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A interminável Saga Jeep!

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    A interminável Saga Jeep!

    Olá,
    Tal como contei noutro tópico anterior, há uns dias fiquei sem gasóleo no meu Jeep Cherokee 2.5 porque o manómetro funcionou mal. Ora, desde então, quando o jeep fica muitas horas sem trabalhar quando o vou a ligar ele só arranca à segunda tentativa e ainda se engasga ligeiramente ao princípio. Mas, se depois de ele arrancar com dificuldade, e o ligar outra vez, ele pega imediatamente sem qualquer problema.
    O que poderá ser?

    #2
    Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
    Olá,
    Tal como contei noutro tópico anterior, há uns dias fiquei sem gasóleo no meu Jeep Cherokee 2.5 porque o manómetro funcionou mal. Ora, desde então, quando o jeep fica muitas horas sem trabalhar quando o vou a ligar ele só arranca à segunda tentativa e ainda se engasga ligeiramente ao princípio. Mas, se depois de ele arrancar com dificuldade, e o ligar outra vez, ele pega imediatamente sem qualquer problema.
    O que poderá ser?
    Em pricípio coincidência...
    Possívelmente só 1 vela queimada..

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
      Em pricípio coincidência...
      Possívelmente só 1 vela queimada..
      Não, antes fosse... As velas estão boas

      Comentário


        #4
        Cá em casa mora um igual que teve o mesmo problema e eram velas queimadas. Não foi muito fácil de descobrir pois o jipe não emite nenhum sinal de avaria e há uma que se localiza num sítio de difícil alcance...
        Mas se não estão queimadas, pode ser ar no circuito do gasóleo, motivada pelo facto de o mesmo ter acabado com o motor em funcionamento.
        Pede para retirar o ar do circuito; no livro de instruções explica como fazer.
        O jipe não pegava mal antes disso?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
          Cá em casa mora um igual que teve o mesmo problema e eram velas queimadas. Não foi muito fácil de descobrir pois o jipe não emite nenhum sinal de avaria e há uma que se localiza num sítio de difícil alcance...
          Mas se não estão queimadas, pode ser ar no circuito do gasóleo, motivada pelo facto de o mesmo ter acabado com o motor em funcionamento.
          Pede para retirar o ar do circuito; no livro de instruções explica como fazer.
          O jipe não pegava mal antes disso?
          O jipe antes pegava logo à primeira. Ele mudou as velas o ano passado. Será que ao tentar arrancar sem gasóleo as pode ter danificado?
          Relativamente ao ar no circuito, uma vez que ela já arranca bem, o ar não devia ter sido já expulso. Aliás, não esquecer que ele custa a arrancar, mas depois de arrancar se eu o desligar e arrancar a seguir, ele pega logo imediatamente sem problemas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
            O jipe antes pegava logo à primeira. Ele mudou as velas o ano passado. Será que ao tentar arrancar sem gasóleo as pode ter danificado?
            Relativamente ao ar no circuito, uma vez que ela já arranca bem, o ar não devia ter sido já expulso. Aliás, não esquecer que ele custa a arrancar, mas depois de arrancar se eu o desligar e arrancar a seguir, ele pega logo imediatamente sem problemas.
            Ora agora que referes que as velas têm 1 ano (não são novas), mais me inclino para velas, pois pode perfeitamente já ter queimado uma.. ou duas.
            Não pega mais facilmente com tempo de calor?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
              Ora agora que referes que as velas têm 1 ano (não são novas), mais me inclino para velas, pois pode perfeitamente já ter queimado uma.. ou duas.
              Não pega mais facilmente com tempo de calor?
              Ui, não sei. Desde que essa cena de ficar sem fuel aconteceu que eu tnho andado pouco com ele.
              Hoje tentei ligá-lo e à primeira não pegou, à segunda arrancou, mas engasgou por um instante e estabilizou. Depois desliguei e tentei outra vez e pegou logo. Tem tido este comportamento desde a cena de ficar sem fuel
              Editado pela última vez por gonexplorer; 04 June 2009, 23:58.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                Ui, não sei. Desde que essa cena de ficar sem fuel aconteceu que eu tnho andado pouco com ele.
                Hoje tentei ligá-lo e à primeira não pegou, à segunda arrancou, mas engasgou por um instante e estabilizou. Depois desliguei e tentei outra vez e pegou logo. Tem tido este comportamento desde a cena de ficar sem fuel
                Será que a tal vela de difícil acesso ficou por substituir na altura, porque estava boa?

                Para testar basta retirar os fios que ligam entre as velas e levar com um fio o positivo da bateria raspando em cada uma delas. As que derem uma pequena chispa estão boas, as que não derem estão queimadas.
                Continuo incinado para isso, mas claro, são palpites sem ver..
                Depois de encher o filtro e os injectores sangrarem o ar, já não pode haver ar no circuito, em condições normais e no caso de haver entrada de ar no circuito, dava para o motor acelerar sozinho.
                Editado pela última vez por telmauto; 05 June 2009, 00:07.

                Comentário


                  #9
                  Se ficaste sem gasóleo recentemente podia ser bolha de ar no circuito

                  Mas se assim fosse sentias sempre que o jipe trabalhasse.

                  Quando li o post inicial pensei logo: "Velas". Mas se dizes que não...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                    Se ficaste sem gasóleo recentemente podia ser bolha de ar no circuito

                    Mas se assim fosse sentias sempre que o jipe trabalhasse.

                    Quando li o post inicial pensei logo: "Velas". Mas se dizes que não...
                    Por acaso, o ano passado quando mudei as velas, o sintoma era exactamente o mesmo. Mas ainda há pouco tempo o levei a um mecânico que por acaso disse que quando pôs o carro a trabalhar não sentiu dificuldade em pegar e que disse que as velas estavam boas, mas também já não digo nada...

                    O esforço de o tentar pegar sem gasóleo pode ser suficiente para dar cabo das velas?

                    Comentário


                      #11
                      Dificuldade em pegar pode ser muita coisa.
                      Certezas só vais ter quando passares no mecânico, ele em 1/4 hora faz o teste às velas.
                      É a primeira coisa a ver.
                      Tive cá um saxo 1.5 em que mudei velas há pouco mais de 1 ano.
                      Há dias não pegava em frio, já tinha 2 queimadas.
                      Editado pela última vez por telmauto; 05 June 2009, 16:10.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                        Por acaso, o ano passado quando mudei as velas, o sintoma era exactamente o mesmo. Mas ainda há pouco tempo o levei a um mecânico que por acaso disse que quando pôs o carro a trabalhar não sentiu dificuldade em pegar e que disse que as velas estavam boas, mas também já não digo nada...

                        O esforço de o tentar pegar sem gasóleo pode ser suficiente para dar cabo das velas?
                        As velas podem queimar por vários motivos e apenas especulando, se meteste velas novas elas podem não estar a lidar bem com a carga/tempo de ligação original do jipe.

                        Ou então apenas com uma sobrecarga temporária.. Ou podes ter o regulador avariado... Ou....

                        Mas como já disseram faz um teste às velas e logo tiras essa dúvida.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                          As velas podem queimar por vários motivos e apenas especulando, se meteste velas novas elas podem não estar a lidar bem com a carga/tempo de ligação original do jipe.

                          Ou então apenas com uma sobrecarga temporária.. Ou podes ter o regulador avariado... Ou....

                          Mas como já disseram faz um teste às velas e logo tiras essa dúvida.
                          As velas aquecem com a tensão da bateria, antes de por o motor a trabalhar, o regulador do alternador regula a tensão depois de o motor pegar

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                            As velas aquecem com a tensão da bateria, antes de por o motor a trabalhar, o regulador do alternador regula a tensão depois de o motor pegar
                            Tens toda a razão!

                            Então e o problema? Resolvido? O que era?

                            Comentário


                              #15
                              Troca o fitro de gasoleo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                Tens toda a razão!

                                Então e o problema? Resolvido? O que era?
                                O problema tem-se tornado menos evidente e o mecânico não lhe deu grande importância. O que notei ontem foi uma espécie de "perda de potência" muito pequena mas evidente. Digamos que tinha de carregar um pouco mais no acelerador.. O mecânico diz que é possível que seja exactamente do filtro do gasóleo, mas que podia ser mais coisas. Hoje já vou andar com ele e ver se continua a fazer o mesmo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                                  O problema tem-se tornado menos evidente e o mecânico não lhe deu grande importância. O que notei ontem foi uma espécie de "perda de potência" muito pequena mas evidente. Digamos que tinha de carregar um pouco mais no acelerador.. O mecânico diz que é possível que seja exactamente do filtro do gasóleo, mas que podia ser mais coisas. Hoje já vou andar com ele e ver se continua a fazer o mesmo.

                                  Ora...
                                  Podia já estar fraco o filtro e ao deixar acabar o gasóleo ter apanhado lixo do depósito ficando mais entupido.
                                  Ou até pode ser uma bomba injectora a precisar de revisão ou ter levado com com os resíduos...
                                  Boa sorte para a resolução do problema e dá notícias!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Olha o meu hoje também me pregou um susto, precisamente a arrancar.

                                    Dou à chave e ele parece que não tem bateria, faz apenas aquele "track" que é aquele carreto do motor de arranque a ser accionado, mas o motor de arranque nem uma nem duas.

                                    Depois de 10m de capot aberto em que não mexi em nada, entro, dou à chave e tudo normal.

                                    Depois em casa fiz umas experiências e aquilo ou é maus contactos no motor de arranque ou escovas gastas/sujas, porque quando esta situação acontece, se eu descair um pouco o jipe com uma velocidade engrenada e a dar à chave fica bom. Ou seja, presumo que tenha a ver com a "posição" do motor de arranque.

                                    Até parecia mal eu de capot aberto, num Toyota (como? oh isso é impossivel).., no centro da cidade!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      Olha o meu hoje também me pregou um susto, precisamente a arrancar.

                                      Dou à chave e ele parece que não tem bateria, faz apenas aquele "track" que é aquele carreto do motor de arranque a ser accionado, mas o motor de arranque nem uma nem duas.

                                      Depois de 10m de capot aberto em que não mexi em nada, entro, dou à chave e tudo normal.

                                      Depois em casa fiz umas experiências e aquilo ou é maus contactos no motor de arranque ou escovas gastas/sujas, porque quando esta situação acontece, se eu descair um pouco o jipe com uma velocidade engrenada e a dar à chave fica bom. Ou seja, presumo que tenha a ver com a "posição" do motor de arranque.

                                      Até parecia mal eu de capot aberto, num Toyota (como? oh isso é impossivel).., no centro da cidade!
                                      Começa a andar com um tubo, pau ou qq coisa com que possas bater no motor de arranque. Ele esta a começar a colar e normalmente com umas pancadas descola!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                        Começa a andar com um tubo, pau ou qq coisa com que possas bater no motor de arranque. Ele esta a começar a colar e normalmente com umas pancadas descola!

                                        isso dura mais mês menos mês, só há a solução de meter outro

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois é, o gajo continua a esforçar-se. parece que tem de fazer mais força para atingir determinada velocidade, que alguma coisa o prende. Faz-me lembrar aqueles carros a gasolina que têm as velas lixadas (mas isso não se aplica neste caso).
                                          Antes o jeep parecia mais ligeirinho, agora parece mais pesado. Que raio terá ele? Terá sido por causa da cena de ficar sem gasóleo? É que isso só se tornou mais evidente uns 400Kms depois...
                                          Estou a ficar preocupado

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                                            Pois é, o gajo continua a esforçar-se. parece que tem de fazer mais força para atingir determinada velocidade, que alguma coisa o prende. Faz-me lembrar aqueles carros a gasolina que têm as velas lixadas (mas isso não se aplica neste caso).
                                            Antes o jeep parecia mais ligeirinho, agora parece mais pesado. Que raio terá ele? Terá sido por causa da cena de ficar sem gasóleo? É que isso só se tornou mais evidente uns 400Kms depois...
                                            Estou a ficar preocupado
                                            Não é facil de dar uma opinião assim via net sem ver o jipe, mas n me parece que tenha sido por ficar sem combustivel....

                                            Tas por Grandola né? Passa numa oficina, tipo no Flores em Santiago para ele dar uma vista de olhos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                              Não é facil de dar uma opinião assim via net sem ver o jipe, mas n me parece que tenha sido por ficar sem combustivel....

                                              Tas por Grandola né? Passa numa oficina, tipo no Flores em Santiago para ele dar uma vista de olhos.
                                              Grândola infelizmente é só em tempos de férias e fins de semana alargados. Já andava com vontade de lá passar há uns tempos, mas o meu único problema é santiago ser muito longe e provavelmente o jipe ter de lá ficar um dia ou mais deixando-me apeado.

                                              Há uns dias (na altura em que ficou sem fuel) levei-o a uma oficina chamada bicho do mato em mem martins. Não me pareceram maus, mas foram brutalmente caros. Se para uma coisinha de nada levaram o que levaram, então para uma revisão a sério ou um problema mais profundo, teria de vender o jipe para pagar a conta.


                                              PS- poderá ser bateria? Mas a bateria em principio notar-se-ia no arranque e não no andamento...? Além disso, o manómetro que marca o estado da bateria acusa estar normal ou um bocadinho abaixo do normal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                Começa a andar com um tubo, pau ou qq coisa com que possas bater no motor de arranque. Ele esta a começar a colar e normalmente com umas pancadas descola!
                                                Boa ideia... Há alguma coisa que possa fazer para regularizar a situação, ou mais cedo ou mais tarde só mesmo o que disse o MonteiroRibas?

                                                É que ele já há algum tempo teve este problema, mas na altura estava aliado ao alternador semi-pifado, reparou-se o alternador e ficou tudo ok.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                  Boa ideia... Há alguma coisa que possa fazer para regularizar a situação, ou mais cedo ou mais tarde só mesmo o que disse o MonteiroRibas?

                                                  É que ele já há algum tempo teve este problema, mas na altura estava aliado ao alternador semi-pifado, reparou-se o alternador e ficou tudo ok.
                                                  Caso seja mesmo o motor de arranque a dar o berro, mais tarde ou mais cedo vai acontecer mesmo como disse o nosso o MonteiroRibas. Dp podes optar por um resconstruido, mandar reparar esse, meter novo na Toy (auch) ou mandar vir da net (provavelmente o mais barato).

                                                  O alternador não tem nada a ver com este sintoma que descreves, a não ser que não carregue a bateria, e ai ela fica sem energia para o motor de arranque ter força pra fazer rodar a cambota.

                                                  gonexplorer, segundo sei os gajos do bicho do mato ate nem são maus mas gostam de roubar um pouco. Se for o caso posso-te dar umas dicas aqui por LX pra darem uma vista de olhos sem seres assaltado. Manda PM

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já agora, a ver se alguém sabe: para mudar o filtro do gasóleo do Cherokee XJ é necessário sangrar o gasóleo? É que tenho o depósito praticamente atestado e não dava muito jeito perder alguns 70Lts de combustível...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                                                      Já agora, a ver se alguém sabe: para mudar o filtro do gasóleo do Cherokee XJ é necessário sangrar o gasóleo? É que tenho o depósito praticamente atestado e não dava muito jeito perder alguns 70Lts de combustível...
                                                      Perdes o gasóleo que está no filtro velho.
                                                      Montas o novo enchendo o mesmo antes de montar, com gasóleo limpo. Assim facilita o sangramento.
                                                      Não me recordo se tem bomba de ferrar (que motor tem isso? VM? 2.5? Renault?).
                                                      Basta seguir o tubo da chegada do gasóleo ou ver se ela se encontra no próprio suporte do filtro. Se tiver dás à bomba até ela oferecer resistência.
                                                      Mesmo que não tenha a dita bomba, com uma 17 de bocas sangras nos injectores enquanto alguém dá ao arranque com o acelerador a fundo.
                                                      Quando saír gasóleo em todos os injectores ele pega.
                                                      Editado pela última vez por telmauto; 22 June 2009, 19:21.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bem, o jipe foi para o mecânico e ele já lhe encontrou um rolamento gripado qu fazia barulho, mas ainda não conseguiu encontrar o motivo da falta de potência
                                                        Agora, surgiu-me uma situação interessante (e estúpida): Tenho também um Peugeot 206 1.1 (gasolina) e está exactamente com os mesmos sintomas de "perda de potência". Isto poderá ser do combustível, da sua marca? Eu geralmente coloco Cepsa/Total, mas um é gasóleo e outro gasolina. Isto é mesmo muito esquesito... Ou será que é uma coincidência do caraças?!?

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                                                          ... Isto poderá ser do combustível, da sua marca? Eu geralmente coloco Cepsa/Total, mas um é gasóleo e outro gasolina. Isto é mesmo muito esquesito... Ou será que é uma coincidência do caraças?!?
                                                          Eu ponderava essa hipótese... há uns anos atrás aconteceu algo parecido com um familiar, veio a saber-se mais tarde que o proprietário da bomba adicionava água aos tanques de combustível.
                                                          Leva esse deposito até ao fim e depois experimenta abastecer noutra bomba/marca...

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                                                            Eu ponderava essa hipótese... há uns anos atrás aconteceu algo parecido com um familiar, veio a saber-se mais tarde que o proprietário da bomba adicionava água aos tanques de combustível.
                                                            Leva esse deposito até ao fim e depois experimenta abastecer noutra bomba/marca...
                                                            O problema é que já estava no mecânico e ele ontem não conseguiu encontrar o problema (hoje está fechado).

                                                            Mas andar com gasóleo/gasolina dessa "qualidade" não me danificará os motores? Eu no peugeot já estou quase a acabar o depósito e depois vou experimentar outra marca. Se notar diferença devo fazer queixa a alguém (ASAE?)?

                                                            De qualquer forma, acho muito esquesito que tal aconteça numa marca como a Total, que foi onde abasteci.
                                                            Editado pela última vez por gonexplorer; 24 June 2009, 11:11.

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