Esse ruido agudo mais parece a broca do dentista...
Parece-me que esse ruído é do diferencial e não tanto da caixa.
No entanto as caixas com dentes direitos fazem mais ruído porque os dentes dos carretos passam uns pelos outros com toda a área do dente ao mesmo tempo, enquanto nas outras isso é feito de modo progressivo.
Mal comparado, é como dar um mergulho de chapão ou entrar na água com os braços esticados e o corpo direito.
As de dentes direitos engrenam de uma vez : a superficie (teoricamente apenas uma linha de contacto) de um dente engata na superficie do outro de uma vez e por isso o contacto é feito algo violentamente.
As helicoidais engrenam gradualmente (começa a engrenar num ponto e à medida que as rodas vão rodando, o resto do dente engata no outro formando a linah teorica de contacto). Ao engrenarem os dentes gradualmente, a força transmitida por um dente ao outro não é descarregada "de uma vez". A força de cada dente aumenta gradualmente até um máximo (quando se forma a linha de contacto completa, de uma ponta à outra) e depois diminui gradualmente até zero. Por isso fazem menos ruído e aguentam maiores cargas: basicamente os impactos não são tão violentos.
Mas então este tipo de caixas pelo que dizem aqui têm mais desvantagens do que vantagens, no entanto, para serem usadas em competição, tem de haver algo que as torne superiores às outras...
Mas então este tipo de caixas pelo que dizem aqui têm mais desvantagens do que vantagens, no entanto, para serem usadas em competição, tem de haver algo que as torne superiores às outras...
passagens de caixa mais rápidas e devido à geometria dos dentes mais robustas e fazem a transmissão de potencia com menos perdas
You've heard that racing gearboxes are often straight-cut to make more power. This much is true, but it's at a price - A HELL of a racket and a bit of a decrease in strength. The extra noise comes from the straight gears meshing together, (The familiar 'supercharger' type whine) and less strength because a more normal road type helical-cut gear (One that has the teeth at an angle) is actually stronger. (In a straight-cut gearset, there is only one tooth engaged at a time, whilst the helical gearset has around 1.5 teeth engaged at any one time) The reason the straight-cut gearboxes make more power is because with helical-cut gears the gears try to push themselves away from each other in the same direction as the shafts they run on. Hence, all road gearboxes have small thrust bearings on each end of the shafts to take the load of the shafts trying to escape out the far end of the gearbox casing. All that lateral effort, of course, is power being wasted and so a lot of racing teams use straight-cut gears to minimise power loss through the gearbox.
So, it may be no surprise that there's ....
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