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Problemas 106 xsi

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    Problemas 106 xsi

    Adquiri em 2005 um Peugeot 106 xsi. O carro vinha bem estimado, o anterior dono teve o cuidado de mudar correias e o necessário antes de o vender.
    Durante os primeiros 2 anos tive alguns contratempos: embraiagem; os calços descolaram; tubo que passa no motor rompeu-se e verteu gasolina enquanto ia a conduzir e por sorte não originou nada mais grave.
    Mas em 1 de Junho deste ano passei pelo pior quando em andamento os tubos de retorno se romperam e o carro pegou fogo!
    Felizmente tive sangue frio e consegui pedir ajuda, tendo os prejuízos sido só a nível dos tubos de retorno e da parte eléctrica!
    Passei a ter um pouco de receio de andar com um carro que então não me tinha dados grandes preocupações, apesar do descrito acima, mas tendo metido incêndio fiquei de pé atrás! Até já adquiri um extintor...
    Na semana passada fui então substituir os tubos de retorno e o mêcanico aconselhou à lavagem do motor, porque estava de facto com mt mau aspecto por causa do incêndio e segundo ele o pó do extintor corroi o metal.
    O carro foi todo lavado e parafinado.

    Gostaria que alguém me explicasse se souber porque é que nesse dia o carro me aqueceu de tal forma que acendeu a luz da temperatura.
    Tinha água no máximo e nunca em 4 anos tive o carro aquecer assim!
    Eu mal apanhei trânsito olhei para a temperatura e comecei a ver literalmente o ponteiro a subir até ter acendido a luz vermelha!!
    É certo que estava calor e estava no para e arranca para a 25 de Abril, mas qd tomei a direcção de Alcântara e já consegui andar, lá começou a baixar não tendo passado mais o último "risco" branco!
    E durante duas horas continuei em para e arranca e não voltou aquecer e a ventoinha disparou várias vezes.
    Qd estava mais tempo parada desligava o carro, mas não do motor para a ventoinha continuasse a trabalhar.
    Será que ao parafinarem o carro por baixo a ventoinha "prendeu"???

    É que sinceramente já em outros verões tive em para arrancas e nunca o carro aqueceu ao ponto de eu ficar outra vez à nora sem saber quais seriam as consequência daquele aquecimento!

    Desculpem o testamento mas quis dar uma ideia das dificuldades com que me tenho deparado com um carro que até então se "portou" razoávelmente bem e do qual não me queria desfazer!

    Se um carro aquece desta forma, tendo água quais são as consequências??? E as possíveis causas??

    Obrigada.

    #2
    Bomba de água avariada?

    se o carro aquecer muito pode "partir" o motor

    Comentário


      #3
      Acho que se fosse a bomba que refere avariada ele não teria arrefecido.
      Não consigo entender sinceramente o que pode ter acontecido...só associava à parafinagem, porque qd trouxe o carro avisaram que ao início tinha de ter cuidado com os travões. Se a parafinagem "prende" momentaneamente os travões, poderia ter prendido tb a ventoinha!
      Obrigada.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        Adquiri em 2005 um Peugeot 106 xsi. O carro vinha bem estimado, o anterior dono teve o cuidado de mudar correias e o necessário antes de o vender.
        O que e o necessario?
        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        Durante os primeiros 2 anos tive alguns contratempos: embraiagem; os calços descolaram; tubo que passa no motor rompeu-se e verteu gasolina enquanto ia a conduzir e por sorte não originou nada mais grave.
        Continuo com " e o necessario" na mente....
        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        Mas em 1 de Junho deste ano passei pelo pior quando em andamento os tubos de retorno se romperam e o carro pegou fogo!
        Com um tubo de gasolina rasgado parece-me logico que tenha sido uma questao de tempo...
        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        Felizmente tive sangue frio e consegui pedir ajuda, tendo os prejuízos sido só a nível dos tubos de retorno e da parte eléctrica!
        Ja agora o facto de nao teres ganho para o susto, estares bem...conta?
        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        Passei a ter um pouco de receio de andar com um carro que então não me tinha dados grandes preocupações, apesar do descrito acima, mas tendo metido incêndio fiquei de pé atrás! Até já adquiri um extintor...
        Uma embraiagem nova costuma ser cara, um tubo que passa pelo motor e verte gasolina no meu entender sao grandes preocupacoes.
        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        Na semana passada fui então substituir os tubos de retorno e o mêcanico aconselhou à lavagem do motor, porque estava de facto com mt mau aspecto por causa do incêndio e segundo ele o pó do extintor corroi o metal.
        O mecanico sabe que tipo de po do extintor foi utilizado no combate ao incendio? Suspeito que nao...e que tera advogado um mito urbano.

        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        O carro foi todo lavado e parafinado.
        Parece-me razoavel.

        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        Gostaria que alguém me explicasse se souber porque é que nesse dia o carro me aqueceu de tal forma que acendeu a luz da temperatura.
        Se alguem te conseguir explicar o que fez o teu carro aquecer, com os dados que dispoe neste topico, e vidente. Concorrem para essa possibilidade, umas 3 causas. Assim, de imediato.

        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        Tinha água no máximo e nunca em 4 anos tive o carro aquecer assim!
        Eu mal apanhei trânsito olhei para a temperatura e comecei a ver literalmente o ponteiro a subir até ter acendido a luz vermelha!!
        É certo que estava calor e estava no para e arranca para a 25 de Abril, mas qd tomei a direcção de Alcântara e já consegui andar, lá começou a baixar não tendo passado mais o último "risco" branco!
        E durante duas horas continuei em para e arranca e não voltou aquecer e a ventoinha disparou várias vezes.
        Qd estava mais tempo parada desligava o carro, mas não do motor para a ventoinha continuasse a trabalhar.
        Tudo isto sao sintomas de anomalias relacionadas com o sistema de refrigeracao do motor. A montante, apostaria eu. Ou seja, na medida em que relatas que nao ha descida do nivel de agua no vaso que contem, podera ser eventualmente um problema relacionado com bomba de agua.

        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        Será que ao parafinarem o carro por baixo a ventoinha "prendeu"???
        Explica esta teoria.

        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        É que sinceramente já em outros verões tive em para arrancas e nunca o carro aqueceu ao ponto de eu ficar outra vez à nora sem saber quais seriam as consequência daquele aquecimento!
        Noutros veroes o carro nao tinha problemas. Agora tem...

        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        Desculpem o testamento mas quis dar uma ideia das dificuldades com que me tenho deparado com um carro que até então se "portou" razoávelmente bem e do qual não me queria desfazer! !
        A menos que consigas fazer o cabal mapeamento de todas as anomalias, e consigas de forma eficaz resolve-las (e isso podera envolver gastos onerosos), sugiro-te que vendas o carro. Nao e novo, e comecam a aparecer as maleitas da idade. Normais, e certo, mas aparecem..e nem sempre e facil/barata a sua resolucao.

        Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
        Se um carro aquece desta forma, tendo água quais são as consequências??? E as possíveis causas??
        Mais uma vez, as causas nao se conhecem. Tens de conjuntamente com o mecanico efectuar um "troubleshooting" e aferir objectivamente o que aconteceu. Podes tambem efectuar a exclusao de partes. Avancar com teorias sem dados que corroborem, ou seja, o "pode ser que tenha sido", e perigoso.

        Consequencias: Motor gripado.

        Hint: Ve em foruns monomarca se ha queixas similares. E quais foram os procedimentos seguidos, quer correctiva, quer preventimente.

        Cpts.,

        Comentário


          #5
          Ora bem..

          agora venho eu.. que conheço minimanente estes carros..

          O motor aqueceu momentaneamente e nunca mais fez o mesmo depois disso.. depois duma lavagem de motor soa me a que o problema foi so eo somente um mau contacto nas fichas da valvula termostatica que faz disparar a ventoinha... ou um problema na instalaçao

          Isso é barato. A valvula fica agarrada ao radiador, junto ao farol esquerdo do carro.

          Verifica termostato. custa 10 euros e muda se em 10 minutos.

          Ao contrario do que aqui disseram nao vendas esse carro.. ja nao se fazem carros assim e muito poucos carros novos dao tanto gozo conduzir como um desses.. presumo que seja um 1.3 ja que sao os mais difundidos por cá..

          Quando tenho colegas meus a pagar 1500 € por revisoes de VW's TDi com 8 anos, qualquer argumento de que peças sao caras para os pug's caem por terra.. sao baratissimos de manter e optimos para DIY..

          Alguma coisa que precises de dicas, peças, e recomendaçoes pergunta.. é pena deixar morrer estes brinquedos...

          Comentário


            #6
            Ja agora.. e se houver paciencia.. da uma vista de olhos aqui

            http://forum.autohoje.com/diario-de-...-i-1994-a.html

            Digamos que ja tenho umas boas horas de maos sujas de oleo de volta de carros desses e bem recentente desmontei quase ate ao ultimo parafuso um XSi para peças..

            Comentário


              #7
              Xsi que não aquece não é Xsi!

              Os 3 que me passaram pelas mãos andavam todos sempre no 3º traço branco do ponteiro de temperatura!

              E 2 deles tiveram de levar a junta da cabeça que ou queima ou apodrece com o tempo!
              Mudar o termoestato é sempre uma boa opção.

              Comentário


                #8
                é um facto Silver..

                mas com uma valvula de ventoinha a disparar a temperaturas mais baixas resolve se parte desse problema.. tinha isso no Rallye Branco e nunca tive problemas de aquecimento mesmo em TD's

                Comentário


                  #9
                  Já me deixaram completamente à nora...

                  Comentário


                    #10
                    O meu carro foi amor à primeira vista...acabei de o pagar em Dezembro ultimo e passado 5 anos o carro está desvalorizado...vale pelo menos metade daquilo que andei a pagar com muito sacrificio...

                    Sim o meu carro é um 1300 já palmamos alguns quilometros...o meu pintou-me o capôt e tejadilho em Novembro passado...

                    Acredito que com o passar dos anos vá tendo peças deterioradas...mas será isso motivo para me desfazer dele??

                    A minha mãe tem um BMW 318i com uma porrada de anos e o carro ANDA!

                    Se ao aplicar-se a perafina os travões tb ficam momentaneamente "presos", julguei que o mesmo se tivesse passado com a ventoinha!

                    Tanto mais que ontem saí com ele, e qd o parei deixei estar ligado até a ventoinha disparar e disparou duas vezes seguidas!!

                    Os problemas que me tem dado têm sido resolvidos por mecânicos da peugeot que são amigos do meu pai, e aquando da embraiagem ainda estava na garantia, mas foi o meu pai que escolheu a melhor!!!

                    Sinceramente já me deixaram mt à toa com o que me disseram aqui...

                    Não tenho dinheiro para comprar outro carro e sinceramente não me queria desfazer do meu carro...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
                      O meu carro foi amor à primeira vista...acabei de o pagar em Dezembro ultimo e passado 5 anos o carro está desvalorizado...vale pelo menos metade daquilo que andei a pagar com muito sacrificio...

                      Sim o meu carro é um 1300 já palmamos alguns quilometros...o meu pintou-me o capôt e tejadilho em Novembro passado...

                      Acredito que com o passar dos anos vá tendo peças deterioradas...mas será isso motivo para me desfazer dele??

                      A minha mãe tem um BMW 318i com uma porrada de anos e o carro ANDA!

                      Se ao aplicar-se a perafina os travões tb ficam momentaneamente "presos", julguei que o mesmo se tivesse passado com a ventoinha!

                      Tanto mais que ontem saí com ele, e qd o parei deixei estar ligado até a ventoinha disparar e disparou duas vezes seguidas!!

                      Os problemas que me tem dado têm sido resolvidos por mecânicos da peugeot que são amigos do meu pai, e aquando da embraiagem ainda estava na garantia, mas foi o meu pai que escolheu a melhor!!!

                      Sinceramente já me deixaram mt à toa com o que me disseram aqui...

                      Não tenho dinheiro para comprar outro carro e sinceramente não me queria desfazer do meu carro...
                      nao vale a pena desesperar..

                      verifica termostato just in case e a valvula que faz disparar a ventoinha.

                      se foi parafinado eu votava que foi um mau contacto ou contacto isolado nessa valvula que provocou o aquecimento. tanto que ja nao se repetiu..

                      A instalaçao desses carros é muito fraquinha e problemas electricos acontecem...

                      Comentário


                        #12
                        O carro foi todo visto por um mecânico de confiança, gastou-se uns bons 40 cts em material, porque levou td eléctrico que queimou...
                        Se continuo a pensar que o carro está às portas da morte mais vale mesmo desfazer-me dele porque começo a ter medo de voltar a passar o sufoco que passei aquando do incêndio...

                        Comentário


                          #13
                          O anterior dono do carro era cota!
                          Pessoa que estimou o carro tanto mais que quando veio para a minha mão os pneus estavam novos, mudou a correia da distribuição, tinha poucos quilometros!
                          O carro antes de ser comprado foi visto pelo meu pai e deu luz verde!
                          Com o tempo foi inspeccionando o carro, viu que nunca batera, mudou a correia e aí é que percebeu que já fora mudada recentemente,
                          Levou filtros, velas.
                          Não consome muito óleo, o normal, e é algo que vejo sempre que pego no carro, tal como o nível da água!
                          Uso um da Unil GI-V7 - Semi Synthétique - 10W 50.
                          Agora o mecânico colocou as velas que penso serem as de origem que era algo que não tinha, as que tinham era inferiores.

                          Dizem-me que não tem nada a ver, mas andei durante uns meses a pôr 98 do Jumbo e desde o incêndio recuso-me a voltar a esta marca branca e voltei à Ultimate da BP !!
                          Não sei o que é que acham tb destas gasolinas, se podem ter mais impurezas que acabam por deteriorar mais depressa os tubos!

                          O rapaz que me mudou os tubos de retorno disse que para ir vendo se os mesmos não começavam a ficar ressequidos..que de resto o carro estava normal.
                          Editado pela última vez por Ana77; 29 July 2009, 11:04.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
                            (...)
                            Dizem-me que não tem nada a ver, mas andei durante uns meses a pôr 98 do Jumbo e desde o incêndio recuso-me a voltar a esta marca branca e voltei à Ultimate da BP !!
                            Não sei o que é que acham tb destas gasolinas, se podem ter mais impurezas que acabam por deteriorar mais depressa os tubos!

                            O rapaz que me mudou os tubos de retorno disse que para ir vendo se os mesmos não começavam a ficar ressequidos..que de resto o carro estava normal.
                            Os meus 33 usam regularmente SC98 do Jumbo e só tenho a apontar é que andam bem melhor que com a SC95 das "marcas pretas", além de me sair mais barato...


                            Gasolina que corroi tubagens de gasolina ? Só se as tubagens tiverem defeito...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
                              Acho que se fosse a bomba que refere avariada ele não teria arrefecido.
                              Não consigo entender sinceramente o que pode ter acontecido...só associava à parafinagem, porque qd trouxe o carro avisaram que ao início tinha de ter cuidado com os travões. Se a parafinagem "prende" momentaneamente os travões, poderia ter prendido tb a ventoinha!
                              Obrigada.
                              lol li mal... então deve ter sido o termostato com má ligação ou avariado

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Corleone Ver Post
                                O que e o necessario?

                                Continuo com " e o necessario" na mente....

                                Com um tubo de gasolina rasgado parece-me logico que tenha sido uma questao de tempo...

                                Ja agora o facto de nao teres ganho para o susto, estares bem...conta?

                                Uma embraiagem nova costuma ser cara, um tubo que passa pelo motor e verte gasolina no meu entender sao grandes preocupacoes.

                                O mecanico sabe que tipo de po do extintor foi utilizado no combate ao incendio? Suspeito que nao...e que tera advogado um mito urbano.


                                Parece-me razoavel.


                                Se alguem te conseguir explicar o que fez o teu carro aquecer, com os dados que dispoe neste topico, e vidente. Concorrem para essa possibilidade, umas 3 causas. Assim, de imediato.


                                Tudo isto sao sintomas de anomalias relacionadas com o sistema de refrigeracao do motor. A montante, apostaria eu. Ou seja, na medida em que relatas que nao ha descida do nivel de agua no vaso que contem, podera ser eventualmente um problema relacionado com bomba de agua.


                                Explica esta teoria.


                                Noutros veroes o carro nao tinha problemas. Agora tem...


                                A menos que consigas fazer o cabal mapeamento de todas as anomalias, e consigas de forma eficaz resolve-las (e isso podera envolver gastos onerosos), sugiro-te que vendas o carro. Nao e novo, e comecam a aparecer as maleitas da idade. Normais, e certo, mas aparecem..e nem sempre e facil/barata a sua resolucao.


                                Mais uma vez, as causas nao se conhecem. Tens de conjuntamente com o mecanico efectuar um "troubleshooting" e aferir objectivamente o que aconteceu. Podes tambem efectuar a exclusao de partes. Avancar com teorias sem dados que corroborem, ou seja, o "pode ser que tenha sido", e perigoso.

                                Consequencias: Motor gripado.

                                Hint: Ve em foruns monomarca se ha queixas similares. E quais foram os procedimentos seguidos, quer correctiva, quer preventimente.

                                Cpts.,
                                Here we go again ...

                                encher-chouricos.jpg

                                Comentário


                                  #17
                                  apesar dos problemas que tens tido com o carro, se gostas dele acho que deverias fazer um esforço para o manter, além de que já não se vê muitos. eu tenho um ax gt que comprei à dois anos e já gastei uma pequena fortuna nela, mas não o vendo proque adoro estes pequenos PSA's
                                  sobre a pergunta que fizeste sobre a parafina nos travões, o que podia acontecer era o carro travar mal, porque a parafina é um liquido gorduroso e como tal, pode fazer com que o carro não trave bem as 1ªs vezes.
                                  aceita os concelhos do fastlee, porque para 106, ele está muito bem informado.
                                  já agora passa por aqui
                                  PSA Team - O Mundo PSA encontra-se aqui

                                  o pessoal pode tirar-te mais alguma dúvida que tenhas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                    já agora passa por aqui
                                    PSA Team - O Mundo PSA encontra-se aqui

                                    o pessoal pode tirar-te mais alguma dúvida que tenhas
                                    Ena.. mais um forum sobre PSA's que eu nao conhecia..

                                    São tantos que um gajo ja se perde..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                      Here we go again ...

                                      [ATTACH]57428[/ATTACH]
                                      A mediocridade das pessoas fica patente no nivel das suas participacoes.

                                      Leva la o queijo.

                                      P.S: Tens algumas questoes mal resolvidas, que pelos vistos te continuam a dar azia...toma um rennie!

                                      Cpts.,

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Corleone Ver Post
                                        A mediocridade das pessoas fica patente no nivel das suas participacoes.

                                        Leva la o queijo.

                                        P.S: Tens algumas questoes mal resolvidas, que pelos vistos te continuam a dar azia...toma um rennie!

                                        Cpts.,
                                        Bla bla bla whiskas saketas ... muitas falas e nada dizes ... para variar ... tudo espremido dá uma mão cheia de nada!


                                        Ainda Te lembras da história da febra e da chouriça?




                                        P.S.: Toma mas é Imodium que isso passa ...

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                          Bla bla bla whiskas saketas ... muitas falas e nada dizes ... para variar ... tudo espremido dá uma mão cheia de nada!


                                          Ainda Te lembras da história da febra e da chouriça?




                                          P.S.: Toma mas é Imodium que isso passa ...
                                          Tu estas la...es grande....

                                          Cpts.,

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quanto ao aquecimento, posso falar de experiência pessoal no meu amaldiçoado Jeep. Uma vez comecei a ver o ponteiro da temperatura a subir, subir, subir... e já pensava f***-se, já rebentei com o motor. Foi ao médico e afinal era o radiador que estava entupido. É mais uma hipótese...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                              Ena.. mais um forum sobre PSA's que eu nao conhecia..

                                              São tantos que um gajo ja se perde..
                                              este forum é novo e ainda tem poucos users, mas o pessoal tem tentado fazer melhorias

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigada a tds pela ajuda!!

                                                Agora qd saio com o meu adorável xaço e não ando o suficiente para a bendinta ventoinha disparar, e visto estar calor nestes dias, ao estaciona-lo à porta faço o "teste"!
                                                Deixo-o ligado até a sacana disparar e espero que o faço duas vezes!

                                                Em andamento tem chegado praticamente ao último traço branco (desculpem os meus termos, mas não domino a ciência de 4 rodas...) e claro que ao vê-lo subir até aí fico sempre apreensiva...irritada...e só peço que venha tempo mais fresco!

                                                Temos de ir ambos ao psicologo porque criou-se uma relação tensa desde que ele se decidiu impolar!!!

                                                De facto enquanto o meu pai o poder ir arranjando lá me manterei dona de um carro pelo qual me apaixonei à primeira vista, caso contrário qd não puder paro-o na minha garagem e fica lá! Tipo em exposição....

                                                Acho que o BMW da minha cota está mais para as curvas do que o meu...

                                                Devia era ter comprado um carro menos complicado!!
                                                Tudo quanto é belo por vezes é problemático...
                                                Editado pela última vez por Ana77; 31 July 2009, 12:37.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
                                                  Obrigada a tds pela ajuda!!

                                                  Agora qd saio com o meu adorável xaço e não ando o suficiente para a bendinta ventoinha disparar, e visto estar calor nestes dias, ao estaciona-lo à porta faço o "teste"!
                                                  Deixo-o ligado até a sacana disparar e espero que o faço duas vezes!

                                                  Em andamento tem chegado praticamente ao último traço branco (desculpem os meus termos, mas não domino a ciência de 4 rodas...) e claro que ao vê-lo subir até aí fico sempre apreensiva...irritada...e só peço que venha tempo mais fresco!

                                                  Temos de ir ambos ao psicologo porque criou-se uma relação tensa desde que ele se decidiu impolar!!!

                                                  De facto enquanto o meu pai o poder ir arranjando lá me manterei dona de um carro pelo qual me apaixonei à primeira vista, caso contrário qd não puder paro-o na minha garagem e fica lá! Tipo em exposição....

                                                  Acho que o BMW da minha cota está mais para as curvas do que o meu...

                                                  Devia era ter comprado um carro menos complicado!!
                                                  Tudo quanto é belo por vezes é problemático...
                                                  É normal o motor 1300 do XSi andar sempre com a temperatura perto do ultimo traço branco.. Já o meu Rallye fazia isso e a maioria do pessoal queixa-se do mesmo.

                                                  Esse carro como eu ja disse é de manutençao facil e barata.. troca-lo pode em muitos casos nao significar o acabar das chatices, antes pelo contrario...

                                                  Alem do mais, a pagar à volta de 18 euros de selo e 150 de seguro anual nao devem haver muitos carros a dar o gozo que um desses dá..

                                                  Se achas que devias ter comprado um carro menos complicado, as opçoes nao seriam muitas... até os Toyotas avariam

                                                  Coisas belas e sem darem problemas acho que seria o sonho de muito gajo.. e nao me refiro so aos carros ... heheh

                                                  Alguma coisa que precises diz..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
                                                    Acredito que com o passar dos anos vá tendo peças deterioradas...mas será isso motivo para me desfazer dele??

                                                    A minha mãe tem um BMW 318i com uma porrada de anos e o carro ANDA!

                                                    (...)

                                                    Não tenho dinheiro para comprar outro carro e sinceramente não me queria desfazer do meu carro...
                                                    Bem, tal como o BMW, parece-me que o teu xsi também anda, estará é com alguns problemas.

                                                    Depois vamos analisar aqui alguns factos: o xsi era um carro de gama baixa, onde a qualidade não pode ser a mesma de um bmw.

                                                    Algo que se verifica facilmente, é que esses carros (xsi) dão-se mal com a idade (juntas da cabeça que apodrecem e afins). Também são carros que em novos foram normalmente sujeitos a esforços grandes, fruto do "espírito" do carro.

                                                    Aqui parece-me que só tens duas hipóteses:

                                                    - Gostas mesmo do carro e gastas dinheiro a arranja-lo em condições (e isto implica substituir tubagens e tudo o que já esteja visivelmente deteriorado pelo uso e idade). Nunca consegues evitar todas as avarias de um carro muito usado, mas consegues diminuir as probabilidades de ficar na estrada;

                                                    - Se não queres gastar dinheiro nele, vale mais a pena vender, porque dificilmente ele não te vai pregar partidas como as que tem pregado. O problema de ires reparando apenas o que avaria no momento é que arranjas uma peça e deixas a do lado velha à beira do colapso. Isso depois pode causar problemas grandes, como um gripar de motor, por exemplo.


                                                    O problema neste momento deve ser relativamente fácil de identificar. Deve ser a válvula do termostato, ou algum problema eléctrico.

                                                    Depois ainda poderás (ou não) ter problemas na bomba de àgua e/ou radiador.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não percebo nada deste motor da PSA, mas se ele tem tendência a aquecer em demasia, não se pode optar por outro termoestato que ligue mais cedo?

                                                      Tal como já foi dito, verifica a ligação da ventoinha, lá porque os circuitos eléctricos foram todos mudados, isso não significa que estejam bons...

                                                      O gonexplorer também já deu uma pista...pode ser o radiador entupido.

                                                      Ficar ou não com o carro tem de ser uma decisão tua. Desconfio que um 106 xsi não é o carro ideal para carro do dia-a-dia, pois cada vez mais, os dias e os anos vão pesando-lhe em cima, e só havendo muita disponibilidade financeira é que permitiria fazer tal coisa.

                                                      Percebo a tua comparação com o BMW. São carros com intuitos diferentes. O peugeot é de um segmento diferente e tem uma filosofia totalmente diferente. No entanto, essa diferença na filosofia significa que se tenha de abdicar de certas coisas, por exemplo da fiabilidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O Bmw foi feito para durar, tive um 316, que já conta com 24 anos e ainda anda, manutenção foi muito pouca enquanto esteve cá em casa e mesmo o novo dono a quem o vendi há 5 anos está bastante contente com ele, é meter gasolina e andar...aguenta tudo e passa sempre na inspecção...foi o melhor carro que passou cá por casa...pouca despesa deu, nunca nos deixou apeados foi rara a vez que precisou de peças novas, apenas o normal de desgaste... e eu que enquanto o tive não era nada meigo com ele...
                                                        O peugeot já é mais complicado de ser assim...foi construido com o intuito de ser barato e simples...é normal que não aguente tanto, mas bem tratado e com manutenção cuidada pode aguentar tb algum tempo...como já foi dito...com um termostato que abra mais cedo talvez se aguente melhor.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          BMW é BMW!

                                                          O meu pai teve um 1602 que comprou batido, arranjou-o td e eu adorava aquele xaço!
                                                          Dps de o venderem compraram este 318i a um cota que tinha o carro muito bem estimado. Vinha com poucos quilómetros, pneus novos.
                                                          Tem sido sempre "seguido" pelo meu pai...já teve de levar algumas peças, mas de resto a minha mãe só precisa de atestar e andar...

                                                          Em relação ao meu, vou continuando a ter os mesmos cuidados que tinha desde que o comprei, ver água e óleo, e qd passar a telha ao meu pai falo-lhe no radiador e na ligação da ventoinha!
                                                          É que ele já não me pode ouvir falar no carro...diz que está td bem...mas quem apanhou o cagaço fui eu...e não desejo o sufoco que passei a ninguém...

                                                          Já agora, eu coloco no radiador água destilada, da mesma que uso para o ferro de engomar... Porque a água aqui na minha zona tem calcário.
                                                          Não faz mal o uso desta água??

                                                          OBRIGADA mais uma vez a tds!
                                                          Cumprimentos
                                                          Editado pela última vez por Ana77; 01 August 2009, 21:08.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            BMW é BMW!

                                                            O meu pai teve um 1602 que comprou batido, arranjou-o td e eu adorava aquele xaço!
                                                            Dps de o venderem compraram este 318i a um cota que tinha o carro muito bem estimado. Vinha com poucos quilómetros, pneus novos.
                                                            Tem sido sempre "seguido" pelo meu pai...já teve de levar algumas peças, mas de resto a minha mãe só precisa de atestar e andar...

                                                            Em relação ao meu, vou continuando a ter os mesmos cuidados que tinha desde que o comprei, ver água e óleo, e qd passar a telha ao meu pai falo-lhe no radiador e na ligação da ventoinha!
                                                            É que ele já não me pode ouvir falar no carro...diz que está td bem...mas quem apanhou o cagaço fui eu...e não desejo o sufoco que passei a ninguém...

                                                            Já agora, eu coloco água destilada no radiador, da mesma que uso para o ferro de engomar... Porque a água aqui na minha zona tem calcário.
                                                            Faz mal o uso desta água??

                                                            OBRIGADA mais uma vez a tds!
                                                            Cumprimentos

                                                            Comentário

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