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    Motores presos

    Boas,
    Eu tenho um corsa B 1.4 si e a minha miúda um peugeot 206 1.1.
    O Peugeot há uns tempos tem um sintoma esquisito que por acaso se tem vindo a atenuar, mas que agora começo a sentir no corsa (será sugestão...?). Acontece que ao desenvolver uma mudança, primeiro sinto o carro um pouco preso e depois solta-se (umas vezes solta-se mais que outras). A sensação é a mesma que, por exemplo quando são ultrapassados por outro carro e sentem o vosso a ser "empurrado" para trás, ou por exemplo quando está muito vento e sentem a pressão do mesmo no carro em andamento.
    Ainda pensei que pudesse ser das velas do 206 e mudei-as, mas ficou na mesma. Já agora, convém dizer que o 206 tem a panela de escape ligeiramente(ou não tão ligeiramente) rota e já não muda filtro de ar há uns 20000Kms. Poderá ser alguma coisa destas?
    Por sua vez o corsa já não leva uma revisão há uma porrada de tempo e tem sido um bocado maltratado, com misturas de óleos e etc, mas tenho que lhe fazer uma revisão em breve (aliás, aos dois). Este corsa é o melhor carro do mundo, o gajo aguenta tudo e mais alguma coisa.
    Estes sinais de "prisão" poderão ser assim provocados pelo quê...?
    Thanks

    #2
    Vê o estado das velas e filtro de ar.
    Por acaso nos carros que tive, nunca notei diferença nenhuma entre filtros de ar com 40.000 kms e novos, mas também depende de onde andas, se vai entupir mais ou menos os filtros.

    Depois ainda podes ter a questão da afinação de valvulas. Não sei se o Opel não será afinação automática, mas o Peugeot penso que não seja.
    Em todo o caso, é mais uma possibilidade.

    Depois não te esqueças que os motores não têm exactamente o mesmo rendimento ao longo do ano. Há determinadas alturas em que as condições atmosféricas são menos favoráveis aos motores, particularmente quando está muito calor.

    Isto já para não falar no factor "sugestão" que tu próprio consideras.

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      #3
      Muda filtros, é logo por onde se começa.
      Depois acho que os injectores mereciam uma limpeza a fundo.

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        #4
        gasolina do intermarche?

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          #5
          O corsa, sendo o 1.4Si, é de touches hidraulicas, n é necessário afinação... já o 206, penso que são afinadas manualmente. Mas antes disso, é como já disseram, muda velas, filtro de ar, filtro de gasolina, filtro de oleo e oleo... se fizeres tu, n chegas a gastar 100€ em cada carro. Eles agradeçem... e se possivel, compra uma garrafinha de limpeza de injectores na loja onde comprares os filtros, etc...

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            #6
            Ok, vou então fazer uma revisão completa em ambos (embora no pug, ainda faltem 2000Kms para os 10000Kms de intervalo entre revisões, mas como vou de férias com ele, faço-lhe já isso...).
            O que acho estranho é isto ter acontecido com os dois carros quase ao mesmo tempo, embora ambos tenham "cuidados" muito diferentes.

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