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Opel Vectra 2.0 DTI, AJUDEM-ME P.F

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    Opel Vectra 2.0 DTI, AJUDEM-ME P.F

    Boa noite,

    Agradeço alguma sugestão para solucionar a avaria que tenho no meu carro.
    Comprei à cerca de 4 meses a um particular, uma opel vectra caravan 2.0 dti 16v de 12/1998, desde o dia que a comprei só me tem dado problemas, a bomba injectora teve de ser reparada (deixou-me apeado no primeiro dia que a comprei), depois levou o Sensor de massa de ar (tinha pouca força),e finalmente a valvula EGR (acendia a luz de avaria de motor cada vez que parava e só voltava a desligar quando passava as 2000 rpm), agora sucede-me algo que acho muito estranho quando o carro se depara com alguma subida mais ingreme (por exemplo IC 22, Calçada da carriche, Subida para o tunel do grilo) ou quando "estico" a 5ª até aos 180 Km/h (Vmax em plano) acende-me a luz de avaria do motor.
    Agradeço alguma sugestão que me ajude a solucionar este problema .
    Já agora, duas duvidas, a primeira é relativa à Vmax do vectra caravan 2.0 dti, no manual diz 187Km/h, mas a minha em plano chega com algum esforço aos 180, será mesmo assim ou é fruto de mais um azar?
    A segunda duvida é relativa à força, acham normal as recuperações serem tão lentas, eu sei que são 100 cv, mas por exemplo se iniciar a subida para o tunel do grilo (sentido lisboa /Ponte Vasco da Gama) a 100 Km/h em 5ª e pisar o acelerador a fundo chego no final da subida a 110/115 Km/h , eu tive um opel frontera 2.2 dti bem mais pesado e na mesma situação chegava no final da subida a 140 Km/h.

    Obrigado, pela vossa atenção

    #2
    Originalmente Colocado por abiliocarvalho Ver Post
    Boa noite,

    Agradeço alguma sugestão para solucionar a avaria que tenho no meu carro.
    Comprei à cerca de 4 meses a um particular, uma opel vectra caravan 2.0 dti 16v de 12/1998, desde o dia que a comprei só me tem dado problemas, a bomba injectora teve de ser reparada (deixou-me apeado no primeiro dia que a comprei), depois levou o Sensor de massa de ar (tinha pouca força),e finalmente a valvula EGR (acendia a luz de avaria de motor cada vez que parava e só voltava a desligar quando passava as 2000 rpm), agora sucede-me algo que acho muito estranho quando o carro se depara com alguma subida mais ingreme (por exemplo IC 22, Calçada da carriche, Subida para o tunel do grilo) ou quando "estico" a 5ª até aos 180 Km/h (Vmax em plano) acende-me a luz de avaria do motor.
    Agradeço alguma sugestão que me ajude a solucionar este problema .
    Já agora, duas duvidas, a primeira é relativa à Vmax do vectra caravan 2.0 dti, no manual diz 187Km/h, mas a minha em plano chega com algum esforço aos 180, será mesmo assim ou é fruto de mais um azar?
    A segunda duvida é relativa à força, acham normal as recuperações serem tão lentas, eu sei que são 100 cv, mas por exemplo se iniciar a subida para o tunel do grilo (sentido lisboa /Ponte Vasco da Gama) a 100 Km/h em 5ª e pisar o acelerador a fundo chego no final da subida a 110/115 Km/h , eu tive um opel frontera 2.2 dti bem mais pesado e na mesma situação chegava no final da subida a 140 Km/h.

    Obrigado, pela vossa atenção
    Cá p mim compraste um carro q alguem quis despachar por esse motivos

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      #3
      Esse bloco não anda a comer óleo? E a fazer uma fumaça desgraçada?

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        #4
        Originalmente Colocado por c200 Ver Post
        Esse bloco não anda a comer óleo? E a fazer uma fumaça desgraçada?
        Não!Nem consome óleo, nem deita "fumo" em condições normais

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          #5
          Originalmente Colocado por abiliocarvalho Ver Post
          Boa noite,

          Agradeço alguma sugestão para solucionar a avaria que tenho no meu carro.
          Comprei à cerca de 4 meses a um particular, uma opel vectra caravan 2.0 dti 16v de 12/1998, desde o dia que a comprei só me tem dado problemas, a bomba injectora teve de ser reparada (deixou-me apeado no primeiro dia que a comprei), depois levou o Sensor de massa de ar (tinha pouca força),e finalmente a valvula EGR (acendia a luz de avaria de motor cada vez que parava e só voltava a desligar quando passava as 2000 rpm), agora sucede-me algo que acho muito estranho quando o carro se depara com alguma subida mais ingreme (por exemplo IC 22, Calçada da carriche, Subida para o tunel do grilo) ou quando "estico" a 5ª até aos 180 Km/h (Vmax em plano) acende-me a luz de avaria do motor.
          Agradeço alguma sugestão que me ajude a solucionar este problema .
          Já agora, duas duvidas, a primeira é relativa à Vmax do vectra caravan 2.0 dti, no manual diz 187Km/h, mas a minha em plano chega com algum esforço aos 180, será mesmo assim ou é fruto de mais um azar?
          A segunda duvida é relativa à força, acham normal as recuperações serem tão lentas, eu sei que são 100 cv, mas por exemplo se iniciar a subida para o tunel do grilo (sentido lisboa /Ponte Vasco da Gama) a 100 Km/h em 5ª e pisar o acelerador a fundo chego no final da subida a 110/115 Km/h , eu tive um opel frontera 2.2 dti bem mais pesado e na mesma situação chegava no final da subida a 140 Km/h.

          Obrigado, pela vossa atenção
          Eu tenho um 4 portas comprado novo em 1999 e conta com 345.000 kms.

          - Bomba injectora: já levou;
          - sensor de massa de ar: para aí uns 3;

          Actualmente, está quase à um mes numa oficina para descobrirem o problema: o carro anda, tem força/potencia, mas a luz de avaria acende-se quando entra em relantim, e só se apaga quando entra o turbo em funcionamento (para aí a essas 2.000 rpm). Segundo a oficina, o problema não é EGR).

          Muito importante, e talvez seja isso que esteja a prejudicar o andamento do veiculo: manda fazer uma limpeza do sistema de admissão.
          Por causa da EGR aquilo cria muito carvão nos colectores. Tipo a nossa gordura que fica nas veias (raios, escapou-me agora mesmo o nome!).

          No meu já mandei fazer duas, e ambas as vezes, a genica era da noite para o dia!
          Editado pela última vez por Varycela; 21 June 2009, 21:04.

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            #6
            Originalmente Colocado por abiliocarvalho Ver Post
            agora sucede-me algo que acho muito estranho quando o carro se depara com alguma subida mais ingreme (por exemplo IC 22, Calçada da carriche, Subida para o tunel do grilo) ou quando "estico" a 5ª até aos 180 Km/h (Vmax em plano) acende-me a luz de avaria do motor.
            Olá a todos
            Antes de mais, a sugestão do Varycela é boa, e Abilio, podes usar um desses aditivos Diesel que se compram nos "hipers" (da STP ou da Restore), não tenhas medo que não faz mal nenhum ao motor, antes pelo contrário. Abilio, quando te acende a luz não sentes perda súbita de potência?...

            Comentário


              #7
              Varycela, obrigado pela dica, mas já efectuei a limpeza da admissão antes de mudar a valvula EGR.
              Já agora os sintomas do teu carro indiciam ser a valvula EGR com fuga. Para fazeres o teste é simples tiras a valvula EGR e com uma seringa de 50ml conectas-a à saida da valvula, quando puxares o embolo da seringa se a valvula nãoapresentar fuga o embolo sobe, se ficar estático tem fuga.

              Cump

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Prax Ver Post
                Olá a todos
                Antes de mais, a sugestão do Varycela é boa, e Abilio, podes usar um desses aditivos Diesel que se compram nos "hipers" (da STP ou da Restore), não tenhas medo que não faz mal nenhum ao motor, antes pelo contrário. Abilio, quando te acende a luz não sentes perda súbita de potência?...
                Prax, Tambem já usei um produto de limpeza de injectores, mas os resultados foram nulos.

                Cump

                Comentário


                  #9
                  Ok, assim o problema já me transcende. Avancem os experts.
                  Boa sorte.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por abiliocarvalho Ver Post
                    Varycela, obrigado pela dica, mas já efectuei a limpeza da admissão antes de mudar a valvula EGR.
                    Já agora os sintomas do teu carro indiciam ser a valvula EGR com fuga. Para fazeres o teste é simples tiras a valvula EGR e com uma seringa de 50ml conectas-a à saida da valvula, quando puxares o embolo da seringa se a valvula nãoapresentar fuga o embolo sobe, se ficar estático tem fuga.

                    Cump
                    As vezes que fiquei com falta de potencia foram MAF ou admissão suja, portanto comigo não aconteceu mais nada de diferente que possa servir de exemplo.

                    Uma coisa que podes ver, mas que não acredito que seja, são os tubos de vácuo que vêm da zona da bateria para uma valvula junto do turbo. Se tiver alguma fuga, por minima que seja, pode atrasar a abertura e funcionamento do turbo. Aconteceu comigo recentemente, quando andava a exprimentar o carro por causa da luz de avaria, junto a um T um tubo estava mal encaixado. Ficou a andar melhor mas não resolveu a avaria.

                    Se fosse eu, ainda exprimentava outra coisa, que faço de vez em quando no meu: encho o depósito todo com gasoleo BP ultimate (noto bastante diferença no trabalhar e em baixas rotações) e coloco 1 litro de óleo sintético por ex. 10w40 e faço uma grande viagem a esticar (sem esforçar) as mudanças a partir da 3ª velocidade. Dá para limpar os injectores, pelo menos assim dizem.

                    Como faço de vez em quando, não posso dizer se de facto isso ajuda, mas o meu carro ainda puxa relativamente bem, quanto à velocidade máxima, em novo a direito o ponteiro descia até aos 210 (real deveria ser um pouco menos). Agora não faço ideia porque não me meto nessas aventuras.

                    Mas olha que o carrinho é um pouco pesado, não podes esperar grandes performances.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por abiliocarvalho Ver Post
                      Boa noite,

                      Agradeço alguma sugestão para solucionar a avaria que tenho no meu carro.
                      Comprei à cerca de 4 meses a um particular, uma opel vectra caravan 2.0 dti 16v de 12/1998, desde o dia que a comprei só me tem dado problemas, a bomba injectora teve de ser reparada (deixou-me apeado no primeiro dia que a comprei), depois levou o Sensor de massa de ar (tinha pouca força),e finalmente a valvula EGR (acendia a luz de avaria de motor cada vez que parava e só voltava a desligar quando passava as 2000 rpm), agora sucede-me algo que acho muito estranho quando o carro se depara com alguma subida mais ingreme (por exemplo IC 22, Calçada da carriche, Subida para o tunel do grilo) ou quando "estico" a 5ª até aos 180 Km/h (Vmax em plano) acende-me a luz de avaria do motor.
                      Agradeço alguma sugestão que me ajude a solucionar este problema .
                      Já agora, duas duvidas, a primeira é relativa à Vmax do vectra caravan 2.0 dti, no manual diz 187Km/h, mas a minha em plano chega com algum esforço aos 180, será mesmo assim ou é fruto de mais um azar?
                      A segunda duvida é relativa à força, acham normal as recuperações serem tão lentas, eu sei que são 100 cv, mas por exemplo se iniciar a subida para o tunel do grilo (sentido lisboa /Ponte Vasco da Gama) a 100 Km/h em 5ª e pisar o acelerador a fundo chego no final da subida a 110/115 Km/h , eu tive um opel frontera 2.2 dti bem mais pesado e na mesma situação chegava no final da subida a 140 Km/h.

                      Obrigado, pela vossa atenção

                      Fizeste um test-drive à viatura antes de a adquirires?
                      Então se no primeiro dia em que a compraste começaste logo a ter problemas.. não tinhas hipotese de falar com o antigo proprietário e ver o que se poderia fazer?!

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                        #12
                        Avaria vectra B 2.0 DTI

                        TEM 300.000KM PAROU DE REPENTE DEIXOU DE ACELERAR E FICOU A TRABALHAR A DOIS OU TRES CILINDROS, DESLIGUEI O MOTOR E NUNCA MAIS TRABALHOU.
                        PEGAVA BEM NÃO FAZIA FUMO NÃO PERDE GASOLEO A EGR ESTÁ LIMPA E TODO O SISTEMA, ALIÁS A CABEÇA É NOVA TEM 50.000KM O SENSOR DE POSIÇÃO DA CAMBOTA ESTÁ BOM SERÁ A MALDITA DA BOMBA INJECTORA MAS É ESTRANHO A FORMA COMO ELE AVARIOU.
                        ACEITO IDEIAS
                        OBRIGADO

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                          #13
                          A minha vectra compreia nova no dia em que a fui buscar até tiraram fotos com a minha maria e um ramo de flores quando lhe meti a chave para a pôr a trabalhar não pegou só trabalhou com uns cabos ligados foi ridiculo o chefe da oficina aos gritos lá com os coitados depois de muitos pedidos de desculpa lá me vim embora e o alternador a fazer o trabalho dele, ai ai.
                          Se eu adivinha-se ela tinha ficado lá só me deu foi desgostos e despesas até um motor novo levou aos 15000Km ain da na garantia.
                          se quiseres ver a minha história vai ao forum 213.
                          Felicidades vai poupando uns € pois talvez te venham a fazer falta.

                          Comentário


                            #14
                            Maldita vai para o abate segunda feira.
                            (OPEL VECTRA B CARAVAN 2.0DTI 100CV DE MARÇO DE 1999) COM 300.000 KM DE DORES DE CABEÇA) E MUITOS € GASTOS)
                            SÓ PEÇO A DEUS QUE PERMITA QUE ELA SEJA TRANSFORMADA EM TUBOS E PANELAS DE ESCAPE PARA OS FIAT.
                            VISTO QUE JÁ NÃO FABRICAM OS DIABOLICOS SINCAS.

                            Comentário


                              #15
                              Se ela já começou assim o melhor é fazer aquilo que se costuma fazer troca por um carro novo num stand o mais rápido possivel pois isso é psicologico aconteceu comigo vais ficando vais ficando e vais gastar uma pipa de massa a minha vectra teve essas doenças todas e outras que irás experimentar se não tomares a decisão certa,desculpa ser tão radical mas eu ainda estou traumatizado.
                              Porém conheço pessoal que não tem tido tantos problemas.
                              Se souberes fazer as reparações ainda vais poupar bastante se tiveres de andar nas oficinas ai ai.

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                                #16
                                Use um interface OBD2 com a ajuda dum smartphone lê os códigos de avaria. Normalmente resolve o problema, mas isso só se aparecer a luz de aviso de avaria do motor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jokka1946 Ver Post
                                  Use um interface OBD2 com a ajuda dum smartphone lê os códigos de avaria. Normalmente resolve o problema, mas isso só se aparecer a luz de aviso de avaria do motor.


                                  Pode ser que ainda vá a tempo ... ou não.

                                  Nessas viaturas Opel desse ano tem de ser com o OP-COM e não dá com smartphone.
                                  Editado pela última vez por joliveira33; 19 May 2019, 14:30.

                                  Comentário

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