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Acidente devido a sinal no chão

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    Acidente devido a sinal no chão

    Boa tarde,

    Não sei se há algum topico semelhante, se houver peço desculpa.

    No passado mês de Junho ia eu numa estrada que eu sabia que tinha prioridade quando um puto não respeitou um sinal de perca de prioridade e foi bater no meu carro. Ora ... o sinal estava no chão e apesar de o puto ter dito que a culpa era dele (depois à seguradora disse que não sabia da existencia do sinal) a Companhia de Seguros não se quer responsabilizar pelos danos no meu carro.
    Já lhes disse que não aceitava essa decisão e já está no juridicos da minha companhia de seguros.

    A) - Alguem tem ideia de como via acabar??? Há por aqui alguem que já tenho tido esta experiencia??

    B) - Azar dos azares: o carro do meu marido avariou no passado fim de semana e eu vi-me obrigada a alugar um carro. Já enviei um mail e um fax à companhia de seguros do tipo que me bateu (com conhecimento da minha!) a dizer que tinha alugado o carro e que prosteriormente lhe ia entregar a factura. Sabem se tenho direito a alguma viatura de substituição?

    Obrigado,
    PES

    #2
    Há sinal vertical no local, a acompanhar o sinal horizontal?

    Amigavelmente como será óbvio a comp. de seguros do outro, apenas liquidará alguma viatura de substituição se assumir a responsabilidade.

    Comentário


      #3
      a sinalização no chão apenas serve para complementar a sinalização vertical.
      se não houver sinais verticais, o sinal no chão não tem qualquer valor.

      Comentário


        #4
        Não sei se percebi bem mas estamos a falar de sinalização horizontal ou era o sinal vertical que estava tombado no chão?

        Comentário


          #5
          Olha agora depois de ler com mais calma, também fico na dúvida...

          Comentário


            #6
            Fiquei com a ideia que o sinal era vertical mas estava caído/derrubado.
            E é uma boa questão, passo frequentemente num entroncamento onde os amigos à direita têm um Stop (vertical) que está sempre torto/partido/arrancado/roubado/etc. De vez em quando metem um novo mas não dura muito. Já me perguntei muitas vezes o que acontece se a passagem correr menos bem e o Stop estiver de baixa.

            Comentário


              #7
              Eu também fiquei com a ideia que era um sinal vertical que estava caído no chão.

              O "puto", como lhe chamas, pode dizer o que quiser pois não é ele que decide.
              Se o sinal estava derrubado é como se não existisse, ninguém tem que adivinhar que ali devia existir sinalização.

              É um caso complicado, a companhia do outro não deve querer assumir nada porque não existindo sinalização aplica-se a "lei da direita" o outro deve-te ter aparecido pela direita...

              Só metendo ao barulho a entidade responsável pela manutenção da sinalética é que, na minha opinião, podes ganhar alguma coisa.

              Percebo os dois lados, o teu porque sabes há muito tempo que tens ali prioridade mas também percebo o outro lado porque ninguém tem que imaginar que existe ali um sinal, partindo do principio que era um sinal vertical que estava derrubado, se estamos a falar de sinal horizontal a historia já é outra...

              Comentário


                #8
                Pelo que entendo, o sinal é vertical e está caido no chão.
                Qualquer sinal de trânsito tem que estar referênciado numa base de dados, seja da autarquia, seja da antiga JAE. Logo, não será uma questão de adivinhar se existe ou não mas de apresentar provas do seu registo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                  Pelo que entendo, o sinal é vertical e está caido no chão.
                  Qualquer sinal de trânsito tem que estar referênciado numa base de dados, seja da autarquia, seja da antiga JAE. Logo, não será uma questão de adivinhar se existe ou não mas de apresentar provas do seu registo.
                  e...

                  Tem que estar registado mas isso não faz do "puto" culpado se efectivamente o sinal la não estiver colocado.

                  Comentário


                    #10
                    Como já aqui disseram, se o sinal estava somente marcado na estrada, não tem valor ALGUM!

                    Se ele se apresentava pela direita, tinhas o dever de ceder passagem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                      Como já aqui disseram, se o sinal estava somente marcado na estrada, não tem valor ALGUM!

                      Se ele se apresentava pela direita, tinhas o dever de ceder passagem.
                      e sem este sinal:



                      tens sempre de parar para os que vêm da direita. lá porque acham que eles têm (ou não) um stop ou sinal de cedência de prioridade, não vos dá prioridade magicamente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                        Como já aqui disseram, se o sinal estava somente marcado na estrada, não tem valor ALGUM!

                        Se ele se apresentava pela direita, tinhas o dever de ceder passagem.

                        Sim era um sinal vertical que estava no chão.

                        Imagina que passas TODOS os dias num cruzamento e que sabes que tens prioridade, um dia há um acidente e o sinal é deitado abaixo. No dia a seguir lá estás tu a passar pelo mesmo sitio ... parás para dar passagem ao tipo que vem da direita???

                        Podem dizer que estou a ser tendenciosa ;) mas neste casa serias o ultimo a ser culpado. A culpa primeira seria da empresa responsavel! Se o tipo que te bate não tem obrigação de saber que ali havia uma perda de prioridade tu tambem não tens a obrigação de saber que no dia anterior o sinal caiu ... tás a ver o que era o pessoal parar cada vez que havia um cruzamento.

                        Se há sinal horizontal não dá para ver

                        O cadastro da camara diz que eu tenho prioridade.

                        No meio disto tudo há uma outra situação.

                        No bem dito cruzamento há um triangulo na estrada ... que ele contronou pela esquerda ... depois de estudar o codigo ! reparei que ele iria em contra mão visto que temos contornar pela direita (tipo rotunda) . É esta situação que está desenhada na declaração e já alertei tambem os juridicos para este "promenor".

                        Entretanto na segunda feira já telefonei para a camara a avisar que não havia sinal (entretanto gamaram o sinal!) e hoje ainda não lá está. Coitadas das pessoas que baterem agora ... é que nem a isso se podem agarrar! Se fosse mais perto das eleições se calhar já lá estava!

                        Comentário


                          #13
                          se existe um sinal vertical, tem que estar registado na camara municipal no na junta de freguesia.
                          passa por lá e pede uma cópia do registo, ou então tens que arranjar testemunhas ou provas fotográficas do local com o sinal em condições, sei que é dificil mas não custa tentar

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                            Como já aqui disseram, se o sinal estava somente marcado na estrada, não tem valor ALGUM!

                            Se ele se apresentava pela direita, tinhas o dever de ceder passagem.
                            Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                            a sinalização no chão apenas serve para complementar a sinalização vertical.
                            se não houver sinais verticais, o sinal no chão não tem qualquer valor.
                            Errado. A sinalização vertical vale mais que a horizontal mas em caso de ausência da primeira, a segunda tem valor.

                            Vejam o que diz o código de estrada:

                            HIERARQUIA DA SINALIZAÇÃO
                            1.Agente regulador transito
                            2.Sinalização temporária
                            3.Sinalização Luminosa
                            4.Sinalização vertical
                            5.Sinalização horizontal (marcas rodoviárias)
                            Regras (aplicam-se na ausência de sinalização)

                            Os agentes prevalecem sobre todas as regras sinais; e todos os sinais prevalecem sobre as regras
                            Posso estar enganado e haver mais alguma coisa no CE que contradiga o que disse mas penso que estou correcto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                              se existe um sinal vertical, tem que estar registado na camara municipal no na junta de freguesia.
                              passa por lá e pede uma cópia do registo, ou então tens que arranjar testemunhas ou provas fotográficas do local com o sinal em condições, sei que é dificil mas não custa tentar
                              O problema que que dia sim dia não há acidentes naquele cruzamento ... devo ter que lá ir NO DIA que a Camara lá for pôr o sinal!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                Errado. A sinalização vertical vale mais que a horizontal mas em caso de ausência da primeira, a segunda tem valor.

                                Vejam o que diz o código de estrada:



                                Posso estar enganado e haver mais alguma coisa no CE que contradiga o que disse mas penso que estou correcto.
                                Está no Regulamento de Sinalização de Trânsito, que é legislação anexa ao CE. cliquem neste tópico do Valium!

                                Artigo 61.o
                                Marcas transversais

                                As marcas transversais, apostas no sentido da largura
                                das faixas de rodagem e que podem ser completadas
                                por símbolos ou inscrições, são as seguintes:
                                M8 e M8a — linha de paragem e linha de paragem
                                «STOP»
                                : consiste numa linha transversal contínua
                                e indica o local de paragem obrigatória,
                                imposta por outro meio de sinalização;
                                esta linha
                                pode ser reforçada pela inscrição «STOP» no
                                pavimento quando a paragem seja imposta por
                                sinalização vertical;
                                M9 e M9a — linha de cedência de passagem e linha
                                de cedência de passagem com símbolo triangular:

                                consiste numa linha transversal descontínua e
                                indica o local da eventual paragem, quando a
                                sinalização vertical imponha ao condutor a
                                cedência de passagem;
                                esta linha pode ser reforçada
                                pela marca no pavimento do símbolo constituído
                                po

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PES Ver Post
                                  Imagina que passas TODOS os dias num cruzamento e que sabes que tens prioridade, um dia há um acidente e o sinal é deitado abaixo. No dia a seguir lá estás tu a passar pelo mesmo sitio ... parás para dar passagem ao tipo que vem da direita???
                                  E se decidem tirar o sinal para o transito ficar mais fluido na outra estrada por exemplo? Só porque se passa todos os dias nos mesmos cruzamentos e estradas, não se deve deixar de ter atenção, depois acontecem umas surpresas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PES Ver Post
                                    tás a ver o que era o pessoal parar cada vez que havia um cruzamento.
                                    sem sinal de "via com prioridade", é isso mesmo que tens de fazer (pela lei).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                      Errado. A sinalização vertical vale mais que a horizontal mas em caso de ausência da primeira, a segunda tem valor.

                                      Vejam o que diz o código de estrada:



                                      Posso estar enganado e haver mais alguma coisa no CE que contradiga o que disse mas penso que estou correcto.
                                      tas enganado, sempre que haja marcas rodoviarás, têm que ser complementadas por sinalização vertical para serem validadas, caso contrário não servem de nada, como já tinha dito e como refere o luismiguel

                                      Comentário


                                        #20
                                        Essa situação do sinal caído é uma treta... (tinha lido tudo ao contrário )

                                        Junto do segurador contrário será dificil obter uma resolução favorável, irá ser sempre alegado que não havendo sinalização, aplica-se a regra da prioridade e que o condutor dele não estaria obrigado.

                                        Infelizmente não havendo sinalização, terá mesmo que parar no local - apesar de saber que já lá houve sinal.

                                        Quanto às autoridades terá que se provar que saberia desse problema e nada fez. Estava há quanto tempo no chão, avisaram as autoridades, é impossível estar em todo o lado...

                                        Como disse é uma treta, e alegar que o outro mora lá perto, passa todos os dias, conhecia, etc... não é fácil.

                                        PS - o sinal estava totalmente deitado, não era visivel para os condutores? O STOP e Cedencia de passagem tem formas diferentes para isso mesmo...
                                        Fotos do local para o pessoal ver, não há?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Os sinais têm formas diferentes para serem facilmente reconhecidos por trás, ou seja, pelos condutores das ruas transversais.

                                          Se estava no chão a pessoa não tem obrigação de parar porque não viu sinal nenhum. Infelizmente são situações muito chatas porque ninguém tem a culpa mas alguém fica arder.

                                          Cumprimentos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PES Ver Post

                                            Podem dizer que estou a ser tendenciosa ;) mas neste casa serias o ultimo a ser culpado. A culpa primeira seria da empresa responsavel! Se o tipo que te bate não tem obrigação de saber que ali havia uma perda de prioridade tu tambem não tens a obrigação de saber que no dia anterior o sinal caiu ... tás a ver o que era o pessoal parar cada vez que havia um cruzamento.

                                            Então pensa assim:


                                            Pegas no teu carrinho mais a famelga e vais passear a qualquer lado que não conheces.
                                            Apresentas-te pela direita num cruzamento, não vês sinal nenhum e lá vais.
                                            Por azar bates e o sinal estava no chão, deitado.

                                            De quem achas que seria a culpa nesse caso perante os dois condutores apenas?

                                            Comentário


                                              #23
                                              o sinal ou está lá (visivel) ou não está (não está onde deve).

                                              quem circula não tem que saber se o sinal está registado nem tão pouco vai parar pra ver carimbos.

                                              neste caso o sinal estava no chão, tombado, roubado, n interessa. quem circula nessa estrada não é obrigado, seja de que maneira for, a saber que há um stop se ele não estiver lá. aproxima-se dum cruzamento SEM STOP, tem prioridade porque vem pela direita, e passa.

                                              ou seja, o "puto" neste caso não tem qualquer responsabilidade porque cumpriu a sinalização disponivel e o codigo da estrada.

                                              já a tua responsabilidade no acidente depende. caso se prove que o sinal deveria lá estar, a responsabilidade do acidente é da entidade a cargo da estrada (e dai...as leis e o seu cumprimento nestas situações dependem muito da boa vontade de certos individuos).
                                              caso não se prove que o sinal deveria lá estar, a responsabilidade é tua.

                                              o que não falta prai são situações em que o condutor "sabe" que tem prioridade...até ao dia em que algo corre mal e afinal descobre que não tinha. a entidade responsavel pode alterar a sinalização sem avisar ninguem! e tu, condutora, tens que estar atenta a qualquer alteração.
                                              eu uma vez não bati por milimetros porque colocaram um stop numa estrada onde passava umas 5x ao dia! eu entrei à confiança no entroncamento porque vinha pela direita e ainda resmunguei por o gajo não ter cedido prioridade. o gajo tb n viu o stop porque ainda m pediu desculpas lolol
                                              o sinal tinha sido colocado naquela noite ao lado do sinal de passadeira, era "impossivel" reparar nele! mas se tivesse batido, era culpado e caso encerrado.

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