carrinha do pão.

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