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Suspensão do Alfa 147

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    Suspensão do Alfa 147

    Boas,

    Recentemente adquiri um Alfa 147 jtd 140cv de 5 portas.
    Uma coisa que eu noto é que a suspensão é algo branda privilegiando o conforto em detrimento de um comportamento mais acutilante.
    Digo isso, porque já tinha conduzido por várias vezes um 147 1.6 de 3 portas onde a suspensão era mais seca.

    Pergunto aos entendidos, se é possível, com material de origem, tornar o diesel mais seco ou seja ter o mesmo comportamento que o 1.6.

    Será que basta colocar os amortecedores das versões a gasolina? Alguém já fez isso?

    Cumps.

    #2
    O seu JTD é um MKII? É que a para a 2ª serie passou a existir a opção de suspensão mais macia. Mas, por defeito, todos os que vieram para cá vinham com ela.

    Já a primeira serie nunca teve qualquer opção em relação à suspensão. No entanto o conjunto mola amortecedor dos JTD é ligeiramente diferente, nomeadamente devido ao peso do motor (não se podem trocar os amortecedores/molas pelos(as) usados(as) nos otto!!). A altura dos JTD é, também, ligeiramente diferente dos otto, sendo mais baixo cerca de ~1cm.
    Editado pela última vez por Throttleman; 16 June 2009, 23:24.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
      O seu JTD é um MKII? É que a para a 2ª serie passou a existir a opção de suspensão mais macia. Mas, por defeito, todos os que vieram para cá vinham com ela.

      Já a primeira serie nunca teve qualquer opção em relação à suspensão. No entanto o conjunto mola amortecedor dos JTD é ligeiramente diferente, nomeadamente devido ao peso do motor (não se podem trocar os amortecedores/molas pelos(as) usados(as) nos otto!!). A altura dos JTD é, também, ligeiramente diferente dos otto, sendo mais baixo cerca de ~1cm.
      O carro é de 2004 não tem nenhum "restiling" na estética.

      É possível tornar o comportamento idêntico aos otto? Nem que tenha de ir para material sem ser da marca.

      Comentário


        #4
        Os dois modelos têm um número de kms idêntico? Não será mais uma diferença de desgaste?
        De qualquer forma, pode-se sempre trocar os amortecedores por uns mais resistentes/duros, como uns Koni Sport. Ou trocar o conjunto completo mola/amortecedor, como o kit Eibach Pro System Kit, que altera também a altura ao solo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
          O seu JTD é um MKII? É que a para a 2ª serie passou a existir a opção de suspensão mais macia. Mas, por defeito, todos os que vieram para cá vinham com ela.

          Já a primeira serie nunca teve qualquer opção em relação à suspensão. No entanto o conjunto mola amortecedor dos JTD é ligeiramente diferente, nomeadamente devido ao peso do motor (não se podem trocar os amortecedores/molas pelos(as) usados(as) nos otto!!). A altura dos JTD é, também, ligeiramente diferente dos otto, sendo mais baixo cerca de ~1cm.
          Correcto!

          Suspensão gasolina num diesel nem pensar.
          Começa por andar com um pouco mais de pressão nos pneus.
          Vai melhorar alguma coisa.
          Se os amortecedores estiverem gastos o melhor é trocá-los e aí sim, compensa colocar uma destas sugestões (koni sport, reguláveis) pois de facto a susp. 147 é um pouco branda, para o peso e binário de um diesel de 140cv.
          No entanto, em A.E. tem um conforto digno duma "limousine" e uma 6.ª de um desportivo.
          Editado pela última vez por telmauto; 17 June 2009, 00:08.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
            Os dois modelos têm um número de kms idêntico? Não será mais uma diferença de desgaste?
            De qualquer forma, pode-se sempre trocar os amortecedores por uns mais resistentes/duros, como uns Koni Sport. Ou trocar o conjunto completo mola/amortecedor, como o kit Eibach Pro System Kit, que altera também a altura ao solo.
            o 1.6L tem mais quilómetros, 60k, enquanto que o meu tem 50k, mas levou uma esfrega em estrada com obras.
            Fazendo o teste meio leigo, tipo empurrar os guarda-lamas com as mãos para baixo, a suspensão mantém-se firme.

            Embora não pareça que a suspensão esteja com desgaste, a verdade é que quando travo o carro afocinha, quando acelero a frente levanta e quando viro o carro tomba demais, nem parece ser um Alfa (Ou sou eu que estou a ficar exigente).

            Desculpa estar a ser chato, mas gostaria de tirar isso a limpo, o kit Eibach Pro System Kit, para as versões diesel endurece a suspensão tornando-a firme?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
              Correcto!

              Suspensão gasolina num diesel nem pensar.
              Começa por andar com um pouco mais de pressão nos pneus.
              Vai melhorar alguma coisa.
              Se os amortecedores estiverem gastos o melhor é trocá-los e aí sim, compensa colocar uma destas sugestões (koni sport, reguláveis) pois de facto a susp. 147 é um pouco branda, para o peso e binário de um diesel de 140cv.
              No entanto, em A.E. tem um conforto digno duma "limousine" e uma 6.ª de um desportivo.
              O kit Koni sport é regulável em quê? Na altura ou no amortecimento?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fcamara Ver Post
                O kit Koni sport é regulável em quê? Na altura ou no amortecimento?
                Na dureza do amortecimento. Dá para por ao gosto.. e compensar da melhor forma o peso desse motor.

                Comentário


                  #9
                  Estamos a falar para que valores? Regulável, faz lembrar dinheiro com asas.

                  Comentário


                    #10
                    Eu tenho um 147 1.6TS e confirmo que a suspensão é dura e seca, privilegia o comportamento dinâmico em contrapartida penaliza o conforto.

                    Quando tiver que trocar suspensão no meu (isto se não for antes) irei optar por este setup:

                    - Koni FSD Shock Absorbers: Koni FSD Shock Absorbers for alfa romeo 147 parts and spares

                    +

                    -Eibach Pro kit Springs Pro kit springs for alfa romeo 147 parts and spares

                    Parece-me ser um excelente compromisso para qualquer 147 (excepção feita ao GTA).

                    Cumpts
                    Editado pela última vez por pmna; 17 June 2009, 03:21.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                      Eu tenho um 147 1.6TS e confirmo que a suspensão é dura e seca, privilegia o comportamento dinâmico em contrapartida penaliza o conforto.

                      Quando tiver que trocar suspensão no meu (isto se não for antes) irei optar por este setup:

                      - Koni FSD Shock Absorbers: Koni FSD Shock Absorbers for alfa romeo 147 parts and spares

                      +

                      -Eibach Pro kit Springs Pro kit springs for alfa romeo 147 parts and spares

                      Parece-me ser um excelente compromisso para qualquer 147 (excepção feita ao GTA).

                      Cumpts

                      Opta antes por estes Koni:



                      Nunca mais queres outra coisinha

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                        Eu tenho um 147 1.6TS e confirmo que a suspensão é dura e seca, privilegia o comportamento dinâmico em contrapartida penaliza o conforto.
                        (...)

                        Prefiro assim 1 milhão de vezes.

                        Entre os kits citados qual o melhor que satisfaz a anterior premissa?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por fcamara Ver Post
                          Desculpa estar a ser chato, mas gostaria de tirar isso a limpo, o kit Eibach Pro System Kit, para as versões diesel endurece a suspensão tornando-a firme?

                          Não há problema.
                          O Eibach Pro System Kit torna mais firme o amortecimento, acaba-se, também, o adornar em curva. Eu tive este kit no meu 147TS e posso-o recomendar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por fcamara Ver Post
                            O kit Koni sport é regulável em quê? Na altura ou no amortecimento?
                            Como já foi dito, é regulável no amortecimento. Mas, mesmo no amortecimento mais macio, os amortecedores são bastante secos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por fcamara Ver Post
                              Estamos a falar para que valores? Regulável, faz lembrar dinheiro com asas.
                              Os Koni, quando os procurei, faziam-me por valores a rondar os 700€, cá no norte, mais precisamente no representante Koni em Portugal.

                              Já o Kit Eibach acabou por ser mais barato, mesmo vindo da Alemanha, ficou por 600€.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                Eu tenho um 147 1.6TS e confirmo que a suspensão é dura e seca, privilegia o comportamento dinâmico em contrapartida penaliza o conforto.

                                Quando tiver que trocar suspensão no meu (isto se não for antes) irei optar por este setup:

                                - Koni FSD Shock Absorbers: Koni FSD Shock Absorbers for alfa romeo 147 parts and spares

                                +

                                -Eibach Pro kit Springs Pro kit springs for alfa romeo 147 parts and spares


                                Garanto-te que ficas mais satisfeito com o Eibach Pro System Kit, com um comportamento idêntico se não mesmo melhor, ainda consegue dar mais conforto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por fcamara Ver Post

                                  Prefiro assim 1 milhão de vezes.

                                  Entre os kits citados qual o melhor que satisfaz a anterior premissa?
                                  Eu experimentei vários setups e, sem dúvida, o que prefiro (e instalei) é o Kit completo Eibach.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                                    Garanto-te que ficas mais satisfeito com o Eibach Pro System Kit, com um comportamento idêntico se não mesmo melhor, ainda consegue dar mais conforto.
                                    hum...

                                    Eu pensava que os Koni FSD por serem dinâmicos seria, o melhor de 2 mundos, mas dada a tua experiência acredito perfeitamente no que me dizes.

                                    O que acaba por ser uma vantagem em todos os sentidos, é que o Kit Eibach Pro System até fica mais barato, estão actualmente no "alfisti.shop" a 549€.

                                    Throttleman, e comparando este kit com a suspensão que vem de origem no 147 1.6TS, o filtrar do piso melhora sem comprometer o comportamento?

                                    Cumpts

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por fcamara Ver Post

                                      Prefiro assim 1 milhão de vezes.

                                      Entre os kits citados qual o melhor que satisfaz a anterior premissa?
                                      Acredita que eu também prefiro uma suspensão com essas características, só que infelizmente 80% das estradas que temos estão em mau estado (pelo menos as que eu ando sim) e acabas por não tirar grande partido de uma suspensão desportiva.

                                      A Via Norte que faço com bastante frequência é uma vergonha.

                                      Em pisos degradados não tens conforto "nenhum" e também não beneficias do comportamento porque se andares rápido o carro vai perder mais aderência que outra coisa, pois vai "saltar" mais.

                                      Agora em pisos em bom estado é sem dúvida alguma excelente o seu comportamento.

                                      Eu pessoalmente quero arranjar um setup que não prejudique o handling, inclusive que o melhore e ao mesmo tempo que torne o "pisar" menos seco, é esse o meu objectivo.

                                      Cumpts
                                      Editado pela última vez por pmna; 17 June 2009, 12:36.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                        Opta antes por estes Koni:



                                        Nunca mais queres outra coisinha
                                        Para carro de dia-a-dia e tendo em conta as estradas que temos acho esse setup demasiado "hardcore".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                          Throttleman, e comparando este kit com a suspensão que vem de origem no 147 1.6TS, o filtrar do piso melhora sem comprometer o comportamento?

                                          Cumpts

                                          ´

                                          Bom, o comportamento melhora sobremaneira. Fica um kart comfortável. E essa melhoria é ainda mais notória quanto melhor é o piso. O mais interessante é que, em piso um pouco degradado, o comportamento consegue ser ainda melhor que o original. Este conjunto mola amortecedor é muito rápido e quando o piso é irregular consegue digerir essas imperfeições muito bem, agarrando ao piso de forma convicta. Se for muito degrado, aí é para esquecer, fica demasiado saltitão e desconfortável. A suspensão original ganha aí, sobretudo, devido ao curso acrescido dos amortecedores e molas.

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                                            ´

                                            Bom, o comportamento melhora sobremaneira. Fica um kart comfortável. E essa melhoria é ainda mais notória quanto melhor é o piso. O mais interessante é que, em piso um pouco degradado, o comportamento consegue ser ainda melhor que o original. Este conjunto mola amortecedor é muito rápido e quando o piso é irregular consegue digerir essas imperfeições muito bem, agarrando ao piso de forma convicta. Se for muito degrado, aí é para esquecer, fica demasiado saltitão e desconfortável. A suspensão original ganha aí, sobretudo, devido ao curso acrescido dos amortecedores e molas.

                                            Cumprimentos
                                            Obrigado pela resposta.

                                            E parece que encaixa na perfeição naquilo que eu pretendo.

                                            Cumpts

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                              Para carro de dia-a-dia e tendo em conta as estradas que temos acho esse setup demasiado "hardcore".
                                              Em estrada "má" andas devagar cumprindo os limites
                                              Afinados no minímo.
                                              Em estrada "boa" tás como queres
                                              Mesmo no minímo são muito bons... depois podes afinar até ao máximo (3 voltas); mas uma voltinha já chega.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                Em estrada "má" andas devagar cumprindo os limites
                                                Afinados no minímo.
                                                Em estrada "boa" tás como queres
                                                Mesmo no minímo são muito bons... depois podes afinar até ao máximo (3 voltas); mas uma voltinha já chega.

                                                Já ando devagar.

                                                Verdade seja dita, essa jante ajuda imenso.

                                                Parece-me que o Kit da eibach se adequa mais aquilo que pretendo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                  Obrigado pela resposta.

                                                  E parece que encaixa na perfeição naquilo que eu pretendo.

                                                  Cumpts
                                                  Thanks Throttleman pelo testemunho.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                    Já ando devagar.

                                                    Verdade seja dita, essa jante ajuda imenso.

                                                    Parece-me que o Kit da eibach se adequa mais aquilo que pretendo.
                                                    Existe é uma grande vantagem pela qual optei por Koni Sport.
                                                    Para além de poder eu afinar em alguns segundos a dureza; os Koni têm a grande vantagem de serem eternos, bastando apenas de 50.000 em 50.000 Kms fazer uma verificação a ver se necessitam de carga.
                                                    Mas são eternos; ou seja, pagas/investes mas tens ali material para toda a vida.
                                                    São pois ideais para quem pretende conservar a sua máquina

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                      Obrigado pela resposta.

                                                      E parece que encaixa na perfeição naquilo que eu pretendo.

                                                      Cumpts
                                                      Não tem de quê.

                                                      P.S. Depois de montar a nova suspensão só faltou instalar o Q2. Fazer rotundas era o maximo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por fcamara Ver Post
                                                        Thanks Throttleman pelo testemunho.

                                                        Não tem de quê.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Melhor ainda que os Koni Sport, tens os Bilstein B6. Estes sim, conjugados com umas bolas Eibach específicas para o 147, fazem dos melhores (senão mesmo o melhor) setup existente no mercado. São carotes, mas bem melhores que os Koni. Tenta saber um orçamento, às vezes existem surpresas
                                                          Boa sorte.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por M3 Ver Post
                                                            Melhor ainda que os Koni Sport, tens os Bilstein B6. Estes sim, conjugados com umas bolas Eibach específicas para o 147, fazem dos melhores (senão mesmo o melhor) setup existente no mercado. São carotes, mas bem melhores que os Koni. Tenta saber um orçamento, às vezes existem surpresas
                                                            Boa sorte.

                                                            Os B6 também são muito bons! Mas não é aconselhado serem montados com molas mais curtas. Onde o kit Eibach ganha ainda mais pontos é em baixar o centro de gravidade nuns bons 3cms. O preço dos 4 amortecedores anda à volta dos 650€.

                                                            Comentário

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