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    Insignia 1.6 Turbo

    o pai dum colega meu está a ponderar este carro nesta motorização.

    até que ponto será ela fiável e com relativa durabilidade, numa utilização não tão cuidada como muitos de nós temos ?

    #2
    Como seria de esperar, não se pode responder a essa pergunta senão de forma genérica: tratando-se de um turbo, há alguns cuidados "básicos" e habituais que se devem ter para que dure muito.
    Se assim, for, não há razões para pensar que não dure!

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      #3
      sim, é na 'manutenção' do turbo que me estou a focar mais...

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        #4
        Manter um turbo com boa saude depende, como disse o Lino, de ter alguns cuidados básicos do tipo não começar a acelerar mal se coloca a viatura a trabalhar (deixar o carro atingir a temperatura ideal) bem como não desligar logo o carro depois de um percurso relativamente longo onde se puxou bem pelo mesmo, excepto se o percurso final já implicou vir em toada mais calma.(entrada em cidade, aldeia, etc.com andamento mais moderado).
        Haverá certamente mais cuidados que se prendem não só com o turbo mas o melhor é começar logo com estes.
        Nunca tive problemas com turbos.

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          #5
          A parte de aquecer bem o carro antes de começar a "esgalhar" sim, acho que se aplica a todos..já a parte de não desligar o carro sem deixar arrefecer já nem sempre se aplica, sei por exemplo que o 2.0 TSI do Scirocco tem um circuito de refrigeração que funciona mesmo depois do carro ser desligado para evitar ter de deixar arrefecer. Penso que a maioria dos motores turbo recentes já deve ter o mesmo mecanismo.

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            #6
            Também nunca tive qualquer problema no meu TD. E já vai em 274.000 km...

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              #7
              então basicamente os cuidados são os mesmos do que para um turbodiesel ?

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                #8
                Penso que sim, incluindo a lubrificação adequada e recomendada para o motor em questão, etc.

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                  #9
                  O deixar o carro ligado durante uns segundos depois de se dar uso grande ao turbo não tem tão que ver com o arrefecimento como com a manutenção do funcionamento da lubrificação até as pás do turbo pararem de rodar ou deixarem de rodar com a velocidade toda. Elas chegam acima da centena de milhares de RPM e cortar a lubrificação àquela velocidade deixa mossa.

                  Comentário


                    #10
                    Eu tenho um carro a gasolina turbocomprimido. Os cuidados são similares aos diesel turbo

                    - É importante o uso de um bom óleo, sintético de preferência. A frio estes são mais eficazes que os minerais e aguentam melhor o passar do tempo bem como elevadas temperaturas
                    - Deixar o turbo repousar antes de se desligar o motor garante que a turbina atinja baixas rotações e menores temperaturas garantindo uma maior longevidade. Esta situação é mais pronunciada nos motores a gasolina que h-sóleo
                    - Dar umas gazadas antes de desligar o motor pode ser o suficiente para a médio/longo prazo causar desgaste adicional nos rolamentos do turbo e por conseguinte a quebra do mesmo. O principio é o mesmo que obrigado a deixar o turbo repousar depois de um período de altas rotações: o turbo ganha rotação, desliga-se o motor e não há pressão de óleo para o lubrificar enquanto este vai perdendo rotação.


                    Originalmente Colocado por javelar Ver Post
                    A parte de aquecer bem o carro antes de começar a "esgalhar" sim, acho que se aplica a todos..já a parte de não desligar o carro sem deixar arrefecer já nem sempre se aplica, sei por exemplo que o 2.0 TSI do Scirocco tem um circuito de refrigeração que funciona mesmo depois do carro ser desligado para evitar ter de deixar arrefecer. Penso que a maioria dos motores turbo recentes já deve ter o mesmo mecanismo.
                    Não necessariamente, as aplicações em ligeiros não é assim tão comum.

                    Há um sistema bastante antigo nos camiões (alterado ao longo dos anos e controlado electronicamente na actualidade) que mesmo após o corte da ignição pela chave prevê que o motor fique a trabalhar um curto período de tempo. Esse período de tempo é estipulado pela centralina que interpreta sensores de temperatura.

                    Depois para os ligeiros o que há é um sistema de arrefecimento por água dos rolamentos do turbo. A água evapora, condensa e volta ao estado líquido. Desta forma extrai-se o calor acumulado no turbo de forma minimamente eficaz.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                      O deixar o carro ligado durante uns segundos depois de se dar uso grande ao turbo não tem tão que ver com o arrefecimento como com a manutenção do funcionamento da lubrificação até as pás do turbo pararem de rodar ou deixarem de rodar com a velocidade toda. Elas chegam acima da centena de milhares de RPM e cortar a lubrificação àquela velocidade deixa mossa.
                      Tem a ver com ambos e com a devida importância

                      Realmente ao calar o motor com o turbo em altas rotações (fazem mais de 100 000 no máximo, 150 000 em alguns casos) faz com que a circulação de óleo seja cortada e o atrito causado gera desgaste. No entanto o processo de arrefecimento tem o seu devido valor: mesmo com o turbo já na rotação mínima este pode ainda estar incandescente juntamente com os colectores especialmente depois de muitos quilómetros e/ou depois de se puxar pelo motor.

                      Isso faz com que ao parar o motor/turbo o pouco óleo nos rolamentos sofra um aquecimento exponencial e acontece um fenómeno em que o óleo no turbo é queimado. Isso danifica o óleo em si, bem como o turbo. Depois o turbo é lubrificado/arrefecido com óleo cheio de partículas o que vai desgastar tudo a médio prazo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por javelar Ver Post
                        A parte de aquecer bem o carro antes de começar a "esgalhar" sim, acho que se aplica a todos..já a parte de não desligar o carro sem deixar arrefecer já nem sempre se aplica, sei por exemplo que o 2.0 TSI do Scirocco tem um circuito de refrigeração que funciona mesmo depois do carro ser desligado para evitar ter de deixar arrefecer. Penso que a maioria dos motores turbo recentes já deve ter o mesmo mecanismo.
                        Sim, existe de facto um circuito independente de refrigeração dedicado apenas ao sistema turbo-compressor do motor Opel em questão.

                        Depois de parar o motor, o calor que resta no sistema turbo-compressor é expulso utilizando um pequeno circuito de refrigeração que funciona por meio de uma bomba eléctrica de água controlada por um termóstato.

                        No entanto, não dispensa o "deixar" o motor a funcionar durante alguns minutos após uma viagem.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por djm Ver Post
                          o pai dum colega meu está a ponderar este carro nesta motorização.

                          até que ponto será ela fiável e com relativa durabilidade, numa utilização não tão cuidada como muitos de nós temos ?
                          a mim parece-me que o grande defeito do insignia 1.6t é mesmo o consumo. ja li varios ensaios a modelos com esta motorizacao e o consumo medio nunca foi inferior a 9l... o 2.0tfsi do grupo vw de 211cv consome menos que este 1.6t de 180cv!
                          se por exemplo, como tb ja li alguns ensaios, o consumo medio do insignia 2.0 ecoflex diesel de 160cv for de 6,5l estamos a falar de uma diferenca aproximada de 3l em consumo a cada 100km...

                          Comentário


                            #14
                            Eu acho que com um sistema independente de refrigeração que funciona com o carro desligado torna-se totalmente desnecessário fazer a espera antes de desligar o carro.. mas cada um sabe de si!
                            Já agora para quem tiver curiosidade em saber como funciona o sistema nos TSI da VW

                            Sistema de refrigeración con bomba para ciclo de continuación del líquido refrigerante y con ciclo de continuación en el radiador
                            Para evitar la carbonización/coquización del aceite del eje de la turbina en el turbocompresor, una bomba de agua adicional establece un ciclo de continuación para la recirculación del agua de hasta 15 min después de la parada del motor caliente. Transporta el líquido refrigerante, menos caliente, en el sentido opuesto al del flujo normal. El líquido refrigerante, aspirado por la bomba de agua adicional, fluye en ese caso desde el radiador, pasando por el turbocompresor hacia el bloque motor, y vuelve de allí al radiador, para desalojar el calor acumulado.

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                              #15
                              Originalmente Colocado por javelar Ver Post
                              Eu acho que com um sistema independente de refrigeração que funciona com o carro desligado torna-se totalmente desnecessário fazer a espera antes de desligar o carro.. mas cada um sabe de si!
                              Já agora para quem tiver curiosidade em saber como funciona o sistema nos TSI da VW
                              Isso não é bem assim, como já foi dito aqui no tópico. A espera que se faz não é só para arrefecer

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                                #16
                                Se não é para arrefecer é para que então? Se é pelas rpm o carro quando for desligado o turbo perde as rotações normalmente..digo eu que sou pouco entendido na matéria.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por javelar Ver Post
                                  Se não é para arrefecer é para que então? Se é pelas rpm o carro quando for desligado o turbo perde as rotações normalmente..digo eu que sou pouco entendido na matéria.
                                  O problema está mesmo em o turbo não perder as rotações normalmente. O veio onde as pás do turbo rodam tem uma fina película de óleo permanente, que permite às mesmas rodarem com o mínimo de fricção. Quando se desliga o carro esse óleo deixa de ser bombeado e as pás entram em contacto com o veio podendo com o passar do tempo gripar e partir tudo. É por causa disso.

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                                    #18
                                    As pás estão na extremidade do veio e não entram em contacto com este. Os rolamentos do veio é podem gripar ou fissurar com o calor e depois parte o turbo no veio.

                                    O sistema para arrefecimento do turbo depois de se ter parado o carro impede que se queime o óleo que fica no turbo quando este tb já deixou de girar

                                    Para que o turbo chegue ao seu ralenti a única hipótese ainda é deixar o motor também ao ralenti uns momentos

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