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Qual o melhor, grande ou pequeno??

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    Qual o melhor, grande ou pequeno??

    Neste momento estou numa encruzilhada, pois não sei o que escolher.

    A minha Maria mudou de local de trabalho e agora vai fazer uma media de 100 km diarios, dos quais 80 km são em AE. Tendo em conta que nas horas e por onde circula não apanha transito, ou seja, é sempre a andar, e ela tem pé leve, conseguindo fazer excelentes
    consumos, qual será melhor e mais económico?

    Um carro com um motor maior, tipo um 2.0tdi que é capaz de se manter com menos esforço a uma velocidade estabilizada, ou um motor mais pequeno, tipo 1.5 dci ( mas com poucos cv, pois o 105cv tem sempre sede) ou um 1.3 jtd, que se calhar tem que se esforçar mais um pouco para manter uma velocidade estabilizada??

    #2
    De uma forma geral, nos diesel, o motor pequeno, para as mesmas condições de condução, gasta sempre menos combustível.

    Comentário


      #3
      a velocidade estabilizada, até certo ponto (que varia conforme o carro, devido as rpm que atinge, força etc), quanto menos cilindrada tiver, menos gasta.

      o problema é que "velocidade estabilizada" dura pouco. tens que chegar até essa velocidade estabilizada, encontras carros, encontras subidas, descidas, etc....por isso, mais que a cilindrada e combustivel, convem que o motor e escalonamento da caixa sejam adequados ao peso do carro.

      quanto mais favoravel for a relaçao peso/potencia, menor será a variação de velocidade provocada por subidas, e menor será a diferneça no consumo caso tenhas que reacelerar seja por que motivo for. ou seja, pode não ser o que tem os consumos instantaneos mais favoraveis, mas é o que te consome menos na viagem ;)

      Comentário


        #4
        Sinceramente acho que devias estabelecer primeiro o segmento do carro.. eu preferia um segmento C por ser mais confortável para esses percursos, se houver disponibilidade financeira

        Depois em relação aos motores, ambos (de baixa ou alta cilindrada) são bastante poupados em autoestrada.. e se o pé direito for leve ainda mais (os 1.6 e 2.0 surpreenderam-me pela positiva)
        ..os de baixa cilindrada pagam menos IUC

        Comentário


          #5
          Acho que não há uma resposta universal para essa pergunta.

          O único exemplo que tenho é que o C4 HDI 92cv com que ando, gasta quase um litro a mais por cada 100 km feitos a 140 km/h do que a A4 1.9 TDI 130cv.

          No entanto isto não quer dizer que seja sempre assim. Se calhar se no lugar do C4 colocar um 1.5 DCI a diferença já é menor ou nenhuma.

          Já o E220 CDI faz consumos melhores que um C4 1.6 em AE...


          Ou seja, o que eu acho é que há motores mais económicos do que outros nessas circunstâncias.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Acho que não há uma resposta universal para essa pergunta.

            O único exemplo que tenho é que o C4 HDI 92cv com que ando, gasta quase um litro a mais por cada 100 km feitos a 140 km/h do que a A4 1.9 TDI 130cv.

            No entanto isto não quer dizer que seja sempre assim. Se calhar se no lugar do C4 colocar um 1.5 DCI a diferença já é menor ou nenhuma.

            Já o E220 CDI faz consumos melhores que um C4 1.6 em AE...


            Ou seja, o que eu acho é que há motores mais económicos do que outros nessas circunstâncias.

            Mas aí estás a comparar motores de tecnologias diferentes. E qual gasta mais? Um 1.6 hdi ou um 2.0 hdi? Um 1.6 tdi ou um 2.0 tdi?

            Para a mesma tecnologia, não há dúvida que o motor com a menor cilindrada gasta menos.

            Comentário


              #7
              se os carros não tivessem caixa de velocidades, aerodinamicas e pesos diferentes, sem duvida que isso seria 100% correcto.

              como a realidade é um pouco diferente, a relação peso potência acaba por ter muito mais importancia, bem como o escalonamento correcto da caixa.

              o Polo 1.0 lá de casa é o mais gastador acima dos 100kmh.
              o meu 2.8 é o mais economico a partir dos 130kmh...e só não é o mais economico a partir dos 100kmh porque o diesel o iguala.
              a comparaçao com o 1.8i de tecnologia semelhante ao 2.8i...o 1.8i ganha no para-arranca, e é por muito pouco e apenas se o ar condicionado estiver desligado nos dois!

              não esquecer que não vivemos num deserto, liso e sem carros ou curvas por perto

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                De uma forma geral, nos diesel, o motor pequeno, para as mesmas condições de condução, gasta sempre menos combustível.
                Depende da estrada e depende do motor. Motor "pequeno" NÃO É SEMPRE sinonimo de baixo consumo.
                Duvido que o 1.3CDTi numa estrada como por ex a A3 (muitas subidas) gaste menos que um 1.9TDi.

                Comentário


                  #9
                  Que carro tem esse motor 2.8 ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                    Depende da estrada e depende do motor. Motor "pequeno" NÃO É SEMPRE sinonimo de baixo consumo.
                    Duvido que o 1.3CDTi numa estrada como por ex a A3 (muitas subidas) gaste menos que um 1.9TDi.
                    Mais uma vez, essa comparação não é justa.

                    Compara antes um 1.4 TDI com um 1.9 TDI

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Mais uma vez, essa comparação não é justa.

                      Compara antes um 1.4 TDI com um 1.9 TDI
                      Mesmo assim.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Que carro tem esse motor 2.8 ?
                        serie 3

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                          Depende da estrada e depende do motor. Motor "pequeno" NÃO É SEMPRE sinonimo de baixo consumo.
                          Duvido que o 1.3CDTi numa estrada como por ex a A3 (muitas subidas) gaste menos que um 1.9TDi.

                          que um 1.9 tdi bluemotion é capaz de ser equilibrado. Agora que o 1.9 tdi 130 da a4 tenho quase a certeza que consigo fazer a A3 com o pé leve a gastar menos num astra 1.3 cdti do que numa A4.

                          Agora tu pensa o que quiseres...só uma coisa te digo...a VW não mudou as leis da quimica com o tdi...um 1248 90cv's common rail contra um 1.9 tdi 130pd em auto estrada e a andar para os consumos....penso que essa A4 não será mais económica.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                            que um 1.9 tdi bluemotion é capaz de ser equilibrado. Agora que o 1.9 tdi 130 da a4 tenho quase a certeza que consigo fazer a A3 com o pé leve a gastar menos num astra 1.3 cdti do que numa A4.

                            Agora tu pensa o que quiseres...só uma coisa te digo...a VW não mudou as leis da quimica com o tdi...um 1248 90cv's common rail contra um 1.9 tdi 130pd em auto estrada e a andar para os consumos....penso que essa A4 não será mais económica.
                            Não falei em nenhum A4.

                            O 1.9 tdi bluemotion nesta estrada que falamos deverá ser mais económico do que o 1.3CDti, mas não garanto pois não os conheço.
                            O TDI 130 neste caso (Estrada A3) é mais económico.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Mas aí estás a comparar motores de tecnologias diferentes. E qual gasta mais? Um 1.6 hdi ou um 2.0 hdi? Um 1.6 tdi ou um 2.0 tdi?

                              Para a mesma tecnologia, não há dúvida que o motor com a menor cilindrada gasta menos.
                              A pergunta original do tópico não referia carros iguais, mas sim tentando falar de um modo mais abrangente, ou pelo menos foi o que entendi.

                              Mesmo que a tecnologia fosse igual, tens ainda as relações de caixa a baralharem um bocado as contas.

                              Nos consumos não conta só o motor, como também a caixa, pneus/jantes, aerodinâmica, etc.


                              No entanto, continuo convicto que em AE a ritmos de 140 km/h os carros com motores maiores (dentro de determinados parâmetros) conseguem gastar menos.
                              Acabam por ter mais binário e mais cedo, o que permite acoplar uma caixa mais longa e assim rodar com menos rotação.

                              Mas repito que isto são generalidades. Haverão sempre exemplos que contrariam isto.

                              Comentário


                                #16
                                bota tdi nisso

                                120kms/h - 6ª velocidade - 4lts/100kms, os outros não sei, mas fico à espera de numeros.

                                cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  4 litros a 120 km/h ???

                                  Comentário


                                    #18
                                    Em AE e em velocidades +120km/h um carro de cc maior vai sempre gastar menos! Se for em cidade é o contrário

                                    Um Abraço.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Olima Ver Post
                                      Em AE e em velocidades +120km/h um carro de cc maior vai sempre gastar menos! Se for em cidade é o contrário

                                      Um Abraço.
                                      também não é linear...

                                      um 530d gasta mais em AE a 120 que um 520d (apesar da diferença ser inferior a 0,5l/100km).

                                      Em cidade, a diferença sobe para 1l a 1,5l/100km, continuando a ser favorável o 520d.

                                      Em Portugal o limite é 120, mas se fores, como eu, um pouco fora-de-lei, o 530d ganha quando consegue fazer viagens na casa dos 180 a gastar 8l, que o 520 já gasta mais, a essas velocidades, apesar de a diferença ser pouca.

                                      O 530 dá é mais gozo de conduzir, mas, por outro lado, tem uma caixa menos agradável (manual) e pior escalonada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A maria não é de correrias, tens que ver qual a velocidade media que ela circula e regime motor, o ideal seria entre as 2000 e 2500 rotaçoes, sendo este valor onde se situa o maior binario disponivel, logo menos consumo porque não precisa de pisar tanto para manter a velocidade. Abaixo das 2000 rpm existe esforço e vibraçoes que a longo tempo não são saudaveis para o motor e caixa.
                                        Se quiseres uma tese, já sabes o meu numero.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                                          A maria não é de correrias, tens que ver qual a velocidade media que ela circula e regime motor, o ideal seria entre as 2000 e 2500 rotaçoes, sendo este valor onde se situa o maior binario disponivel, logo menos consumo porque não precisa de pisar tanto para manter a velocidade. Abaixo das 2000 rpm existe esforço e vibraçoes que a longo tempo não são saudaveis para o motor e caixa.
                                          Se quiseres uma tese, já sabes o meu numero.
                                          Hum ... não concordo muito com isso ..

                                          Olha que o carro a 1250rpms por exemplo, com o pé muito acima não vais a esforçar o carro.

                                          O carro em esforço é estares a injectar muito combustível em pouca admissão de ar.

                                          Isso de estar no regime certo, no binario maximo, blah blah ... não me convence, para mim quanto mais alto tiver o pedal do acelerador, menos consumo, e o CB concorda comigo.

                                          Hoje fui para o trabalho com o pé direito a fazer cocegas no pedal a 70kms/h em 6ª nas 1200rpms, aproximadamente, e a fazer um consumo de 4/4.5 (no CB).

                                          Cumps

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                            O carro em esforço é estares a injectar muito combustível em pouca admissão de ar.
                                            Isso actualmente já não existe, pois a quantidade de combustível a injectar é calculada electronicamente. Quando existe pouco ar, por mais que carregues no acelerador, não é injectado combustível a mais.

                                            E sim, os diesel a muito baixas rotações provocam vibrações indesejáveis.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              Isso actualmente já não existe, pois a quantidade de combustível a injectar é calculada electronicamente. Quando existe pouco ar, por mais que carregues no acelerador, não é injectado combustível a mais.

                                              E sim, os diesel a muito baixas rotações provocam vibrações indesejáveis.
                                              Bem, o meu carro nao treme muito em baixas, quando falo baixas 1200 ~ 1500rpms, abaixo das 1200 não deixo passar.

                                              O meu pai sempre andou desde o km zero, em 5ª a 50 e a meter a 4ª ao 30kms/h, anda tanto de embraiagem como de acelerador e o ponteiro raramente chega às 1500rpms (ja lhe disse para não fazer isso ) e o que é certo é que o corsinha td está com 190.000kms e tudo ok.

                                              Por isso talvez não seja tão indesejavel para os diesel como se pensa.

                                              Quanto aos gasolineiros acho que já é mais prejudicial ... mas também ja começam a desaparecer os cabos de acelerador e a borboleta de admissão ja também começa a ser controlada electronicamente ...

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por spiri Ver Post
                                                Neste momento estou numa encruzilhada, pois não sei o que escolher.

                                                A minha Maria mudou de local de trabalho e agora vai fazer uma media de 100 km diarios, dos quais 80 km são em AE. Tendo em conta que nas horas e por onde circula não apanha transito, ou seja, é sempre a andar, e ela tem pé leve, conseguindo fazer excelentes
                                                consumos, qual será melhor e mais económico?

                                                Um carro com um motor maior, tipo um 2.0tdi que é capaz de se manter com menos esforço a uma velocidade estabilizada, ou um motor mais pequeno, tipo 1.5 dci ( mas com poucos cv, pois o 105cv tem sempre sede) ou um 1.3 jtd, que se calhar tem que se esforçar mais um pouco para manter uma velocidade estabilizada??

                                                Tendo em conta que o carro vai estável, o que numa estrada nem sempre é a realidade e tendo em conta que ela tem o pé leve segundo o que dizes. Penso que a diferença entre algo com mais cilindrada para menos não se venha a notar. Pois só se nota grandes variações nos consumos a partir de velocidades mais elevadas em AE, logo se tem o pé leve anda ela por ela.


                                                Outra coisa que muita gente se esquece se mudares de carro, faz bem as contas no que realmente poupas antes de compares o carro.

                                                Eu faço + de 76km diàrios, num carro a gasolina, e não pensei em trocar e carro pois neste só tenho de pagar a gasolina e portagens, no outro tinha de pagar tudo o que já gasto(um pouco menos porque iria ser a gasóleo), mas tinha de pagar a mensalidade que era quase o mesmo do que eu pago de gasolina... logo só me iria começar a rentabilizar daqui a muito mas muito tempo...

                                                Comentário

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