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Conforto (bancos, suspensão e acústico)

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    Conforto (bancos, suspensão e acústico)

    Nas revistas tradicionais é dada pouca ênfase ao conforto a vários níveis, desde suspensão, bancos e isolamento acústico, em prol da famigerada dinâmica. É também muito difícil de encontrar medições objectivas destes parâmetros. Quem dá privilégio a essas questões vê-se um pouco aflito na escolha de carro...

    Vou colocar a questão do seguinte modo: quais as melhores viaturas nos parâmetros referidos para viajar na casa dos 130-140 km/h em AE, de entre os segmentos C e D, excluindo carrinhas e incluindo SUV´s de apenas duas rodas motrizes?

    #2
    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
    Nas revistas tradicionais é dada pouca ênfase ao conforto a vários níveis, desde suspensão, bancos e isolamento acústico, em prol da famigerada dinâmica. É também muito difícil de encontrar medições objectivas destes parâmetros. Quem dá privilégio a essas questões vê-se um pouco aflito na escolha de carro...

    Vou colocar a questão do seguinte modo: quais as melhores viaturas nos parâmetros referidos para viajar na casa dos 130-140 km/h em AE, de entre os segmentos C e D, excluindo carrinhas e incluindo SUV´s de apenas duas rodas motrizes?
    Bem como da dita dinâmica automóvel, pois para efeitos de venda de títulos, os testes nem focam com rigor nem uma área nem outra, algo dificil de explicar para revistas ditas da área com uma periodicidade mensal.

    O último título nacional que focava com maior rigor a dinâmica dos modelos em diversos locais como estrada, circuito entre outros pondo em segunda linha os restantes itens dos modelos foi a SM.

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      #3
      Infelizmente as revistas tem esses parametros cada vez menos em conta, o que é de lamentar.

      Não tenho a certeza, mas a Quattroruote era a que ainda dava alguma atenção a essas medidas.

      Mas há uns anos atrás (recordo-me de uma revista Turbo que encontrei há uns tempos de 1987), tinha a medições dos decibeis, dimensões interiores entre outros, coisa que agora nem referem...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        Infelizmente as revistas tem esses parametros cada vez menos em conta, o que é de lamentar.

        Não tenho a certeza, mas a Quattroruote era a que ainda dava alguma atenção a essas medidas.

        Mas há uns anos atrás (recordo-me de uma revista Turbo que encontrei há uns tempos de 1987), tinha a medições dos decibeis, dimensões interiores entre outros, coisa que agora nem referem...
        Por vezes em alguns ensaios mais exaustivos , os dados acústicos ainda são referidos.

        O que cada vez mais é acentuado na versão em papel é a publicidade, já que o conteúdo de informação é cada vez mais reduzido ou digamos uniforme entre a concorrência e consequência directa é o baixar dos números de venda dos títulos.

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          #5
          Ainda me lembro quando ser um bom carro dinamicamente, significava para as revistas que tinha um bom compromisso entre conforto e capacidade em curva.

          Hoje em dia parece que a esmagadora maioria dos carros, são para andara a curvar na serra e não para fazer o dia a dia, com os seus pneus enormes em jantes 17 e 18.

          Cada vez mais no segemnto D é dificil encontrar um carro verdadeiramente confortavel.

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            #6
            O que interessa é que um carro curve rápido, sem adornar e que esteja rebaixado. Nem que só ande a direito.

            O conforto é para os meninos. Os pilotos querem é dinâmica. E isso é importante até um Série 7.

            Comentário


              #7
              Pessoal, agradeço os vossos lamentos de que partilho, mas o meu objectivo era o de recolher opiniões concretas sobre os modelos que mais se destacam nos aspectos referidos!

              Ninguém adianta dados baseados em fontes credíveis ou na própria experiência?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                O que interessa é que um carro curve rápido, sem adornar e que esteja rebaixado. Nem que só ande a direito.

                O conforto é para os meninos. Os pilotos querem é dinâmica. E isso é importante até um Série 7.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                  Pessoal, agradeço os vossos lamentos de que partilho, mas o meu objectivo era o de recolher opiniões concretas sobre os modelos que mais se destacam nos aspectos referidos!

                  Ninguém adianta dados baseados em fontes credíveis ou na própria experiência?
                  Basicamente o que tu queres é um C5 ou C6. É do melhor que se faz a nível de conforto.

                  Mas só compres se tiveres 150 anos. Se estiveres numa faixa etária mais jovem não compres carros submotorizados e que adornem a curvar. No mínimo 200cv, jantes 19 e suspensão rebaixada. lol

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                    O que interessa é que um carro curve rápido, sem adornar e que esteja rebaixado. Nem que só ande a direito.

                    O conforto é para os meninos. Os pilotos querem é dinâmica. E isso é importante até um Série 7.
                    Lol, é isso mesmo, mas ao contrário de 90% dos clientes das revistas da especialidade, eu não sou piloto, sou só um condutor. Quero é fazer viagens a planar na estrada como se estivesse no sofá da sala e qualquer carro à venda curva suficientemente bem para mim.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                      Basicamente o que tu queres é um C5 ou C6. É do melhor que se faz a nível de conforto.

                      Mas só compres se tiveres 150 anos. Se estiveres numa faixa etária mais jovem não compres carros submotorizados e que adornem a curvar. No mínimo 200cv, jantes 19 e suspensão rebaixada. lol
                      C6 já é do escalão acima, registo a sugestão C5. Não o tinha referido para não sugestionar ninguém, mas de facto das leituras que fiz parece ser bom nestes aspectos.

                      Mas não há melhor ou sequer parecido neste segmento?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                        C6 já é do escalão acima, registo a sugestão C5. Não o tinha referido para não sugestionar ninguém, mas de facto das leituras que fiz parece ser bom nestes aspectos.

                        Mas não há melhor ou sequer parecido neste segmento?
                        Talvez seja mais a expressão parecido e não melhor, tendo em conta as referência feitas pela imprensa à comodidade dada aos ocupantes por este modelo no segmento D.

                        Comentário


                          #13
                          Nesse lote dos parecidos pode incluir-se mais quem? Os Volvos S80 2.0D e XC60 2.0D Drive? Os outros premiums ficam claramente atrás?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                            Nesse lote dos parecidos pode incluir-se mais quem? Os Volvos S80 2.0D e XC60 2.0D Drive? Os outros premiums ficam claramente atrás?
                            Uma pré-selecção?, no segmento referido (D) basta optar segundo as preferências ou poder de compra, decerto que todas cumprem.

                            Comentário


                              #15
                              Não me digas que são todos iguais...

                              Comentário


                                #16
                                Pelo que tenho lido, o novo Delta será uma alternativa interessante para quem pretende conforto!

                                Comentário


                                  #17
                                  Estará ao nível (ou próximo) do C5? em particular nas versões multijet 1.6 e 2.0?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                    Não me digas que são todos iguais...
                                    Em nenhum segmento o são, mas por cada deste existe digamos um patamar dito aceitável/médio para o consumidor e industria e respectivas exigências do seu tempo, para ultrapassar o dito ou por força monetária ou tecnológica.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                      Vou colocar a questão do seguinte modo: quais as melhores viaturas nos parâmetros referidos para viajar na casa dos 130-140 km/h em AE, de entre os segmentos C e D, excluindo carrinhas e incluindo SUV´s de apenas duas rodas motrizes?
                                      Se pretendes viajar a esses ritmos, convém que o motor tenha alguma potência.

                                      Por isso, por mais confortável que vás num determinado modelo, se depois o motor vai a uma rotação maior, ele pode até ser muito bem insonorizado mas perde essa vantagem face a outro não tão bem insonorizado.

                                      Isto num cenário teórico.

                                      Outro exemplo perfeito são veículos com motores até silenciosos mas cujo ruído de rolamento é bem superior.

                                      Por isso existem algumas variáveis neste jogo do conforto. Um pastelão não é obrigatoriamente confortável, nem um carro com boas prestações "dinâmicas" é obrigatoriamente desconfortável...

                                      Também, do meu ponto de vista, praticamente todos os veículos do segmento D apresentam um conforto bem razoável em AE a não ser que venham com suspensões desportivas e, regra geral, os bancos são envolventes (e isso é muito importante, pois falando-te de experiência própria...teres um carro com suspensão super mole, com bancos super moles e sem apoio...está longe de ser uma experiência de conforto, particularmente nas viagens maiores!).

                                      Por sua vez, os do segmento C tenderão sempre a ser mais saltitantes (o que diminui obviamente o conforto), nem que seja pela menor distância entre-eixos.

                                      Eu diria que no segmento D as melhores opções, dentro das características que enuncias, andariam à volta do C5, 407 e Classe C Elegance.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ainda hoje fiz uma viagem de cerca de 15 kilometros pela autoestrada e começei a pensar...

                                        ..."opa, coitadinho do meu carro não tem conforto acustico nenhum. Como será o interior de um bmw, merc, lexus??? e nos novos generalistas do segmento D: c5, laguna, 159, insignia, saab, volto, etc???"

                                        Numa A4 B7 já andei e aquilo era um silencio que adorei.

                                        Por essa experiencia é que muitas vezes dou valor aos premium...mas o que é facto é que nunca andei num "não premium recente". Gostava muito de ter experiencia e valores para comparar em termos de ruido interior.

                                        De gabar tb o lancia delta, que a par do A4 foram os melhores carros que já conduzi em termos de silencio a bordo, contudo, o a4 notava-se mais a qualidade

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                                          #21
                                          Qual foi a motorização do Delta que conduziste?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                            Qual foi a motorização do Delta que conduziste?
                                            1.6 mjet

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                              Estará ao nível (ou próximo) do C5? em particular nas versões multijet 1.6 e 2.0?

                                              Nunca andei nem no C5 nem no Delta, mas pelo que falam do Delta é mais vocacionado para o conforto. Quanto ao C5 penso que será ainda mais confortável, mas nada como experimentar ambos.
                                              O C6 foi mesmo completamente estudado para o conforto a bordo, mas estamos a falar noutro segmento e noutra gama de preços...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Olá LuisNeves

                                                Tentando responder à tua questão.

                                                Em matéria de conforto, seja em cidade ou AE, não encontras muito melhor no segmento D do que o Lexus IS 220d. E a relação preço/qualidade/equipamento é das melhores entre as marcas ditas Premium.

                                                A fiabilidade e a assistência não têm nada que se lhe aponte. Os cosumos não sendo uma referência são bons para um carro com 177cv e o mesmo se pode dizer da dinâmica.

                                                O nível de equipamento e a qualidade de construção são do melhor.

                                                O comportamento é muito linear, portanto se pretendes um carro para arrancar em 1º lugar nos semáforos este não é a melhor escolha. Mas se pretendes um carro para fazer grandes viagens com o máximo de conforto que um carro deste segmento pode dar, tens aí uma boa opção. Em cidade, idem.

                                                Quanto ao preço, uma vez que não indicaste limites, ficará, salvo erro, etre os € 40000 e os € 50000, dependendo do nível de equipamentos. Nada como ver com os teus próprios olhos e exprimentar.

                                                O senão, falta um pouco de espaço atrás e na bagageira, mas para quem não precisar de muito chega perfeitamente.

                                                Cumps

                                                PS: A insonorização, uma das referências da marca, é muito boa e falo por experiência própria.
                                                Editado pela última vez por Nandin; 27 July 2009, 08:40.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho como opinião que os reis da qualidade de vida a bordo em termos de insonorização são o Mercedes (so fiz meia duzia de km's no novo C, insuficiente para dar uma opinião completamente sustentada,mas parece estás num bunker...n se ouve nd) e o Citro (já fiz uma viagem com o C5 e achei de facto que cumpre com a tradição,extremamente suave e tranquilo.De facto o Delta é uma boa surpresa e neste já tenho mais experiencia,extremamente soft,flutua em AE e a insonorização é de facto de um nivel superior.Quanto a motorizações ,se a intenção for uma condução calma e sem grandes expectativas o 1.6 cumpre,não é gastador e acaba por ser um motor generoso e linear,o 2.0 165cv. já é um motor mais crescido mantem os consumos em niveis aceitaveis e as prestações são francamente superiores,se quiseres ir para um motor mais além,o 1.9 twin turbo de 190cv. sentes toda a força da cavalaria e é um prazer para fazer viagens a (muito) alto ritmo! Os consumos...se tirares todas as potencialidades do motor já sobe para médias mais,digamos,desportivas.1.6 - 30.000 érós, 2.0 - 35.000 e o 1.9 TT - 37.000 , isto no equipamento médio (ORO).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como disseste C e D, aproveito para deixar uns modelitos que acho confortaveis em termos de suspensão.

                                                    Mégane II, como é apanágio da marca, mesmo com jantes 17 o onforto é bom, e para não variar os bancos são do melhor que se faz.
                                                    O pug 308 e mazda 3, são para mim bons exemplos de um bom compromisso.
                                                    No D a anterior avensis é também muito confortavel, a 407 é um bom compromisso assim como o Passat. O A4 acho em termos de suspensão já duro, assim cmo o série 3.
                                                    ENtre os dois segmentos c e d fica o S40 que na minha opinião em termos de suspensão é um compromisso engraçado.

                                                    Na minha opinião, há também outras questões que jogam com o conforto. O espaço para arrumar coisas, pequenos pormenores como a tomada de 220v do meu carro que é fantastico. Há coisas que só valorizamos quando as temos, os 1001 espaços de arrumação, os portacopos, as luzes em todo o lado, o já habitual porta-luvas refrigerado etc.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Respondendo ao autor do tópico, a primeira parte do post acho que é porque o conforto é algo que não é fácil medir (é mais relativo). Por exemplo para mim é mais importante um carro silencioso (ausência de ruídos incomodativos) e sem vibrações do que uns bancos e umas suspensões macias. O ano passado fiz várias viagens ao Algarve e cheguei mais cansado com o actual carro (mole) do que hà uns anos atrás quando tinha um carro mais duro. A meu ver para condução em estradas de bom piso (AE essencialmente) uma suspensão mais dura "cansa menos". Em cidade e com os buracos, lombas, etc é que as suspensões mais moles têm vantagem.

                                                      A segunda parte do post, pelo que tenho lido no fórum a escolha deverá ser Citroen ou Renault.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Milano Ver Post
                                                        Tenho como opinião que os reis da qualidade de vida a bordo em termos de insonorização são o Mercedes (so fiz meia duzia de km's no novo C, insuficiente para dar uma opinião completamente sustentada,mas parece estás num bunker...n se ouve nd) e o Citro (já fiz uma viagem com o C5 e achei de facto que cumpre com a tradição,extremamente suave e tranquilo.De facto o Delta é uma boa surpresa e neste já tenho mais experiencia,extremamente soft,flutua em AE e a insonorização é de facto de um nivel superior.Quanto a motorizações ,se a intenção for uma condução calma e sem grandes expectativas o 1.6 cumpre,não é gastador e acaba por ser um motor generoso e linear,o 2.0 165cv. já é um motor mais crescido mantem os consumos em niveis aceitaveis e as prestações são francamente superiores,se quiseres ir para um motor mais além,o 1.9 twin turbo de 190cv. sentes toda a força da cavalaria e é um prazer para fazer viagens a (muito) alto ritmo! Os consumos...se tirares todas as potencialidades do motor já sobe para médias mais,digamos,desportivas.1.6 - 30.000 érós, 2.0 - 35.000 e o 1.9 TT - 37.000 , isto no equipamento médio (ORO).
                                                        É uma boa surpresa o Delta ser aqui citado, uma vez que é significativamente mais barato que outras propostas mencionadas.

                                                        Do ponto de vista estritamente do conforto, há diferenças entre o 1.4 tjet de 150 cv, o 1.6 mjet de 120 cv e o 2.0 mjet de 165 cv? Creio ter lido algures que o tjet tinha a suspensão mais dura que o 1.6 mjet, não sei se o mesmo acontecerá com o 2.0 mjet. Qual dos motores será mais silencioso?

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                                          Estará ao nível (ou próximo) do C5? em particular nas versões multijet 1.6 e 2.0?
                                                          desculpa luis, nao tinha reparado que tinhas posto questao sobre o delta.

                                                          O delta que andei foi um 1.6 mjet Oro de serviço. Fiz um test drive de cerca de 20/30 minutos.

                                                          Gostei do carro em si pela aparencia e versatilidade...mas agr vejamos em termos de conforto.

                                                          - conforto acustico pareceu-me bastante bom sendo que o motor se ouve mas nao em demasia, nao existe grande barulho de rolamento

                                                          - conforto de confortável xD os bancos são um bocado duros, mas pareceu-me que a suspensao faz um bom trabalho (tambem já li isto nas revistas xD)

                                                          - conforto de espaço xD os bancos de tras são moveis o que dá imenso espaço, mas um bocado altos

                                                          Eu gostei...mas sabem que para mim o simbolo diz muito =/

                                                          Em comparaçao com um C5...acredito que o delta seja uma miséria

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                                            É uma boa surpresa o Delta ser aqui citado, uma vez que é significativamente mais barato que outras propostas mencionadas.

                                                            Do ponto de vista estritamente do conforto, há diferenças entre o 1.4 tjet de 150 cv, o 1.6 mjet de 120 cv e o 2.0 mjet de 165 cv? Creio ter lido algures que o tjet tinha a suspensão mais dura que o 1.6 mjet, não sei se o mesmo acontecerá com o 2.0 mjet. Qual dos motores será mais silencioso?

                                                            O t-jet é sem duvida mais silencioso.

                                                            É capaz de haver aqui gente a citar o delta sem nunca o ter experimentado...é como te digo, bancos um bocado duros de mais...mas não é tambem isto que caracteriza os alemaes??? Os nossos médicos nao nos aconselhariam uns bancos durinhos para nos sentarmos direitos???

                                                            O delta não é exmplo de conforto...mas para mim chega bem e dentro do segmento C parece-me uma boa opçao pelo espaço e qualidade aparente que oferece, ambiente a bordo ( como todos os lancias).

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