Tendo visto já em algumas fontes que os melhores, mais fiáveis e duradouros motores diesel são os CRDi, D-4D e Multijet (JTD?), gostava que me esclarecessem e/ou confirmassem se é verdade ou não e, de um modo geral, dessem a vossa opinião acerca dos motores diesel. Se por acaso houver algum tópico idêntico, peço desculpa por repetir, mas na pesquisa que fiz no fórum não vi nada parecido.
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Quais os melhores motores diesel?
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Na actualidade, a maioria dos motores diesel são de boa fiabilidade, não me parece que haja uma grande diferença entre eles.
Se a informação que pretendes é no sentido de orientares uma escolha tua, não me parece que hajam grandes divergências. Pondera outros pormenores como consumos, manutenção, performances...
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Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver PostNa actualidade, a maioria dos motores diesel são de boa fiabilidade, não me parece que haja uma grande diferença entre eles.
Se a informação que pretendes é no sentido de orientares uma escolha tua, não me parece que hajam grandes divergências. Pondera outros pormenores como consumos, manutenção, performances...
Desses que são falados no 1º post, talvez os melhores sejam os multijet (JTDm/cdti).
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A escolha que mencionas, na minha opinião está correcta.
A evitar são os motores a diesel que não usam tecnologia common rail, como os antigos TDIs, TDs etc.
Outro factor é.. hoje em dia não compensa salvo raras excepções a escolha de um motor a diesel.. e cada vez será menos vantajosa essa escolha visto que os preços de ambos os combustiveis tenderem a aproximar-se e não divergir..
Por outro lado um motor a gasolina é mais fácil de converter em GPL que será muito usado nos próximos tempos.. aliás algumas marcas já vêm com veicúlos hibridos a gpl no catálogo.. pelo que cada vez mais o diesel é uma escolha do passado.
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Vai dar molho...
Como disse o keyser, os TD modernos têm, em regra geral, grandes doses de fiabilidade. Aliás, na minha opinião, muita da fiabilidade ou falta dela passa na maioria das vezes pela utilização que é dada ao carro e os cuidados (ou falta deles) que se devem ter na sua utilização. Principalmente no que toca aos periféricos (turbos e afins). Coisas simples como fazer a rodagem segundo as informações do manual, deixar o motor aquecer (em andamento) antes de puxar por ele, deixar a trabalhar um bocadinho antes de desligar principalmente depois de grandes viagens/puxadelas são determinantes para a saude dos tais periféricos e consequentemente para se ter um motor "saudável".
Acho que uma pessoa cuidadosa terá sempre um motor com uma fiabilidade acima da média.
Quanto a casos especificos:
Japunas em 1º (D4D, i-Dtec principalmente);
Coreanos;
Franceses (especialmente os HDI);
Alemães (TDI e "Ds" - 35d);
Italianos (o 1.3 tem revelado boa fiabilidade);
...
Casos probelmáticos de que se fala: alguns 2.0 TDI140 (até 2004), creio que alguns Opel (VMotori) e DCI. Pelo menos é o que se lê por aqui...
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Originalmente Colocado por senhorpedro Ver PostVai dar molho...
Como disse o keyser, os TD modernos têm, em regra geral, grandes doses de fiabilidade. Aliás, na minha opinião, muita da fiabilidade ou falta dela passa na maioria das vezes pela utilização que é dada ao carro e os cuidados (ou falta deles) que se devem ter na sua utilização. Principalmente no que toca aos periféricos (turbos e afins). Coisas simples como fazer a rodagem segundo as informações do manual, deixar o motor aquecer (em andamento) antes de puxar por ele, deixar a trabalhar um bocadinho antes de desligar principalmente depois de grandes viagens/puxadelas são determinantes para a saude dos tais periféricos e consequentemente para se ter um motor "saudável".
Acho que uma pessoa cuidadosa terá sempre um motor com uma fiabilidade acima da média.
Quanto a casos especificos:
Japunas em 1º (D4D, i-Dtec principalmente);
Coreanos;
Franceses (especialmente os HDI);
Alemães (TDI e "Ds" - 35d);
Italianos (o 1.3 tem revelado boa fiabilidade);
...
Casos probelmáticos de que se fala: alguns 2.0 TDI140 (até 2004), creio que alguns Opel (VMotori) e DCI. Pelo menos é o que se lê por aqui...
Os TDI têm muita fama e pouco proveito.
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Isso aconteceu nos primeiros 2.0 TDI de 140cv. E não foram todos.
Há exemplos de proprietários mesmo neste forum que nunca tiveram esse prob e têm carros com esse motor da tal série problemática. Mas sim. É uma falha (que eu até referi).
Agora, julgar um grupo de motores por isso...
Defeitos todos têm.
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Falando de:
Performance/Consumo/fiabilidade/Potencia/Binario/Agradabilidade( por Litro)
Há um que está nitidamente num patamar superior:
o 2.0d de 177cv ou 204cv da BMW (ou de 228 cv como ja existe!!!)
todos os outros, incluindo os da rivais Audi e MB, ( e este é de 2.2L) estao ainda um pouco atras.
Os japoneses, incluindo os muito fiaveis toyota, estao a "leguas"...
Comentário
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Originalmente Colocado por 330i Ver PostFalando de:
Performance/Consumo/fiabilidade/Potencia/Binario/Agradabilidade( por Litro)
Há um que está nitidamente num patamar superior:
o 2.0d de 177cv ou 204cv da BMW (ou de 228 cv como ja existe!!!)
todos os outros, incluindo os da rivais Audi e MB, ( e este é de 2.2L) estao ainda um pouco atras.
Os japoneses, incluindo os muito fiaveis toyota, estao a "leguas"...
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A analise seguinte baseia-se numa relaçao performance/consumos/preço. A fiabilidade não foi considerada para o segmento C...caso fosse o, vencedor seria -não faço ideia- talvez o 1.6 HDI.
Melhor motor para segmentos A e B (e semelhantes):
1.3 mjet
Melhor motor para segmento C (e semelhantes):
1.6 mjet
Melhor motor para segmentos D (e semelhantes):
20 d
O 1.3 tem uma fraqueza reconhecida em baixas.
O 1.6, especialmente o 120cv's é para mim a referencia hoje em dia.
O 20 é a referencia sem qualquer duvida.Editado pela última vez por Sotor; 19 July 2009, 12:50.
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Originalmente Colocado por Sotor Ver PostA analise seguinte baseia-se numa relaçao performance/consumos/preço. A fiabilidade não foi considerada para o segmento C...caso fosse o, vencedor seria -não faço ideia- talvez o 1.6 HDI.
Melhor motor para segmentos A e B (e semelhantes):
1.3 mjet
Melhor motor para segmento C (e semelhantes):
1.6 mjet
Melhor motor para segmentos D (e semelhantes):
20 d
O 1.3 tem uma fraqueza reconhecida em baixas.
O 1.6, especialmente o 120cv's é para mim a referencia hoje em dia.
O 20 é a referencia sem qualquer duvida.
Desta vez concordo contigo. Mas nos 1.6 metia o 1.6 crdi de 128cv. No segmento D tens tb o 35d no serie 3. Actualmente creio que não tem concorrência.
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Originalmente Colocado por brun Ver PostE os 1.5 dci sao maus??
E que tou a espera do meu nao me assustem lol
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Originalmente Colocado por senhorpedro Ver PostDesta vez concordo contigo. Mas nos 1.6 metia o 1.6 crdi de 128cv. No segmento D tens tb o 35d no serie 3. Actualmente creio que não tem concorrência.
hmmm, só vi um ensaio do crdi 128 montado no soul e não me convenceu muito.
No segmento D temos o 35d é verdade, que é sem duvida a referncia em termos de performance...mas não me parece que valha a pena dispender esse dinheiro extra pelo motor que é. Acho que o 20d cumpre muitissimo bem.
Atenção...aquilo que chamo motor é claramente o conjunto motor-relaçoes de caixa.
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Originalmente Colocado por Sotor Ver Posthmmm, só vi um ensaio do crdi 128 montado no soul e não me convenceu muito.
No segmento D temos o 35d é verdade, que é sem duvida a referncia em termos de performance...mas não me parece que valha a pena dispender esse dinheiro extra pelo motor que é. Acho que o 20d cumpre muitissimo bem.
Atenção...aquilo que chamo motor é claramente o conjunto motor-relaçoes de caixa.
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Realmente os Mjet tem surpreendido muita gente. Alguns analisats consideram que num futuro próximo será uma referencia como os TDIs foram.
Quanto aos DCI da Renault, sofreram de muitos problemas de injectores. Estive numa empresa cuja frota era de 1.5 dci de 65 cv e todos deram problemas. inicialmente pensou se que era porque os seus utilizadores os tratavam mal. mas depois os carros da administração também deeram barraca e essa ideia passou. um dos carros chegou a levar um total de 16 injectores, dois depósitos e mais uma pancada de peças.
No entanto, isto não quer dizer que todos os motores DCI sejam maus motores. Como todos, sejam tdi, mjet hdi etc, tiveram as suas falhas.
Um dos aspectos mais elogiados é a economia de consumos.
Já os motores TDI actuais, pode dizer se que sofreram pela teimosia da marca que os produz! A VAG chegou atrasada ao common Rail e, para mim, os motores tiveram os problemas de juventude qua as outras marcas sofreram anos antes.
As tão faladas "cabeças partidas" que em muitos casos não passavam de juntas de colaça mal concebidas, são disso exemplo.
Resumidamente, a generalidade dos motores andam "taco a taco" uns com os outros.
Vejamos como a situação fica quando sair o Multijet II, do grupo FIAT.
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Os i-Dtec da Honda na classe média, os dCi e os HDi nos pequenos e os Bmw d nos maiores. Pelos menos é a minha opinião pelo que ouço, tirando o 1.5 dCi 105 pois há um na família muito elogiado e que já vai com 3 anos e mais de 70mil km com nenhum problema e com media de consumo sempre perto dos 5l. A experiência com o 1.9 TDI 110 (2 turbos partidos e um problema nos injectores e um ruído bem acima dos outros diesel) nao é das melhores.
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Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver PostAté podiam gerar gasóleo em vez de o gastar que a fama ia ficar igual.
Os outros racham cabeças de motor, partem turbos, estragam maf´s e engolem admissões e estão bem cotados.
É o poder do símbolo.
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Originalmente Colocado por Taveirada Ver PostOs simbolos ganham e perdem reputação... se alguns os tem é porque trabalharam para isso... se alguns não tem, é porque trabalharam para isso...
É como falarem de qualidade de interiores em carros que descascam todos. Chega a ser cómico. Mas é perdoável. Afinal são "premium" e caros.
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