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Itália eleva limite de velocidade para 150 km/h

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    Itália eleva limite de velocidade para 150 km/h

    Multas menos «dolorosas e menos pontos retirados na carta de condução fazem também parte das alterações no «novo» código de estrada italiano

    Enquanto na maioria dos países europeus se «luta» por reduzir os limites de velocidade, em Itália o governo acaba de aprovar uma emenda no código da estrada, que inclui o aumento do limite máximo de velocidade nas auto-estradas para 150 km/h. Esta medida apenas contempla 2 mil dos 6 mil quilómetros das auto-estradas - Autostrade - italianas.
    A par desta alteração, menos pontos serão retirados das cartas de condução - em Itália a carta é por pontos, sendo retirada quando os pontos chegam a zero, e só aí dá-se a cassação do título de condução -, e as multas passam a ser menos «dolorosas».
    Como exemplo, os condutores que forem apanhados entre os 158 e os 167 km/h (Até 157 km/h não há lugar a pagamento de qualquer multa) apenas pagam uma multa de 38 euros. Entre 168 e os 200 km/h, o condutor apanhado em infracção paga 155 euros e três pontos são retirados da sua «carta». Aqueles que forem apanhados entre os 200 e os 221 km/h, a multa corresponde a 500 euros e à dedução de cinco pontos na carta de condução. Acima disto, a multa é de 779 euros e dez são os pontos a serem retirados na carta de condução.
    A associação dos Apoiantes da Policia italiana (ASAPS) reagiu às alterações como sendo uma "verdadeira bofetada para quem pretende combater a sinistralidade".
    E o leitor, o que pensa sobre as alterações, nomeadamente no limite máximo de velocidade nas auto-estradas italianas?

    @ AutoPortal


    Para quem conhece Itália, confirmam que são AE's "exemplares"?




    Cumprimentos

    #2
    Julgo que isso já acontecia em algumas AEs italianas de 3 faixas...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PedroPereira Ver Post
      @ AutoPortal


      Para quem conhece Itália, confirmam que são AE's "exemplares"?




      Cumprimentos
      As AE's em Italia são tão exemplares como muitas das nossas que são impecáveis.

      Comentário


        #4
        Nós temos algumas, que pela intensa utilização que têm, pela necessidade de escoar trafego, e e pela hi tec.utilizada na sua construção, ate devia ter limites muiiiiiiiiiiiiiiiiiito superiores (!!!)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PedroPereira Ver Post
          @ AutoPortal


          Para quem conhece Itália, confirmam que são AE's "exemplares"?




          Cumprimentos
          Exemplares? A minha experiência de pouco conta, mas não foi essa a ideia com que fiquei, pode ser falta de hábito mas as nossas parecem-me ter melhorescondições.

          Comentário


            #6
            Berlusconi é o maior!!

            Acho que 150kmh em alguns troços em Portugal seria possível... mas é um tema polémico.

            Em alguns carros 150kmh é como se estivessem parados, noutros parece que vão explodir... e não se pode impôr limites por viatura (infelizmente)

            Comentário


              #7
              As nossas auto-estradas não são nada más. O nosso grande problema está na falta de civismo e aptidão para a condução.

              Portanto, acho bem que o limite de 120 km/h seja mantido. Enquanto não se começar a ensinar as regras elementares e a multar quem não sabe conduzir, não podemos alargar os limites.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                As nossas auto-estradas não são nada más. O nosso grande problema está na falta de civismo e aptidão para a condução.

                Portanto, acho bem que o limite de 120 km/h seja mantido. Enquanto não se começar a ensinar as regras elementares e a multar quem não sabe conduzir, não podemos alargar os limites.
                Totalmente de acordo.
                Creio que em determinadas AE ou troços de algumas AE seria possível subir a velocidade máxima, no entanto, com o que vemos por parte dos condutores, talvez seja melhor estar quieto.

                Sublinho esta parte

                A associação dos Apoiantes da Policia italiana (ASAPS) reagiu às alterações como sendo uma "verdadeira bofetada para quem pretende combater a sinistralidade".
                Para quando um sistema de pontos nas nossas cartas?

                Comentário


                  #9
                  Ontem fiz a A2 desde o algarve até à saída para o IP2 (Castro Verde). Foram 60/70km com o CC a 140km/h. Querem adivinhar quantos carros ultrapassei ??


                  Em muitas dezenas e mesmo centenas de carros passei uns 3 ou 4 e desses 2 logo a seguir passaram-me por si estão a ver..

                  Em média andava tudo entre 160-180km/h (isto a olhómetro e claro que os carros mais fracos ia tudo no prego ). Depois haviam alguns ainda mais rápido que 180 mas sem serem perigosos e isso é o que é fundamental.

                  Agora eu não andei mais rápido por várias razões. Carro de familia com 4 pessoas, AC e bagagens, consumos e multas. Com tudo a andar bem acima de 160 dificilmente seria multado mas com o meu azar nunca arriscar muito é a regra. Curioso que na outra "ponta" da A2 (entre a ponte e Coina) os "meus" 140km/h chegam para ultrapassar toda a gente mas nestas viagens grandes a malta quer é chegar o mais rápido possível claro e isso eu até percebo.


                  Por incrível que pareça a maioria das pessoas percebeu que as 3 faixas existem por alguma razão e só um ou outro iam sempre no meio.

                  Também fiquei admirado por, apesar das velocidades mais elevadas, ter existido bastante calma e civismo



                  Posto isto e falando do tópico acho que certas zonas da A2, A1, toda a A13 e não só (quem souber de mais boas AE's que diga) deveriam ter também limite de 150km/h.

                  Comentário


                    #10
                    A A2 podia e devia ter um limite de 150 km/h a título experimental. Por mais antigo que seja o nosso parque automóvel (supostamente, tem uma média de nove anos), não há justificação para que uma auto-estrada com três faixas e excelente traçado não possa ter um limite superior aos 120 km/h que já nos acompanham há pelo menos duas décadas (que eu me lembre, obviamente).

                    Se há vinte anos - quem é que tinha cintos de segurança nos bancos traseiros, airbags, ABS e ESP? - podíamos ter um limite de 120 km/h, porque é que é tão impensável aumentá-lo... 30 km/h?

                    Comentário


                      #11
                      Pessoalmente acho que em PT também se podia elevar um pouco a velocidade máxima para 140/150km/h. A essa velocidade, com os carros desta última década e meia, faz-se uma viagem perfeitamente tranquila e segura.

                      Cumprimentos,

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                        Berlusconi é o maior!!

                        Acho que 150kmh em alguns troços em Portugal seria possível... mas é um tema polémico.

                        Em alguns carros 150kmh é como se estivessem parados, noutros parece que vão explodir... e não se pode impôr limites por viatura (infelizmente)
                        Não se pode porquê? é uma qustão de homologação tal como nas motorizadas de 50cc... são iguais mas têm matricula amarela ou branca conforme a sua homologação de velocidade maxima.
                        Com os carros seria ainda mais fácil, uma vez que, para além da homologação para determinada velocidade máxima, essa informação poderia estar diponivel nos famosos chips de identificação que passarão a vir de "origem" com os carros.
                        Os radares poderiam medir a velocidade a que o carro segue e ao mesmo tempo verificar a sua velocidade máxima homologada e desta forma poderem ser multados em conformidade... ou não!
                        Os pesados também têm limites diferentes daqueles que os sinais da AE indicam e não é por isso que não se pode fazer a destinção.
                        No entanto deveria haver um limite razoável acima do qual nenhum carro deveria circular, ou seja, deveria haver uma homologação máxima na casa dos 150Km/h... na minha opinião seria um limite razoável.
                        E nesse caso, uma vez que haveria limites menos ridiculos do que os que existem actualmente, dever-se-ia carregar a sério nas multas e em outro tipo de penas pesadas e com muito menos tolerância.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                          Não se pode porquê? é uma qustão de homologação tal como nas motorizadas de 50cc... são iguais mas têm matricula amarela ou branca conforme a sua homologação de velocidade maxima.
                          Com os carros seria ainda mais fácil, uma vez que, para além da homologação para determinada velocidade máxima, essa informação poderia estar diponivel nos famosos chips de identificação que passarão a vir de "origem" com os carros.
                          Os radares poderiam medir a velocidade a que o carro segue e ao mesmo tempo verificar a sua velocidade máxima homologada e desta forma poderem ser multados em conformidade... ou não!
                          Os pesados também têm limites diferentes daqueles que os sinais da AE indicam e não é por isso que não se pode fazer a destinção.
                          No entanto deveria haver um limite razoável acima do qual nenhum carro deveria circular, ou seja, deveria haver uma homologação máxima na casa dos 150Km/h... na minha opinião seria um limite razoável.
                          E nesse caso, uma vez que haveria limites menos ridiculos do que os que existem actualmente, dever-se-ia carregar a sério nas multas e em outro tipo de penas pesadas e com muito menos tolerância.
                          Totalmente de acordo... e olha que a ideia do chip neste caso não era nada mal pensada.

                          Comentário


                            #14
                            Estou a achar curioso que ninguém tenha comentado esta frase:
                            A associação dos Apoiantes da Policia italiana (ASAPS) reagiu às alterações como sendo uma "verdadeira bofetada para quem pretende combater a sinistralidade".
                            Portugal costuma ter dos piores indicadores de sinistralidade a nível europeu e vocês ainda dizem que a velocidade deve aumentar?! weird...
                            por outro lado, tem-se falado na redução dos limites por forma diminuir os consumos energéticos. Esta medida vem contra este tipo de soluções por forma diminuir a dependência energética dos países.
                            Deve ser uma forma de Berlusconi mudar as atenções do público, para que deixem de comentar as suas meninas e hábitos menos "saudáveis", por assim dizer.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                              Totalmente de acordo... e olha que a ideia do chip neste caso não era nada mal pensada.
                              Isso é muito mais complicado do que parece, por exemplo, uma carro limitado a 120km\h a efectuar uma ultrapassagem numa auto-estrada de 2 faixas, entre tanto aparece um carro com limite de 150km\h, ambos estavam dentro da lei e a colocarem-se em perigo um ao outro.

                              Que se deixem pelos 120km\h que já há sinistralidade que chegue! Quem quiser dar umas acelaradelas que faça um track-day, ou então vá dar umas voltas de kart, que é o que eu faço!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                Estou a achar curioso que ninguém tenha comentado esta frase:
                                Portugal costuma ter dos piores indicadores de sinistralidade a nível europeu e vocês ainda dizem que a velocidade deve aumentar?! weird...
                                por outro lado, tem-se falado na redução dos limites por forma diminuir os consumos energéticos. Esta medida vem contra este tipo de soluções por forma diminuir a dependência energética dos países.
                                Deve ser uma forma de Berlusconi mudar as atenções do público, para que deixem de comentar as suas meninas e hábitos menos "saudáveis", por assim dizer.
                                Eu também a sublinhei

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu sou da ideia que em algumas AE o limite devia ser maior, desde que o automóvel em questão tivesse segurança para tal, tipo: 2000cc, 4 air bags, ano não inferior a 2005, ABS e outros itens de segurança importantes, não era nada do outro mundo poderem andar a 140km/h e provavelmente bem mais seguro que um utilitário dos inícios dos anos 90 a 120km/h... digo eu...

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                    As nossas auto-estradas não são nada más. O nosso grande problema está na falta de civismo e aptidão para a condução.

                                    Portanto, acho bem que o limite de 120 km/h seja mantido. Enquanto não se começar a ensinar as regras elementares e a multar quem não sabe conduzir, não podemos alargar os limites.
                                    Infelizmente concordo. 120 as vezes até é muito quando há demasiados nabos na via. É ir na faixa do meio sem necessidade, mudar de faixa sem o minimo cuidado a ver se há outro carro atrás, os colas sem necessidade, os ultrapassa pela direita sem necessidade, etc.

                                    Mas há alguns segmentos (na A2 por ex) em que sem transito os 150 não era exagero nenhum.

                                    Noutros sitios a construção é tão fraca (em implementação ou planeamento) que realmente mesmo sem transito mais de 120 não é sensato.

                                    Para mim depende de 3 factores, 1. Civismo 2. Tipo/qualidade de via e 3. Estado da viatura.

                                    Nem é preciso chegar ao ponto 3 para desqualificar os 150 porque regra geral o 1) e 2) já falham. :P
                                    E irónicamente as vezes em casos 1+2+3 (pouco ou nenhum transito, bons traçados, carros em bom estado) é que as vezes está lá o tripé...
                                    Editado pela última vez por beowulf; 20 July 2009, 18:48.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Parece uma medida sensata, corajosa e com pés e cabeça.

                                      Digo isto porque apesar de tudo não eleva muito os actuais limites, mas vai mais ao encontro do que se pratica. Por outro lado ao só ser aplicada em 1/3 das AEs mostra bastante prudência.

                                      Nas questões da velocidade é sempre importante interiorizarmos, que quem anda depressa tem sempre a responsabilidade de só o fazer se puder e com odos os cuidados. O limite ser 120 ou 130 ou 150 não pode em momento algum ser interpretado como que até aí as pessoas não tenham responsabilidades ou não lhes possa acontecer nada.

                                      Creio que daqui para a frente cada vez mais o que vai impedir os limites de "avançarem" são mesmo as questões ambientais.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A sinistralidade não se reduz nas auto-estradas, mas sim nas nacionais e localidades.

                                        Veja-se o exemplo da Alemanha: eu vou la' regularmente e vê-se com cada pandeireta a andar a 150 e mais na AE... e nem por isso tem uma sinistralidade acentuada!

                                        Ha' muitas estradas que permitem essas velocidades com segurança, e as AEs portuguesas são do melhor que existe na Europa (sao bastante recentes), sendo o factor limitador o transito.

                                        Ja agora, acrescento a A6 - Evora - na lista das AEs cujo limite e' ridiculamente baixo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por StaticI Ver Post
                                          Isso é muito mais complicado do que parece, por exemplo, uma carro limitado a 120km\h a efectuar uma ultrapassagem numa auto-estrada de 2 faixas, entre tanto aparece um carro com limite de 150km\h, ambos estavam dentro da lei e a colocarem-se em perigo um ao outro.

                                          Que se deixem pelos 120km\h que já há sinistralidade que chegue! Quem quiser dar umas acelaradelas que faça um track-day, ou então vá dar umas voltas de kart, que é o que eu faço!
                                          Isso pode acontecer seja qual for a velocidade maxima imposta a cada um... isso já acontece hoje em dia, especialmente entre pesados e ligeiros... e depois?
                                          Um camião TIR só pode dar 90Km/h mesmo que vá a ultrapassar e um autocarro 100Km/h e até um ligeiro pode ultrapassar a 100Km/h... e aparece um ligeiro a 120Km/h... estão todos dentro da lei não estão? E é isso que provoca a maioria dos acidentes? não não é... mas sim a falta de atenção, de habilidade e de civismo.
                                          A partir do momento que temos uma diferença de 70Km/h entre a velocidade minima e a máxima permitida nas AE's... esse teu argumento vale pouco... desculpa que te diga.
                                          Em teoria, e infelizmente na pratica, alguém pode ultrapassar a 55Km/h e aparecer alguém a 120 atrás de si... por isso o perigo está lançado mais 30 menos 30Km/h!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                            Ontem fiz a A2 desde o algarve até à saída para o IP2 (Castro Verde). Foram 60/70km com o CC a 140km/h. Querem adivinhar quantos carros ultrapassei ??


                                            Em muitas dezenas e mesmo centenas de carros passei uns 3 ou 4 e desses 2 logo a seguir passaram-me por si estão a ver..

                                            Em média andava tudo entre 160-180km/h (isto a olhómetro e claro que os carros mais fracos ia tudo no prego ). Depois haviam alguns ainda mais rápido que 180 mas sem serem perigosos e isso é o que é fundamental.

                                            Agora eu não andei mais rápido por várias razões. Carro de familia com 4 pessoas, AC e bagagens, consumos e multas. Com tudo a andar bem acima de 160 dificilmente seria multado mas com o meu azar nunca arriscar muito é a regra. Curioso que na outra "ponta" da A2 (entre a ponte e Coina) os "meus" 140km/h chegam para ultrapassar toda a gente mas nestas viagens grandes a malta quer é chegar o mais rápido possível claro e isso eu até percebo.


                                            Por incrível que pareça a maioria das pessoas percebeu que as 3 faixas existem por alguma razão e só um ou outro iam sempre no meio.

                                            Também fiquei admirado por, apesar das velocidades mais elevadas, ter existido bastante calma e civismo



                                            Posto isto e falando do tópico acho que certas zonas da A2, A1, toda a A13 e não só (quem souber de mais boas AE's que diga) deveriam ter também limite de 150km/h.
                                            Acredita que fora deste período de maior afluência a realidade é contrária.
                                            A esmagadora maioria dos veículos circula entre os 120 e 150.

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                                              #23
                                              Em contra-partida, parece-me que há AE's que deviam deixar de ter esse mesmo perfil.
                                              100km/h de veloc máxima na A29 e A3 chegavam bem...

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                Para quando um sistema de pontos nas nossas cartas?
                                                isso já "existe" há muitos anos.
                                                se tiveres um certo número de infracções (X graves e/ou Y muito graves) num certo período de tempo, podes ficar sem carta.

                                                Artigo 148.º
                                                Cassação do título de condução

                                                1 - É aplicável a cassação do título de condução quando o infractor
                                                praticar contra-ordenação grave ou muito grave tendo, no
                                                período de cinco anos imediatamente anterior, sido condenado
                                                pela prática de três contra-ordenações muito graves ou cinco
                                                contra-ordenações entre graves e muito graves.
                                                Editado pela última vez por LuisCapelo; 20 July 2009, 20:13.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                  As nossas auto-estradas não são nada más. O nosso grande problema está na falta de civismo e aptidão para a condução.

                                                  Portanto, acho bem que o limite de 120 km/h seja mantido. Enquanto não se começar a ensinar as regras elementares e a multar quem não sabe conduzir, não podemos alargar os limites.
                                                  Se há coisa que os italianos têm é civismo na estrada, então no sul é o salve-se quem poder.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                                    Se há coisa que os italianos têm é civismo na estrada, então no sul é o salve-se quem poder.

                                                    Eu já conduzi em Itália e sei que eles são uns alarvos. No entanto, não nos devemos guiar pelo mal dos outros.

                                                    Enquanto continuares a ver gente a circular pela faixa do meio, a saírem das áreas de serviço a 50 km/h, a não usarem os espelhos nem piscas, a colarem ao outros, não podemos ter limites mais alargados.

                                                    Num viagem LX-Porto, por exemplo, vê-se cada asneira que até mete medo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                      Acredita que fora deste período de maior afluência a realidade é contrária.
                                                      A esmagadora maioria dos veículos circula entre os 120 e 150.
                                                      Sim eu sei disso quando faço AE's no dia-a-dia Aliás quando ando a 140 não existem muita gente a me passar seja por multas consumos ou outra qualquer razão.

                                                      Mas nestas viagens maiores e de férias a malta estica-se mais já se sabe. Eu sei muito bem que este cenário que presenciei não é comum afinal também faço muitos km's ainda que menos que tu.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                                        Se há coisa que os italianos têm é civismo na estrada, então no sul é o salve-se quem poder.
                                                        Subscrevo, já andei em AE's na zona de nápoles (sul de itália) e vi logo dois acidentes (um capotamento e tudo) e muita asneira mesmo. Não ia a conduzir mas lembro-me bem disto.

                                                        Mas lá está não nos devemos comparar com os maus exemplos.

                                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                        Eu já conduzi em Itália e sei que eles são uns alarvos. No entanto, não nos devemos guiar pelo mal dos outros.

                                                        Enquanto continuares a ver gente a circular pela faixa do meio, a saírem das áreas de serviço a 50 km/h, a não usarem os espelhos nem piscas, a colarem ao outros, não podemos ter limites mais alargados.

                                                        Num viagem LX-Porto, por exemplo, vê-se cada asneira que até mete medo.
                                                        Sim isto também é verdade. Continua-se a ver muita asneira e é para continuar pois a maioria dessas asneiras não são devidamente autuadas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu concordo plenamente com a medida em italia..

                                                          No nosso pais o problema nao é a velociade maxima , mas sim a diferença entra a minima e a maxima...

                                                          Ou, seja muitos acidentes acontecem porque vou a 120 e aparece um gajo a 50 e causa muitos embaraços e acidentes, ora se esse mesmo limite minimo passasse de 50 para 100 por exemplo os carros circulariam quase todos á mesma velocidade e nao haveria perigos em encontrar uns que andassem a 50

                                                          Este é o meu ponto de vista pois ja me aconteceu a ir a 120 e ao fazer uma curva numa AE deparo me com um que ia a 80 e tive que travar a fundo , mas se esse individuo fosse a 100 era completamente diferente.

                                                          Eu apostava como limite maximo 150 e limite minimo 110 , em que nao haveriam diferenças bruscas de velocidade entre os carros que circulavam

                                                          cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Agora que o limite em IT aumentou para 150 km/h já vão poder andar a 180 km/h, pelo menos, sem problemas de consciência...

                                                            Comentário

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