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Não consigo tirar o bujão!!!

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    Não consigo tirar o bujão!!!

    Hoje a tentar mudar o oleo ao meu Ax, não consegui retirar o bujão.

    Já estava a moer, não quis insistir.

    a ultima mudança fiz na Midas, será que apertaram de mais???

    O que fazer há alguma chave melhor para desapertar aquilo. Eu usei uma de 8mm de encaixe no centro, e uma de 23mm para fora e nem mexeu.

    Sinto necessidade de levantar mais o carro, custumava faze-lo usando umas rampas.

    #2
    Originalmente Colocado por andrefalcao Ver Post
    Hoje a tentar mudar o oleo ao meu Ax, não consegui retirar o bujão.

    Já estava a moer, não quis insistir.

    a ultima mudança fiz na Midas, será que apertaram de mais???

    O que fazer há alguma chave melhor para desapertar aquilo. Eu usei uma de 8mm de encaixe no centro, e uma de 23mm para fora e nem mexeu.

    Sinto necessidade de levantar mais o carro, custumava faze-lo usando umas rampas.
    As chaves de lunetas costumam ser as melhores para isso. Experimenta andar primeiro com o carro para aquecer, passar um pouco de redex bala ou wd40 e tentar tirar. Só por descargo de consciência minha, o sentido que se deve fazer para desapertar o bujão é anti horário.

    Comentário


      #3
      Já experimentei andar...e o WD 40 e nada...

      Chave de lunetas?como é?

      Sim, obrigado por me recordares, às tantas já nem sei para que lado abria aquilo.

      Comentário


        #4
        Antes de fazer força, já com a chave encaixada, e spray há uns minutos, experimente dár umas "marteladas" sem estragar nada,claro. pode sêr até com outra chave a bater na que está encaixada no bujão. Ás vezes é o suficiente.
        Cumpz

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por andrefalcao Ver Post
          Hoje a tentar mudar o oleo ao meu Ax, não consegui retirar o bujão.

          Já estava a moer, não quis insistir.

          a ultima mudança fiz na Midas, será que apertaram de mais???

          O que fazer há alguma chave melhor para desapertar aquilo. Eu usei uma de 8mm de encaixe no centro, e uma de 23mm para fora e nem mexeu.

          Sinto necessidade de levantar mais o carro, custumava faze-lo usando umas rampas.
          Esse bujão deve ser de chave quadrada.. se sim ha chaves proprias para isso à venda nos hipers.. com uma chave dessas quadradas e uma chave de luneta grande a fazer de alavanca deves conseguir sacar isso..

          De qualquer forma nao me admirava nada que o tivessem apertado demais.. a maioria dos tecnicos "altamente qualificados" dessas oficinas dão vontade de fugir de lá a sete pés

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por andrefalcao Ver Post
            Já experimentei andar...e o WD 40 e nada...

            Chave de lunetas?como é?

            Sim, obrigado por me recordares, às tantas já nem sei para que lado abria aquilo.
            Chave lunetas:
            http://www.loja.jardicentro.pt/image...tro_cutman.jpg

            Comentário


              #7
              Tenta desapertá-lo com o motor quente. Se achares que não consegues leva-o a uma oficina. Eles têm chaves melhores que tu, provavelmente.

              Comentário


                #8
                O meu também abre com uma chave dessas quadradas e mudei na Midas e o serviço foi 5*, portanto como vou lá novamente na próxima muda, se apertaram demais, são eles que o vão desapertar

                Comentário


                  #9
                  Porque não tiram o óleo por cima? Estar sempre a apertar e desapertar o bujão faz com que ele comece a pingar...

                  Comentário


                    #10
                    Quadradas? Não será antes sextavadas?

                    Se for sextavadas não deves ter usado o tamanho correcto (por vezes, embora não pareça, o número acima é que é o correcto e temos de forçar um pouco o encaixe) ou então apertaram isso com uma extensão de 2 metros .

                    Cuidado com as pancadas porque isso se não me engano é tudo em alumínio, ainda trocas é o cárter também . Em último caso levas a uma oficina, de preferência sem ser a última que foste e eles fazem-te esta muda.

                    Cumprimentos.

                    Comentário


                      #11
                      Um bujão nunca se desaperta com chaves de bocas, isso é para moer.
                      No furo interior gasta uma chave de quadra, uma chave allen de medida que lá entre também é para moer.
                      Com essas chaves e má posição (carro baixo) é normal que não desaperte. Possivelmente pode nem estar apertado demais.
                      Nada de pancadas para descolar, que descravam a rosca do carter.
                      Nada de pancadas na chave, que não resulta absolutamente nada e estraga ainda mais o bujão.
                      Se já está um pouco moído, esquece o furo interior e não compres a chave de quadra, que só funciona bem enquanto o furo está em bom estado.
                      A força necessária para desapertar iria acabar de moer.
                      Deverás comprar uma 21 ou 23 (conforme o caso desse AX) de estrias torta ou a direito (as tais de luneta, não sextavadas, mas sim de estrias) com o mínimo de qualidade.
                      Então o material, que tem sempre razão, vai colaborar.
                      Pode fazer alguma força, mas com uma chave adequada (bem encaixada no bujão, nem que seja com umas pancadas leves se necessário) o bujão vai sair.
                      Ao montar, substitui o anilho de cobre por outro novo para garantir a vedação.
                      Ao apertar, vai começar a fazer força até o anilho esmagar totalmente e depois encosta (faz duro)e é só dar mais um encosto e está pronto.
                      Aperto a mais pode descravar a rosca obrigando a desmontaro carter para soldar.
                      Acho que já disse tudo.
                      Ufa!
                      Uma coisa que se faz num minuto, tem tanto que escrever...
                      Editado pela última vez por telmauto; 08 July 2009, 22:10.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Porque não tiram o óleo por cima? Estar sempre a apertar e desapertar o bujão faz com que ele comece a pingar...
                        vai fazer isso ao meu 206 2.0hdi. te garanto que nao tiras oleo nenhum! a vareta não chega lá sequer..
                        tem de ser tirado por baixo...claro q a rosca ja foi, mas abri nova rosca e meti uma parafuso la com a respectiva anilha.

                        ate hj nem uma pinga.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Porque não tiram o óleo por cima? Estar sempre a apertar e desapertar o bujão faz com que ele comece a pingar...
                          Retirar o óleo pelo carter é muito melhor do que pela máquina.
                          O bujão normalmente até é substituido de x em x mudas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                            Retirar o óleo pelo carter é muito melhor do que pela máquina.
                            Porquê Mad?

                            Olha que não, olha que não

                            O problema não é o bujão ser trocado ou não, é mesmo que a rosca vai acabar por alargar e vai sempre pingar.

                            Comentário


                              #15
                              Um bom conjunto de ferramentas e as condições mínimas para trabalhar são meio caminho andado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                Retirar o óleo pelo carter é muito melhor do que pela máquina.
                                O bujão normalmente até é substituido de x em x mudas.
                                És capaz de ficar surpreendido relativamente à quantidade de óleo que não é mudado ao retirar o óleo pelo bujão. O meu cárter foi adaptado para competição e quando foi retirado, veio mais de meio litro de óleo atrás, já depois do mesmo ter sido sangrado e de ter estado a escorrer durante mais de meia hora.

                                Quanto ao aspirar: tudo depende da localização do tubo de aspiração no cárter. Pode ser bom, pode ser mau...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  Porquê Mad?

                                  Olha que não, olha que não

                                  O problema não é o bujão ser trocado ou não, é mesmo que a rosca vai acabar por alargar e vai sempre pingar.
                                  Quem é que disse uma coisa dessas, tenho 2 carros na familia com 19anos sou eu que lhes mudo o oleo e nunca pingaram ou a roscas ficaram alargadas.

                                  Alias em carro meu , seja qual for, NINGUEM tira o oleo por cima, isso é uma estupidez de todo o tamanho pois o motor fica cheio de impurezas e porcarias, o oleo deve ser retirado com o motor a quente e pelo carter.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por andrefalcao Ver Post
                                    Hoje a tentar mudar o oleo ao meu Ax, não consegui retirar o bujão.

                                    Já estava a moer, não quis insistir.

                                    a ultima mudança fiz na Midas, será que apertaram de mais???

                                    O que fazer há alguma chave melhor para desapertar aquilo. Eu usei uma de 8mm de encaixe no centro, e uma de 23mm para fora e nem mexeu.

                                    Sinto necessidade de levantar mais o carro, custumava faze-lo usando umas rampas.
                                    ja tive um ax mas ja nem me lembro como é o bujão.

                                    Isso do bujão moido é uma parvoice pegada pois se tiver moido por 1euro colocasse um bujao novo. Para retirar é uma chave sextavada ou de luneta, é retirado sem esforço.
                                    Já me aconteceu num fiesta ter um bujao moido e para ser retirado foi aos bocados a escoupro e a martelo, e se nao desse tinha que retirar o carter. E a maior parte das oficinas na altura recusaram esse trabalho.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Quem é que disse uma coisa dessas, tenho 2 carros na familia com 19anos sou eu que lhes mudo o oleo e nunca pingaram ou a roscas ficaram alargadas.

                                      Alias em carro meu , seja qual for, NINGUEM tira o oleo por cima, isso é uma estupidez de todo o tamanho pois o motor fica cheio de impurezas e porcarias, o oleo deve ser retirado com o motor a quente e pelo carter.
                                      Mas desde quando é que o que tu fazes é o correcto?

                                      Óleo tirado a quente? Epá nem é preciso dizer mais nada

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post

                                        Isso do bujão moido é uma parvoice pegada pois se tiver moido por 1euro colocasse um bujao novo.
                                        Homem o problema não é o bujão moer é a rosca moer...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Mas desde quando é que o que tu fazes é o correcto?

                                          Óleo tirado a quente? Epá nem é preciso dizer mais nada
                                          Desculpa lá tu é que nao percebes nada disto...o oleo é retirado de um motor a quente, para tar mais fluido e escorrer melhor, nunca a frio.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Homem o problema não é o bujão moer é a rosca moer...
                                            mas desde qdo tirar um bujao estraga a rosca do carter, só se fizerem um força descomunal. é como te disse se for bem feito essa rosca do carter dura decadas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Desculpa lá tu é que nao percebes nada disto...o oleo é retirado de um motor a quente, para tar mais fluido e escorrer melhor, nunca a frio.
                                              Não...tem de ser a frio para que o óleo tenha tempo para ir para o carter O óleo fica acumulado nos componentes do bloco, nas paredes, no turbo (caso exista), e tem de se esperar que assente bem todo o óleo no carter.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                Não...tem de ser a frio para que o óleo tenha tempo para ir para o carter O óleo fica acumulado nos componentes do bloco, nas paredes, no turbo (caso exista), e tem de se esperar que assente bem todo o óleo no carter.
                                                essa tá boa... qto tempo julgas que demora o oleo quente a escorrer?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                  essa tá boa... qto tempo julgas que demora o oleo quente a escorrer?
                                                  Tu ficas na tua, eu fico na minha

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não é que esteja interessado em fazer a revisão ao meu carro mas no outro dia andei de volta dele e reparei que a chave usada para desapertar o bujão é diferente das que até agora tinha visto.

                                                    O carro é um Corsa D 1.3 cdti e a chave parece-me ser uma torx ou algo do género.

                                                    Não deve ser muito dificil moer o encaixa da chave!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                      Quem é que disse uma coisa dessas, tenho 2 carros na familia com 19anos sou eu que lhes mudo o oleo e nunca pingaram ou a roscas ficaram alargadas.

                                                      Alias em carro meu , seja qual for, NINGUEM tira o oleo por cima, isso é uma estupidez de todo o tamanho pois o motor fica cheio de impurezas e porcarias, o oleo deve ser retirado com o motor a quente e pelo carter.

                                                      Neste caso, concordo em parte com o Nephilim e em parte com o Movyk.

                                                      O sistema de aspiração tira o óleo do mesmo local, do carter, tira o que lá estiver, óleo sujo, não vai buscar o óleo a diversos sítios do motor. Nos carteres que não têm bujão obviamente que não há alternativa.

                                                      Quanto ao resto, em quente o óleo está visivelmente mais fluído e escorre mais rapidamente, pelo que em frio é que fica mais algum por escorrer nos diversos componentes do motor.

                                                      Portanto para mim é em quente e deixar pingar (por baixo) até parar de pingar e com a máquina quando o carter é inclinado e o bujão não está na extremidade.

                                                      Quanto à rosca do carter e do bujão, como qualquer parafuso entregue a mãos experientes pode ser apertado e desapertado dezenas de vezes sem ficar danificado.

                                                      Para garantir a vedação o uso da anilha nova indicada para cada caso é importante, pois ela própria interfere com o aperto necessário, que terá de ser maior se já estiver esmagada (no caso das de cobre) ou ainda nas que são anilhas com vedante (sistema da ford, por exemplo).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        telmauto como sempre a dissipar as dúvidas.
                                                        Vinha cá precisamente referir o vedante. Isso é que com o passar do tempo pode começar a deixar passar óleo e de x em x mudas (ou quando tiver sinais de estar danificada, compra-se uma nova.
                                                        De resto, só um "nabo" é que moi a rosca do carter.
                                                        É necessário ter sensibilidade de aperto.
                                                        Não façam como um colega meu, que ao apertar uma porca de uma jante empenou o furo da mesma, estando agora ovalizado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                                          Neste caso, concordo em parte com o Nephilim e em parte com o Movyk.

                                                          O sistema de aspiração tira o óleo do mesmo local, do carter, tira o que lá estiver, óleo sujo, não vai buscar o óleo a diversos sítios do motor. Nos carteres que não têm bujão obviamente que não há alternativa.

                                                          Quanto ao resto, em quente o óleo está visivelmente mais fluído e escorre mais rapidamente, pelo que em frio é que fica mais algum por escorrer nos diversos componentes do motor.

                                                          Portanto para mim é em quente e deixar pingar (por baixo) até parar de pingar e com a máquina quando o carter é inclinado e o bujão não está na extremidade.

                                                          Quanto à rosca do carter e do bujão, como qualquer parafuso entregue a mãos experientes pode ser apertado e desapertado dezenas de vezes sem ficar danificado.

                                                          Para garantir a vedação o uso da anilha nova indicada para cada caso é importante, pois ela própria interfere com o aperto necessário, que terá de ser maior se já estiver esmagada (no caso das de cobre) ou ainda nas que são anilhas com vedante (sistema da ford, por exemplo).
                                                          Já vi um sistema, n em automoveis, mas que julgo provavel que seja tbem usado nesta industria.
                                                          Liga-se o motor a um compressor que gera depressão no carter pelo bujão e cria pressão com ar quente pela entrada de óleo, n só apressando a saída do mesmo pela diferença de pressão, mas também pelo efeito de aquecimento ligeiro que vai fazer no óleo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            N ressisto, tendo em conta o titulo do tópico, tem que ser:

                                                            Comentário

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