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30mil km com o mesmo oleo?

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    30mil km com o mesmo oleo?

    Boas pessoal. passou-se o seguinte: hoje fui fazer a revisão dos 90mil kms na minha laguna na oficina da marca. Só lá fui mesmo porque tinha que mudar kit de distribuição e todas as outras coisa que isso implica. Bem mas fiquei espantado quando o mecânico me disse que agora só tinha de mudar de oleo e todos os filtros ao fim de 30mil kms, ou seja, aos 120mil.

    Eu achei estranho e perguntei como é que um oleo aguenta tanto sem perder as propriedades de lubrificação, viscosidade etc..

    Já fiz uma pesquisa mas não encontrei nada acerca do assunto.

    O que acham disto? No minimo estranho, tal como eu..

    Abraço

    #2
    Já leste o manual de instruções que acompanha o carro ?


    Pois...

    Comentário


      #3
      Se a marca diz que aguenta, é porque aguenta. É preciso é colocar o óleo específico de longa duração.
      Como o DeCeIi já disse, essa informação deve constar do manual de instruções.

      Comentário


        #4
        Não duvido que esteja no manual do carro. E sim já fui consultar o dito para mais informação mas não consegui grande coisa uma vez que este está escrito em francês pelo que o carro foi importado de França. Por isso é que decidi criar este tópico para ficar mais elucidado.

        Abraço

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
          Boas pessoal. passou-se o seguinte: hoje fui fazer a revisão dos 90mil kms na minha laguna na oficina da marca. Só lá fui mesmo porque tinha que mudar kit de distribuição e todas as outras coisa que isso implica. Bem mas fiquei espantado quando o mecânico me disse que agora só tinha de mudar de oleo e todos os filtros ao fim de 30mil kms, ou seja, aos 120mil.

          Eu achei estranho e perguntei como é que um oleo aguenta tanto sem perder as propriedades de lubrificação, viscosidade etc..

          Já fiz uma pesquisa mas não encontrei nada acerca do assunto.

          O que acham disto? No minimo estranho, tal como eu..

          Abraço
          Nos Renault não sei mas o meu bravo só mudou aos 31.000 e eu antecipei-me pois era só aos 35.000.

          Comentário


            #6
            São os chamado "Long-Life".

            Comentário


              #7
              E depois os turbos dos 1.9 dci vão á vida, ou os bronzes da cambota!!!
              Muda o óleo de 15 em 15 mil e não terás problemas.

              Comentário


                #8
                Mas qual é o problema em cumprir o estabelecido pela marca ?

                O óleo recomendado pela marca ou superior são suficientes.

                Mudanças intermédias tornam-se desnecessárias e a manutenção fica mais em conta.


                Mas lá está, se quiserem deitar dinheiro à rua...

                Comentário


                  #9
                  Apesar de o oleo aguentar 30.000 kms ou mais, não quer dizer que aguenta esses 30.000 feitos em 3 ou 4 anos. Penso que 2 anos no maximo deve ser mudado nem que tenha 5.000 feitos

                  Cumpz

                  Comentário


                    #10
                    Só não percebi uma coisa? Onde é que ele foi trocar a distribuição? E que se foi a marca, ou algo com credibilidade eles sabem o que estão a dizer.

                    Só se muda o óleo, ou por km´s ou por tempo, ou então por andar a rasgar em TD´s em que aí possivelmente o desgaste irá ser maior.

                    É a mesma coisa que a correira dizer que é para trocar aos 90mil e tu trocares a 45mil por prevenção é dinheiro a rua...
                    Comentário a respeito de um user que disse de 15 em 15 mil a cena do óleo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por migsue Ver Post
                      Apesar de o oleo aguentar 30.000 kms ou mais, não quer dizer que aguenta esses 30.000 feitos em 3 ou 4 anos. Penso que 2 anos no maximo deve ser mudado nem que tenha 5.000 feitos

                      Cumpz
                      Correcto e a marca refere isso mesmo ! 30.000 km ou 2 anos, o primeiro que ocorrer.

                      Comentário


                        #12
                        Boas, como cá em casa achamos 30 000 muito para o mesmo óleo, mete-se o normal (para 15, 20 000) e muda-se 1000 km antes do recomendado por uma questão de tranquilidade psicológica.
                        Eu, se fosse a ti, mudava-o 5000 km antes do recomendado nesse caso, mas cada pessoa tem a sua.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ZeValvulas Ver Post
                          Boas, como cá em casa achamos 30 000 muito para o mesmo óleo, mete-se o normal (para 15, 20 000) e muda-se 1000 km antes do recomendado por uma questão de tranquilidade psicológica.
                          e depois aparece alguém a dizer:
                          "15 mil km? isso é muito!!! muda aos 10 mil"
                          e outro
                          "10 mil? muda aos 5 mil"
                          etc

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                            e depois aparece alguém a dizer:
                            "15 mil km? isso é muito!!! muda aos 10 mil"
                            e outro
                            "10 mil? muda aos 5 mil"
                            etc
                            LOL se formos a pensar assim...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ZeValvulas Ver Post
                              LOL se formos a pensar assim...
                              Simples...não se pensa e faz-se o que a marca diz.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Mas qual é o problema em cumprir o estabelecido pela marca ?

                                O óleo recomendado pela marca ou superior são suficientes.

                                Mudanças intermédias tornam-se desnecessárias e a manutenção fica mais em conta.


                                Mas lá está, se quiserem deitar dinheiro à rua...
                                Nunca pensei vir a dizer isto () mas concordo inteiramente contigo!

                                No meu caso a marca também anuncia 30 em 30 mil kms para a mudança do óleo. Sempre cumpri o estipulado, e nunca tive problemas.

                                Acho sinceramente, que as várias equipas que as marcas têm para analizarem e estudar a durabilidade dos materiais, os tipos de concepção e funcionamento, que os testam nas mais delicadas condições, percebem um pouco mais que nós, ou o "mecânico conhecido" para poderem afinar e anunciar uma manutenção de 30 em 30 mil kms.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                  Simples...não se pensa e faz-se o que a marca diz.
                                  Cada um tem a sua, mudar um pouco mais cedo nunca faz mal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    desde que vás vendo o nível, não vejo problema

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ZeValvulas Ver Post
                                      Boas, como cá em casa achamos 30 000 muito para o mesmo óleo, mete-se o normal (para 15, 20 000) e muda-se 1000 km antes do recomendado por uma questão de tranquilidade psicológica.
                                      Eu, se fosse a ti, mudava-o 5000 km antes do recomendado nesse caso, mas cada pessoa tem a sua.
                                      A normalidade não existe, tudo é relativo.

                                      Os componentes, os materiais, as peças, os lubrificantes evoluiram drásticamente!

                                      Nós temos que compreender e acompanhar essa evolução!

                                      Há 20 anos atrás era impensável fazer 10 mil kms com um óleo, o normal eram 5000 ou 7500 kms, e antes disto eram 3000 kms, daqui por 20 anos será impensavel fazer 30 mil, porque será uma quilometragem ridiculamente baixa!

                                      Senão, não evoluimos!

                                      De qualquer forma, mudar antes, não faz mal nenhum, só acho que é desperdiçar dinheiro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                        A normalidade não existe, tudo é relativo.

                                        Os componentes, os materiais, as peças, os lubrificantes evoluiram drásticamente!

                                        Nós temos que compreender e acompanhar essa evolução!

                                        Há 20 anos atrás era impensável fazer 10 mil kms com um óleo, o normal eram 5000 ou 7500 kms, e antes disto eram 3000 kms, daqui por 20 anos será impensavel fazer 30 mil, porque será uma quilometragem ridiculamente baixa!

                                        Senão, não evoluimos!
                                        Eu compreendo perfeitamente e aceito isso, apenas não me dá tranquilidade ir a puxar às 4000, 5000, o que seja, sabendo que o prazo do óleo está a chegar ao fim, o que é que queres? São pancas, cada maluco tem a sua.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ZeValvulas Ver Post
                                          Cada um tem a sua, mudar um pouco mais cedo nunca faz mal.
                                          Mudar mais cedo não faz mal...

                                          Mas se a marca diz 10.000 e fizere 15.000 não é por ai...se o óleo recomendado for sintético está mais que preparado para fazer mais quilómetros.

                                          Desde que se cumpra o que a marca diz não haverá stress....o problema é quando se começa a inventar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                            Mudar mais cedo não faz mal...

                                            Mas se a marca diz 10.000 e fizere 15.000 não é por ai...se o óleo recomendado for sintético está mais que preparado para fazer mais quilómetros.

                                            Desde que se cumpra o que a marca diz não haverá stress....o problema é quando se começa a inventar
                                            Se se inventar para baixo e não para cima certamente que não haverá problema nenhum.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se gostas de gastar isso é contigo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ZeValvulas Ver Post
                                                Eu compreendo perfeitamente e aceito isso, apenas não me dá tranquilidade ir a puxar às 4000, 5000, o que seja, sabendo que o prazo do óleo está a chegar ao fim, o que é que queres? São pancas, cada maluco tem a sua.
                                                Sim, verdade seja dita, quando a pessoa anda a puxar mais pelo carro, já começa a pensar que como o desgaste é mais acentuado e tal...

                                                É como disse, mudar antes não faz mal nenhum, e cada pessoa é livre, e age como quer, portanto, é perfeitamente normal!

                                                Apesar de eu cumprir o estipulado pela marca, compreendo perfeitamente a tua ideia/opinião!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se puxares muito pelo carro ou efectuares percursos de montanha, reboque de caravanas, etc. deve-se mudar mais cedo.

                                                  Isto está referido no manual como condições difíceis e está lá especificado novas indicações no que diz respeito aos prazos.

                                                  No entanto a manutenção normal aplica-se à esmagadora maioria dos veículos, cabe a nós verificarmos se realmente o veículo está sujeito a um esforço adicional.

                                                  Cumprimentos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                    Se puxares muito pelo carro ou efectuares percursos de montanha, reboque de caravanas, etc. deve-se mudar mais cedo.

                                                    Isto está referido no manual como condições difíceis e está lá especificado novas indicações no que diz respeito aos prazos.
                                                    onde tambem encontras:
                                                    condução praticamente exclusiva em cidade
                                                    condução frequente por periodos curtos (idas ao café da rua, etc)

                                                    tudo coisas que muitos fazem...falta é a malta acreditar.
                                                    Editado pela última vez por Eliselotus; 05 July 2009, 09:26.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      Correcto e a marca refere isso mesmo ! 30.000 km ou 2 anos, o primeiro que ocorrer.

                                                      Atençao q a marca agora manda mudar aos 20 000 ou 1 ano consoante o q primeiro ocorrer.
                                                      Tenho a Laguna 2.0 dci de /1/2006 e sao essas as recomendaçoes.
                                                      Só q se for feito no para-arranca em Ccidade recomendam metade dos Kilmtros
                                                      E o oleo é o ACEA B4 5W40.
                                                      Será q depois de partirem tantos turbos é q descobriram q era esse o problema?
                                                      Pelo menos foi o q me disseram...

                                                      Cumtos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                                        A normalidade não existe, tudo é relativo.

                                                        Os componentes, os materiais, as peças, os lubrificantes evoluiram drásticamente!

                                                        Nós temos que compreender e acompanhar essa evolução!

                                                        Há 20 anos atrás era impensável fazer 10 mil kms com um óleo, o normal eram 5000 ou 7500 kms, e antes disto eram 3000 kms, daqui por 20 anos será impensavel fazer 30 mil, porque será uma quilometragem ridiculamente baixa!

                                                        Senão, não evoluimos!

                                                        De qualquer forma, mudar antes, não faz mal nenhum, só acho que é desperdiçar dinheiro.
                                                        correcto!


                                                        No caso do meu, é para mudar de 5 em 5mil km ou 6 meses.
                                                        E levo ah risca o que vem no manual.

                                                        Claro que hj em dia uso um oleo muito mais avançado do que na altura,apesar de continuar a usar a mesma viscusidade.

                                                        secalhar é por isso que os meus turbos teem mais de 17 anos e ainda nao tem 0 folga axial heheh

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                          e depois aparece alguém a dizer:
                                                          "15 mil km? isso é muito!!! muda aos 10 mil"
                                                          e outro
                                                          "10 mil? muda aos 5 mil"
                                                          etc
                                                          É uma verdade.

                                                          Eu continuo a achar que as pessoas dão uma importância exagerada ao óleo.

                                                          Desde que o óleo obedeça ás especificações que o fabricante manda e seja substituido nos intervalos preconizados, nunca há nada a temer.

                                                          Mas há sempre quem ache que a sua opinião é mais válida do que a de quem fez o motor...

                                                          ...e tudo bem, de facto o único problema de mudar antes é mandar dinheiro á rua e poluir um bocado mais o planeta.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            ...e tudo bem, de facto o único problema de mudar antes é mandar dinheiro á rua e poluir um bocado mais o planeta.
                                                            lololol

                                                            sim, porque um oleo que não esteja em bom estado não provoca danos no motor, aumentos de consumo e poluição!

                                                            loooool

                                                            vê lá, da mesma forma que é estupido mudar o oleo antes do prazo recomendado (mesmo que o oleo já esteja em muito mau estado), não te esqueças que mudar DEPOIS do prazo recomendado te tras problemas gravissimos! por isso, se o intervalo for 30mil, aos 30mil para o carro e chama o reboque.

                                                            Usem os transportes publicos...p.f.....

                                                            Comentário

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