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Na estrada com Jaguar XK 4.2

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    [Test-drive] Na estrada com Jaguar XK 4.2

    Ontem, depois do trabalho, tive o prazer de fazer alguns kms dentro da cidade do Porto, com esta maravilha da industria automovel, não tanto pelo motor (julgo que até já saiu uma motorização mais robusta) mas por toda a envolvência de um carro que é unico e será intemporal, mesmo se comparado com os seus rivais "habituais" que julgo serem o Série 6 e o CLK.

    O dia de ontem não era de forma nenhuma o mais indicado, pela loucura do transito da malta que ia para o S.João mas, mesmo assim, e como precisava de boleia, nunca julguei que, para além da boleia, o meu colega de trabalho, me passasse para as mãos o XK Coupé.

    Interessante e revelador é ele ter trocado um Brera 2.4 com cerca de 6 meses pelo Jaguar. Afinal a minha impressão, qundo conduzi o Brera, não era assim tão desajustada...Adiante.

    O carro encanta nas linhas, seja por onde se olhe. O perfil e traseira é inconfundivel, a zona frontal já é mais "normal" por ser parecida com outras opçoes de mercado. Tem um ar completamente "british", aristocrático...engraçado porque parece que mais nenhum país conseguiria fazer um carro assim. Tem um toque de classe e exclusividade que nem mesmo a Porshe consegue ombrear, no meu entender. Quando vejo um Porshe, viro a cabeça pela desportividade da imagem...mas a Jaguar (versões de topo) e este XK em particular tem uma envolvência inconfundivel...é dificil de explicar ou então sou eu que estou simplesmente desabituado de andar em bons carros...!

    O modelo que conduzi era preto, com estofos em pele Camel, que é
    o meu favorito. Já tinha visto ao vivo a versão com estofos escuros e sinceramente parece transmitir menos charme. Talvez porque as aplicações em madeira (mesmo madeira) não combinam tão bem com cores escuras.

    O Coupé é de finais 2007, parece ter custado a módica quantia de 135000 euros (quando é que eu vou ganhar para um carro assim?) e tem um V8 sobrealimentado de 298 cavalos, apresenta uma relação peso potencia de 5,35 Kg/CV o q nao sendo referencial pq há motores bem mais potentes, é interessante dado que o carro pesa menos de 1600kgs, pela sua construção em boa parte em aluminio. Apresenta binário de 411 Nm ás 4100 e acelera dos 0-100 em 6,2 seg. Estes valores que aqui vos coloco foram rapidamente pesquisados por mim, só para os amantes dos números, dado que não sou aficionado em valores e, ainda por cima, Deus dá as nozes a quem não tem dentes...mas tem dinheiro para as comprar! É que, de caracteristicas técnicas, o seu feliz proprietário pouco me sabia dizer...! É quase como andar a namorar uma top model e não saber que ela tem um sinalzinho na nádega...é inadmissivel!

    O comportamento em estrada mais sinuosa (no Porto é só curbas, carago!) é irrepreenssivel, principalmente com o programa "sport" ligado. Não tive coragem de pedir para desligar o ESP como é evidente mas também não me ia esticar a tirar desforra de um carro emprestado, que levaria alguns meses de ordenado a reparar, se batesse, julgo eu....O carro tinha jantes 20 e pneumáticos mais largos atrás (não me lembro das medidas). A direcção assistida variável nota-se perfeitamente quando aumentamos a velocidade ou exigimos um pouco mais do carro e os travões são do melhor que já tive debaixo do pé, extremamente precisos e reactivos, o que é natural e necessário.

    Confesso que as "patilhas" no volante da caixa automática de 6 vel ainda me fazem confusão e começava a habituar-me finalmente a elas quando tive que largar o "brinquedo"...mas acho que me iria habituar depressa, apesar de ainda ser mto "old-school" e gostar de ir com a mão à velha caixa manual....estou a ficar velho, mesmo!

    As acelerações são mto boas, resposta pronta e imediata ao pisar leve do acelerador (um dos poucos senãos...achei que o pedal não transmitia feeling certo ou então era de eu estar "afinado" para o mastroncio do Mondeo...) e deixa-nos bem encostados e apertados contra os bancos que são absolutamente fantásticos e acho que conseguem provar que se pode ir excelentemente sentado e encaixado, sem ter que comprar baquets...

    O V8 tem um barulho inconfundivel que se percebe bem dentro do habitáculo. Não sei se é normal ou se é por alguma deficiência de insonorização...não me parece porque o barulho de rolamento (apesar dos pneus de perfil largo) é imperceptivel e não se ouvem outros barulhos de fora...de qualquer maneira nao sou a pessoa ideal para falar em roncos (basta lembrarem-se de alguns tópicos meus) e não tenho nenhum orgasmo quando ouço um V6 ou V8 ao passar, como alguns useres...

    A condução é optima e, apesar de irmos ao nivel da estrada quase, a visibilidade é boa qb, apesar de para trás, os sensores darem um jeitaço, pela linha elevada da mala. Os interiores são irrepreensiveis (a jaguar ainda é da Ford??) e o ecrã TFT de grandes dimensoes tem uma excelente visibilidade mesmo à luz do sol...tem sistema de navegação e informações varias, controlando ainda telefone, climatização,...As saidas de ar destoam do resto do conjunto, são de desenho banal, acho que se exigia um maior apuro estilistico para um carro todo ele mto bem desenhado e de linhas fluidas e limpas.

    O espaço atrás pareceu-me ser ao nivel de um Eos +-, ou seja, de recurso para adultos. A mala, pelo que me foi dito, é razoavel e consegue-se trasnportar ainda alguns volumes (o meu colega tinha ido passar férias ao Algarve com a mulher e levou o XK....ou ela é diferente de todas as mulheres que conheço, ou a mala deve ser mesmo bem boa...)

    A cereja no topo do bolo e que nos faz sentir "reles mortais trabalhadores por conta de outrem que nunca vão enriquecer" foram os quase 135 mil euros do preço e os 13 L/100 qu o computador de bordo marcava...quando lhe perguntei os consumos, olhou para mim e disse "não costumo ligar nada a isso...". revelador....e deprimente (para mim).

    #2
    Óptimo post

    Tens ideia se o teu amigo ponderou outras opções quando trocou o Brera?

    Comentário


      #3
      O XK não é sobrealimentado, é N/A.
      O som desse v8 "antigo" é magnífico.
      O XK-R tem compressor. 420cv. Isto nas motorizações antigas.

      Bom post.

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        #4
        Muito Bom post !

        Só uma pequena correção, o de 298 cv é um magnifico V8 atmosférico, nada de turbos

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          #5
          Gostei de ler.
          O XK é um verdadeiro Jaguar de corpo e alma pelo que nunca poderia desiludir.

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            #6
            Originalmente Colocado por DiogoPinto Ver Post
            O XK não é sobrealimentado, é N/A.
            O som desse v8 "antigo" é magnífico.
            O XK-R tem compressor. 420cv. Isto nas motorizações antigas.

            Bom post.

            Obrigado, fica a correcção.
            Fiz confusao pq os "antigos" 4.2 foram agora substituidos pelos 5.0 tb atmosferico de 385 CV e sobrealimentado de 510...
            Abraço

            Originalmente Colocado por rmp Ver Post
            Óptimo post

            Tens ideia se o teu amigo ponderou outras opções quando trocou o Brera?
            Não faço ideia, nao falamos sobre isso. Mas achei q, sendo ele um apaixonado pela velocidade e um tanto ou quanto excentrico, o Brera nao o iria satisfazer durante mto tempo. Qd o comprou até gozei c ele sobre isso. Mal eu sabia q entretanto tinha trocado por este...

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              #7
              Bom relato!

              Também gosto muito do ar British dos Jaguares.

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                #8
                Era igual a este?






                50.000€... na Alemanha.

                Car Ad: Detailed Item View

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                  #9
                  Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                  Era igual a este?






                  50.000€... na Alemanha.

                  Car Ad: Detailed Item View

                  Excepto o volante, q nao tinha essas aplicações em madeira mas todo forrado a pele...as jantes julgo serem iguais ou mto semelhantes

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                    #10
                    Mais um que descobriu o prazer da diferença

                    Não olhar a consumos é bastante comum entre donos.. os motores, a envolvência..

                    Bom post

                    Comentário


                      #11
                      Excelente post.

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