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Para quem tem Lancia Lybra - URGENTE

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    Para quem tem Lancia Lybra - URGENTE

    Boas, tenho uma Lancia Lybra JTD, de há uns tempos para cá tenho ouvido um barulho, poc poc, no lado direito à frente.

    Hoje estive com uma lanterna a ver se via alguma coisa, mas não vi nada partido, deslocado nem com desgaste anormal, tudo normal a não ser dois pormenores, 1º a protecção de plástico do amortecedor do lado direito está rompido, mas à volta não apresenta desgaste anormal, a 2ª situação é que reparei que por baixo da carrinha há uma barra longitudinal que reforça a ligação do chassi à plataforma, o mais caricato, caricato porque sei que os carros são simétricos, é que essa barra só está presente no lado esquerdo, no lado do condutor.

    O chassi está fixo com os parafusos normais, contudo acho que essa barra é auxiliar, para dar alguma rigidez na base do chassi, o que quero saber é se quem tem Lancia Lybra têm uma barra, como na minha, ou se têm duas barras, o normal de ser.

    Falta referir outra coisa, o pneu no lado direito apresenta um desgaste anormal no interior, o estranho é que do lado esquerdo o desgaste não podia ser mais normal, esse desgaste dá ideia de que o pneu vira para fora em andamento e vai arrastado, meio milímetro é o suficiente.

    A minha opinião é de que falta essa barra no lado direito, andava aqui no Google a pesquisar a ver se encontrava alguma foto do chassi de algum Lybra mas não encontrei nada..

    Precisava da vossa ajuda, se possível com fotos, obrigado.

    Abraços

    #2
    tenta tirar umas fotos, nem que seja com o telemóvel para mostrar melhor o que estás a dizer... não estou a conseguir visualizar...

    Este barulho faz em andamento, quando passas por buracos?
    Se sim, pode ser dos "multilinks" (foi o nome que me deram), que ligam a barra estabilizadora à suspensão. Com o tempo, ganha alguma folga e faz esse barulho, é algo bastante comum desse chassi, mas a mudança é barata e duram bastante tempo...

    são estas peças:
    Travesaños/barras, estabilizador para LANCIA Lybra (839) 1.9 JTD 115cv a precio de descuento en Oscaro

    O desgaste deve ser desalinhamento...
    Editado pela última vez por Mazzeo; 08 June 2009, 22:59.

    Comentário


      #3
      Não é essa peça, vou ver se tiro uma foto hoje e coloco aqui.

      A peça é bastante maior e está fixada por baixo do assento do condutor e liga até ao chassi, onde está fixada também, isto tudo por baixo da plataforma do carro.

      Já agora obrigado pela resposta

      Comentário


        #4
        ok, vou tentar tirar do meu tb e meto cá...

        quanto ao "poc poc poc" é quase de certeza dos multilinks... experimenta levantar o carro e ver se essas peças estão com alguma folga, que por mínimo que seja faz esse barulho.
        As peças originais sao de plástico e não de metal como as de substituição.

        Compras isso cá no mercado por cerca de 10~15€ e troca-se em 20 minutos

        Comentário


          #5
          O barulho pode ser casquilhos do braço de suspensão, rótula de suspensão, rótula da direcção ou como já foi referido, esticadores da barra estabilizadora.
          Nos três primeiros casos desalinha a direcção (aberta) causando desgaste na parte interior do piso do pneu.
          Se o ruído é em paralelo e desaparece ao travar será apenas calços gastos, fazendo notar a folga que as molas já não conseguem ajustar.
          Nesses carros e alfa 147 já me apareceram casos de braços aliviados (pouco aperto de origem) que se desapertam com o tempo.
          Editado pela última vez por telmauto; 09 June 2009, 12:31.

          Comentário


            #6
            Mazzeo a peça que falas é esta, certo?




            Mas a que eu falo é esta em baixo, se reparares na primeira foto, lado esquerdo do carro, tem a peça, no outro lado não tem apesar de ter os furos de fixação desta, na segunda foto.








            Desculpem o tamanho das fotos mas não tive tempo de ajustar o tamanho...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
              O barulho pode ser casquilhos do braço de suspensão, rótula de suspensão ou como já foi referido, esticadores da barra estabilizadora.
              Nos dois primeiros casos desalinha a direcção (aberta) causando desgaste na parte interior do piso do pneu.
              Se o ruído é em paralelo e desaparece ao travar será apenas calços gastos, fazendo notar a folga que as molas já não conseguem ajustar.
              Nesses carros e alfa 147 já me apareceram casos de braços aliviados (pouco aperto de origem) que se desapertam com o tempo.

              Estás a falar dos sinoblocos? Estive a ver e parecem-me bons, por acaso pedi para me verem isso na ultima mudança de óleo, prai há 2 a 3 meses...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                Estás a falar dos sinoblocos? Estive a ver e parecem-me bons, por acaso pedi para me verem isso na ultima mudança de óleo, prai há 2 a 3 meses...
                Sim sinoblocos ou casquilhos, é igual.
                O esticador (tirante da foto) da barra estabilizadora, tens de mexer com ele junto às rótulas, se abanar tem folga, se apenar rodar, é normal.
                Faz o mesmo na ponteira de direcção, para cima e para baixo, junto à rótula e junto à caixa de direcção, não pode ter folga na rótula e uma ligeira folga junto à caixa de direcção é normal.
                Para verificar a rótula de suspensão terás de levantar o carro, e usar uma chave de fenda grande, entre o braço e a manga de eixo, para cima e para baixo.
                Com a roda no ar aproveita para mexê-la para a esquerda e para a direita, uma folga na direcção pode notar-se aí e com uma mão no pneu em cima e outra em baixo, abanar para ver se há folga na rótula de suspensão e no rolamento.
                Só a olhar para as peças não vais descobrir nenhuma folga

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                  #9
                  Exactamente.
                  O teu tirante já não é o de fábrica, esse era de plástico, em forma de "H" com um reforço treliçado.

                  Essa chapa no fundo, acho que é mesmo assim... quando chegar a casa tiro foto do meu e meto cá.

                  Comentário

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