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Carta Especial para Autocaravana?

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    Carta Especial para Autocaravana?

    Boas!

    Eu e a minha namorada estamos a pensar alugar uma Autocarava no verão!

    Mas não sei se será preciso alguma carta especial, do género carta com reboque ou isso para conduzir uma autocaravana!

    Alguém em pode elucidar sobre isto?

    Já agora alguém sabe preços para alugar estas viaturas?

    Cumps

    #2
    só precisas caso o peso bruto ultrapassar os 3500 kgs.
    Quase todas elas só precisas de carta de ligeiro.

    Comentário


      #3
      Em princípio só precisas de carta de ligeiros desde que o peso da autocaravana não ultrapasse os 3500 kg. Um primo meu tem uma autocaravana e pelo que ele diz é assim que funciona.

      Comentário


        #4
        Posso ir com vocês??

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por PT82

          Posso ir com vocês??
          Pau-de-cabeleira?

          Comentário


            #6
            Senao ultrapassar os 3500kgs basta a de ligeiros tal como ja foi referido aqui.
            O Aluguer uma vez pesquisei e rondava os 150€ por dia

            Comentário


              #7
              Os preços acho que são como os hoteis. Têm épocas altas e baixas. Acho que nestas alturas do verão é capaz de andar pelos 200€ ou mais (consoante o tamanho e equipamentos).

              Comentário


                #8
                Possa é muito caro!

                Se calhar vou esperar por uma época mais baixa!

                De qualquer da formas depois vou-me informar melhor sobre isso!

                Alguém sabe quais as mais fiaveis? Vejo muitas Fiat´s por ai...

                Comentário


                  #9
                  Bom, vim escavar isto porque tenho exactamente a mesma dúvida!

                  Queria ver uma coisa destas para 5 ou 6 dias, na verdade até só estava à procura de uma daquelas VW Marco Polo ou California (já não me recordo, conhecia alguém que tinha uma...).

                  Fui ver ao site de uma empresa cá do Porto e é engraçado como todas sem excepção pesam entre 3495Kg e 3499Kg

                  Alguém me pode dar umas luzes? Só tenho carta de carro e mota, posso conduzir isto? Quanto gasta uma coisa destas? 25L/100? E água, gás e casas de banho? O resto...bom, se for para a frente aprendo na altura...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                    Bom, vim escavar isto porque tenho exactamente a mesma dúvida!

                    Queria ver uma coisa destas para 5 ou 6 dias, na verdade até só estava à procura de uma daquelas VW Marco Polo ou California (já não me recordo, conhecia alguém que tinha uma...).

                    Fui ver ao site de uma empresa cá do Porto e é engraçado como todas sem excepção pesam entre 3495Kg e 3499Kg

                    Alguém me pode dar umas luzes? Só tenho carta de carro e mota, posso conduzir isto? Quanto gasta uma coisa destas? 25L/100? E água, gás e casas de banho? O resto...bom, se for para a frente aprendo na altura...

                    Acho que tendo a B podes conduzir até 3500Kg, por isso podes.
                    As outras questões, não sei

                    Comentário


                      #11
                      A grande maioria das autocaravanas são veículos ligeiros, ou seja, com um peso bruto máximo de 3500KG.

                      Os pesos mostrados nesse site são os máximos da autocaravana mais carga, daí serem próximos do peso bruto.

                      Na realidade uma autocaravana carregada com tralha para duas semanas mais 5 pessoas deve passar o peso limite.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                        A grande maioria das autocaravanas são veículos ligeiros, ou seja, com um peso bruto máximo de 3500KG.

                        Os pesos mostrados nesse site são os máximos da autocaravana mais carga, daí serem próximos do peso bruto.

                        Na realidade uma autocaravana carregada com tralha para duas semanas mais 5 pessoas deve passar o peso limite.
                        Isso impede que a possa conduzir com carta de ligeiro de passageiros? Para além de dúvidas quanto ao consumo, água, casas de banho, etc, também não sei bem como é em relação à electricidade e aos locais onde posso estacionar o bisonte...(sem serem parques de campismo).

                        Comentário


                          #13
                          Um veículo ligeiro é sempre ligeiro, se tiver carga a mais está em infracção.

                          As autocaravanas tem baterias que são suficientes para TV LCD + iluminação durante vários dias/semanas. Para recarregar basta ligar a uma tomada normal. O fogão é a gás, e o frigorífico funciona a electriidade ou gás.

                          Para estacionar/acampar existe apenas um pormenor. Se a autocaravana tiver apenas as 4 rodas directamente no chão está estacionada, e pode ficar em qualquer local. Se tiver mais algum acessório, já se considera acampamento, o que poderá não ser permitido em todos os locais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                            Bom, vim escavar isto porque tenho exactamente a mesma dúvida!

                            Queria ver uma coisa destas para 5 ou 6 dias, na verdade até só estava à procura de uma daquelas VW Marco Polo ou California (já não me recordo, conhecia alguém que tinha uma...).

                            Fui ver ao site de uma empresa cá do Porto e é engraçado como todas sem excepção pesam entre 3495Kg e 3499Kg

                            Alguém me pode dar umas luzes? Só tenho carta de carro e mota, posso conduzir isto? Quanto gasta uma coisa destas? 25L/100? E água, gás e casas de banho? O resto...bom, se for para a frente aprendo na altura...
                            Podes conduzir à vontade pois como os pesos mostram são veiculos ligeiros. Esses pesos são calculados de propósito para ficarem dentro do limite de ligeiros.

                            Depende do tipo de auto caravana, uma "capuccine" bem carregada 16l/100km, por aí.

                            Água onde basicamente apanhes uma mangueira que possas usar, em último caso parques de campismo. Electricidade depende muito do que queiras, se andares regularmente tens electricidade "básica", se quiseres microondas, ar condicionado, etc etc só com geradores ou então ligado à rede nos parques de campismo. Mas como é para alugar isto não te interessa muito.

                            Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                            A grande maioria das autocaravanas são veículos ligeiros, ou seja, com um peso bruto máximo de 3500KG.

                            Os pesos mostrados nesse site são os máximos da autocaravana mais carga, daí serem próximos do peso bruto.

                            Na realidade uma autocaravana carregada com tralha para duas semanas mais 5 pessoas deve passar o peso limite.
                            Uma autocaravana "grande" carregada ultrapassa sempre o limite, uma vez andei numa que com 4 pessoas (e aquilo podia levar 6) mais a tralha toda lá dentro mas sem sequer grandes exageros chegava às 4 toneladas.

                            Comentário


                              #15
                              olha que não é bem assim, o aluguer de uma autocaravana que se preze, no mes de agosto custa uma media de 180 euros por dia, dependendo por quanto tempo o alugas, sempre fica mais barato que ir a hoteis , restaurantes, e podem ir ate 6 pessoas. no entanto se fores num carro particular poupas no combustível, uma autocaravana " capuchine" gasta no minimo 14L/100kms carregada.

                              Comentário


                                #16
                                Não fazia ideia que consumissem tanto

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pateta Ver Post
                                  Não fazia ideia que consumissem tanto

                                  Para levar com o peso todo, tem que consumir.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pateta Ver Post
                                    Não fazia ideia que consumissem tanto
                                    Basicamente trata-se de um tijolo de +2,5m de altura a mover-se contra o ar arrastando no minimo 3.5 toneladas. Não é propriamente um 1.6TDI bluetomotion.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esquece a história dos pesos. Precisas de carta de ligeiros. A maioria das autocaravanas de tamanho médio/grande com ocupantes e tralha ultrapassa os 3500kg...anda (ou andou) uma proposta a nível europeu para conceder uma excepção às caravanas na questão do peso, nem sei se chegou a ir para a frente ou não.

                                      Locais onde podes parar depende se é uma zona turística ou não. A aversão a campistas no meio de zonas concorridas está presente nestas zonas e o meu conselho é ir sempre para parque de campismo. Fora de grandes centros ou zonas turísticas (aldeias, vilas, interior, etc, etc) não há questões de espaço e normalmente é pacífico. Mas sempre atento a sinalização a proibir campismo.

                                      Consumos depende do pé do condutor, do motor, da testa da menina e da direcção do vento Faço 10L/100 a 100-110Km/h salta para os 14-16L se andar nos 140-150Km/h.

                                      O funcionamento do equipamento é simples. E se vais alugar concerteza dão-te uma explicação de como funcionam.

                                      Em relação à condução, é preciso ter sempre em mente o peso, a altura (pontes, árvores, varandas e coisas que o valham aparecem do nada), visibilidade traseira/ângulos mortos e o "leque" ao curvar caso a menina seja comprida.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                        Basicamente trata-se de um tijolo de +2,5m de altura a mover-se contra o ar arrastando no minimo 3.5 toneladas. Não é propriamente um 1.6TDI bluetomotion.
                                        E muitas delas submotorizadas (sobretudo as mais antigas).

                                        Comentário


                                          #21
                                          E já agora, se fôr para duas pessoas não vás para uma capuchine. Gasta mais e perdes em agilidade (e, presumo, o aluguer será mais caro).

                                          Comentário


                                            #22
                                            O meu pai tem uma fiat 3.0multijet de 7.5m comprido,prefilada, e e raro passar dos 10lts/1oo.
                                            Vazia pesa3450kg no livrete. Mas com tudo dentro ultrapassa as 4tn.
                                            Normalmente trazem bateria de habitaculo e panel solar de carregamento. Mas mesmo assim, se usufruir de fogao electrico,frigo a electricidade, nao da para muito tempo.
                                            Ha parques de campismo onde a electricidade esta incluida no preco como parques camararios. Os privados tipo Orbitur e mais caro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ok, obrigado a todos pelos esclarecimentos.

                                              Realmente andei a ver e chamou-me a atenção uma pequena (somos só dois, 6/7 dias) que ainda admite quase 800kg de carga adicional e pedem 170€ pela semana...suponho que seja uma fiat... Algo mais luxuoso custaria mais 20€, mas para quem até ia acampar não sei se vale a pena, além de que não vejo diferenças nenhumas (mas pronto, na altura, se estiver em melhor estado, também não são 20€ que vão fazer assim tanta diferença)

                                              Estou a pensar fugir da confusão, pelo provavelmente vou ficar algumas noites fora de parques. Assim posso viajar um pouco pelo país sem ter que fazer reservas em hotéis e ter que andar na mesma a conduzir para todo o lado, fazer e desfazer malas, programar tudo com bastante antecedência...acaba por me ficar muito mais em conta, mesmo que seja uma bêbada a pedir gasóleo.

                                              Fui pesquisar um bocado e realmente na minha terra natal, que é muito turística, aparecem muitas junto ao mar, em parque de estacionamento público. Não têm é nada cá fora nem ocupam mais que o espaço normal de uma carrinha das mesmas dimensões. Mas vou estar atento a essas situações, até porque não quero incomodar ninguém nem ser incomodado, mas como conheço alguns sítios semi-desertos por aí fora acho que vai ser uma boa experiência.

                                              Só uma dúvida, estas coisas costumam ter motores de acordo com o peso? Eu não estou habituado a conduzir nada tão grande, vou ter que estar bem atento, mas o medo que tenho é de ficar "preso" em algum lado por falta de força (se bem que não me vou meter nas aldeias perdidas do Gerês...).

                                              Se isto correr bem, já estamos a pensar para o ano ir pela Europa...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                                E já agora, se fôr para duas pessoas não vás para uma capuchine. Gasta mais e perdes em agilidade (e, presumo, o aluguer será mais caro).
                                                Capuchine? Pequena, é isso? Bom, não estou a pensar em nada com menos de 6m nem com mais de 6,5... Esse comprimento para mim é fácil. Pior vão ser os mais de 2m de largura...e não me esquecer dos mais de 2 e meio de altura.

                                                Não preciso de nada que ande muito depressa, não tenciono fazê-lo nem andar em autoestradas...mas preciso que consiga arrancar numa subida com alguma inclinação sem estar alia gemer por todo o lado...apenas isso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                                  Capuchine? Pequena, é isso? Bom, não estou a pensar em nada com menos de 6m nem com mais de 6,5... Esse comprimento para mim é fácil. Pior vão ser os mais de 2m de largura...e não me esquecer dos mais de 2 e meio de altura.

                                                  Não preciso de nada que ande muito depressa, não tenciono fazê-lo nem andar em autoestradas...mas preciso que consiga arrancar numa subida com alguma inclinação sem estar alia gemer por todo o lado...apenas isso.
                                                  Cuidado com os túneis, ainda ficas careca

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                                    Capuchine? Pequena, é isso? Bom, não estou a pensar em nada com menos de 6m nem com mais de 6,5... Esse comprimento para mim é fácil. Pior vão ser os mais de 2m de largura...e não me esquecer dos mais de 2 e meio de altura.

                                                    Não preciso de nada que ande muito depressa, não tenciono fazê-lo nem andar em autoestradas...mas preciso que consiga arrancar numa subida com alguma inclinação sem estar alia gemer por todo o lado...apenas isso.
                                                    Capuchine é isto:


                                                    Perfilada:



                                                    Ainda existem as integrais que são aquelas que parecem autocarros e as autovivendas.

                                                    As capuchine têm cama fixa por cima do cockpit o que dificulta ainda mais a aerodinamica, sendo só dois o melhor seria uma perfilada com cama fixa na traseira, gastam menos e normalmente são mais maneirinhas.
                                                    Não te preocupes com as dimensões que ao fim de meia duzia de kilometros estás mais que habituado, para estacionar, se não estiver equipada com camara de recuo, é mandar a mulher sair e ajudar a fazer a manobra.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Obrigado ragazzito. A que andei a ver é perfilada, por mais 20€ há uma dessas que parecem uma mini autovivenda, mas o interior é quase idêntico (mudam umas superfícies).

                                                      Para estacionar, se levar bicicleta meto a da minha namorada mais atrás, quando ouvir estalar está bom!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        por acaso deu-me a curiosidade e fui ver preços, e no olx ve-se algumas com preços, no minimo dos minimos suspeito, 10 anos e algumas um pouco mais novas na casa dos 5 mil euros

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não se esqueçam que também precisam de um sítio, de vez em quando, para despejar os resíduos.

                                                          As minhas preferidas são mesmo as deste género

                                                          (neste caso uma Viano Marco Polo)

                                                          Mas já obrigam a c#gar no mato visto não terem WC Mas a mobilidade que permitem é incomparável.
                                                          Ou então as autovivendas


                                                          Capuchinos e perfiladas em algumas nacionais acho que já se vêem um bocadinho "à rasca".
                                                          Editado pela última vez por Fadista; 21 June 2011, 07:23.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post

                                                            Só uma dúvida, estas coisas costumam ter motores de acordo com o peso? Eu não estou habituado a conduzir nada tão grande, vou ter que estar bem atento, mas o medo que tenho é de ficar "preso" em algum lado por falta de força (se bem que não me vou meter nas aldeias perdidas do Gerês...).
                                                            Têm os mesmo motores das carrinhas que lhes dão origem. Penso que actualmente aguentam-se bem. As dos anos 80/90 é que as vês com 80 cavalos, às vezes até menos
                                                            Editado pela última vez por Fadista; 21 June 2011, 06:17.

                                                            Comentário

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