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VW Polo Coupe - "Ar Automático" não funciona!

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    VW Polo Coupe - "Ar Automático" não funciona!

    Olá a todos! Esta é a minha primeira participação no fórum.

    Tenho um VW Polo Coupe de 1990 na garagem e estou a prepara-lo para voltar à estrada.

    Depois de reparar o alternador, colocar uma bateria nova e meter de novo a máquina a "roncar" apercebi-me que o "ar automático" não funciona.

    Ele pega bem, mas enquanto não aquece vai-se abaixo ao relanti. Alguem me sabe dizer o que possa estar mal para que tal esteja a acontecer? Obrigado.

    Editado pela última vez por IceBurn; 04 June 2009, 12:27.

    #2
    nao sei, os meus conhecimentos de mecanica sao escassos. mas se calhar nao será o relanti demasiado baixo?

    Comentário


      #3
      O ar automático não funciona por uma de 2 razões:

      -ou a membrana da resistência colou com o tempo;

      -algum fio eléctrico desligado.

      Tenta acompanhar os fios eléctricos que saiem do shoke (ar automático) e vê se não estão desligados.

      Se estiver tudo ok, terá que ser um shoke novo, isto se se puder comprar separado do carb.
      O meu também não funcionava e para pegar tinha k lhe estar a acelerar com o pé durante ou ou 2 minutos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por GPConguito Ver Post
        nao sei, os meus conhecimentos de mecanica sao escassos. mas se calhar nao será o relanti demasiado baixo?
        Obrigado GPConguito, mas realmente duvido que seja um problema de relanti baixo, visto que depois de aquecer o motor ele trabalha normalmente.



        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
        O ar automático não funciona por uma de 2 razões:

        -ou a membrana da resistência colou com o tempo;

        -algum fio eléctrico desligado.

        Tenta acompanhar os fios eléctricos que saiem do shoke (ar automático) e vê se não estão desligados.

        Se estiver tudo ok, terá que ser um shoke novo, isto se se puder comprar separado do carb.
        O meu também não funcionava e para pegar tinha k lhe estar a acelerar com o pé durante ou ou 2 minutos.
        MadDragon, os meus conhecimentos de mecânica são insuficientes para perceber o que é o shoke, se me pudesses explicar ficava-te muito grato.

        Depois estive a ver as ligações eléctricas e parece-me estar tudo ligado...

        Desde já muito obrigado pela ajuda.





        Comentário


          #5
          O choke é a peça apertada ao carburador onde entram esses 2 tubos da água do motor.
          Tem uma mola dentro que é sensível à temperatura da água.
          Quando água começa a aquecer, a mola vai mudando de posição até deixar de fazer a aceleração extra.
          Desmonta e logo vês o que tem.
          Já não me recordo bem o que costumava acontecer nesses motores, se era mola que partia...

          Comentário


            #6
            E já agora bem vindo ao fórum!

            Comentário


              #7
              O choke (e não shoke como disse) é o ar automático.
              O choke enriquece a mistura quando o motor está frio e gradualmente empobrece a mistura quando o motor começa a aquecer.

              Pelas fotos, a borboleta responsável pelo enriquecimento da mistura é a borboleta mesmo no topo do carburador (aquela mini-comporta).
              Por alguma razão não está a actuar.
              Infelizmente não conhece esse carb para te explicar melhor pois poderia dizer-te onde está o choke.
              Experimenta o seguinte:

              Vai a essa borboleta e vê se está perra.
              Se não estiver, tenta deitá-la, ou seja, fechar o topo do carburador.

              Dá à ignição e vê se fica melhor mas não te ponhas a andar com o carro senão afogas o motor.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                O choke é a peça apertada ao carburador onde entram esses 2 tubos da água do motor.
                Tem uma mola dentro que é sensível à temperatura da água.
                Quando água começa a aquecer, a mola vai mudando de posição até deixar de fazer a aceleração extra.
                Desmonta e logo vês o que tem.
                Já não me recordo bem o que costumava acontecer nesses motores, se era mola que partia...
                Curioso.
                Não daria com o choke se não dissesses.
                No meu está bem à vista.
                É também curioso que não existe lá tubagem de água.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  Curioso.
                  Não daria com o choke se não dissesses.
                  No meu está bem à vista.
                  É também curioso que não existe lá tubagem de água.
                  Claro, é um japuna, certo?
                  Se trabalha a água, não é eléctrico.
                  Se tem fios, não tem água...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                    O choke (e não shoke como disse) é o ar automático.
                    O choke enriquece a mistura quando o motor está frio e gradualmente empobrece a mistura quando o motor começa a aquecer.

                    Pelas fotos, a borboleta responsável pelo enriquecimento da mistura é a borboleta mesmo no topo do carburador (aquela mini-comporta).
                    Por alguma razão não está a actuar.
                    Infelizmente não conhece esse carb para te explicar melhor pois poderia dizer-te onde está o choke.
                    Experimenta o seguinte:

                    Vai a essa borboleta e vê se está perra.
                    Se não estiver, tenta deitá-la, ou seja, fechar o topo do carburador.

                    Dá à ignição e vê se fica melhor mas não te ponhas a andar com o carro senão afogas o motor.
                    É melhor não.
                    Perra vai estar sempre, pois quem manda nela é a mola do choke.
                    O normal é ela estar presa (ao choke).
                    Não convém forçar!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                      Claro, é um japuna, certo?
                      Se trabalha a água, não é eléctrico.
                      Se tem fios, não tem água...
                      Sim, é um K10 de 85.
                      Tem de facto fios que vão dar a um cilindrozito que penso que tenha uma resistência lá dentro.
                      Sei que o carburador é aquecido a água...acredito que tenha uma válvula lá que faça a gestão da temperatura para o choke!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                        É melhor não.
                        Perra vai estar sempre, pois quem manda nela é a mola do choke.
                        O normal é ela estar presa (ao choke).
                        Não convém forçar!
                        Estou a ver que o sistema é mesmo diferente do meu.
                        É que no meu pode-se mexer à vontade.

                        Comentário


                          #13
                          depois conta lá o que era e como resolveste.

                          aproveita e dá uma lavagem nesse motor...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                            O choke é a peça apertada ao carburador onde entram esses 2 tubos da água do motor.
                            Tem uma mola dentro que é sensível à temperatura da água.
                            Quando água começa a aquecer, a mola vai mudando de posição até deixar de fazer a aceleração extra.
                            Desmonta e logo vês o que tem.
                            Já não me recordo bem o que costumava acontecer nesses motores, se era mola que partia...
                            Desde já obrigado pelas indicações. Desmontei o choke e as molas parecem-me estar todas boas, incluindo o mecanismo que mexe a borboleta.








                            Já agora tira-me esta dúvida; com o motor frio a borboleta fecha, com o motor quente a borboleta abre, certo?


                            Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                            E já agora bem vindo ao fórum!
                            Muito obrigado.



                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                            Sim, é um K10 de 85.
                            Tem de facto fios que vão dar a um cilindrozito que penso que tenha uma resistência lá dentro.
                            Sei que o carburador é aquecido a água...acredito que tenha uma válvula lá que faça a gestão da temperatura para o choke!
                            Exacto, o choke tem um fio que vai ligar a uma ficha e a essa mesma ficha liga tambem um fio a um componente cilindrico que está bem juntinho ao carburador.



                            Editado pela última vez por IceBurn; 04 June 2009, 22:16.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                              aproveita e dá uma lavagem nesse motor...
                              Sim claro, isso tem mesmo de ser, mas só depois de estar tudo a 100%.

                              Comentário


                                #16
                                A argola da mola estava bem encaixada no tirante da borboleta?
                                Essa mola creio que perde a "força" e deixa de funcionar.
                                Há um batente (parafuso) de batente da borboleta.
                                Monta e afina deixa de forma que em frio fique no máx. às 1500 rpm e em quente no ralenti normal aí pelas 900 rpm.
                                A água estava a nível?
                                Os tubos estão desobstruídos, a água circula neles?
                                A borboleta tem de estar quase completamente fechada em frio (não toda senão engasgava com o excesso de gasolina da mistura (provocado pela falta de ar), mas a folga é controlada pelo parafuso de batente.
                                Ao montar dá uma limpeza (raspa o calcário) nas falanges onde entram os tubos, porque agora ao encaixar pode ficar a verter. Passa um pouco de massa consistente.
                                Ajuda a vedar, a não deixar enferrujar e facilita a entrada dos tubos.
                                Editado pela última vez por telmauto; 04 June 2009, 22:35.

                                Comentário


                                  #17
                                  Espera!
                                  Lembrei-me de algo muito importante..
                                  Antes de por o carro a trabalhar em frio, dás uma injectadela no pedal do acelerador?
                                  É que senão o choke não actua, a borboleta não fecha e daí não teres ar automático.
                                  Já não mexo nesses motores há uns anos (agora são parecidos mas é tudo de injecção)...
                                  Monta tudo como estava e experimenta.
                                  Sem esquecer de dar força à mola (rodando) até ficar em posição de encaixar no espigãozito do tirante da borboleta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                    A argola da mola estava bem encaixada no tirante da borboleta?
                                    Essa mola creio que perde a "força" e deixa de funcionar.
                                    Sim, estava bem encaixada no tirante.


                                    Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                    Há um batente (parafuso) de batente da borboleta.
                                    Monta e afina deixa de forma que em frio fique no máx. às 1500 rpm e em quente no ralenti normal aí pelas 900 rpm.
                                    Queres então dizer para afinar o parafuso batente de maneira a fechar mais a borboleta quando o motor estiver frio, certo?

                                    Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                    A água estava a nível?
                                    Sim.


                                    Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                    Os tubos estão desobstruídos, a água circula neles?
                                    Sim, testei apertando o tubo que sai do radiador e a água corre nesses tubos que vão para o choke.



                                    Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                    A borboleta tem de estar quase completamente fechada em frio (não toda senão engasgava com o excesso de gasolina da mistura (provocado pela falta de ar), mas a folga é controlada pelo parafuso de batente.
                                    Vou tentar então essa afinação, de modo a deixar a borboleta mais fechada quando o motor estiver frio.


                                    Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                    Ao montar dá uma limpeza (raspa o calcário) nas falanges onde entram os tubos, porque agora ao encaixar pode ficar a verter. Passa um pouco de massa consistente.
                                    Ajuda a vedar, a não deixar enferrujar e facilita a entrada dos tubos.
                                    Já fiz a limpeza, amanhã afino a borboleta do choke e monto tudo.


                                    Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                    Espera!
                                    Lembrei-me de algo muito importante..
                                    Antes de por o carro a trabalhar em frio, dás uma injectadela no pedal do acelerador?
                                    É que senão o choke não actua, a borboleta não fecha e daí não teres ar automático.
                                    Já tinha experimentado com a tampa do filtro fora e antes de meter o motor a trabalhar a borboleta estava na posição correcta, cerca de 8mm aberta.


                                    Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                    Monta tudo como estava e experimenta.
                                    Sem esquecer de dar força à mola (rodando) até ficar em posição de encaixar no espigãozito do tirante da borboleta.
                                    Amanhã assim o farei. Muito obrigado, a ti e a todos os que responderam ao tópico, pela disponibilidade e ajuda prestada!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Aproveita para verificar o de retorno ao frasco, costuma entupir nos vw com ferrugem e dá para causar sobreaquecimento.
                                      Vai dando notícias!

                                      Comentário


                                        #20
                                        E já agora manda limpar o carb e substitui o filtro de combustivel porque esse está todo sujo.

                                        Comentário

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