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Viatura não pega com motor quente???

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    Viatura não pega com motor quente???

    Boas...

    Após uma viagem que pode ser curta, + - 8 kms (o suficiente para aquecer o motor), desligo a viatura, mas se 5 minutos depois quiser voltar a ligá-la (que ainda se encontra com o motor quente) esta não pega. Mas se esperar perto de 30 minutos, ela volta a pegar.

    O motor de arranque tá bom, dá as voltas completas, não é bateria apesar de já ter uns anos, a ventoinha funciona...etc etc.

    Só daqui a 2,5 semanas é que vou poder me deslocar onde habitualmente faço a revisão, onde irão ligar à máquina da verdade...e descobrir a raiz do problema.

    Entretanto, se algum dos participantes deste fórum tiver tido um caso parecido ou saiba do que se trata, agradecia que me pudesse dar uma luz sobre o assunto.

    Saudações e desde já um muito obrigado


    (Viatura: 1.2 a gasolina)

    #2
    É um Renault?

    Se for, provavelmente é o captor do ponto morto superior.
    Editado pela última vez por Vanquish; 11 August 2009, 23:23.

    Comentário


      #3
      cá para mim isso encharca.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SCS Ver Post
        Boas...

        Após uma viagem que pode ser curta, + - 8 kms (o suficiente para aquecer o motor), desligo a viatura, mas se 5 minutos depois quiser voltar a ligá-la (que ainda se encontra com o motor quente) esta não pega. Mas se esperar perto de 30 minutos, ela volta a pegar.

        O motor de arranque tá bom, dá as voltas completas, não é bateria apesar de já ter uns anos, a ventoinha funciona...etc etc.

        Só daqui a 2,5 semanas é que vou poder me deslocar onde habitualmente faço a revisão, onde irão ligar à máquina da verdade...e descobrir a raiz do problema.

        Entretanto, se algum dos participantes deste fórum tiver tido um caso parecido ou saiba do que se trata, agradecia que me pudesse dar uma luz sobre o assunto.

        Saudações e desde já um muito obrigado


        (Viatura: 1.2 a gasolina)
        Pode ser o filtro do ar sujo, um problema nos injectores, compressão nos cilindros baixa

        Comentário


          #5
          Tive um problema do género...eram as escovas do motor de arranque nas nuvens..

          Comentário


            #6
            Não sei se serve para alguma coisa nem se estará relacionado, mas eu já vi exactamente o mesmo problema no Range Rover 2.5TD de um colega meu.. Bastava estar ligeiramente quente que já não pegava, só pegava (à 1º) a frio!
            Foi para a oficina e levou uma peça electrónica que controlava não faço ideia o quê e que custou 1500 euros.

            Duvido que devido à disparidade entre os carros seja o mesmo problema, mas de mecânica não percebo nada!

            Comentário


              #7
              assumindo que é motor "a carburador":

              quando isso acontecer, faz assim:

              prego a fundo
              esperar assim durante 20 sec...
              depois dar a chave com o pé a fundo.... NUNCA BOMBEAR o pedal acelerador

              dar a ignição --- insistir durante periodos de 10 a 15 sec... sempre com o acelerador a fundo - nunca mexer. ....

              ate que começe a "querer" trabalhar
              nessa altura largar a chave de ignição e deixar o acelerador a fundo até que aumente a rotação,
              levantar o pe do acelerador assim que a rotação ja seja considerável... (vai subir rápido.)


              convem mandar ver qual o problema...
              filtro ou afinação...velas etc.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                É um Renault?

                Se for, provavelmente é o captor do ponto morto superior.


                É um Fiat Punto HLX 1,2

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SCS Ver Post
                  É um Fiat Punto HLX 1,2
                  Se é um Fiat Punto, provavelmente é a bobine de ignição.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DTrack Ver Post
                    Tive um problema do género...eram as escovas do motor de arranque nas nuvens..
                    não pegava quando estava quente?

                    Comentário


                      #11
                      Nos puntos não sei... mas os hondas mais antigos, costumam fazer isso... é uma solda qualquer que se parte num relé que controla o arranque do motor, experimenta ir a um electricista auto e explica a situação, pode ser que ele descubra.
                      Quanto ás bobines, não me parece que seja dai... senao, nem a frio pegava.
                      Mas ele dá algum sinal quando rodas a chave? Ele tenta mesmo pegar, ou não faz nada quando rodas a chave?

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        O mais grave poderá ser falta de compressão, opção ainda mais a considerar se o motor já tiver alguns kms visto que normalmente um dos sintomas é fazer com que o carro pegue mal a quente.

                        Escovas do motor de arranque, bobine, velas, etc. se pega bem a frio, pelo que tenho visto, não é muito provável.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
                          Nos puntos não sei... mas os hondas mais antigos, costumam fazer isso... é uma solda qualquer que se parte num relé que controla o arranque do motor, experimenta ir a um electricista auto e explica a situação, pode ser que ele descubra.
                          Quanto ás bobines, não me parece que seja dai... senao, nem a frio pegava.
                          Mas ele dá algum sinal quando rodas a chave? Ele tenta mesmo pegar, ou não faz nada quando rodas a chave?

                          Cumps
                          sim quando rodo a chave o motor de aranque funciona bem, falta é aquele salto final em que por fim pega

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Se é um Fiat Punto, provavelmente é a bobine de ignição.
                            Em alguns sites situações semelhantes relataram problemas na bobine de ignição....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                              O mais grave poderá ser falta de compressão, opção ainda mais a considerar se o motor já tiver alguns kms visto que normalmente um dos sintomas é fazer com que o carro pegue mal a quente.

                              Escovas do motor de arranque, bobine, velas, etc. se pega bem a frio, pelo que tenho visto, não é muito provável.
                              Espero que não ...sempre possivel ...está perto dos 140000 km ou por aí

                              Comentário


                                #16
                                É a bobine de ignição.
                                Tenho o mesmo problema no meu 1.2 a carburador.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por maxwell Ver Post
                                  assumindo que é motor "a carburador":

                                  quando isso acontecer, faz assim:

                                  prego a fundo
                                  esperar assim durante 20 sec...
                                  depois dar a chave com o pé a fundo.... NUNCA BOMBEAR o pedal acelerador

                                  dar a ignição --- insistir durante periodos de 10 a 15 sec... sempre com o acelerador a fundo - nunca mexer. ....

                                  ate que começe a "querer" trabalhar
                                  nessa altura largar a chave de ignição e deixar o acelerador a fundo até que aumente a rotação,
                                  levantar o pe do acelerador assim que a rotação ja seja considerável... (vai subir rápido.)


                                  convem mandar ver qual o problema...
                                  filtro ou afinação...velas etc.
                                  Porque é que não se deve bombear o pedal do acelerador?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SCS Ver Post
                                    Em alguns sites situações semelhantes relataram problemas na bobine de ignição....

                                    Se tiveres um multimetro, rodas a chave até acender as luzinhas todas, e dps vais lá á bobine, ao cabo que leva a energia para o distribuidor, e vês se tem voltagem...

                                    Quanto ao carburador, penso que o Fiat punto nunca usou esse sistema de injecção, deve ter é um sistema monoponto, com um unico injector, sendo a injecção controlada neste caso pela centralina, e não por vácuos e afins, como num carburador...

                                    Cumprimentos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                      Porque é que não se deve bombear o pedal do acelerador?
                                      porque encharca. uma vez saí com um carro emprestado, um 127 e deixei ir abaixo e não pegava, a bobina de ignição estava muito quente. depois de arrefecer pegou. no punto o sistema de ignição é diferente, mas o defeito pode ser mesmo a bobina.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Perguntei porque tantas vezes peguei o meu carro assim e nucna me aconteceu nada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tenho um Punto exactamente igual ao teu e já me aconteceu o mesmo, a frio pegava sempre sem qualquer dificuldade, com o carro quente, mesmo após curta viagem, por vezes não pegava, tinha que aguardar uns 30mins ou mais para ele pegar. Tanto acontecia de dia como de noite, com frio ou calor, não tinha padrão.
                                          Quando acontecia, ao rodar a chave o carro tentava trabalhar mas de uma forma muito arrastada. Ao fim de algumas vezes já nem dava sinal.

                                          Andei uns tempos com esse problema até que o meu mecânico sugeriu ver a bateria, eu na altura não apontava muito para aí porque ele só fazia aquilo raramente, e por exemplo às vezes estava parado 1 dia ou 2 e chegava lá e pegava direitinho.
                                          Acabei por trocar a bateria com um amigo meu que tem um carro igual, andamos uns dias, a certa altura acontece-lhe o mesmo, devolvi-lhe a bateria e fui comprar uma nova. Até hoje.

                                          É possível que não seja o mesmo problema mas fica o exemplo.

                                          Boa sorte com isso, abraço.
                                          Editado pela última vez por Prescott; 12 August 2009, 23:31.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
                                            Se tiveres um multimetro, rodas a chave até acender as luzinhas todas, e dps vais lá á bobine, ao cabo que leva a energia para o distribuidor, e vês se tem voltagem...

                                            Quanto ao carburador, penso que o Fiat punto nunca usou esse sistema de injecção, deve ter é um sistema monoponto, com um unico injector, sendo a injecção controlada neste caso pela centralina, e não por vácuos e afins, como num carburador...

                                            Cumprimentos
                                            Sendo um punto 2 16v, salvoerro tem uma injecção sequencial multiponto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Prescott Ver Post
                                              Tenho um Punto exactamente igual ao teu e já me aconteceu o mesmo, a frio pegava sempre sem qualquer dificuldade, com o carro quente, mesmo após curta viagem, por vezes não pegava, tinha que aguardar uns 30mins ou mais para ele pegar. Tanto acontecia de dia como de noite, com frio ou calor, não tinha padrão.
                                              Quando acontecia, ao rodar a chave o carro tentava trabalhar mas de uma forma muito arrastada. Ao fim de algumas vezes já nem dava sinal.

                                              Andei uns tempos com esse problema até que o meu mecânico sugeriu ver a bateria, eu na altura não apontava muito para aí porque ele só fazia aquilo raramente, e por exemplo às vezes estava parado 1 dia ou 2 e chegava lá e pegava direitinho.
                                              Acabei por trocar a bateria com um amigo meu que tem um carro igual, andamos uns dias, a certa altura acontece-lhe o mesmo, devolvi-lhe a bateria e fui comprar uma nova. Até hoje.

                                              É possível que não seja o mesmo problema mas fica o exemplo.

                                              Boa sorte com isso, abraço.
                                              Oxalá seja isso, obrigado

                                              Abraço

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                Sendo um punto 2 16v, salvoerro tem uma injecção sequencial multiponto.
                                                Sim no manual fala em injecção electrónica Multipoint sequencial com fase integrada de ignição, sistema returnless.

                                                Saudações

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Aponto para bobine defeituosa, muito comum no punto 1.2, ou bateria com potência (carga) insuficiente ou eventualmente mau contacto no fio da massa da bomba eléctrica de combustível, que aperta junto ao farolim tr. dto salvo erro.
                                                  Se a bateria já não aguenta várias tentativas de por o motor a trabalhar, vai ter de ser substituída em breve pode estar só aí a origem do problema.
                                                  Se não pegar, por exemplo, com uma boa bateria auxiliar ou um "booster", verifica a bobine mas nada de multímetros conforme foi dito anteriormente, estamos a falar de uma sequência de picos de alta tensão, que o multímetro não aguenta nem pode medir.
                                                  A forma correcta é com um dispositivo adequado intercalado na cablagem, ou então com algum cuidado para não levar choque, afastar ligeiramente o fio da bobine e ver se salta faísca enquanto alguém dá ao arranque.
                                                  Boa sorte para a resolução do problema!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já tive um Micra 1.0 16v de '98 e passava-se o seguinte: de manhã, a frio, era só dar à chave de ingnição, era mesmo instantâneo, nem um segundo demorava!
                                                    Depois de o motor quente, tinha de dar à chave de ignição +/- durante 5 segundos, o que é quase uma eternidade para por um motor a trabalhar..., mas pegava sempre!

                                                    Nunca um mecânico me soube explicar o "fenómeno"... mas como ele acabava por pegar sempre... também não me ralei mais

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      isso acontecia no meu honda... mas o meu era problema do relé...e nao precisava tanto tempo para ele pegar...era 5 min e estava a trabalhar!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Resolvido

                                                        Boas

                                                        Agradeço todas as intervenções.

                                                        Como a bateria já tinha 5 anos comprei uma nova, mas o problema era simplesmente o sensor de rotações.

                                                        Ligaram à máquina que acusou logo a falha.


                                                        Saudações

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boa tarde a todos,

                                                          Uma vez que já existe este tópico, embora velhinho julgo que não vale a pena criar um novo.

                                                          Tenho um Pajero 2800GLS que tem registado este problema. Tenho lido bastante na net, vejo que é recorrente mas as causas não são claras.

                                                          Alguém com experiência nestes motores que possa ajudar?

                                                          As causas que considero mais prováveis são:

                                                          - ECU (julgo e espero que não... o carro tem apenas 135000kms e não acho que tenha sido muito abusado)
                                                          - Filtro de gasóleo (é recente, mas...)
                                                          - válvula de controlo das velas de incandescência (altamente provável uma vez que a luz da resistência não acende a quente)
                                                          - Sensor de temperatura do motor/ liquido de refrigeração avariado (transmite sempre informação que o motor não está quente. Parece-me rebuscado mas...)

                                                          Desde já obrigado

                                                          Comentário

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