Boa noite a todos.
Quero expor aqui uma grande encruzilhada na que me encontro e porque poderia perguntar num ou noutro forum o que fazer, mas como cada um puxa a sardinha para a sua brasa, precisso de conselhos imparciais e objectivos.
Cá vai a historia... longa mas detalhada.
Este fim de semana consegui ver e testar dois carros que encontrei entre muitos. Nos dois casos, nacionais, 1 dono, livro de revisões completo, sem acidentes e com km's reais.. tudo verificado ao pormenor nas marcas, seguradoras, etc.
O primeiro foi um Golf IV de 2002. Por fora alguns riscos e arranhões, nada de grave mas a tinta metalizada é sempre problemática por ter de pintar a peça toda. O motor trabalha mesmo caladinho, por pouco ate passa por gasolina Tem ate o plástico que vai por baixo (blindagem), todo sequinho, nada de óleos a vista, etc. O motor é o 1.9 TDi de 100CV (ATD penso). Tirei a vareta do óleo, nada de fumos nem indícios de refrigerante no óleo ou óleo no refrigerante. Duas aceleradelas ate 3500 - 4000 rpm, e nada de fumaradas pretas. Por dentro, embora os interiores estejam sujos, nota-se que tem pouco uso. Aqueles arranhões no fecho da porta (cromado)... anéis de mulher e ao lado da ignição, sinais que já não davam com o buraco , os pedais com pouco desgaste, os apoios laterais dos bancos bem rijos, nada de folgas nas mudanças, embraiagem e mudanças suaves. A condução e muito boa, acelera bem e ate se ouve o assobiar do turbo. Trava 5 estrelas, sem barulhos de direcção, ruídos parasita, etc.
Depois veio o problema... ver um Civic Sport 1.7 CTDI (motor IZUZU). Mal vem chegando fiquei com um sorriso de orelha a orelha. Tudo de origem e o carro e LINDO. A mesma cor do Golf (Cinzento), mas nem um arranhão. Por dentro... ainda cheira e vê-se novo. Novamente inspecção visual ao motor, sujo de utilização normal, mas seco por todo lado. Mais barulhento no trabalhar que o Golf, praticamente igual aos Corsas... mesmo motor . Toca a conduzir e fico igualmente encantado. O Golf não consegui esticar muito, pois estava dentro de Lisboa, mas este estava na margem Sul, o que me deu algumas rectas para puxar ate 4ta... anda mesmo bem. Trava bem, nada de ruídos de suspensão ou parasitas. As mudanças algo mais "duras" que no Golf, mas muito agradáveis pela posição. Todo impecável ate o mínimo detalhe.
Os dois carros tem mais ou menos o mesmo a nível de equipamento. Nada de computador de bordo, pelo menos no Golf, pois o Civic pouca cabeça me deixou para perguntar. O AC automático no Honda, manual no Golf. Os dois com radio-CD, vidros e espelhos eléctricos, caixa de 5 vel. nos dois, sem controlo de tracção, etc... o Golf sem faróis de nevoeiro... o Civic, com fecho por comando, o Golf só com a chave, penso é uma tal versão Generation, uma intermédia entre a HighLine e a Confortline.
O civic tem 120.000 Km e sei que Honda muda distribuição aos 150.000 km. Só precisa para já os 4 pneus novos, pois os que tem não devem durar mais de 4-5000kms.
O golf tem 83.000 km e tem de levar distribuição aos 90.000 km. Precisa de uma boa limpeza por dentro e bons retoques de tinta, incluindo 2 arranhões nas caves das rodas traseiras.
O que me aconselhariam se estivessem no meu lugar:
Civic Sport 2004 1.7 CTDI 100CV, 120000 km 10500 €
Golf IV 2002 1.9 TDI 100CV, 83000 km 9500 €
Tenho aquele receio do material e durabilidade do Honda, pois material na origem é sempre caro e este carro é de aqueles que se encontram poucos na rua, muito menos em sucatas.
Tenho aquele receio no Golf, muita gente fala de problemas electrónicos, válvulas EGR, turbos, etc, mas embora material na origem também seja caro, na concorrência tem quase tudo.
O coração puxa pelo Civic, lindo, recente e como novo. A cabeça puxa pelo Golf, mais barato na compra, mais facilidade de material / manutenção.
Devia era comprar uma bicicleta, pelo menos era mais fácil escolher.
Amigos... desculpam o testamento, mas preciso mesmo ouvir opiniões de gente que perceba disto.
Obrigado a todos
Quero expor aqui uma grande encruzilhada na que me encontro e porque poderia perguntar num ou noutro forum o que fazer, mas como cada um puxa a sardinha para a sua brasa, precisso de conselhos imparciais e objectivos.
Cá vai a historia... longa mas detalhada.
Este fim de semana consegui ver e testar dois carros que encontrei entre muitos. Nos dois casos, nacionais, 1 dono, livro de revisões completo, sem acidentes e com km's reais.. tudo verificado ao pormenor nas marcas, seguradoras, etc.
O primeiro foi um Golf IV de 2002. Por fora alguns riscos e arranhões, nada de grave mas a tinta metalizada é sempre problemática por ter de pintar a peça toda. O motor trabalha mesmo caladinho, por pouco ate passa por gasolina Tem ate o plástico que vai por baixo (blindagem), todo sequinho, nada de óleos a vista, etc. O motor é o 1.9 TDi de 100CV (ATD penso). Tirei a vareta do óleo, nada de fumos nem indícios de refrigerante no óleo ou óleo no refrigerante. Duas aceleradelas ate 3500 - 4000 rpm, e nada de fumaradas pretas. Por dentro, embora os interiores estejam sujos, nota-se que tem pouco uso. Aqueles arranhões no fecho da porta (cromado)... anéis de mulher e ao lado da ignição, sinais que já não davam com o buraco , os pedais com pouco desgaste, os apoios laterais dos bancos bem rijos, nada de folgas nas mudanças, embraiagem e mudanças suaves. A condução e muito boa, acelera bem e ate se ouve o assobiar do turbo. Trava 5 estrelas, sem barulhos de direcção, ruídos parasita, etc.
Depois veio o problema... ver um Civic Sport 1.7 CTDI (motor IZUZU). Mal vem chegando fiquei com um sorriso de orelha a orelha. Tudo de origem e o carro e LINDO. A mesma cor do Golf (Cinzento), mas nem um arranhão. Por dentro... ainda cheira e vê-se novo. Novamente inspecção visual ao motor, sujo de utilização normal, mas seco por todo lado. Mais barulhento no trabalhar que o Golf, praticamente igual aos Corsas... mesmo motor . Toca a conduzir e fico igualmente encantado. O Golf não consegui esticar muito, pois estava dentro de Lisboa, mas este estava na margem Sul, o que me deu algumas rectas para puxar ate 4ta... anda mesmo bem. Trava bem, nada de ruídos de suspensão ou parasitas. As mudanças algo mais "duras" que no Golf, mas muito agradáveis pela posição. Todo impecável ate o mínimo detalhe.
Os dois carros tem mais ou menos o mesmo a nível de equipamento. Nada de computador de bordo, pelo menos no Golf, pois o Civic pouca cabeça me deixou para perguntar. O AC automático no Honda, manual no Golf. Os dois com radio-CD, vidros e espelhos eléctricos, caixa de 5 vel. nos dois, sem controlo de tracção, etc... o Golf sem faróis de nevoeiro... o Civic, com fecho por comando, o Golf só com a chave, penso é uma tal versão Generation, uma intermédia entre a HighLine e a Confortline.
O civic tem 120.000 Km e sei que Honda muda distribuição aos 150.000 km. Só precisa para já os 4 pneus novos, pois os que tem não devem durar mais de 4-5000kms.
O golf tem 83.000 km e tem de levar distribuição aos 90.000 km. Precisa de uma boa limpeza por dentro e bons retoques de tinta, incluindo 2 arranhões nas caves das rodas traseiras.
O que me aconselhariam se estivessem no meu lugar:
Civic Sport 2004 1.7 CTDI 100CV, 120000 km 10500 €
Golf IV 2002 1.9 TDI 100CV, 83000 km 9500 €
Tenho aquele receio do material e durabilidade do Honda, pois material na origem é sempre caro e este carro é de aqueles que se encontram poucos na rua, muito menos em sucatas.
Tenho aquele receio no Golf, muita gente fala de problemas electrónicos, válvulas EGR, turbos, etc, mas embora material na origem também seja caro, na concorrência tem quase tudo.
O coração puxa pelo Civic, lindo, recente e como novo. A cabeça puxa pelo Golf, mais barato na compra, mais facilidade de material / manutenção.
Devia era comprar uma bicicleta, pelo menos era mais fácil escolher.
Amigos... desculpam o testamento, mas preciso mesmo ouvir opiniões de gente que perceba disto.
Obrigado a todos
Comentário