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Vibração volante Citroen C4

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    Vibração volante Citroen C4

    Boas, tenho um Citroen C4, com cerca de 4.000 Km, notei que à cerca de 2 semanas cada vez que travo sinto uma pequena vibração no volante, principalmente se vou dos 100 km travando lentamente. O que poderá ser? Será que falta ar nos pneus ?
    Agradeço ajuda.

    #2
    Rodas desiquilibradas, ve se algum peso saltou fora de uma das rodas.

    Ou mais complicado (em termos monetários), algum disco de travão empenado. terás lavado o carro com os discos muito quentes ?

    Comentário


      #3
      Obrigado colega Santos, o carro tem 6 meses, nunca lavei com discos quentes, apenas sinto a tal pequena vibração dos 100 para baixo, em pequenas velocidades não vibra, se for dos travões empenados tem quanto tempo de garantia ?
      Desde já o meu obrigado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pombal Ver Post
        Obrigado colega Santos, o carro tem 6 meses, nunca lavei com discos quentes, apenas sinto a tal pequena vibração dos 100 para baixo, em pequenas velocidades não vibra, se for dos travões empenados tem quanto tempo de garantia ?
        Desde já o meu obrigado.
        Basta teres passada por uma poça de água com os discos muto quentes.

        Garantia? Costumam querer esquivar-se, mas aperta com eles.

        Comentário


          #5
          Bem vindo ao clube dos 307, C4 e 308.

          Já tive um 307, e como muitos outros com essa plataforma, tinha esse problema. Até foram trocados os discos por uns melhores. Isto depois de o terem feito na garantia.



          Também vibrava a direcção por volta dos 130km/h e o eixo traseiro dava pancadas secas em buracos.

          São coisas características desses carros.

          Comentário


            #6
            Boas, e parabéns pelo fórum

            Aproveito este tópico para vos colocar a seguinte questão.

            Também possuo um Citroen C4 1.6hdi92 coupe, e noto que em velocidades acima dos 120kmh, aproximadamente, o carro faz muito barulho e o volante treme, mas pára se virar ligeiramente para a esquerda!!

            Alguém me pode dizer o que poderá ser?

            Obrigado

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pombal Ver Post
              Boas, tenho um Citroen C4, com cerca de 4.000 Km, notei que à cerca de 2 semanas cada vez que travo sinto uma pequena vibração no volante, principalmente se vou dos 100 km travando lentamente. O que poderá ser? Será que falta ar nos pneus ?
              Agradeço ajuda.
              Se apenas notas ao travar, então pode muito bem ser discos
              empenados.

              Com 4.000Km... isso é que é estranho... ou aconteceu o
              que já te disseram:

              - Discos destemperados por aquecimento elevado e
              arrefecimento súbito, e posteriormente empenaram...

              Ou:

              - Podes ter feito uso exagerado durante a rodagem...

              Por outro lado, também pode ser algo mais simples, como
              gordura ou outro tipo de sujidade no disco. Mas se fosse
              isto de certeza que desapareceria rapidamente ao fim de
              algumas travagens.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MAGMA Ver Post
                Boas, e parabéns pelo fórum

                Aproveito este tópico para vos colocar a seguinte questão.

                Também possuo um Citroen C4 1.6hdi92 coupe, e noto que em velocidades acima dos 120kmh, aproximadamente, o carro faz muito barulho e o volante treme, mas pára se virar ligeiramente para a esquerda!!

                Alguém me pode dizer o que poderá ser?

                Obrigado
                Pode ser muita coisa.

                Desde um simples desequilíbrio das rodas, a um não tão
                simples desalinhamento da direcção, até uma perigosa
                direcção aberta ou com folga. Ou pneus ovalizados.

                Bateste com uma roda num buraco?
                Costumas subir passeios?
                Andas a "queimar" pneus em arranques/piões?

                Comentário


                  #9
                  Obrigado pela resposta,

                  Queimar pneus em arranques/piões não é de certeza, porque eles são caros!!!

                  Sendo assim vou tratar de alinhar a direcção e calibrar os pneus a ver se resolvo o problema.

                  Já agora o que é isso de "direcção aberta ou com folga"? Fica caro de resolver?

                  Abraço

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MAGMA Ver Post
                    Obrigado pela resposta,

                    Queimar pneus em arranques/piões não é de certeza, porque eles são caros!!!

                    Sendo assim vou tratar de alinhar a direcção e calibrar os pneus a ver se resolvo o problema.

                    Já agora o que é isso de "direcção aberta ou com folga"? Fica caro de resolver?

                    Abraço
                    Direcção aberta ou com folga significa ou um simples
                    desalinhamento da direcção que provoque uma divergência
                    das rodas (em lugar de estarem paralelas), ou algo que se
                    tenha soltado ou partido e que provoque uma alteração
                    dinâmica dessa mesma divergência/convergência.

                    Só conduzindo o carro para saber. O ideal é andar com
                    cuidado até resolver o problema. Quanto mais não seja
                    porque, como dizes, os pneus estão caros, e um desequilíbrio
                    e/ou desalinhamento da direcção provoca um desgaste
                    anormal dos pneus. Muitas vezes, se o problema for resolvido
                    tardiamente, até será aconselhável trocar de pneus.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                      Bem vindo ao clube dos 307, C4 e 308.

                      Já tive um 307, e como muitos outros com essa plataforma, tinha esse problema. Até foram trocados os discos por uns melhores. Isto depois de o terem feito na garantia.



                      Também vibrava a direcção por volta dos 130km/h e o eixo traseiro dava pancadas secas em buracos.

                      São coisas características desses carros.
                      Isso de vibrar a travar é normal se tiver discos empenados. Não é por ser um 307 ou C4.

                      Já a questão da vibração por volta dos 120-130 é que é um mistério. Na minha SW melhorou muito após a troca dos Dunlop de origem pelos Michelin que comprei.

                      Já sobre o eixo traseiro o problema é tão simples que demorou a ser descoberto. Eram apenas as protecções plásticas dos amortecedores que se soltavam e passando num buraco ou lomba, faziam bastante ruído. Um pouco de silicone e não se soltam.

                      Comentário


                        #12
                        O C4 tem que jante, 16" ou 17"? Sao os que tem jante de 17" que tem dado mais problemas, pelo q tenho ouvido. No caso do 307 (poderá aplicar-se tb ao C4, pois tem genese partilhada) a solução é alinhamento "muito rigoroso e equilibragem dinamica das rodas utilizando massas de tipo mais recente", segundo o consultorio tecnico da revista AutoFoco que saiu esta quinta feira. Compra a revista se puderes (passe a publicidade)

                        Comentário


                          #13
                          As Jantes são de 17", segundo a oficina da citroen da zona desconhece este problema, num carro com 4.000km. Mas o que o me ademira é o facto de a citroen conhecer este problena e não resolver ! Será isto um problema que poderá ser resolvido ? ou mais tarde ou mais cedo aparece
                          novamente !
                          abraços.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                            Direcção aberta ou com folga significa ou um simples
                            desalinhamento da direcção que provoque uma divergência
                            das rodas (em lugar de estarem paralelas), ou algo que se
                            tenha soltado ou partido e que provoque uma alteração
                            dinâmica dessa mesma divergência/convergência
                            .

                            Só conduzindo o carro para saber. O ideal é andar com
                            cuidado até resolver o problema. Quanto mais não seja
                            porque, como dizes, os pneus estão caros, e um desequilíbrio
                            e/ou desalinhamento da direcção provoca um desgaste
                            anormal dos pneus. Muitas vezes, se o problema for resolvido
                            tardiamente, até será aconselhável trocar de pneus.
                            Coincidência... No rally deste fim-de-semana, o XSARA de Solberg perdeu
                            uma peça... ficou com a roda direita meio solta (em termos direccionais).

                            Comentário


                              #15
                              Bem vindo ao clube.

                              Tenho um C4 que aos 40.000 kms levou discos novos (em garantia) por estarem empenados. Na realidade eles já estavam empenados há algum tempo, só que aproveitei a revisão para mandar trocar.

                              Pouco tempo depois, os discos novos estavam na mesma.

                              Na minha opinião, há algo de errado com as dimensões dos discos e/ou sistema de arrefecimento dos mesmos.

                              Não é preciso apertar muito com eles para empenarem.

                              No entanto, como curiosamente eles não atingem níveis de empeno muito grandes (o carro nunca vibra todo como se fosse desmanchar-se) já desisti de tentar resolver esse problema.

                              No entanto estes carros têm outra trepidação crónica quase impossível de eliminar, que é ao rodar perto dos 120 km/h (sem travar).
                              O meu já foi calibrado e recalibrado e nunca ficou a 100%. Aliás, há alturas em que trepida mais do que noutras, o que não me parece ser um problema estático.

                              Eu já aprendi a viver com estes defeitos (mais a traseira com suspensão de pau). Não há muito a fazer.

                              Comentário


                                #16
                                Amigo rca33, obrigado. Em relação a este problema a vibração ainda é minima, mas como tem a penas 6 meses e 4.000 km, achei cedo para o problama desta natureza. Mas concordo contigo, é uma coisa que não me chateia, mas já dei conhecimento à Citroen para mais tarde não dizerem que não lhes pus o problema. O meu receio é que comecei a mexer e depois ainda fica pior. Porque se travar com mais força esta vibração não se faz sentir.
                                Mais uma vez obrigado e um abraço do meio do Atlântico.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pombal,

                                  Não tens nada que agradecer.

                                  No entanto eu sugeria-te levantares os problemas que entenderes o mais cedo possível.

                                  Quando eu me queixei dos discos empenados aos 40.000 kms, o concessionário alertou-me que com essa quilometragem a Citroen poderia já não considerar garantia.

                                  É claro que não estando os discos gastos nem vidrados mas sim empenados, não se tratava de desgaste ou má utilização, mas sim de um defeito (que eles próprios sabem melhor que ninguém).

                                  No entanto tem a noção de que se te trocarem os discos em garantia, pagas sempre as pastilhas novas, ou seja, à volta de 100 euros com mão-de-obra.

                                  Por isso, podes sempre reclamar o problema, já que se está a manifestar cedo.

                                  Uma coisa que não experimentei foi fazer a calibragem no local (com as rodas no carro), pelo que não sei se não seria mais eficiente para resolver a trepidação em torno dos 120 km/h. Mas como digo, parece que ao andar algum tempo a essa velocidade a trepidação diminui imenso, quase desaparecendo, pelo que nem me incomodei a tentar essa solução.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se treme a travar os discos têm empeno.
                                    Se os discos têm 4000km estão novos, basta rectificá-los. Na origem até costuma haver máquina que os rectifica no sítio, sem desmontar.
                                    Boa sorte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bons dias pessoal, desculpa a minha ignorância na matéria, quando falamos de discos, são apenas os discos das rodas da frente ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Normalmente são os da frente.

                                        O meu levou a frente e na traseira ainda estão os originais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Esqueci-me de perguntar uma coisa ? Esta vibração deveria sentir ao travar em qualquer velocidade ? sinto apenas quando venho em velocidades mais altas, uma vez que tenho que travar com mais força ! Se venho em velocidades não supeiores aos 80 Km não sinto nada !

                                          Comentário


                                            #22
                                            É mesmo assim. A trepidação só se nota a partir de determinada velocidade.

                                            Para notares a velocidades muito baixas, só se já estivessem num estado lastimável, e ainda assim em velocidades baixas já não seria uma trepidação, mas uma oscilação da velocidade de travagem (como se carregasses com mais e menos força alternadamente no pedal).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              É mesmo assim. A trepidação só se nota a partir de determinada velocidade.

                                              Para notares a velocidades muito baixas, só se já estivessem num estado lastimável, e ainda assim em velocidades baixas já não seria uma trepidação, mas uma oscilação da velocidade de travagem (como se carregasses com mais e menos força alternadamente no pedal).

                                              Tudo correcto.
                                              Só acrescento que o problema é sempre nos discos da frente, porque os de trás não têm tendência para empenar. O esforço de travagem é muito menor atrás, o peso é menor e a travagem (pressão de óleo) é limitada mecânicamente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bem uma coisa não entendo, se este carro, foi o carro do ano, penso que em 2005 se não estou em erro,com estes defeitos apresentados, não sei como foi possivel ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pombal Ver Post
                                                  Bem uma coisa não entendo, se este carro, foi o carro do ano, penso que em 2005 se não estou em erro,com estes defeitos apresentados, não sei como foi possivel ?
                                                  Uma coisa não tem nada que ver com a outra.

                                                  Depois, discos empenados pode acontecer a qualquer carro.

                                                  Por fim, quem te diz que é "defeito" do carro? Pode muito bem ter acontecido
                                                  por travagens fortes antes de as pastilhas "acamarem" aos discos, ou os
                                                  discos terem destemperado ao apanharem água estando quentes.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Até ter passado as rodas da frente para trás e vice-versa eu não tinha qualquer trepidação na direcção do meu C4 1.6HDi 92cv.

                                                    Agora, aos 25.000, depois de ter feito essa operação, em conjunto com calibração e alinhamento da direcção, a trepidação apareceu por volta dos 120-130 KM/H.
                                                    Eu até fiquei a pensar se não seria mau calibramento mas como até tenho tido boa experiência com a oficina onde me fizeram isso (Pneuvita), presumo que tenha surgido então o malfadado "bug"...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por paulomv Ver Post
                                                      Até ter passado as rodas da frente para trás e vice-versa eu não tinha qualquer trepidação na direcção do meu C4 1.6HDi 92cv.

                                                      Agora, aos 25.000, depois de ter feito essa operação, em conjunto com calibração e alinhamento da direcção, a trepidação apareceu por volta dos 120-130 KM/H.
                                                      Eu até fiquei a pensar se não seria mau calibramento mas como até tenho tido boa experiência com a oficina onde me fizeram isso (Pneuvita), presumo que tenha surgido então o malfadado "bug"...

                                                      A diferença é que tremer a travar é discos.
                                                      Tremer sem travar é falta de calibração.
                                                      Se depois de calibrado treme, ou é pneu defeituoso (nota-se rodando com ele na máquina de calibrar) ou jantes a precisar de ser desempenadas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        PElo que descreves tenho quase a certeza absoluta que são os discos. Mas penso que esse problema nunca chega a ficar plenamente resolvido. PElo conhecimento que tenho do C4 e de quem trabalha na citro!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem para já fui à citroen e sem fazer problemas, vão trocar os discos sem qualquer custo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas, pessoal, já foram trocados os discos no meu C4, está impecável ! Não tive qualquer problema com a Citroen, estavam na garantia. Agora tenho a seguinte duvida, que cuidados devo ter daqui para a frente ? Será que poderá acontecer novamente ? A unica coisa que fiz de " errado " foi ter lavado o carro e as jantes ( de imediato) depois de uma longa viagem, porque estava todo sujo.
                                                            Abraços

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