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Que futuro? Imposto sobre produtos petroliferos

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    Que futuro? Imposto sobre produtos petroliferos

    Lanço aqui um debate complicado.

    Que futuro para a politica do imposto sobre produtos petroliferos?

    Adiantando... eu sou dos que acha que se devia aumentar o imposto!!!

    Mas com condições (que acho que não vão acontecer), as condições seria uma diminuição dos impostos (equivalente em volume, lol) noutra componente (por exemplo no IRS).

    Ou seja, ficava mais caro andar de carro mas tinhamos o dinheiro para pagar esse aumento, agora perguntam voces "o que é que isso interessava?".

    Bem, para nos anteciparmos ao que ai vem, ou seja levar as pessoas a poupar nas deslocações, porque o actual cenario não é viavel e vais nos cair em cima.

    Correcto era isto ser a nivel europeu, isso ia levar as energias alternativas terem um intersse maior e dessa forma, haver interesse privado no seu desemvolvimento.

    Combustiveis baratos é a pior coisa que pode acontecer... vai chegar o dia em que eles sobem por ai a cima e depois não vamos ter alternativas, depois quero ver como vai ser!!!!

    #2
    Isto é só teóricos

    Devias ficar com mais dinheiro devias

    Então quem pagava o aumentos dos custos de transporte e produção?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
      Isto é só teóricos

      Devias ficar com mais dinheiro devias

      Então quem pagava o aumentos dos custos de transporte e produção?


      Tu e eu e os outros todos.

      Alerto só para não estar a falar de nada que saiu da minha cabeça, este é um debate que está a acontecer na America e que vai acontecer na Europa.

      Não sei se os exemplos são os que dei mas que a conversa vai para esse caminho.

      Quanto ao dinheiro era exactamente o mesmo, o dinheiro que o estado recebe a mais "só tinha que o injectar de novo nos contribuintes".

      Era facil fazer isso? não

      Ia ser justo? ia ser diferente, para variar uns ficavam a ganhar e outros a perder, mas isso tem um nome... mudança.

      Ficavamos a ganhar? sim, penso que iamos andar mais devagar, comprar carros que gastem menos, diminuir nas deslocações e forçar as marcas a lançarem os prototipos que guardam nos armazens e que só mostram nos salões...

      Mas podemos sempre continuar a enterrar a cabeça na areia.

      Comentário


        #4
        Pois mas nos EUA ainda não existe qualquer tipo de ISP.

        Eles têm só e apenas uma espécie de IVA e pronto. E se não me engano são uns míseros 5%.

        Porque que é que achas que lá 1 litro de gasolina são uns €0.30. Hoje talvez já sejam €0.40 e à um ano atrás chegou a ser €0.65. O que mesmo assim é muito pouco.

        Claro que depois está-se tudo a lixar para os consumos e a malta dos Prius é só para se afirmarem como superiores do ponto de vista moral, apenas e só.


        Por isso esse debate que falas já passou pela europa à muitos anos atrás.

        PS: Por cá vejo a malta muito mais preocupada com os consumos e emissões que nos states que são uns hipócritas. Mas isso é só a minha opinião.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post

          Ficavamos a ganhar? sim, penso que iamos andar mais devagar, comprar carros que gastem menos, diminuir nas deslocações e forçar as marcas a lançarem os prototipos que guardam nos armazens e que só mostram nos salões...
          Oh amigo...eu percebo pouco de carros, mas sei muito bem que conduzir não é um "trabalho". Conduzir (para mim e muitos outros) é um prazer...que raio de coisa....menos deslocações para quê? Para ficarmos enfiados em casa o ano inteiro? Ir viajar e conhecer culturas novas? Claro que não...porque não devemos gastar combustível!!! xD

          Que parvoíce. Combustível barato é o pior que pode acontecer, porque daqui a uns tempos os preços vão aumentar? Idiotice. Não sei se sabes (mas se não souberes, pesquisa), o custo de produção de um barril de petróleo custa $3. Cada barril é comprado (nos últimos dias) a perto de $70. Logo aí, há uma margem de $67 de lucro para o produtor. ESTE É O PRIMEIRO ROUBO.

          O segundo roubo são os impostos no combustível que cobrem mais do que 50% do preço "real".
          Caso não saibas, este negócio português do imposto alto tem efeitos nefastos para a economia (turismo de gasolina a Espanha, por exemplo), bem como custos de transportação maiores, para não falar que os produtos ficam BEM mais caros quando chegam ao seu destino final (loja a retalho -> consumidor).

          O "mito" do petróleo a acabar é apenas isso...um mito. Há-de acabar, sim senhor. Mas, de novo, se não souberes....podes pesquisar por "Principio de Hotelling" e "refutação do principio de hotelling" para veres que até o petróleo acabar, a tecnologia há-de proporcionar soluções bastante apelativas.

          Bem...tudo isto porque eu sou uma pessoa que odeia pagar mais €0,70 por litro de gasolina do que realmente devia (assim como a dupla tributação do IVA sobre o ISV na compra de carro novo), por mera estupidez, mesquinhez e pequenez do Governo que só sabe é chupar €€.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
            Pois mas nos EUA ainda não existe qualquer tipo de ISP.

            Eles têm só e apenas uma espécie de IVA e pronto. E se não me engano são uns míseros 5%.

            Porque que é que achas que lá 1 litro de gasolina são uns €0.30. Hoje talvez já sejam €0.40 e à um ano atrás chegou a ser €0.65. O que mesmo assim é muito pouco.

            Claro que depois está-se tudo a lixar para os consumos e a malta dos Prius é só para se afirmarem como superiores do ponto de vista moral, apenas e só.


            Por isso esse debate que falas já passou pela europa à muitos anos atrás.

            PS: Por cá vejo a malta muito mais preocupada com os consumos e emissões que nos states que são uns hipócritas. Mas isso é só a minha opinião.
            Sim não andas muito longe do que eu pensava ou penso, a ultima coisa que li (na campanha para as presidenciais do ano passado) o ISPP lá do sitio era de 18,4 centimos por galão.

            A preços de hoje dá 0,0348€ o litro, lol, têm muito imposto para subir...

            Atenção que se fala que a C.E. vai subir os valores minimos no imposto do gasoleo...
            Editado pela última vez por vsr200; 19 June 2009, 19:49.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post

              Atenção que se fala que a C.E. vai subir os valores minimos no imposto do gasoleo...

              Isso é o menos, quase. O Governo português devia era baixar os 404095859 impostos que tem sobre a gasolina para que esta fique competitiva com a de Espanha (isto era o mínimo dos mínimos, porque não deviamos seguir as politicas de um país que está com quase 20% de desemprego lol).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MJohnny Ver Post
                Oh amigo...eu percebo pouco de carros, mas sei muito bem que conduzir não é um "trabalho". Conduzir (para mim e muitos outros) é um prazer...que raio de coisa....menos deslocações para quê? Para ficarmos enfiados em casa o ano inteiro? Ir viajar e conhecer culturas novas? Claro que não...porque não devemos gastar combustível!!! xD

                Que parvoíce. Combustível barato é o pior que pode acontecer, porque daqui a uns tempos os preços vão aumentar? Idiotice. Não sei se sabes (mas se não souberes, pesquisa), o custo de produção de um barril de petróleo custa $3. Cada barril é comprado (nos últimos dias) a perto de $70. Logo aí, há uma margem de $67 de lucro para o produtor. ESTE É O PRIMEIRO ROUBO.

                O segundo roubo são os impostos no combustível que cobrem mais do que 50% do preço "real".
                Caso não saibas, este negócio português do imposto alto tem efeitos nefastos para a economia (turismo de gasolina a Espanha, por exemplo), bem como custos de transportação maiores, para não falar que os produtos ficam BEM mais caros quando chegam ao seu destino final (loja a retalho -> consumidor).

                O "mito" do petróleo a acabar é apenas isso...um mito. Há-de acabar, sim senhor. Mas, de novo, se não souberes....podes pesquisar por "Principio de Hotelling" e "refutação do principio de hotelling" para veres que até o petróleo acabar, a tecnologia há-de proporcionar soluções bastante apelativas.

                Bem...tudo isto porque eu sou uma pessoa que odeia pagar mais €0,70 por litro de gasolina do que realmente devia (assim como a dupla tributação do IVA sobre o ISV na compra de carro novo), por mera estupidez, mesquinhez e pequenez do Governo que só sabe é chupar €€.

                Como o colega Forista parece ser uma pessoa interessada sugiro (e aos outros também) a leitura do livro de Thomas L. Friedman "Quente, Plano e Cheio".

                Quanto ao resto penso que a sua opinião deve representar 90% dos Portugueses e 99,9€ do forum.

                Mas como fico curioso quando alguem diz que o rei vai nu, gosto de saber porque há um American que chama "imbecies como queremos ser" a quem pensa como 90% dos Portugueses e 99,9% do forum.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                  Sim não andas muito longe do que eu pensava ou penso, a ultima coisa que li (na campanha para as presidenciais do ano passado) o ISPP lá do sitio era de 18,4 centimos por galão.

                  A preços de hoje dá 0,0348€ o litro, lol, têm muito imposto para subir...

                  Atenção que se fala que a C.E. vai subir os valores minimos no imposto do gasoleo...
                  Não se fala, existe mesmo uma directiva em vigor e até 2015 o ISP no gasóleo terá de subir 1,6 cêntimos para ficar dentro das exigências.

                  Quanto ao tópico, estou de acordo com o princípio. Na generalidade dos casos os impostos ao consumo deviam ser bastante mais altos, com a inerente descida no IRS. Assim diminuía-se bastante a fuga ao fisco...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                    Não se fala, existe mesmo uma directiva em vigor e até 2015 o ISP no gasóleo terá de subir 1,6 cêntimos para ficar dentro das exigências.

                    Quanto ao tópico, estou de acordo com o princípio. Na generalidade dos casos os impostos ao consumo deviam ser bastante mais altos, com a inerente descida no IRS. Assim diminuía-se bastante a fuga ao fisco...
                    Mas essa constatação poderá mudar a breve porque o fundamento dos nossos impostos não acompanhou a evolução, nomeadamente a tecnologica, apesar da fuga ao fisco era mais facil cobrar impostos aos "trabalhadores por conta de outrem" que ao consumo.

                    Hoje em dia é muito facil cobrar impostos sobre o consumo, e de uma forma eficiente, logo o imposto sobre o trabalho podia ser revisto, há uma nova realidade que o permite, que há anos atrás não havia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                      Como o colega Forista parece ser uma pessoa interessada sugiro (e aos outros também) a leitura do livro de Thomas L. Friedman "Quente, Plano e Cheio".

                      Quanto ao resto penso que a sua opinião deve representar 90% dos Portugueses e 99,9€ do forum.

                      Mas como fico curioso quando alguem diz que o rei vai nu, gosto de saber porque há um American que chama "imbecies como queremos ser" a quem pensa como 90% dos Portugueses e 99,9% do forum.
                      Se tens alguma coisa a dizer, diz logo, não estejas com rodeios semânticos "imbecies" é giro.

                      Comentário


                        #12
                        Calma, pessoal!

                        Comentário


                          #13
                          Eu pessoalmente acho que a ideia do ISP (controlar consumos e importações) é correta no geral.

                          Agora, há é pormenores que deviam ser mudados; os mais importantes sendo, do meu ponto de vista:

                          - O gasóleo tem um benefício fiscal que atualmente não se justifica. Deve ser criado o gasóleo profissional para pesados e o resto paga como a gasolina.

                          - Uma parte substancial do dinheiro do ISP devia ser usada para promoção de alternativas

                          Comentário


                            #14
                            Parece que tens andado um pouco desatento aos tópicos
                            mais "batidos" aqui do fórum:

                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...combust%EDveis

                            Quanto ao aumento dos impostos na UE:

                            http://forum.autohoje.com/1062938687-post10930.html
                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1062938687

                            E num tópico onde já participaste:

                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...-gasolina.html

                            Actualizado há pouco tempo:

                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...asolina-2.html

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                              Eu pessoalmente acho que a ideia do ISP (controlar consumos e importações) é correta no geral.

                              Agora, há é pormenores que deviam ser mudados; os mais importantes sendo, do meu ponto de vista:

                              - O gasóleo tem um benefício fiscal que atualmente não se justifica. Deve ser criado o gasóleo profissional para pesados e o resto paga como a gasolina.

                              - Uma parte substancial do dinheiro do ISP devia ser usada para promoção de alternativas



                              100% de acordo.
                              Ou melhor... 50% de acordo. Não concordo com a escrita
                              segundo o AO.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                Eu pessoalmente acho que a ideia do ISP (controlar consumos e importações) é correta no geral.

                                Agora, há é pormenores que deviam ser mudados; os mais importantes sendo, do meu ponto de vista:

                                - O gasóleo tem um benefício fiscal que atualmente não se justifica. Deve ser criado o gasóleo profissional para pesados e o resto paga como a gasolina.

                                - Uma parte substancial do dinheiro do ISP devia ser usada para promoção de alternativas
                                Sim o imposto controla o consumo e importações mas podia ir um pouco mais além ao direccionar as opções de comprar, carros mais eficientes por exemplo.

                                Há gasóleo profissional!!! ou... mais ou menos... se tiveres uma empresa com veículos comerciais podes deduzir metade do iva do gasóleo (corrijam-me se não é este valor).

                                Isso de "usar" o dinheiro dos impostos é que acho que dá sempre mau resultado...

                                Com um aumento dos combustíveis, da electricidade, do gás, iríamos olhar com outros olhos para os painéis solares, os carros eléctricos, os electrodomésticos eficientes, essa sim era uma promoção para as alternativas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Impostos altos sobre os derivados do petróleo? Sim, faz sentido para diminuir a dependência energética externa do "ouro negro".

                                  Mas recordo que essa política já é seguida actualmente em todos os países europeus

                                  Se há alguém que andou a dormir, foram os Americanos. Bastava que os Americanos começassem a taxar gradualmente os combustíveis para baixar drasticamente o consumo mundial e, consequentemente, o preço do petróleo.

                                  E é isso que o Obama vai fazer, mais cedo ou mais tarde

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                    Há gasóleo profissional!!! ou... mais ou menos... se tiveres uma empresa com veículos comerciais podes deduzir metade do iva do gasóleo (corrijam-me se não é este valor).
                                    Penso que o queriam dizer era haver um gasóleo com um preço substancialmente mais baixo e o gasóleo normal deixar de ter o benefício que tem no nosso país.

                                    Sim, metade do IVA do gasóleo pode ser deduzido pelas empresas, e o mesmo acontece com o GPL.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Mas recordo que essa política já é seguida actualmente em todos os países europeus
                                      A nova questão é se os Americanos aumentarem os impostos dos combustíveis que devem fazer os Europeus? Bater palmas e ficar a ver?

                                      Haverá alguma jogada de antecipação que possamos fazer?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                        Penso que o queriam dizer era haver um gasóleo com um preço substancialmente mais baixo e o gasóleo normal deixar de ter o benefício que tem no nosso país.

                                        Sim, metade do IVA do gasóleo pode ser deduzido pelas empresas, e o mesmo acontece com o GPL.

                                        Sim, também acho que o queriam dizer era baixar o imposto no diesel, mas é exactamente isso que me parece errado, há mais formas de ajudar as empresas, há uma variedade enorme de imposto onde se pode mexer e que não afastavam as empresas de uma racionalização na logistica, na escolha de veiculos mais eficientes, etc.

                                        Mais grave era que criar o gasoleo profissional não ia evitar que se os combustiveis aumentarem 24 vezes num mês, iam aparecer novamente as empresas a dizer que não podia suportar esse aumentos...

                                        Claro que podemos sempre fazer isso, criar o gasoleo profissional e ficar á espera que os Americanos desenvolvam tecnologias mas eficientes para depois... irmos lá compra-las....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                          A nova questão é se os Americanos aumentarem os impostos dos combustíveis que devem fazer os Europeus? Bater palmas e ficar a ver?

                                          Haverá alguma jogada de antecipação que possamos fazer?
                                          Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                          Sim, também acho que o queriam dizer era baixar o imposto no diesel, mas é exactamente isso que me parece errado, há mais formas de ajudar as empresas, há uma variedade enorme de imposto onde se pode mexer e que não afastavam as empresas de uma racionalização na logistica, na escolha de veiculos mais eficientes, etc.

                                          Mais grave era que criar o gasoleo profissional não ia evitar que se os combustiveis aumentarem 24 vezes num mês, iam aparecer novamente as empresas a dizer que não podia suportar esse aumentos...

                                          Claro que podemos sempre fazer isso, criar o gasoleo profissional e ficar á espera que os Americanos desenvolvam tecnologias mas eficientes para depois... irmos lá compra-las....
                                          Deves ter algum trauma com os Americanos, de certeza

                                          Mas descansa que não será preciso aumentar o ISP para que os combustíveis fiquem a preços proibitivos. O próprio mercado do petróleo irá tratar desse assunto muito mais cedo que as pessoas pensam.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu, pessoalmente, já estou praticamente resolvido a meter GPL no meu próximo carro. Como o ISPP é mais baixo, os preços compensam bem o custo da instalação.

                                            Por outro lado, a única razão pela qual não existem ainda alternativas válidas à gasolina/diesel consiste nas receitas milionárias que o cartel das gasolinas e do Estado extrai deste estado de coisas.

                                            O cartel ganha com preços cartelizados acima do preço normal de mercado. O Estado ganha com o ISPP e o IVA.

                                            Enquanto houver este cartel convençam-se de que não há alternativas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                              Eu, pessoalmente, já estou praticamente resolvido a meter GPL no meu próximo carro. Como o ISPP é mais baixo, os preços compensam bem o custo da instalação.

                                              Por outro lado, a única razão pela qual não existem ainda alternativas válidas à gasolina/diesel consiste nas receitas milionárias que o cartel das gasolinas e do Estado extrai deste estado de coisas.

                                              O cartel ganha com preços cartelizados acima do preço normal de mercado. O Estado ganha com o ISPP e o IVA.

                                              Enquanto houver este cartel convençam-se de que não há alternativas.
                                              E quais seriam essas alternativas validas para substituir os combustíveis fosseis?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ainda mais caros? É só heróis .

                                                Os combustíveis já estão caros quanto baste e as energias renováveis cada vez mais são uma realidade. É normal que estas coisas não se mudem de um dia para o outro, tem que se dar algum tempo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Porque baixou o petróleo? de 147$ para 32$?

                                                  Porque está a 69$?

                                                  Foi alguma coisa que eu fiz? foi alguma coisa que vocês fizeram?

                                                  Podemos fazer alguma coisa para que não volte a 147$?

                                                  Como sou dos que acredita que o mais importante nestas variações é o factor oferta/procura, julgo que a única coisa que podemos fazer para não levarmos com multidões na rua a querer puxar fogo a tudo e todos é consumir menos, e o consumir menos se não vai a bem vai à força, porque quando ele voltar aos 147$ é mesmo "à força".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    E quais seriam essas alternativas validas para substituir os combustíveis fosseis?
                                                    O primeiro computador do mundo tinha um disco de 3MB e ocupava uma sala inteira.

                                                    Nos anos 50 conseguiram fazer um computador compacto que era do tamanho de uma empilhadora e tinha um disco de 5MB.

                                                    Nos anos 70 vieram os computadores IBM, Apple e afins. Eram compactos.

                                                    Nos anos 90 apareceram em larga escala os portáteis.

                                                    Agora o novo hype é o IPhone que é na prática um computador na palma da mão.

                                                    Não me digas que a engenharia não é capaz de criar uma fonte alternativa de combustível que não os combustíveis fosseis?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      claro que já há outras fontes, só que são abafadas pelo gigantesco lobby das empresas petrolíferas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                        Porque baixou o petróleo? de 147$ para 32$?

                                                        Porque está a 69$?

                                                        Foi alguma coisa que eu fiz? foi alguma coisa que vocês fizeram?

                                                        Podemos fazer alguma coisa para que não volte a 147$?

                                                        Como sou dos que acredita que o mais importante nestas variações é o factor oferta/procura, julgo que a única coisa que podemos fazer para não levarmos com multidões na rua a querer puxar fogo a tudo e todos é consumir menos, e o consumir menos se não vai a bem vai à força, porque quando ele voltar aos 147$ é mesmo "à força".
                                                        Neste momento o factor da oferta/procura em nada contribui para o preço do barril.

                                                        Especulação! Isso sim.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          a especulação é uma consequência do desequilíbrio oferta/procura, não uma causa

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                            Lanço aqui um debate complicado.

                                                            Que futuro para a politica do imposto sobre produtos petroliferos?

                                                            Adiantando... eu sou dos que acha que se devia aumentar o imposto!!!

                                                            Mas com condições (que acho que não vão acontecer), as condições seria uma diminuição dos impostos (equivalente em volume, lol) noutra componente (por exemplo no IRS).

                                                            Ou seja, ficava mais caro andar de carro mas tinhamos o dinheiro para pagar esse aumento, agora perguntam voces "o que é que isso interessava?".

                                                            Bem, para nos anteciparmos ao que ai vem, ou seja levar as pessoas a poupar nas deslocações, porque o actual cenario não é viavel e vais nos cair em cima.

                                                            Correcto era isto ser a nivel europeu, isso ia levar as energias alternativas terem um intersse maior e dessa forma, haver interesse privado no seu desemvolvimento.

                                                            Combustiveis baratos é a pior coisa que pode acontecer... vai chegar o dia em que eles sobem por ai a cima e depois não vamos ter alternativas, depois quero ver como vai ser!!!!

                                                            Essa teoria está interessante, mas agora dou-te 2 pontos:

                                                            1º achas que em Portugal paga-se pouco para andar de carro?? É ver a carga fiscal sobre tudo o que engloba o automóvel.

                                                            2º se em Portugal houvesse uma cadeia de transportes públicos eficiente acredita que as pessoas aderiam, o problema é que das duas uma ou há poucos autocarros ou os que há vêm tarde ou têm horário deficiente e a más horas.

                                                            Além disso tentam abafar a tecnologia desenvolvida como fonte energética o Hidrogénio, que além de limpa é quase inesgotável.
                                                            Editado pela última vez por Stratos; 22 June 2009, 11:37.

                                                            Comentário

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