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BMW 316d, o mais eficiente Série 3

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    BMW 316d, o mais eficiente Série 3



    A BMW vai alargar a oferta da gama Série 3 com uma versão diesel de elevada eficiência, o 316d.

    Com lançamento anunciado para o próximo mês de Setembro, o 316d, tal como o 116d, a recém-lançada versão eficiente da gama Série 1, é «animado» por um motor diesel de 2 litros com 116 cavalos de potência e 260 Nm de binário máximo.

    Segundo a marca bávara, o consumo misto do 116d é de apenas 4,5 l/100 km, com as emissões de CO2 a cifrarem-se nos 118 g/km. Para conseguir esta eficiência, esta versão conta, de série, com sistema de regeneração de energia na travagem, função start/stop e indicador da relação ideal, todos dentro do pacote Efficient Dynamics.

    Associado a uma caixa manual de seis velocidades, o 316d reclama performances como os 10.9 segundos para cumprir os tradicionais 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de 201 km/h.

    Os preços para Portugal ainda não foram anunciados.
    Parece-me que o 1.6 diesel da BMW deverá ter valores de potência e binário iguais ou superiores. Faz todo o sentido a sigla estar a ser introduzida e depois colocarem na próxima geração um verdadeiro 1.6.

    #2
    Se apostassem no Bi-Fuel é que era!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post




      Parece-me que o 1.6 diesel da BMW deverá ter valores de potência e binário iguais ou superiores. Faz todo o sentido a sigla estar a ser introduzida e depois colocarem na próxima geração um verdadeiro 1.6.

      Qual 1.6 diesel BMW? está alguma coisa prevista?

      Até lá, meterem um motor 2.0 com características de um 1.6 diesel normal, mas sem ter um preço em condições, será que
      é boa opção?

      não sei se, por cá, vai vender alguma coisa...

      Comentário


        #4
        Acho os valores de aceleração e velocidade máxima algo optimistas.

        Em relação ao resto, nada a apontar. Bom carro e económico, tal como as variantes 18 e 20d já o são para o seu nível de potência.

        Comentário


          #5
          Acho que este carro, vai vender é pa empresas que ofereçam carros a funcionários com quadros médios, médios altos.

          Para carro próprio, deve haver poucos tugas a comprar esta oferta da BMW.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
            Acho os valores de aceleração e velocidade máxima algo optimistas.
            optimistas em quê? batem certo com o nível de potência do carro.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
              optimistas em quê? batem certo com o nível de potência do carro.
              A maioria dos carros que fazem o arranque dos 0-100 em 10,5 - 11s têm uma relação peso/potência próxima dos 10/11Kg por Cv. Este tem 116cv para cerca de 1400kg (o 318d pesa 1430) o que dá 12kg/cv. Também não conheço nenhum outro carro do género com 115/120cv que passe os 200km/h.

              Comentário


                #8
                Este motor 16d é um flop de ratio performances/consumo/emissões comparativamente ao 18d, bem mais potente, e que emite UM grama a mais.

                É mesmo só para criar a sigla para uma próxima evolução onde realmente justifica a sua existência.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                  Este motor 16d é um flop de ratio performances/consumo/emissões comparativamente ao 18d, bem mais potente, e que emite UM grama a mais.

                  É mesmo só para criar a sigla para uma próxima evolução onde realmente justifica a sua existência.
                  Subscrevo

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                    Este motor 16d é um flop de ratio performances/consumo/emissões comparativamente ao 18d, bem mais potente, e que emite UM grama a mais.

                    É mesmo só para criar a sigla para uma próxima evolução onde realmente justifica a sua existência.
                    Desde que saia mais barato que o 18d já vale a pena para o pessoal mais pacato poder pôr mais um extra ou 2.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                      Este motor 16d é um flop de ratio performances/consumo/emissões comparativamente ao 18d, bem mais potente, e que emite UM grama a mais.

                      É mesmo só para criar a sigla para uma próxima evolução onde realmente justifica a sua existência.
                      Está visto que vai ser um sucesso de vendas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                        A maioria dos carros que fazem o arranque dos 0-100 em 10,5 - 11s têm uma relação peso/potência próxima dos 10/11Kg por Cv. Este tem 116cv para cerca de 1400kg (o 318d pesa 1430) o que dá 12kg/cv. Também não conheço nenhum outro carro do género com 115/120cv que passe os 200km/h.
                        Se bem que a questão do arranque se explica com o facto de ser tracção traseira, que se deve traduzir numa melhor aderência ao piso na altura do arranque e por isso melhorar um nadinha o tempo.

                        Comentário


                          #13
                          As prestações anunciadas parecem-me possíveis.
                          Por exemplo:
                          Laguna II 1.9 dCi - 120cv - 270Nm - 10.7seg dos 0/100 - 200km/h vel.max.
                          BMW 316d - 116cv - 260Nm - 10.9seg dos 0/100 - 201km/h vel.max.
                          Como a potência máxima entre estes dois exemplos é semelhante, com uma boa aerodinâmica e relação de caixa adequada parece-me possível que tanto o Laguna como o BMW atinjam basicamente a mesma velocidade de ponta.
                          Como o BMW tem um pouquinho menos binário/potência, e é mais pesado embora compense com a melhor tracção no arranque (por ser RWD) fica com um 0/100 ligeiramente mais lento que o do Laguna.

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jeandre Ver Post
                            As prestações anunciadas parecem-me possíveis.
                            Por exemplo:
                            Laguna II 1.9 dCi - 120cv - 270Nm - 10.7seg dos 0/100 - 200km/h vel.max.
                            BMW 316d - 116cv - 260Nm - 10.9seg dos 0/100 - 201km/h vel.max.
                            Como a potência máxima entre estes dois exemplos é semelhante, com uma boa aerodinâmica e relação de caixa adequada parece-me possível que tanto o Laguna como o BMW atinjam basicamente a mesma velocidade de ponta.
                            Como o BMW tem um pouquinho menos binário/potência, e é mais pesado embora compense com a melhor tracção no arranque (por ser RWD) fica com um 0/100 ligeiramente mais lento que o do Laguna.

                            Cumprimentos
                            Sim, é verdade. Estava a pensar noutros exemplos, mas que não eram de 3 volumes, que acabam por ter melhor aerodinâmica e por isso melhor velocidade máxima.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                              Desde que saia mais barato que o 18d já vale a pena para o pessoal mais pacato poder pôr mais um extra ou 2.
                              Verdade.

                              No S1 a diferença chega quase aos €2000, o que dá para colocar a PM e o Pacote Comfort.

                              Mas o esforço de redução do preço é todo da BMW, porque paga o mesmo imposto que o 18d. Fiscalmente este motor não adiante nada na maioria dos mercados.

                              Mas como o 18d vai subir para os 150cv na próxima evolução o que começava a ser "too much" para base de gama, abre-se espaço para a próxima evolução deste 16d...não sei se me faço entender

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                Verdade.

                                No S1 a diferença chega quase aos €2000, o que dá para colocar a PM e o Pacote Comfort.

                                Mas o esforço de redução do preço é todo da BMW, porque paga o mesmo imposto que o 18d. Fiscalmente este motor não adiante nada na maioria dos mercados.

                                Mas como o 18d vai subir para os 150cv na próxima evolução o que começava a ser "too much" para base de gama, abre-se espaço para a próxima evolução deste 16d...não sei se me faço entender
                                Perfeitamente, e concordo a 100% com o post

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                  Sim, é verdade. Estava a pensar noutros exemplos, mas que não eram de 3 volumes, que acabam por ter melhor aerodinâmica e por isso melhor velocidade máxima.

                                  Os coupés e quase todos os automóveis de 3 volumes costumam ter um melhor CX que as versões hatchback/liftback.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                    Este motor 16d é um flop de ratio performances/consumo/emissões comparativamente ao 18d, bem mais potente, e que emite UM grama a mais.

                                    É mesmo só para criar a sigla para uma próxima evolução onde realmente justifica a sua existência.
                                    O pessoal anda obcecado com as emissões poluentes...

                                    Antes de existir a taxação pelo CO2, as marcas já lançavam motores com a mesma cilindrada mas diferentes níveis de potência. Porque apesar de tudo são um pouco mais baratos de produzir e permitem uma venda ao público por um preço inferior.

                                    O objectivo do 316d é dar um boost às vendas do 3 nestes seus últimos dois anos de activo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                      Os coupés e quase todos os automóveis de 3 volumes costumam ter um melhor CX que as versões hatchback/liftback.
                                      Exactamente

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                        Este motor 16d é um flop de ratio performances/consumo/emissões comparativamente ao 18d, bem mais potente, e que emite UM grama a mais.

                                        É mesmo só para criar a sigla para uma próxima evolução onde realmente justifica a sua existência.

                                        Onde é que assino por baixo?

                                        Sentido faz há muito tempo é ter um motor diesel com 1.6 litros. Para a marca é algo "relativamente" fácil de construir e colocar cá fora. Com 2 níveis de potência e, mais tarde, incluir uma versão com 2 turbos.

                                        Algo como 115 cv e 130 já dava. se quiserem poupar dinheiro façam nova aliança com a PSA!

                                        Este motor podia servir para o série I (e futuro X1), gama de acesso do Série 3, Mini e até para vender a outras marcas!

                                        Agora "isto" podiam ter ficado quietos!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          Onde é que assino por baixo?

                                          Sentido faz há muito tempo é ter um motor diesel com 1.6 litros. Para a marca é algo "relativamente" fácil de construir e colocar cá fora. Com 2 níveis de potência e, mais tarde, incluir uma versão com 2 turbos.

                                          Algo como 115 cv e 130 já dava. se quiserem poupar dinheiro façam nova aliança com a PSA!

                                          Este motor podia servir para o série I (e futuro X1), gama de acesso do Série 3, Mini e até para vender a outras marcas!

                                          Agora "isto" podiam ter ficado quietos!
                                          O engraçado é que andam as outras marcas com os seus Segmento D com motores 1.5 e 1.6 a gastarem mais e a andarem menos do que o Série 3 com este motor 2.0.

                                          Por isso, fico sem perceber: afinal, qual é a vantagem?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                            O engraçado é que andam as outras marcas com os seus Segmento D com motores 1.5 e 1.6 a gastarem mais e a andarem menos do que o Série 3 com este motor 2.0.

                                            Por isso, fico sem perceber: afinal, qual é a vantagem?
                                            Temos que esperar e ver o que a BM vai fazer quando o seu hipotético motor 1.6 sair . . .

                                            As outras marcas que andam com 1.5 e 1.6 não têm que se conste nada do Efficient Dynamics que a BM tem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Na minha opinião não se justifica o desenvolvimento de um 1.6 por parte da BMW.

                                              Comentário


                                                #24
                                                se o 316d fosse realmente 1600cc, ficava uns 2mil euros mais barato nos impostos...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                  se o 316d fosse realmente 1600cc, ficava uns 2mil euros mais barato nos impostos...
                                                  Mas, muito provavelmente, o preço base seria superior.

                                                  Utilizar o mesmo bloco 2.0 para as versões 16d, 18d e 20d = economia de escala.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Depende, só haveria vantagem em mercados com componente cilindrada.

                                                    Porque em termos de emissões, este 16d (tal como o 18d e mesmo o 20d), fazem até melhor ou igual a muitos 1.6 diesel em termos de emissões.

                                                    De um ponto de vista de contenção de custos, faz mais sentido em príncipio a BMW utilizar um 2.0 que depois mete em vários níveis de potência, desde 116, passando por 143 e 177 e terminando em 204, do que estar a utilizar um 1.6 diesel exclusivamente para cobrir ali um nível de potência abaixo dos 130cv.

                                                    Quando muito o que acontecerá um dia é a BMW passar a utilizar o 1.6 HDi da PSA numa versão mais potente e não ser apenas o MINI a fazê-lo...estar a desenvolver um próprio não faz muito sentido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O problema é que não temos nenhum 1.6 diesel montado no Serie 3 para poder comprar se fazia melhor ou não.

                                                      Nem sempre menos cilindrada é igual a maior economia, factores como o peso e o esforço do motor são pontos muito importantes, é sabido que um 1.6 é mais turbo dependente que um 2.0 e somos quase obrigados andar com mais rotação.

                                                      Não é justo comprar os 1.6 que andam por ai pelo menos da PSA visto este já ter saido faz 5 anos e ainda não lhe estao aplicadas tecnologias para esse efeito e actuais. Este motor 2.0 esta acabar de sair e certamente tera afinações e relaçoes de caixa mais longas.

                                                      Acredito é que a descrepancia entre o consumo maximo e o minimo num bloco 2.0 é superior ao de 1.6, nós apenas vemos valores de fabrica alcançados em situações muito optimistas e com acelerações muito baixas.

                                                      Basta ver que os 318d na mão do publico fazem medias de 6/6.5, isto são umas 180g/km...'muito longe' daquilo que eles declaram, o problema é que de 1 litros de diferenças faz aumentar bastante os valores de CO2 o que muitas vezes dá ideia errada de consumirem muito mais.

                                                      Eu ca acho que ou mudam o metodo de fazer os testes em laboratorio ou estamos numa evolução de CO2 falsa, cada vez mais existem descrepancias entre a media deles com a nossa na estrada.
                                                      Pelo menos que criem um valor maximo e minimo de CO2 para se saber mais justamente o que pode sair dali.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Este motor (como 18d) saiu em 2007...

                                                        Os 18d fazem tanto mais em relação às médias oficiais, como os restantes, como tal a comparação não faz sentido, porque todos acabam por emitir mais em condições de utilização real.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Fico contente com este 316d... Agora já se vai olhar com melhores olhos para o tão defendido por mim 318d

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por OTony Ver Post
                                                            Fico contente com este 316d... Agora já se vai olhar com melhores olhos para o tão defendido por mim 318d
                                                            Os 18d desde há uns meses passaram a vir sem lettering de série. É uma opção a custo zero, mas um comprador que não especifique...tem o popó sem lettering. Para não se envergonhar

                                                            Por sua vez, os 20d têm lettering pré-definido.

                                                            Mas, no caso do S1, o 18d passou a ser o motor diesel mais vendido desde o LCI. Julgo que anteriormente a proporção era algo como 8 20d para cada 2 18d.

                                                            Por sua vez, no S3, anteriormente à chegada dos 18 e 20d ED, o 18d tinha venda residuais, nem 5% dos diesel representava ou algo no género.

                                                            Da última vez que vi, já ia nos 30%.

                                                            Isto em Portugal!

                                                            P.S. E julgo que os 16d também não têm lettering pré-definido.
                                                            Editado pela última vez por Andre; 25 June 2009, 19:05.

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