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Como é que é possível?

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    Como é que é possível?

    Ontem o meu pai conduzia uma Audi A6 avant 2.5 TDI V6 180cv. Ia acompanhado pelo meu irmão. Eu e a minha mãe vínhamos no W211 220 CDI. O meu pai vinha à frente e, para brincar um bocado, numa subida, carregou a fundo. Surpresa das surpresas: Não conseguiu fugir-nos.

    Agora eu pergunto: Como é que é possível um carro com mais 2 cilindros, mais 300 cc de cilindrada aproximadamente e mais 30 cv andar o mesmo que anda o outro com estes items a menos???

    ( o factor resistência do ar é irrelevante porque a Audi ia uma boa distância à frente, logo, não apanhávamos o seu cone de ar)

    #2
    E o peso?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
      E o peso?
      É idêntico e acho que o Mercedes até é mais pesado mas pouco

      Comentário


        #4
        MERCEDES-BENZ E 220 CDI - i0100.com

        AUDI A6 2.5 TDI Avant - i0100.com

        5kg de diferença

        Comentário


          #5
          Bem, vocês com essas histórias dos w(qq coisa) obrigam o pessoal a googlar para saber do que estão a falar.

          Se a minha pesquisa não me enganou, o Mercedes era o E220 CDI de 150cv.

          Talvez te estejas a esquecer de um factor muito importante, que é a aerodinâmica.

          Os carros de 3 volumes têm sempre uma velocidade superior ao seu equivalente de 2 volumes ou carrinha. Isto é válido para um E220 CDI carro vs carrinha, ou um A6 2.5 carro vs carrinha.

          30cv de diferença acima dos 200 km/h já não se traduzem em diferenças gigantescas de andamento, se a isto juntares o facto de estares a comparar a versão mais rápida do E220 CDI (ou seja, a limousine) com a mais lenta do A6 2.5 (carrinha), tens tudo explicado.

          E se a A6 fosse 4x4 (allroad) ainda era pior.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
            Os teus dados comprovaram o que eu tinha acabado de explicar.

            A velocidade máxima anunciada da A6 até é inferior.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Bem, vocês com essas histórias dos w(qq coisa) obrigam o pessoal a googlar para saber do que estão a falar.

              Se a minha pesquisa não me enganou, o Mercedes era o E220 CDI de 150cv.

              Talvez te estejas a esquecer de um factor muito importante, que é a aerodinâmica.

              Os carros de 3 volumes têm sempre uma velocidade superior ao seu equivalente de 2 volumes ou carrinha. Isto é válido para um E220 CDI carro vs carrinha, ou um A6 2.5 carro vs carrinha.

              30cv de diferença acima dos 200 km/h já não se traduzem em diferenças gigantescas de andamento, se a isto juntares o facto de estares a comparar a versão mais rápida do E220 CDI (ou seja, a limousine) com a mais lenta do A6 2.5 (carrinha), tens tudo explicado.

              E se a A6 fosse 4x4 (allroad) ainda era pior.
              Mas isto passou-se mais ou menos entre os 100 km/h e os 160... Foi numa subida.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                Mas isto passou-se mais ou menos entre os 100 km/h e os 160... Foi numa subida.
                Então eu vou tentar exemplificar-te de outra forma.

                Quem conhece o motor 1.6 HDI de 92 e 110cv tem dificuldade em notar as diferenças de um para o outro, excepto se já estiver muito batido nestes motores.

                Eu posso dizer-te que tenho o C4 HDI de 92cv e por diversas vezes já me "meti" com os de 110cv, e o que acontece, é que mesmo em aceleração pura (2ª, 3ª, 4ª) o de 110cv não se vai embora. Ele "vai indo" muuito lentamente.

                Neste caso, nota-se mais em velocidade máxima, e é porque nenhum deles atinge os 200 km/h reais , ou seja, ainda estão numa faixa de velocidade máxima que as diferenças ainda são óbvias.

                Do mesmo modo, já vi o civic (mesmo modelo) 1.4 de 90cv a acompanhar (ou a ficar para trás muito lentamente) face a um 1.5 de 115 cv que ia a fundo à frente dele.

                Onde eu quero chegar é que embora no papel essa percentagem de diferença de potência desse a entender uma grande diferença de andamento, o facto é que depois na estrada as coisas não são assim.

                Se fossem 30cv comparando um carro de 60cv vs 90cv as diferenças já eram logo outra conversa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  Então eu vou tentar exemplificar-te de outra forma.

                  Quem conhece o motor 1.6 HDI de 92 e 110cv tem dificuldade em notar as diferenças de um para o outro, excepto se já estiver muito batido nestes motores.

                  Eu posso dizer-te que tenho o C4 HDI de 92cv e por diversas vezes já me "meti" com os de 110cv, e o que acontece, é que mesmo em aceleração pura (2ª, 3ª, 4ª) o de 110cv não se vai embora. Ele "vai indo" muuito lentamente.

                  Neste caso, nota-se mais em velocidade máxima, e é porque nenhum deles atinge os 200 km/h reais , ou seja, ainda estão numa faixa de velocidade máxima que as diferenças ainda são óbvias.

                  Do mesmo modo, já vi o civic (mesmo modelo) 1.4 de 90cv a acompanhar (ou a ficar para trás muito lentamente) face a um 1.5 de 115 cv que ia a fundo à frente dele.

                  Onde eu quero chegar é que embora no papel essa percentagem de diferença de potência desse a entender uma grande diferença de andamento, o facto é que depois na estrada as coisas não são assim.

                  Se fossem 30cv comparando um carro de 60cv vs 90cv as diferenças já eram logo outra conversa.
                  Sim eu percebi isso. Mas o que se passa é que a distância manteve-se sempre a mesma. Não fugiu nem um bocadinho. Acho muito estranho, visto que é uma carrinha muito mais potente.

                  Comentário


                    #10
                    Quanto tempo é que isso durou ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Quanto tempo é que isso durou ?
                      Talvez um minuto.. À volta disso...

                      Comentário


                        #12
                        Sem ir ver dados nenhuns acho que tens ainda que ponderar que:

                        Além do que já disse o RCA33

                        Foi num periodo muito curto!

                        As diferenças de entrega de binário, relação de caixa...

                        Lá por ser mais potente não quer dizer que o Mercedes não possa ser mais rápido em algumas acelerações/recuperações!

                        Penso que para notares realmente diferenças e nesses niveis de potência, era coisa para ires ficando para trás lentamente, num espaço de tempo muito mais alargado!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Calmex Ver Post
                          Sem ir ver dados nenhuns acho que tens ainda que ponderar que:

                          Além do que já disse o RCA33

                          Foi num periodo muito curto!

                          As diferenças de entrega de binário, relação de caixa...

                          Lá por ser mais potente não quer dizer que o Mercedes não possa ser mais rápido em algumas acelerações/recuperações!

                          Penso que para notares realmente diferenças e nesses niveis de potência, era coisa para ires ficando para trás lentamente, num espaço de tempo muito mais alargado!
                          Mas então para que serve um carro com mais 30 cv e mais gastador, etc se numa subida anda o mesmo? Não vejo necessidade. E um minuto a subir não é assim tão pouco tempo.

                          Comentário


                            #14
                            ainda por cima sendo um 6 cilindros tambem estava a espera que andasse mais principalmente em subidas. filtros, oleos, etc estava tudo ok no audi?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                              Mas então para que serve um carro com mais 30 cv e mais gastador, etc se numa subida anda o mesmo? Não vejo necessidade. E um minuto a subir não é assim tão pouco tempo.
                              Talvez a aerodinâmica do Mercedes para essas diferenças de potência seja compensadora, os Mercedes (tal como a bmw) já por si só são bons estradistas fruto da boa aerodinâmica, ainda por cima sendo uma carrinha outro carro...talvez esteja aí a a diferença. Mas mesmo assim a A6 teoricamente por ter mais binário, ter peso semelhante, por ser a velocidades relativamente "baixas" e ser numa subida devia-se superiorizar um bocado acho eu.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                Mas então para que serve um carro com mais 30 cv e mais gastador, etc se numa subida anda o mesmo? Não vejo necessidade. E um minuto a subir não é assim tão pouco tempo.
                                Por isso mesmo é que muitas pessoas na altura ce comprar carro, ponderam se os €€€ a mais, ou o consumo a mais, ou até mesmo os 30cv a mais, justificam ou serão precisos na utilização que irão dar ao carro.

                                Não é caso único um motor menos potente, e em teoria mais fraco, conseguir ter um rendimento igual ou superior que um carro mais potente!

                                Nem sempre o que está no papel é lei na estrada! Imagina só que o A6 tinha uma pedrinha debaixo do pedal do acelarador


                                Cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                  ainda por cima sendo um 6 cilindros tambem estava a espera que andasse mais principalmente em subidas. filtros, oleos, etc estava tudo ok no audi?
                                  Sim foi sempre bem assistido. Aliás tinha saído da oficina horas antes

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Abilio Ver Post
                                    Talvez a aerodinâmica do Mercedes para essas diferenças de potência seja compensadora, os Mercedes (tal como a bmw) já por si só são bons estradistas fruto da boa aerodinâmica, ainda por cima sendo uma carrinha outro carro...talvez esteja aí a a diferença. Mas mesmo assim a A6 teoricamente por ter mais binário, ter peso semelhante, por ser a velocidades relativamente "baixas" e ser numa subida devia-se superiorizar um bocado acho eu.
                                    Nem mais. É exactamente o que acho

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Calmex Ver Post
                                      Por isso mesmo é que muitas pessoas na altura ce comprar carro, ponderam se os €€€ a mais, ou o consumo a mais, ou até mesmo os 30cv a mais, justificam ou serão precisos na utilização que irão dar ao carro.

                                      Não é caso único um motor menos potente, e em teoria mais fraco, conseguir ter um rendimento igual ou superior que um carro mais potente!

                                      Nem sempre o que está no papel é lei na estrada! Imagina só que o A6 tinha uma pedrinha debaixo do pedal do acelarador


                                      Cumprimentos
                                      Por isso é que devemos experimentar antes de comprar. Com a pedrinha levava baile lol depois as pessoas admiram-se de levar ratada de um carro pior. Até eu fiquei muito impressionado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                        Ontem o meu pai conduzia uma Audi A6 avant 2.5 TDI V6 180cv. Ia acompanhado pelo meu irmão. Eu e a minha mãe vínhamos no W211 220 CDI. O meu pai vinha à frente e, para brincar um bocado, numa subida, carregou a fundo. Surpresa das surpresas: Não conseguiu fugir-nos.

                                        Agora eu pergunto: Como é que é possível um carro com mais 2 cilindros, mais 300 cc de cilindrada aproximadamente e mais 30 cv andar o mesmo que anda o outro com estes items a menos???

                                        ( o factor resistência do ar é irrelevante porque a Audi ia uma boa distância à frente, logo, não apanhávamos o seu cone de ar)
                                        Vamos por partes e abordar algumas condições que não foram relatadas:

                                        De que ano é o Mercedes? de certeza que não é o de 170 Cv?

                                        Ja agora tem caixa automática? isso pode ajudar muito nas reprises...

                                        A forma como cada um e o outro "puxou" pelo carro pode ajudar a ditar a diferença o teu pai podia iar a reprisar em 5ª e tu em 4ª por exemplo;

                                        Ja agora quantos Km têm os dois modelos em questão? porque outra coisa que pode ter ditado a o empate e ter sido mesmo crucial é a forma de como são conduzidos no dia a dia. A Audi pode estar com o motor um pouco "preso" e isso com o passar do tempo retira-lhe alguma potência, ao contrário do Mercedes que pode estar mais puxado e ter outra desenvoltura, que não tinha aquando novo..Um carro com o motor "solto" pode atingir potências extra superiores a 20 Cv e conseguem surpreender muita gente com carros mais potentes. Isso é real.


                                        Ao contrário do que se diz, um ser três volumes e o outro ser carrinha ou mesmo o factor aerodinâmica não considero que sejam relevantes para este caso, se a Audi esta em bom estado não me acredito de maneira alguma que ande tanto como a Mercedes, tem sim obrigação de andar mais..ja li emensos comparativos em que o A6 1.9 TDI de 130 cv andava quase tanto como o E220 cdi e no entanto ainda é menos potente.

                                        Reflete no que escrevi e depois diz alguma coisa!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                          Vamos por partes e abordar algumas condições que não foram relatadas:

                                          De que ano é o Mercedes? de certeza que não é o de 170 Cv?

                                          Ja agora tem caixa automática? isso pode ajudar muito nas reprises...

                                          A forma como cada um e o outro "puxou" pelo carro pode ajudar a ditar a diferença o teu pai podia iar a reprisar em 5ª e tu em 4ª por exemplo;

                                          Ja agora quantos Km têm os dois modelos em questão? porque outra coisa que pode ter ditado a o empate e ter sido mesmo crucial é a forma de como são conduzidos no dia a dia. A Audi pode estar com o motor um pouco "preso" e isso com o passar do tempo retira-lhe alguma potência, ao contrário do Mercedes que pode estar mais puxado e ter outra desenvoltura, que não tinha aquando novo..Um carro com o motor "solto" pode atingir potências extra superiores a 20 Cv e conseguem surpreender muita gente com carros mais potentes. Isso é real.


                                          Ao contrário do que se diz, um ser três volumes e o outro ser carrinha ou mesmo o factor aerodinâmica não considero que sejam relevantes para este caso, se a Audi esta em bom estado não me acredito de maneira alguma que ande tanto como a Mercedes, tem sim obrigação de andar mais..ja li emensos comparativos em que o A6 1.9 TDI de 130 cv andava quase tanto como o E220 cdi e no entanto ainda é menos potente.

                                          Reflete no que escrevi e depois diz alguma coisa!!
                                          O mercedes é o de 150cv é de 2005. Tem caixa manual e a Audi tem caixa automática.

                                          O meu pai não sei em que relação ia. Mas o Mercedes só precisou de 4ª e 5ª.

                                          Sim sei disso. Mas o Mercedes anda sempre devagar é raro puxar por ele. Tem 70000 e o audi tem à volta de 150000 acho eu.

                                          Também fiquei surpreendido e não percebo o porquê disto. Já agore tens esses comparativos? Custa-me muito a acreditar, principalmente depois do que vi ontem.
                                          Editado pela última vez por ; 09 August 2009, 20:45.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                            O mercedes é o de 150cv é de 2005. Tem caixa manual e a Audi tem caixa automática.

                                            O meu pai não sei em que relação ia. Mas o Mercedes só precisou de 4ª e 5ª.

                                            Sim sei disso. Mas o Mercedes anda sempre devagar é raro puxar por ele. Tem 70000 e o audi tem à volta de 150000 acho eu.

                                            Também fiquei surpreendido e não percebo o porquê disto. Já agore tens esses comparativos? Custa-me muito a acreditar, principalmente depois do que vi ontem.
                                            Cá para mim o teu pai teve pena de ti..

                                            Tenho 2 comparativos, um na Guia Automovel e outro na revista Turbo mas não tenho essas revistas comigo..mas faz uma pesquisa no google e ja és capaz de encontrar alguma coisa..uma coisa te garanto o A4 1.9 TDI não fica mal, aliás em algumas reprises até é melhor..

                                            O que esta a Bold pode ser a explicação desse resultado mas mais um pouco a "puxar" e ja seria mais conclusivo..seria muito interessante ver quanto estavam a debitar esses dois carros num banco de potência..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                              Cá para mim o teu pai teve pena de ti..

                                              Tenho 2 comparativos, um na Guia Automovel e outro na revista Turbo mas não tenho essas revistas comigo..mas faz uma pesquisa no google e ja és capaz de encontrar alguma coisa..uma coisa te garanto o A4 1.9 TDI não fica mal, aliás em algumas reprises até é melhor..

                                              O que esta a Bold pode ser a explicação desse resultado mas mais um pouco a "puxar" e ja seria mais conclusivo..seria muito interessante ver quanto estavam a debitar esses dois carros num banco de potência..
                                              O meu pai é que começou a brincadeira loooool

                                              Acredito que o 1.9 seja mais forte em baixas mas depois disso adeus....

                                              Conheço o 1.9 130cv mas do golf

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sim também acho que era interessante ver a potência debitada

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                                  Ao contrário do que se diz, um ser três volumes e o outro ser carrinha ou mesmo o factor aerodinâmica não considero que sejam relevantes para este caso, se a Audi esta em bom estado não me acredito de maneira alguma que ande tanto como a Mercedes, tem sim obrigação de andar mais..ja li emensos comparativos em que o A6 1.9 TDI de 130 cv andava quase tanto como o E220 cdi e no entanto ainda é menos potente.

                                                  Reflete no que escrevi e depois diz alguma coisa!!

                                                  Ora:

                                                  A A6 1.9 com 20 cv a menos e anunciando ser 1,2 segundos mais lento no arranque 0-100 e 17 km/h mais lento em velocidade máxima do que o Mercedes não se nota diferença de andamento.

                                                  A A6 2.5 com mais 30cv e anunciando ser 1 segundo mais rápida do que o Mercedes no arranque 0-100 e 4 km/h mais lento na velocidade máxima, já tem de andar muito mais que o Mercedes ?

                                                  E atenção que a versão com caixa auto ainda é mais lenta.


                                                  Os cavalos Audi são mais fortes que os Mercedes ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas.

                                                    Podem ver aqui o "duelo" teórico:

                                                    Audi A6 2.5 Tdi Quattro vs Mercedes E 220 CDI -> Duel 406483



                                                    Abraço,
                                                    McDriver

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      Ora:

                                                      A A6 1.9 com 20 cv a menos e anunciando ser 1,2 segundos mais lento no arranque 0-100 e 17 km/h mais lento em velocidade máxima do que o Mercedes não se nota diferença de andamento.

                                                      A A6 2.5 com mais 30cv e anunciando ser 1 segundo mais rápida do que o Mercedes no arranque 0-100 e 4 km/h mais lento na velocidade máxima, já tem de andar muito mais que o Mercedes ?

                                                      E atenção que a versão com caixa auto ainda é mais lenta.


                                                      Os cavalos Audi são mais fortes que os Mercedes ?
                                                      Tudo o que disseste tem lógica.

                                                      E eu não acredito nos valores anunciados dos 0 aos 100. Ora vejamos: O 335d coupe anunciava 6.1s. Foi introduzido o 30d 245cv e o 335d passou a anunciar 5.9, sendo o mesmo motor e o mesmo carro, dado que o E92 não sofreu restyling

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                                        O meu pai é que começou a brincadeira loooool

                                                        Acredito que o 1.9 seja mais forte em baixas mas depois disso adeus....

                                                        Conheço o 1.9 130cv mas do golf
                                                        Nem isso.

                                                        Eu tenho a A4 130cv, o meu pai tem o E220 CDI de 150cv.

                                                        O motor Mercedes é mais consistente em todas as situações.

                                                        Se fores num A4, sentes mais a aceleração, mas isso é porque a carroçaria do E faz com que muitas sensações sejam "amortecidas".

                                                        O Mercedes tem melhores baixas, tem melhores altas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Nem isso.

                                                          Eu tenho a A4 130cv, o meu pai tem o E220 CDI de 150cv.

                                                          O motor Mercedes é mais consistente em todas as situações.

                                                          Se fores num A4, sentes mais a aceleração, mas isso é porque a carroçaria do E faz com que muitas sensações sejam "amortecidas".

                                                          O Mercedes tem melhores baixas, tem melhores altas.
                                                          Então és a pessoa certa para falar

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                                            Boas.

                                                            Podem ver aqui o "duelo" teórico:

                                                            Audi A6 2.5 Tdi Quattro vs Mercedes E 220 CDI -> Duel 406483



                                                            Abraço,
                                                            McDriver
                                                            Isto é irreal. A velocidade máxima do Mercedes não é 206.

                                                            Comentário

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