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    turbo num clio

    boas!
    podiam me dizer se dá para adaptar um turbo num renault clio 1.2 de 1996.
    se der, digam me, s.f.f que tipo de turbo.

    obg

    #2
    Originalmente Colocado por sandrofidalgo Ver Post
    boas!
    podiam me dizer se dá para adaptar um turbo num renault clio 1.2 de 1996.
    se der, digam me, s.f.f que tipo de turbo.

    obg
    Tens preferência por algum cemitério em particular, ou
    pretendes ser cremado?

    Já pensaste se o carro tem chassis (travões, suspensões,
    caixa, etc.) para ter mais potência do que aquela que tem?

    Comentário


      #3
      Já para não falar que é ilegal.

      Comentário


        #4
        possivel é... mas... se calhar nao convem.
        alem do preço, tens as dificuldades tecnicas e de homologação, se calhar é mais facil adaptares um compressor, ou comprar um clio 1.2TCE

        Comentário


          #5
          Por acaso há uns tempos vi um tipo a vender um kit turbo para os motores Energy.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por sandrofidalgo Ver Post
            boas!
            podiam me dizer se dá para adaptar um turbo num renault clio 1.2 de 1996.
            se der, digam me, s.f.f que tipo de turbo.

            obg
            O que tu foste perguntar... Vais levar tanta lenha

            Comentário


              #7
              Já agora um aparte. No fim do ano vou fazer um upgrade ao meu civic 1.5 EG4 para 1.6 EG6 (ou seja, do 1.5LSi (D15) para o 1.6VTI (B16)), modificação que sei que é legal. No entanto tenho uma dúvida, a aplicação de um turbo em carros N/A é ilegal? Falou-se mais acima na adaptação de um compressor em vez do turbo e como tal pergunto se existe alguma forma legal (e como fazê-lo para legalizar) de sobrealimentar este motor B16 que vou meter no carro?

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                Já agora um aparte. No fim do ano vou fazer um upgrade ao meu civic 1.5 EG4 para 1.6 EG6 (ou seja, do 1.5LSi (D15) para o 1.6VTI (B16)), modificação que sei que é legal. No entanto tenho uma dúvida, a aplicação de um turbo em carros N/A é ilegal? Falou-se mais acima na adaptação de um compressor em vez do turbo e como tal pergunto se existe alguma forma legal (e como fazê-lo para legalizar) de sobrealimentar este motor B16 que vou meter no carro?

                Cumprimentos

                A tempos tive uma discusao desses com uns amigos meus, e um deles disse que havia um grupo de rapazes que modificaram um Civic 1.8 VTI, e meteram la um turbo, era a Team Yakuza corriam na Vasco, e esse amigo disse que cada vez que ele chegava ao fim da ponte vinha de reboque que derretia metade do motor devido ao aumento excessivo da potencia, eles tem mais carros como S2000, Type-R's todos brancos e todos modificados

                Isso era algo que nao fazia num carro, as modificaçoes para aguentar com um turbo sao massivas, desde de reforço no chassi, suspensoes, transmissao, travoes, rolamentos, referigaçao, reforço na injecçao, no bloco, sao coisas que fica muito mas muito caro. Para isso é que existe os Puntos GT, meter turbo num civic para alem de ser complicado o carro nao te durava 10.000km

                Existe é Kit para modificares o bloco, como aumento da cilindrada e tal que aumenta-te bastante a potencia e ficas com a mesmo se nao mais fiabilidade, lembro-me agora da Spoon que tem Kit's desses

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                  A tempos tive uma discusao desses com uns amigos meus, e um deles disse que havia um grupo de rapazes que modificaram um Civic 1.8 VTI, e meteram la um turbo, era a Team Yakuza corriam na Vasco, e esse amigo disse que cada vez que ele chegava ao fim da ponte vinha de reboque que derretia metade do motor devido ao aumento excessivo da potencia, eles tem mais carros como S2000, Type-R's todos brancos e todos modificados

                  Isso era algo que nao fazia num carro, as modificaçoes para aguentar com um turbo sao massivas, desde de reforço no chassi, suspensoes, transmissao, travoes, rolamentos, referigaçao, reforço na injecçao, no bloco, sao coisas que fica muito mas muito caro. Para isso é que existe os Puntos GT, meter turbo num civic para alem de ser complicado o carro nao te durava 10.000km

                  Existe é Kit para modificares o bloco, como aumento da cilindrada e tal que aumenta-te bastante a potencia e ficas com a mesmo se nao mais fiabilidade, lembro-me agora da Spoon que tem Kit's desses

                  Nesse ponto depende muito também da pressão que é aplicada no turbo.

                  Sei de casos em que se consegue ter um turbo a 0.5 bar com os internos de origem sem se perder muita fiabilidade, mas é certo que o que estraga muito são os puxanços porque normalmente retira-se o corte e há casos de VTI's a fazerem 10.000rpm que é sensivelmente mais 1.700rpm acima do corte de origem.

                  Por outro lado, é normal verem-se civics com 360 cavalos vindos duma presão de turbo muito superior aos 0.5 bar suportados pelo motor de origem mas para tal é necessária a substituíção de muito material, tais como pistões de baixa compressão, bielas reforçadas, segmentos e camisas reforçadas,etc. Ou seja, tal como disseste, um balúrdio! Pelas minhas contas dá cerca de 1000€ só em material para o motor!!! Depois ainda falta o turbo, etc.

                  Mas penso que mesmo assim não se pode negar que ter um civic a fazer isto era delicioso:
                  YouTube - Civic Turbo RPM Motorsport 360cv!!!

                  No entanto temos este só com 0.5 bar de pressão de turbo e com os internos de origem:

                  YouTube - Civic VTi B16a Turbo 0-240kmh não deixa de ser

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por sandrofidalgo Ver Post
                    boas!
                    podiam me dizer se dá para adaptar um turbo num renault clio 1.2 de 1996.
                    se der, digam me, s.f.f que tipo de turbo.

                    obg
                    Duvido que o conjunto carro/motor tenha estrutura para aguentar um turbo...
                    Alem disso esse upgrade iria ficar muitíssimo caro...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                      Tens preferência por algum cemitério em particular, ou
                      pretendes ser cremado?

                      Já pensaste se o carro tem chassis (travões, suspensões,
                      caixa, etc.) para ter mais potência do que aquela que tem?



                      Eu vou ilustrar com um exemplo real algo que fiz há uns anos num clio I.

                      Era um clio 1.2, meti-lhe o motor 1.4 (entrava lá direitinho e ficava com aspecto stock , porque eram fisicamente iguais).

                      Apesar do ganho de potência ter sido apenas de 20cv (de 60 para 80), os travões ficaram logo curtos, notou-se logo a falta da barra estabilizadora que o 1.4 trazia, entre outras coisas.

                      Eu substituí os componentes em causa, mas a conclusão a que cheguei é que devia ter trocado o carro e não tentar transformar aquele no que não era.

                      É este o meu conselho também neste caso.

                      Comentário


                        #12
                        Eu acho que o pessoal está a dramatizar um pouco com isto.

                        O user não disse que queria colocar 1000cv's no motor, não disse que queria fazer corridas, não disse que queria andar a derreter nem que ia para VDG. Perguntou se é possível turbinar um Clio.

                        A resposta é sim! Quanto ao resto não te sei ajudar porque desconheço totalmente o motor e não sei o que pretende realmente com essa alteração.

                        Mas tudo vai depender da qualidade da alteração, da "intensidade" da mesma e do uso que se vai dar. Altas pressões + uso abusivo = motor na sucata.

                        Por outro lado posso dizer que sei de vários motores 3000cc diesel da Toyota que, muito por culpa da idade e de terem que transportar 1800 Kg com apenas 85cv's, precisam de um cheirinho.... Ora o Turbo torna-se uma excelente opção, por 700€ fica-se com outro motor. Não para andar mais depressa mas para aguentar melhor o ritmo em subidas por exemplo.

                        E fazem muitos Km sem problemas.. Só que lá está... Pressão nunca acima de 0.4 / 0.5 Bar e não andar com o pedal no fundo, o Turbo quase que só está la para quando é necessário.

                        Comentário


                          #13
                          Como já referiram, nos clio I, o mais usual era trocar-se do 1.2 para o 1.4. Havia, também, quem pusesse o motor do r5gt turbo. Agora, neste caso, não sei se será só tirar um e colocar o outro. ALém de que,será dificil de encontrares um motor destes em bom estado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                            Nesse ponto depende muito também da pressão que é aplicada no turbo.

                            Sei de casos em que se consegue ter um turbo a 0.5 bar com os internos de origem sem se perder muita fiabilidade, mas é certo que o que estraga muito são os puxanços porque normalmente retira-se o corte e há casos de VTI's a fazerem 10.000rpm que é sensivelmente mais 1.700rpm acima do corte de origem.

                            Por outro lado, é normal verem-se civics com 360 cavalos vindos duma presão de turbo muito superior aos 0.5 bar suportados pelo motor de origem mas para tal é necessária a substituíção de muito material, tais como pistões de baixa compressão, bielas reforçadas, segmentos e camisas reforçadas,etc. Ou seja, tal como disseste, um balúrdio! Pelas minhas contas dá cerca de 1000€ só em material para o motor!!! Depois ainda falta o turbo, etc.

                            Mas penso que mesmo assim não se pode negar que ter um civic a fazer isto era delicioso:
                            YouTube - Civic Turbo RPM Motorsport 360cv!!!

                            No entanto temos este só com 0.5 bar de pressão de turbo e com os internos de origem:

                            YouTube - Civic VTi B16a Turbo 0-240kmh não deixa de ser

                            Ve estes exmplos que até mete medo :D

                            YouTube - saxo turbo acceleration 2-3-4 gears 2008
                            YouTube - saxo turbo tr 100-20? :D

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                              Já agora um aparte. No fim do ano vou fazer um upgrade ao meu civic 1.5 EG4 para 1.6 EG6 (ou seja, do 1.5LSi (D15) para o 1.6VTI (B16)), modificação que sei que é legal. No entanto tenho uma dúvida, a aplicação de um turbo em carros N/A é ilegal? Falou-se mais acima na adaptação de um compressor em vez do turbo e como tal pergunto se existe alguma forma legal (e como fazê-lo para legalizar) de sobrealimentar este motor B16 que vou meter no carro?

                              Cumprimentos
                              É legal, desde que mudes a cilindrada no livrete, mais a potência específica, mais o número de série do motor.

                              Vais fazer isso tudo?

                              Quanto ao turbo no 1.2...já é o segundo tópico deste género em menos de um dia...

                              Se compram um carro barato, para andarem a passear, não julguem que é pegar num turbo que vão mudar o carro.

                              Para já, adaptar um turbo deve custar mais que o valor comercial actual desse carro, já com a mão de obra, alterações mecânicas necessárias (reprogramação, reforço chassis, travões, barras, etc, etc, etc)

                              Querem carros mais rápidos? Comprem um mais rápido!

                              Compra um Renault 5gtt, um 11 turbo, um 9 turbo, um 21 turbo, um clio williams, um 19 s16 (mas cuidado com este ), ou um clio 2.0, ou um megane 2.0.

                              Porque quando se começa a analisar qualquer carro destes percebe-se imediatamente que nada têm a ver com os seus congéneres menos potentes.

                              Mas cuidado, normalmente o pessoal compra um carro e anda com a tesão do mijo por andar com algo mais rápido, mas esquece-se que um carro rápido gasta exponencialmente mais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                É legal, desde que mudes a cilindrada no livrete, mais a potência específica, mais o número de série do motor.

                                Vais fazer isso tudo?

                                Quanto ao turbo no 1.2...já é o segundo tópico deste género em menos de um dia...

                                Se compram um carro barato, para andarem a passear, não julguem que é pegar num turbo que vão mudar o carro.

                                Para já, adaptar um turbo deve custar mais que o valor comercial actual desse carro, já com a mão de obra, alterações mecânicas necessárias (reprogramação, reforço chassis, travões, barras, etc, etc, etc)

                                Querem carros mais rápidos? Comprem um mais rápido!

                                Compra um Renault 5gtt, um 11 turbo, um 9 turbo, um 21 turbo, um clio williams, um 19 s16 (mas cuidado com este ), ou um clio 2.0, ou um megane 2.0.

                                Porque quando se começa a analisar qualquer carro destes percebe-se imediatamente que nada têm a ver com os seus congéneres menos potentes.

                                Mas cuidado, normalmente o pessoal compra um carro e anda com a tesão do mijo por andar com algo mais rápido, mas esquece-se que um carro rápido gasta exponencialmente mais.
                                Hoje em dia na IPO já não ligam ao nº de série. É por isso que se altera o motor tão facilmente.

                                Quanto ao turbo isso seria a tal "tesão de mijo" mas quando ao bolco do VTI, esse está mesmo para vir. Mas com ele vêm mais coisas como por exemplo, o eixo traseiro do VTI, o servo-freio e bomba do ITR, pneus 195/50 R15 e mais uns componentes de segurança indispensáveis para uma alteração de 70cv neste EG4.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                                  Hoje em dia na IPO já não ligam ao nº de série. É por isso que se altera o motor tão facilmente.
                                  e lá porque não ligam, isso torna a mudança legal?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                                    Hoje em dia na IPO já não ligam ao nº de série. É por isso que se altera o motor tão facilmente.
                                    Se disseres que nas IPO's que foste não te verificaram tudo bem...

                                    A mim sempre confirmaram...e tenho inumeros pedidos pendentes na Peugeot para situações identicas.

                                    Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                                    Quanto ao turbo isso seria a tal "tesão de mijo" mas quando ao bolco do VTI, esse está mesmo para vir. Mas com ele vêm mais coisas como por exemplo, o eixo traseiro do VTI, o servo-freio e bomba do ITR, pneus 195/50 R15 e mais uns componentes de segurança indispensáveis para uma alteração de 70cv neste EG4.
                                    Ja exprimentas-te procurar um VTI a serio ?

                                    É que com o €€ todo que gastas em modificações compras um que ja tem isso tudo e apenas acrescentas umas coisitas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                      Se disseres que nas IPO's que foste não te verificaram tudo bem...

                                      A mim sempre confirmaram...e tenho inumeros pedidos pendentes na Peugeot para situações identicas.
                                      Não vejo como podem confirmar o nº de série do motor se não consta no DUA.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esta na chapa do veiculo, ou no motor...asim como o nº de chasssi...

                                        http://images.google.pt/imgres?imgur...a%3DN%26um%3D1

                                        Mas não me respondes-te á segunda pergunta...ja procuras-te um VTI a serio ?
                                        Editado pela última vez por RuiSoad; 12 June 2009, 15:36.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post

                                          E "nitro" não tem sabes??!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                            Esta na chapa do veiculo, ou no motor...asim como o nº de chasssi...

                                            Resultados da pesquisa de http://asia.vtec.net/topics/engcode.jpg no Google

                                            Mas não me respondes-te á segunda pergunta...ja procuras-te um VTI a serio ?
                                            Sim eu sei que esse número existe, mas caso eu altere o motor como é que alguém pode comparar com o nº de série do motor de origem se nada disto consta no documento do carro? Os nº's de serie dos meus hondas são como os da imagem, mas se eu mudar o motor como é que as autoridades dão por isso?

                                            Quanto à procura do VTI, a resposta é sim, o problema é que estão todos xunados.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                                              Sim eu sei que esse número existe, mas caso eu altere o motor como é que alguém pode comparar com o nº de série do motor de origem se nada disto consta no documento do carro? Os nº's de serie dos meus hondas são como os da imagem, mas se eu mudar o motor como é que as autoridades dão por isso?

                                              Quanto à procura do VTI, a resposta é sim, o problema é que estão todos xunados.
                                              A placa do construtor, não tem lá a serie do motor?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                                                E "nitro" não tem sabes??!!
                                                È que na parte de tras tem la os bancos

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  A placa do construtor, não tem lá a serie do motor?

                                                  Estive a ver e está lá sim senhor. Mas é algo que não me parece difícil de falsificar!!! LOL

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                                                    Sim eu sei que esse número existe, mas caso eu altere o motor como é que alguém pode comparar com o nº de série do motor de origem se nada disto consta no documento do carro? Os nº's de serie dos meus hondas são como os da imagem, mas se eu mudar o motor como é que as autoridades dão por isso?

                                                    Quanto à procura do VTI, a resposta é sim, o problema é que estão todos xunados.
                                                    Andas a procurar nos sitios errados então.

                                                    Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                                                    Estive a ver e está lá sim senhor. Mas é algo que não me parece difícil de falsificar!!! LOL
                                                    Faz isso e dpois de tiveres uma azar tas completamente queimado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                      Andas a procurar nos sitios errados então.
                                                      Já agora um opinião sff. Será caro dar 5 000€ por um EG9 com 134 kkm dum mecânico amigo meu da honda com a pintura toda queimada?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                                                        Já agora um opinião sff. Será caro dar 5 000€ por um EG9 com 134 kkm dum mecânico amigo meu da honda com a pintura toda queimada?
                                                        É o preço deles com pintura boa...

                                                        se tem pintura queimada tem de se abater no preço.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por sandrofidalgo Ver Post
                                                          boas!
                                                          podiam me dizer se dá para adaptar um turbo num renault clio 1.2 de 1996.
                                                          se der, digam me, s.f.f que tipo de turbo.

                                                          obg

                                                          Mete um Vtec em vez do Turbo.

                                                          Comentário

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