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Compra de Carro: A paixão ou...a paixão?

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    Compra de Carro: A paixão ou...a paixão?

    Há anos que tenciono comprar um BMW M3 E36 primeira fase ( 1993 - 1996 ). Os preços andam à volta dos 15.000 - 18.000 em razoável estado. Tenho aguardado calmamente por Aquele negócio que me fará "perder a cabeça". O "timing" também tem feito com que o M tenha de aguardar.

    Ontem, numa volta à pé pela cidade, ví no stand usados Renault um Laguna GT de 2006. Fiquei boqueaberto a olhar para o carro, lindo!
    Preço: 17.000€...prontos, lá ficou o Victor a pensar naquilo o dia todo.

    Hoje a pesquisar pela net, encontrei o anúncio do carro: JAPautomotive - Venda viaturas novas Renault, automóveis semi-novos e usados

    Adoro ambos os carros, o M tem o seu carisma e exclusividade. O GT a exclusividade e a (quase) certeza de ter um excelente carro.

    O carro não será para andar diariamente, mas sempre fará alguns km/ano. Talvez uns 5.000/7.500.

    Qual acham que seria uma melhor aquisição?

    Deveria fazer um esforço ( finaceiro ) e aproveitar este negócio, ou continuar a aguardar por aquele M3 que estaí aí algures à minha espera?

    #2
    Se o carro é só para andar naqueles momentos em que te apetece diversão, esquece o Laguna. Seria uma excelente opção, se fosse para carro de uso diário. Assim, nunca te satisfará plenamente e está muito longe das capacidades do M3.

    Comentário


      #3
      Consigo ver o apelo de um M3, do Laguna nem por isso. Vais ver que esse desejo é passageiro.

      Quanto ao M3, não esperes demasiado tempo. Eles não estão a caminhar para novos e quanto mais tempo passa mais difícil é encontrar um em bom estado.

      Comentário


        #4
        O meu medo é comprar hoje um carro que me parece bom, e daquí uns anos ter nas mãos um carro que irei considerar um mono jeitoso.

        Com o M3 tenho a certeza que isso não acontecerá.

        Comentário


          #5
          Nem mais.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por VSilva Ver Post
            O meu medo é comprar hoje um carro que me parece bom, e daquí uns anos ter nas mãos um carro que irei considerar um mono jeitoso.

            Com o M3 tenho a certeza que isso não acontecerá.
            Estás a dar as respostas às tuas próprias dúvidas.
            Tal como o JGTB disse, se o carro fosse para o dia-a-dia o Laguna seria muito jeitoso, como é para usar só em situações de lazer/divertimento avança com a compra do M3. Tal como já referiram o modelo em si já não caminha para novo, quanto mais tarde pior poderá ser.

            Comentário


              #7
              Esquece o Renault. É muito bonito mas ias acabar por te arrependeres.

              M3

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por VSilva Ver Post
                O meu medo é comprar hoje um carro que me parece bom, e daquí uns anos ter nas mãos um carro que irei considerar um mono jeitoso.

                Com o M3 tenho a certeza que isso não acontecerá.
                Não sei Vsilva, já tive nesse lugar, de pensar e repensar o E36 M3, verdade seja dita que no universo M este e o M5 315cv não gozam de muita popularidade, e os preços ainda estão em curva descendente...

                Ainda se fosse um E30 M3 não haveria dúvidas da valia como clássico futuro, o E36 ainda levanta algumas questões, que no E30 são de caras.

                Exclusividade, raridade, pedigree de competição, etc.,...

                Comentário


                  #9

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                    Não sei Vsilva, já tive nesse lugar, de pensar e repensar o E36 M3, verdade seja dita que no universo M este e o M5 315cv não gozam de muita popularidade, e os preços ainda estão em curva descendente...

                    Ainda se fosse um E30 M3 não haveria dúvidas da valia como clássico futuro, o E36 ainda levanta algumas questões, que no E30 são de caras.

                    Exclusividade, raridade, pedigree de competição, etc.,...
                    Admito que não seja o M3 mais popular, mas não é com certeza um BMW M mal amado.

                    É mais anónimo em presença, mas tem o seu charme.

                    Comentário


                      #11
                      Compra o carro que daqui a meia dúzia de anos ainda se dê prazer. Compra o carro que daqui a uns anos não te faça pensar; "Se fosse agora tinha comprado outro."


                      Como foi dito o laguna é um excelente carro para fazer viagens e não é propriamente um carro que, apesar de ter um excelente motor e mais de 200cv, se possa chamar de desportivo e muito menos divertido.

                      Mas estas coisas como os carros, em que entram gostos e especialmente gostos muito pessoais, é muito complicado aconselhar.

                      Boa sorte.

                      Comentário


                        #12
                        Em termos de "paixão" o M3 está num nível superior... é um coupe mt interessante.

                        Mas ainda assim, acho o Laguna uma escolha mais ponderada... eu iria para ai.

                        Comentário


                          #13
                          Bem, não tem uma coisa a ver com a outra.

                          O Laguna é só mais um Laguna, não tem sal, ou por outro lado, não tem o mesmo sal do M3.

                          Um M3 é sempre um M3, e sempre o será até morrer empalhado num quadrado. Até nisso deve valer mais que o Laguna, um gajo dizer que tem pendurado na parede da garagem um quadrado de metal feito de M3 atá dá classe! lol

                          Esquece o Laguna que isso passa, e continua a procurar o M3.

                          Comentário


                            #14
                            tendo um pouco de racionalização dentro da paixão, acho que pelo mesmo preço ia para o laguna. pode não ter metade da mística, mas sempre é um carro só com 3 anos, mais recente, com garantia de marca...

                            acho que depende também um bocado do outro carro que tens.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por djm Ver Post
                              tendo um pouco de racionalização dentro da paixão, acho que pelo mesmo preço ia para o laguna. pode não ter metade da mística, mas sempre é um carro só com 3 anos, mais recente, com garantia de marca...

                              acho que depende também um bocado do outro carro que tens.
                              Tenho uma Megane Break Dci de 2004 ( que por cá ficará mais 2 anos no mínimo ) e um 106 Rallye 1.6 ( que por cá ficará mais uns 25 anos no mínimo )

                              O meu carro de dia-a-dia é o 106 ( a Megane é o da esposa ). Tenho inclusivê ponderado comprar o Laguna, colocar a GPL e passar esse a carro de dia-a-dia. Assim ficaria o 106 para carro "para aqueles" momentos.

                              Hoje quero ver se vejo o carro, ontem o stand usados esteve fechado. Mas passei em frente às 00:00 quando saí do emprego, o carro é liiindo .

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                Em termos de "paixão" o M3 está num nível superior... é um coupe mt interessante.

                                Mas ainda assim, acho o Laguna uma escolha mais ponderada... eu iria para ai.
                                Assino por baixo!

                                Além disso, os 205 cv estão lá e não são nada amorfos! Tal como os consumos, mas isso é outra história!

                                Já andei num e fiquei com muito boa impressão! Além disso é um carro recente e actual...

                                Se a razão pesar menos que o coração... Bm all the way....

                                Comentário


                                  #17
                                  Victor isso foi "pancada" nesse dia, desculpa o termo.

                                  Este Laguna apenas tem uma boa potência específica a gasolina e uns adereços visuais diferentes do normal Laguna...o preço dele após 2 anos e tal diz da sua aceitação no mercado...e da correspondente falta de argumentos que um M3 tem...

                                  Comentário


                                    #18
                                    obviamente, bmw M3. Esse laguna esta barato, mas mais barato ira ficar, pois a desvalorizacao provavelmente continuara a ser grande.

                                    O M, se em bom estado devera cair mais lentamente, e se for a versao EVO (motor 3.2, caixa de 6v), mais lentamente caira.

                                    Isto claro, sem falar no sorriso que o M te pora na cara, sempre que carregas no acelerador, ou fazes uma estrada de serra a ritmos animados

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                      obviamente, bmw M3. Esse laguna esta barato, mas mais barato ira ficar, pois a desvalorizacao provavelmente continuara a ser grande.

                                      O M, se em bom estado devera cair mais lentamente, e se for a versao EVO (motor 3.2, caixa de 6v), mais lentamente caira.

                                      Isto claro, sem falar no sorriso que o M te pora na cara, sempre que carregas no acelerador, ou fazes uma estrada de serra a ritmos animados
                                      O Fase 2 ( 321cv ) é bem menos fiável que o Fase 1 ( 286cv ), por causa do duplo vanos e da caixa de 6v, que apresentaram problemas bem graves.

                                      Conheço quem tenha um 286cv há cerca de dois anos, e nunca gastou um tosto senão manutenção preventiva. E faz track days e tudo .

                                      Comentário


                                        #20
                                        o vanos é facil de verificar, quanto a problemas na caixa nao estou a par. Mas continua a ser a versao mais procurada, ate por algumas revisoes que trouxe ao chassis e afinamento de suspensao.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por VSilva Ver Post
                                          O Fase 2 ( 321cv ) é bem menos fiável que o Fase 1 ( 286cv ), por causa do duplo vanos e da caixa de 6v, que apresentaram problemas bem graves.

                                          Conheço quem tenha um 286cv há cerca de dois anos, e nunca gastou um tosto senão manutenção preventiva. E faz track days e tudo .
                                          É verdade que a caixa de 5 tem um historial mais limpo e tem um engrenar muito interessante mas as de 6 não são assim tão problemáticas. Quanto ao Vanos, certifica-te que já foi intervencionado e de que entre as 2000 e as 3000 com aceleração progressiva a meio gás não se ouve o grilar/arranhar típico de quando algo já necessita de mudança mas note-se que por norma não é necessário trocar tudo...contudo mesmo num já intervencionado o que recomendo é que me cada serviço/revisão se faça também a troca do filtro do vanos e eventualmente verificar as porcas.

                                          Para os kms que desejas fazer, poderás facilmente, com um vanos em condições, estar 50.000/60.000 kms (uns 8 anos) sem te incomodar e mesmo o incomodar tem muito que se lhe diga...é que o grilar pode até aparecer e manter-se por muito tempo sem mais nada.

                                          O M3 é de uma geração em que os carros eram mais leves e informativos (ainda que não seja como o E30) mas também tem outro motor que este não tinha...e que o GT não tem. Basicamente terás que optar entre um carro recente mas menos emotivo e um mais antigo mas que te deixará sempre contente quando o conduzires...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por VSilva Ver Post
                                            Tenho uma Megane Break Dci de 2004 ( que por cá ficará mais 2 anos no mínimo ) e um 106 Rallye 1.6 ( que por cá ficará mais uns 25 anos no mínimo )

                                            O meu carro de dia-a-dia é o 106 ( a Megane é o da esposa ). Tenho inclusivê ponderado comprar o Laguna, colocar a GPL e passar esse a carro de dia-a-dia. Assim ficaria o 106 para carro "para aqueles" momentos.

                                            Hoje quero ver se vejo o carro, ontem o stand usados esteve fechado. Mas passei em frente às 00:00 quando saí do emprego, o carro é liiindo .
                                            continuo a achar melhor o megane e com jeitinho ainda lhe baixas o preço..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem, agradeço todos os vossos comentários. Fui três vezes ver o carro, a primeira e segunda o stand estava fechado. À terceira, não conseguí estacionar perto, também não fiz grande esforço à procurar...simplesmente perdí o interesse.
                                              Como disseram o AMGFan e o RPM, deverá ter sido panca do dia. Também tenho pedido opinião a amigos meus, e todos ou quase todos dizem que ao comprar o Laguna, estaria a comprar um futuro Mono.

                                              Vou continuar à pesquisar e ver contactos à procura "daquele" M3...que não deverá muito a estar na minha garagem.

                                              Obrigados pelos comentários.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esse laguna a GPL seria um excelente carro para o dia a dia, embora a conversão n fosse ficar barata.
                                                Partilho da opinião de que mais vale ires procurando o m3.
                                                Mas, gostava de deixar bem claro, q esse laguna é também um carro especial, alem do motor, possui um chassis afinado para o motor q tem, e mereceu elogios da imprensa na altura.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem na minha opinião este pensamento no laguna é um desrespeito a um carro fabricado pela divisão ///M da bmw...

                                                  O laguna não passa dum carro familiar rápido, apenas e só!Aliás... quanto pesa este Laguna?Se calhar nem rápido lhe podemos chamar... será mais "despachado"
                                                  Este renault é um bom carro, é confortável, deve ter equipamento ate dizer chega com gadjets bem actuais, bem insonorizado, com elevado espaço para as pernas dos passageiros, com controlos de tudo e mais alguma coisa que não te deixam fazer o que queres..

                                                  Se dissesses: "Não tenho carro, quero comprar um carro familiar rápido" epah, sim sr -> Laguna boa opção

                                                  Agora uma pessoa que tem um carro que já cumpre as obrigações familiares (megane) e que quer algo para se divertir e com pimenta não pode estar a pensar em carros familiares, com 200cv e 1500/1600kg?!...

                                                  Atenção que isto é a minha maneira de ver as coisas e a minha opinião.. Para mim carros familiares, pesados com motores potentes não são "desportivos" que uma pessoa pode pegar e fazer deles o que quer.. simplesmente não combina!

                                                  Adoro o M3 e espero que encontres um a tua altura!


                                                  PS: Para o lugar do Laguna há prai Saab´s e Volvos com 230/250 cv que tambem são bastante rápidos... mas não tem NADA haver com um M3..

                                                  Comentário

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