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Laguna II problemas AC

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    Laguna II problemas AC

    Boas!
    Estou com um problema na minha laguna, pelo menos penso que será problema.
    Neste inverno, notei que ao desembaciar o vidro, o mesmo não desembaciava rápido como o normal, mas nunca me passou pela cabeça que fosse um problema.
    Alguns dias mais tarde, liguei o AC e noto que não oiço o estalo que costuma dar quando ligo o mesmo. Fiquei logo preocupado, mas começou depois a trabalhar mas o estalo era fraquinho, não dava aquele estalo que era costume. Fui a um centro bosh e informaram-me de que teria que carregar, pois não tinha gás e como tal não tinha força para dar esse estalinho (compressor a trabalhar). Entretanto deixei andar porque embora Às vezes o estalo seja fraco, tem feito frio na mesma (não sei até que ponto estará a sair a temperatura correcta).
    Esta semana fiz a revisão, e após ser mudado o óleo e filtros, liguei o carro e acelerei, e como tinha mudado o filtro do habitáculo liguei o ac também para sentir o cheiro (e era o mesmo), oiço o estalo do compressor a atracar (se é assim que se diz) e quando acelero, oiço o estalo outra vez, acelero oiço o estalo tiro o pé do acelerador oiço o estalo novamente, é como se lá pelas 2500/3000rpm o ac desliga ou perde força ou o motor rouba a força ao AC... Não faço a mínima, falei com um amigo e ele disse-me que as tantas era a embraiagem do compressor (nem sabia que tinha) ou o próprio compressor a ir à viola.
    Alguém me sabe dizer o que isto é? É normal? Eu associo este problema ao mesmo problema que tive no inverno inverno naqueles dias de muito frio ele não dava o tal estalo, não sei até que ponto estará ligado.
    Mas o carro fazer frio ainda faz, por isso penso que não seja gás, a não sei que precise de mais.
    Ainda agora acabei de fazer a revisão, meter calços e discos trocar a distribuição, fartei-me de gastar dinheiro e agora surge-me isto. Já começo a dar em tolo.

    Agradeço a vossa ajuda e opiniões.
    Muito Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por maddmaxx Ver Post
    Boas!
    Estou com um problema na minha laguna, pelo menos penso que será problema.
    Neste inverno, notei que ao desembaciar o vidro, o mesmo não desembaciava rápido como o normal, mas nunca me passou pela cabeça que fosse um problema.
    Alguns dias mais tarde, liguei o AC e noto que não oiço o estalo que costuma dar quando ligo o mesmo. Fiquei logo preocupado, mas começou depois a trabalhar mas o estalo era fraquinho, não dava aquele estalo que era costume. Fui a um centro bosh e informaram-me de que teria que carregar, pois não tinha gás e como tal não tinha força para dar esse estalinho (compressor a trabalhar). Entretanto deixei andar porque embora Às vezes o estalo seja fraco, tem feito frio na mesma (não sei até que ponto estará a sair a temperatura correcta).
    Esta semana fiz a revisão, e após ser mudado o óleo e filtros, liguei o carro e acelerei, e como tinha mudado o filtro do habitáculo liguei o ac também para sentir o cheiro (e era o mesmo), oiço o estalo do compressor a atracar (se é assim que se diz) e quando acelero, oiço o estalo outra vez, acelero oiço o estalo tiro o pé do acelerador oiço o estalo novamente, é como se lá pelas 2500/3000rpm o ac desliga ou perde força ou o motor rouba a força ao AC... Não faço a mínima, falei com um amigo e ele disse-me que as tantas era a embraiagem do compressor (nem sabia que tinha) ou o próprio compressor a ir à viola.
    Alguém me sabe dizer o que isto é? É normal? Eu associo este problema ao mesmo problema que tive no inverno inverno naqueles dias de muito frio ele não dava o tal estalo, não sei até que ponto estará ligado.
    Mas o carro fazer frio ainda faz, por isso penso que não seja gás, a não sei que precise de mais.
    Ainda agora acabei de fazer a revisão, meter calços e discos trocar a distribuição, fartei-me de gastar dinheiro e agora surge-me isto. Já começo a dar em tolo.

    Agradeço a vossa ajuda e opiniões.
    Muito Obrigado
    Chegaste a carregar o AC? Com esses ligar/desligar constantes rebentas com o compressor em 3 tempos.

    Para já o que tens de fazer, junto de uma casa especializada, é verificar mesmo se é falta de gás, e caso seja, recarregar.

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      #3
      Boas!
      Vou amanha fazer um diagnóstico ao AC a ver se há falta de gaz e carregar se necessário.
      A ver vamos o que me dizem lá.
      Obrigado

      Comentário


        #4
        Já carreguei o gaz, tinha 360gr e carregaram-me com 650gr, e a verdade é que agora já faz mais frio.
        Em relação ao desligar e desligar pelos vistos é normal.
        Informaram_me do seguinte:

        "Quando aceleras a fundo a centralina corta o pedido de a/c, quem gestiona o A/C é a centralina.
        Quando existe um pedido de potencia, Rotação e posição do pedal a centralina corta a alimentação do compressor(embraiagem,o tal ruido que ouves), para que esteja disponivel toda a potencia do motor, por exemplo, numa ultrapassagem.
        Quando a temperatura do bloco ultrapasse os 96º
        Quando a temperatura exterior está abaixo dos 5º
        Se o circuito não tem gás suficiente.
        Se não me equivoco o bastante o laguna leva mais o menos 800g de r132,se esse valor está baixo, por exemplo 700g, o calculador detecta pressão e faz acionar a embraiagem, mas essa quantidade não é a suficiente para refrigerar o habitaculo.
        O melhor que tens a fazer é colocar uma carga de gás e verás que isso se resolve.
        Mais ou menos de 5 em 5 anos um a/c tem de ser recarregado porque o sistema não é 100% estanque."

        Abraço

        Comentário


          #5
          Boas!
          Eu já procurei tudo e mais alguma coisa e nã encontrei a informação acerca do carregamento do gas de que necessito.
          Fui informado por um amigo de que o meu carro necessitava de 800gr de gas, no entanto foram carregados 650g.
          Será este o valor a carregar para a minha laguna DCI de 2003?

          O relatório que saiu da maquina diz assim;

          Gás Recuperado: 365g
          Oleo Recuperado: 8cc
          Vacuo 10min

          Oleo injectado: 8cc
          Gas Injectado: 650gm

          Fiquei foi na dúvida dos 800gr, já pesquesei pela net e não encontrei nada onde me informe da quantidade de gas para este carro.

          Fiquei no entanto com outra duvida, surgiu-me um site onde falou na reciclagem do gas e do oleo que não é o mesmo que a recarga destes 2 componentes, e que de 2 em 2 anos deveria ser recarregado
          Efectivamente o que me fizeram foi uma reciclagem (pois era o que a máquina mencionada), o oleo retirado foi o mesmo que o inserido, o gas alem do que já tinha foi acrecentado. A minha dúvida prende-se no facto de que o oleo perde qualidade (se tivermos em conta o oleo do motor que com o uso perde as propriedades), e se meter o mesmo não haverá problemas? O gas não deverá perder qualidade, mas a questão do oleo deixou-me preocupado.O carro tem 6 anos e nunca tinha levado nem gas nem oleo.

          Se alguem me puder esclarecer acerca destas duas dúvidas agradeço ;)
          Obrigado

          Comentário


            #6
            Entretanto encontrei este site onde mostra as cargas de gas, mas apenas para alguns modelos e não todos os carros, pode ser que seja útil a alguem.
            Tabela de Carga de Gás de Ar Condicionado
            Tabela de Carga de Gás de Ar Condicionado 2

            Comentário


              #7
              O próprio refrigerante (R134a) já incorpora o lubrificante necessário(NOT) para manter o sistema em condições, essencialmente o compressor.

              Excesso de refrigerante é prejudicial por isso atenção.

              Eu pessoalmente de 2 em 2 anos, "limpo" o sistema.


              http://www.autoaftermarketnews.com

              http://www.grupovei.pt
              Editado pela última vez por jcc; 12 August 2009, 11:45.

              Comentário


                #8
                A máquina efectivamente colocou óleo 8cc que foi o que tinha tirado.
                Fiquei foi com a nitida sensação de que o oleo que meteram nao era novo, e fiquei com esta impressão porque?
                Atras da máquina estavam 2 reservatórios, presumo quef ossem um para o oleo novo e outro para oleo velho. A máquina retirou o gas existente (365g), retirou 8cc de oleo e depois fez 10 de vacuo, após isso dizia: Inserir oleo novo, mas ficou em 0% durante muito tempo, entretanto veio o tipo foi atras e trocou os reservatórios, o que estava vazio para o lado que estava o cheio e vice versa. Posso não entender muito disto mas acho que aqui houve claramente uma atitude desonesta e colocaram oleo velho de outros carros.
                Eu vou ligar para eles de tarde a reclamar, embora não tenha certezas se a máquina não terá nenhum reservatório para oleo no interior, mas caso seja assim, nao sei qual a razão para a maquina ter parado e só arrancou quando mudou os reservatórios.
                E informei-me noutro local e para o meu carro são necessárias 700gr de gas e apenas me meteram 650, mas pelos vistos há uma tolerancia de 50gr. A questão do oleo é que me deixou preocupado, o compressor gripando devido a oleo usado é grave. A máquina usada é uma FACOM

                Obrigado

                Comentário


                  #9
                  Boas!
                  Relativamente ao Gás, pelo que pude constatar num programa chamado workshop, o vaor do gás é efectivamente os 650g com uma tolerância de +/- 35g. Já na questão do oleo aí já me fez confusão, pois o programa diz que leva 125ml, no entanto apenas me foram colocados 8cc que basicamente corresponde a 8ml.
                  Há outro local para levar oleo alem do que entra pelo tubo de gás? Pois os valores que o programa me deu são efectivamente maiores.
                  Se alguem me souber responder a esta questão agradeço.
                  Já agora se alguem tiver esta mesma dúvida relativamente à quantidade de gas em qualqer outro carro, posso ajudar.
                  Abraço e Obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Se de facto te dá 125cc (ml), seria bom repôr a quantidade de óleo prevista, não vás dar cabo do compressor por falta de lubrificação...CUMPS, fresquinhas...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jcc Ver Post
                      Se de facto te dá 125cc (ml), seria bom repôr a quantidade de óleo prevista, não vás dar cabo do compressor por falta de lubrificação...CUMPS, fresquinhas...
                      Isso é algo realmente que me faz alguma confusão, pois o sistema não tinha fujas e primeiramente retirou 8cc, e após isso injectou 8cc, ele já só tinha 8cc pelos vistos, deve ser o normal.
                      Agora fiquei com a ideia que as tantas há outro local para adicionar oleo.. será????
                      ABraço

                      Comentário


                        #12
                        Pelo que sei o lubrificante é injectado, na maioria dos casos, quando do carregamento de refrigerante pelo mesmo sítio.

                        Comentário


                          #13
                          Sim exacto, entrou tudo pelo mesmo sitio, até porque só ligaram um tubo ao carro que levava à maquina. Agora estranhei foi o programa falar nessas quantidades e eles meterem outras. Mas o certo é que o que lá tinha e que foi retirado e depois injectado outra vez, eram efectivamente 8cc, e todos os carros que lá estavam tinha lá o relatório e estava 8cc em todos.

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