Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pug 406 2.0 HDI - Travões duros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pug 406 2.0 HDI - Travões duros

    Boas pessoal.

    Antes de mais, o carro é 406 2.0 HDI de 1999. O problema é que eu acho os travões demasiado duros. Quem anda com o carro é a minha mãe e diz que aquilo é mesmo assim Mas eu não me convenço.

    O carro trava bem, mas é preciso fazer uma força descomunal para conseguir meter o travão para baixo. Parece que já viram óleo dos travões, pastilhas e discos e estava tudo bem.

    Para terem uma ideia do quão duros são, é como se tivéssemos o carro desligado e carregássemos uma série de vezes no pedal do travão até já não o conseguirmos por para baixo outra vez...

    Alguém faz ideia do que isto possa ser?

    cumps

    #2
    Tenho um mas é a gasolina. De qualquer forma o pedal não se comporta nem um bocadinho assim. É até mole demais para o meu gosto e com um curso um bocadinho comprido.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
      Tenho um mas é a gasolina. De qualquer forma o pedal não se comporta nem um bocadinho assim. É até mole demais para o meu gosto e com um curso um bocadinho comprido.
      pois o de cá de casa também era assim. mas a minha mãe agora insiste que é normal eu tenho um 207 e realmente aquilo não tem nada ver com o meu...

      mas não fazes ideia do que possa ser?

      cumps

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por shark20 Ver Post
        pois o de cá de casa também era assim. mas a minha mãe agora insiste que é normal eu tenho um 207 e realmente aquilo não tem nada ver com o meu...

        mas não fazes ideia do que possa ser?

        cumps
        O servo-freio muito provavelmente.

        PS: Já agora uma dúvida: quando ligas a ignição para a posição de contacto, ouves uma ventoinha a fazer barulho na zona das luzes de leitura de mapas (plafonier)?
        Editado pela última vez por mrmike; 13 June 2009, 16:40.

        Comentário


          #5
          Possivelmente a bomba de vácuo avariada.. que alimenta o servo-freio.
          Editado pela última vez por telmauto; 13 June 2009, 17:24.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
            O servo-freio muito provavelmente.

            PS: Já agora uma dúvida: quando ligas a ignição para a posição de contacto, ouves uma ventoinha a fazer barulho na zona das luzes de leitura de mapas (plafonier)?
            isso ainda não tinha sido posto como hipótese... tenho que ver se mando ver disso. mas só substituindo o servo-freio é que se pode saber se é dele, certo? não há maneira de ter a certeza se é ou não sem o trocar?

            Quanto à ventoinha, sim ouço... mais perto do porta-luvas.

            cumps

            Comentário


              #7
              Tanto o servo-freio, como a bomba de vácuo como a bomba principal têm teste sem desmontagem.

              Comentário


                #8
                Pode ser também uma situação ainda mais grave.... correia de distribuição ligeiramente laça... solta que faz com que a arvore de cames não sincronize bem e do lado oposto a bomba de vácuo não trabalha bem, logo pedal duro.....

                Conselho : verificar nivel de óleo travões.
                Carregar pedal travão bem a fundo com carro desligado, colocar a trabalhar, se pedal começar logo a ficar esponjoso é bom sinal... se continuar duro, verificar tubos e bomba vácuo..... o problema é falta de vácuo.... agora aonde e porque ?

                Cuidado com a distribuição nestes carros....

                Tenho um táxi 406 2.0 Hdi 110 cv ... 308.000 km´s... zero problemas graves...

                Comentário


                  #9
                  Quanto à ventoinha, a mesma está no plafonier ( luzes de tecto ) . Pode-se desmontar e limpar com pincel .... barulho desaparece. Essa ventoinha no meio têm sensor de temperatura interior que serve para controlar ar condicionado no modo automático.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por R_D Ver Post
                    Pode ser também uma situação ainda mais grave.... correia de distribuição ligeiramente laça... solta que faz com que a arvore de cames não sincronize bem e do lado oposto a bomba de vácuo não trabalha bem, logo pedal duro.....

                    Conselho : verificar nivel de óleo travões.
                    Carregar pedal travão bem a fundo com carro desligado, colocar a trabalhar, se pedal começar logo a ficar esponjoso é bom sinal... se continuar duro, verificar tubos e bomba vácuo..... o problema é falta de vácuo.... agora aonde e porque ?

                    Cuidado com a distribuição nestes carros....

                    Tenho um táxi 406 2.0 Hdi 110 cv ... 308.000 km´s... zero problemas graves...
                    Tal como referido, o teste ao servo-freio pode ser feito injectando várias vezes o pedal com o motor parado, a fim de gastar o vácuo existente.
                    O pedal fica duro e em cima.
                    De seguida sem largar o pedal a fundo, por o motor a trabalhar. O pedal tem de descer e de seguida ficar macio. Se continuar duro e em cima não há vácuo.
                    Pode de facto ter o tubo de vácuo roto, aí ouve-se a perder pressão e vê-se a onde está a fuga.
                    Se o tubo está bom, pode estar o burrinho (bomba de vácuo) avariado, tirando o tubo vê-se se faz o vácuo normalmente.
                    Se o burrinho fizer vácuo, o defeito está no servo-freio.
                    Não entendo essa parte da correia laça... se avançasse, mesmo ligeiramente no carreto da árvore de cames deixava de haver vácuo claro... o motor ia à vida.
                    Se os tubos de travão da frente estiverem entupidos a ponto de travar mal, hão-de andar as rodas da frente presas, aí, nota-se ao abrandar sem travar, que o carro vai parar por andar travado (os tubos entupidos não deixam recuar o óleo e consequentemente os bombitos).
                    Já agora, para testar a bomba principal:
                    Com o motor a trabalhar, injectar várias vezes o pedal, de seguida travar a fundo e manter. Se o pedal for descendo há passagem na bomba principal.
                    Tudo isto é válido se tem óleo de travões claro, se está sangrado (senão o pedal é esponjoso, trava mal e mais em baixo) e se o resto já foi visto.

                    Boa sorte e vê isso que com travões não dá para facilitar!

                    Comentário


                      #11
                      boas!

                      obrigado a todos pela ajuda... como não percebo muito de mecânica (nada mesmo) só posso fazer aqueles testes de carregar no pedal... de resto não posso mexer em nada.

                      mas a correia de distribuição foi mudada há pouco tempo por isso não deve ser daí. o óleo dos travões também foi mudado porque a minha mãe disse que o tinha levado ao mecânico...

                      mas tenho mesmo que ver disto. como diz o telmauto, travões não é para facilitar. e é daquelas coisas que eu gosto de ter a certeza que andam bem no carro.

                      cumps e obrigado a todos. amanhã já vou tentar fazer uns testes e depois digo qualquer coisa

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por R_D Ver Post
                        Quanto à ventoinha, a mesma está no plafonier ( luzes de tecto ) . Pode-se desmontar e limpar com pincel .... barulho desaparece. Essa ventoinha no meio têm sensor de temperatura interior que serve para controlar ar condicionado no modo automático.
                        Obrigado! Estava para desmontar, mas se fosse feitio poupava o trabalho. Vou tratar disso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                          Tal como referido, o teste ao servo-freio pode ser feito injectando várias vezes o pedal com o motor parado, a fim de gastar o vácuo existente.
                          O pedal fica duro e em cima.
                          De seguida sem largar o pedal a fundo, por o motor a trabalhar. O pedal tem de descer e de seguida ficar macio. Se continuar duro e em cima não há vácuo.
                          Pode de facto ter o tubo de vácuo roto, aí ouve-se a perder pressão e vê-se a onde está a fuga.
                          Se o tubo está bom, pode estar o burrinho (bomba de vácuo) avariado, tirando o tubo vê-se se faz o vácuo normalmente.
                          Se o burrinho fizer vácuo, o defeito está no servo-freio.
                          Não entendo essa parte da correia laça... se avançasse, mesmo ligeiramente no carreto da árvore de cames deixava de haver vácuo claro... o motor ia à vida.
                          Se os tubos de travão da frente estiverem entupidos a ponto de travar mal, hão-de andar as rodas da frente presas, aí, nota-se ao abrandar sem travar, que o carro vai parar por andar travado (os tubos entupidos não deixam recuar o óleo e consequentemente os bombitos).
                          Já agora, para testar a bomba principal:
                          Com o motor a trabalhar, injectar várias vezes o pedal, de seguida travar a fundo e manter. Se o pedal for descendo há passagem na bomba principal.
                          Tudo isto é válido se tem óleo de travões claro, se está sangrado (senão o pedal é esponjoso, trava mal e mais em baixo) e se o resto já foi visto.

                          Boa sorte e vê isso que com travões não dá para facilitar!
                          boas pessoal.

                          já fiz este teste do travão e parece estar tudo bem. peço desculpa pela confusão mas eu ainda não tinha andado com o carro depois de a minha mãe ter mandado ver disto (esta semana ou na outra que passou, nao sei ao certo). ela disse que mudaram o óleo dos travões. agora sim parece estar tudo bem.

                          isso da ventoinha, como posso desmontar para limpar? e isso está onde especificamente? não há perigo de danificar alguma coisa ao limpar/desmontar? de referir que o carro tem tecto de abrir.

                          cumps e obrigado a todos pela ajuda!!!

                          Comentário


                            #14
                            Da correia de distribuição.... não é saltar um dente... isso irá por o motor a bater valvulas no minimo.... é ela estar muito ligeiramente laça... não estar bem apertada.... vai fazer que ao ligar o motor a bomba de vácuo não trabalhe bem, não vai logo ganhar vácuo.....

                            Com tecto de abrir não sei... no entanto deve ser igual.... onde está a lampada e o botão... isso sai tudo.... depois é so desaparafusar a moldura... sai logo tudo.......

                            Comentário


                              #15
                              Boas pessoal!

                              Após largos meses, surgiu agora novo problema. Para já parece-me que o primeiro não foi resolvido convenientemente.

                              O novo problema foi que acenderam umas luzes no painel do tablier. A de problemas nos travões (aquela que acende quando temos o travão de mão puxado) e uma que tem um carro a "escorregar" (digamos assim). Para além disso, apareceu no painel onde tem as informações do rádio e assim a informação de "anomalia ABS". Isto já anda assim às uns tempos mas o mecânico insiste que não é nada de anormal e que aquilo é um sensor sujo ou avariado e que a minha mãe pode andar descansada.

                              Mas hoje andei com o carro e apareceu uma nova mensagem que dizia "Anomalia frenado" (a língua mais próxima do português que o carro tem é o espanhol ). Alguém me sabe dizer o que se passa com o carro?

                              Já agora, alguém conhece algum sítio, perto de Coimbra, que possa ver esta situação? Alguma casa "especializada" nestes assuntos?

                              Desculpem o testamento mas era para explicar o melhor possível.

                              Cumps

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X