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Regularização de Sinistro (direitos)

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    Regularização de Sinistro (direitos)

    Boas,

    ora bem a ver se consigo explicar bem a coisa.

    Este sábado o azar bateu-me à porta, um artista que se apresenta pela minha esquerda, tem lá um stop, ele vai a virar à direita e o carro dele era tão grande (Mercedes Benz - SLK) que me veio bater no lado esquerdo do meu carro, atravessou a outra faixa de rodagem toda e limpou-me de raspão toda a lateral esquerda.

    O rapaz, deu-se como culpado, preenchemos a declaração amigável, liguei para a Seguradora, eles vieram ao local (Modial Assistance), tiraram fotos e deram andamento ao assunto.

    Ora bem, penso que não deverei ter complicações, nestes aspectos, agora vem a questão.

    O que diz a lei, o seguro tem de repor o carro no seu estado original, recuperando as peças, ou colocando peças novas ?

    No meu caso, o carro faz amanhã dois meses, e tem o guarda lamas da frente danificado, as duas portas do lado esquerdo riscadas e amolgas, mais o guarda lamas traseiro amolgado e riscado. Além de que ele me bateu na roda do lado esquerdo frente e a direcção está desalinhada. . .

    Posto isto, gostaria de saber, se tendo o carro tão pouco tempo, eu posso tentar forçar a que as portas sejam novas, ou vou ter de gramar com portas reparadas no bate chapas ?

    #2
    Tudo depende da intensidade dos danos e viabilidade, ou não, da sua reparação.

    Alem disso, queres portas novas para quê? Para ficarem pior preparadas em relação a corrosão do que aquelas que lá tens? Ou pensas que as portas novas vêm preparadas como as que saem da fábrica nos carros?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Tudo depende da intensidade dos danos e viabilidade, ou não, da sua reparação.

      Alem disso, queres portas novas para quê? Para ficarem pior preparadas em relação a corrosão do que aquelas que lá tens? Ou pensas que as portas novas vêm preparadas como as que saem da fábrica nos carros?
      Pensei que pelo menos do ponto de vista da corrosão as portas viessem com um tratamento semelhante, já que se tratariam de peças originais.

      Esperava de facto era diferenças ao nível da pintura, mas acrescento que não faço ideia como vêm essas peças . . .

      Em relação aos danos não são profundos e penso que são perfeitamente reparáveis, claro que reparado, nunca fica igual a novo . . . era só por isso que estava a perguntar se podia exigir peças novas, ainda para mais tendo o carro tão pouco tempo, era só isso

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
        Pensei que pelo menos do ponto de vista da corrosão as portas viessem com um tratamento semelhante, já que se tratariam de peças originais.

        Esperava de facto era diferenças ao nível da pintura, mas acrescento que não faço ideia como vêm essas peças . . .

        Em relação aos danos não são profundos e penso que são perfeitamente reparáveis, claro que reparado, nunca fica igual a novo . . . era só por isso que estava a perguntar se podia exigir peças novas, ainda para mais tendo o carro tão pouco tempo, era só isso
        Uma peça de chaparia nova vem com um primário, tendo depois que ser ser preparada e pintada. Mas esse primário e a posterior preparação, embora, desde que bem feita, seja suficiente, nunca é igual aos banhos de imersão a que são sujeitas as carroçarias nas fábricas.

        Por isso te digo que, para mim, é preferivel lá ficar as portas originais e serem reparados os painéis se possível.

        Desde que o trabalho seja bem feito, nem vais notar a diferença. Obviamente tens que ver bem quando fores levantar o carro para aferir eventuais irregularidades ou diferenças de tonalidade na cor, mas no geral, desde que feito por bons profissionais, os trabalhos ficam bons.

        Quanto á obrigatoriedade de peças novas, não há Lei que ter garanta isso, apenas te garante a reposição do bem em perfeito estado, tal como se encontrava antes do sinistro.

        Comentário


          #5
          Ou seja depende do volume dos danos e da possibilidade, que a oficina e perito entendam, na viabilidade da reparação ou ser necessária a sua substituição.

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            #6
            Bem, fiquei esclarecido

            Seja como for, vou bater um pouco o pé (já vi que não vale a pena muito porque não tenho razão, do ponto de vista legal, é mais por assim dizer emocional), como se costuma dizer.

            De facto é muito chato, com dois meses e levar logo uma reparação de chapa em toda a lateral esquerda do carro, não é nada de transcendente, os paineis ficaram todos riscados e ligeiramente amolgados, foi uma batida de raspão.

            Mais uma história que fica para contar. O que me preocupa mais um pouco foi que o outro veiculo também me acertou no pneu da frente e a direcção desalinhou e o carro foge ligeiramente para a esquerda, portanto vou ter de mandar verificar isso e espero que não venham daí grandes complicações . . . .

            Comentário


              #7
              Também preciso de esclarecimento - ACIDENTE

              Tomo a liberdade de "invadir" este tópico para pedir um esclarecimento:

              No passado Sábado tive um acidente (sou culpado)... o que gostaria de saber era ser tenho que deixar o carro numa oficina para a peritagem ou posso solicitar a deslocação do perito a minha casa????... digo isto porque o meu carro só partiu o farolim traseiro e riscou para choques!!!!
              Editado pela última vez por JoaoPaulo75; 30 June 2009, 10:50. Razão: acrescentei título

              Comentário


                #8
                O meu conselho é para forçares a reparação na marca.

                As seguradoras vão-te tentar impingir os "reparadores" deles, atirando-te um osso que é o carro de substituição.

                Estas reparações, prefiro-as fazer na marca, ainda para mais quando o carro tem apenas 2 meses

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                  O meu conselho é para forçares a reparação na marca.

                  As seguradoras vão-te tentar impingir os "reparadores" deles, atirando-te um osso que é o carro de substituição.

                  Estas reparações, prefiro-as fazer na marca, ainda para mais quando o carro tem apenas 2 meses
                  Relativamente à oficina, vai ser de marca e nesse aspecto não pressionaram para ser em outro lado, nem nas tais recomendas deles.

                  Sobre a viatura de substituição, vou pedi-la quando for altura disso, isto é, enquanto o meu estiver a reparar.

                  Entretanto vou fritar um pouco a cabeça ao perito, sei que não adianta de nada mas é para chatear um pouco, e por uma razão simples, quando o acidente é com um carro já com uns anos é um chasso coiso e tal e nem justifica a repração com peças novas, ou seja, a canção do costume.

                  Neste caso e apesar de não ser nada de especial, mas tendo em conta que é um carro muito recente, vou pressionar . . . não creio que o argumento do valor comercial seja suficiente

                  Comentário


                    #10
                    Prazos de Participação de Sinistros

                    Um misto de update e dúvida.

                    Do meu lado está tudo encaminhado, peritagem feita, a culpa do acidente foi atribuida a 100% ao outro condutor, aguardo só disponibilidade da oficina.

                    Agora vem a parte da dúvida, prende-se com o prazo para participar o acidente à companhia de seguros, pelo que li, são 8 dias, quer se tenha culpa ou não.

                    Quem participar fora deste prazo, o que lhe acontece ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
                      Um misto de update e dúvida.

                      Do meu lado está tudo encaminhado, peritagem feita, a culpa do acidente foi atribuida a 100% ao outro condutor, aguardo só disponibilidade da oficina.

                      Agora vem a parte da dúvida, prende-se com o prazo para participar o acidente à companhia de seguros, pelo que li, são 8 dias, quer se tenha culpa ou não.

                      Quem participar fora deste prazo, o que lhe acontece ?
                      Por norma nada.
                      De acordo com a legislação poderia ser cobrado o valor correspondente a uma anuidade.

                      E a porta é nova ou reparada?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        Por norma nada.
                        De acordo com a legislação poderia ser cobrado o valor correspondente a uma anuidade.

                        E a porta é nova ou reparada?
                        Quando passei na oficina para levantar o carro, a pessoa que me tratou do assunto já tinha saído, pelo que não consegui saber isso.

                        Contudo, falei ontem com uma pessoa de lá e ela disse-me que estão a encomendar peças e a aguardar a chegada do material.

                        Hoje vou voltar a ligar e vou perguntar isso, se a porta é nova ou não e se para além da porta o que vem mais . . .

                        O recepcionista, quando lhe entreguei o carro disse-me que achava ele que era tudo recuperável, mas que tudo ia depender da conversa que depois tivessem com o perito, logo que tenha mais informações faço um update ao tópico.

                        Comentário


                          #13
                          Update - Data de reparação

                          Ora bem,

                          Segunda feira, iniciam os trabalhos de reparação, prazo previsto para a intervenção 4 dias . . .

                          Amanhã vou entregar o carro, porque na 2ª feira não consigo de modo nenhum garantir a entrega do carro na hora de abertura da oficina.

                          Também amanhã me vou inteirar do que vai ser feito em concreto e depois coloco aqui os resultados . . .

                          Isto que vou dizer é mais para dar umas luzes, quem conduzia o carro que me bateu, é recém - encartado, e não é o condutor habitual da viatura.

                          Com tantos dias de reparação prevejo que o estoiro em termos de €€€ seja grande, da minha parte sei que a coisa está resolvida, a minha companhia já me informou que a companhia de seguros do outro assumiu tudo.

                          Na 2ª de manhã levanto a viatura de serviço e só aí já vai uma bela maquia!

                          Comentário


                            #14
                            Ora bem, update da situação.

                            Nada de material novo, tem tudo reparação e vai ser reparado.

                            Portanto calculo que as peças que eles estivessem à espera fosse mesmo da tinta .

                            Agora a sério, como eu não tinha marcação, eles não deviam ter disponibilidade para reparar e não queriam dizer isso.

                            Uma coisa curiosa, só o alinhamento de direcção ficam nos módicos 81€!

                            Comentário


                              #15
                              Carro com um dia, para choques novo

                              Vou aproveitar o tópico para não abrir um novo.

                              Um colega meu levantou o seu carro novo no Sábado de manhã, este Domingo de tarde já lhe tinham batido na traseira e danificado o pára choques . . .

                              Eu estava lixado por o meu carro ter na altura do acidente quase dois meses e ser muito recente, no caso deste meu colega, nem sei que dizer coisas que acontecem, mas é preciso ter azar.

                              Um padrão que vi tanto no acidente dele como no meu, o terceiro e culpado do acidente, recém encartado, não é o condutor habitual na apólice, mas na prática é o condutor habitual do carro . . . Seja como for, naquele caso como partiu o pára choques e o carro tem um dia, penso eu que a solução vai ser, "novo" . . .

                              Comentário

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