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    Velas

    Olá,

    Mais uma dúvida... Tenho um Corsa 1.2 de 8v de '94 e queria substituir as velas. O tamanho do sítio onde se desaperta as velas é de 21mm. (não me consigo explicar melhor que isto )
    Comprei umas NGK que diziam ser compatíveis com este motor (C12NZ) mas o tamanho do sítio onde se aperta é de 16mm. Tudo o resto é igual, só isso muda...

    Existe algum problema em usar estas velas?


    Obrigado

    #2
    se não cabem, não as podes usar

    CORSA 1.2 - –> 92 BPR6E 6464
    CORSA 1.2 - 93 –> 95 BPR5E 7075

    NGK Partfinder for Cars & Light Commercial Vehicles

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por souto Ver Post
      Olá,

      Mais uma dúvida... Tenho um Corsa 1.2 de 8v de '94 e queria substituir as velas. O tamanho do sítio onde se desaperta as velas é de 21mm. (não me consigo explicar melhor que isto )
      Comprei umas NGK que diziam ser compatíveis com este motor (C12NZ) mas o tamanho do sítio onde se aperta é de 16mm. Tudo o resto é igual, só isso muda...

      Existe algum problema em usar estas velas?


      Obrigado
      Pegas numa das velas que la estavam no motor, vais a uma casa de peças e pedes velas iguais para um Corsa 1.2.

      Comentário


        #4
        Elas cabem... A ver se me explico melhor.
        A porca onde se desaperta/aperta a vela é mais pequena do que as velas que lá estavam. Desapertei as velas velhas com uma chave hexagonal 21, as novas requerem uma hexagonal 16.

        Mas tudo é igual, de resto.

        Foram precisamente as BPR5E que comprei. Só gostava de saber se o tamanho da porca influencia nalguma coisa.


        Obrigado mais uma vez.

        Comentário


          #5
          O tamanho da porca não é relevante para o caso.

          Se são as adequadas, não há problema nenhum.

          Cada fabricante usa a medida que quer na porca, não há obrigatoriedade de usar uma medida especifica.

          Comentário


            #6
            Obrigado! Assim fico mais tranquilo

            Comentário


              #7
              boas

              o nto tem razao...

              Comentário


                #8
                tá tudo dito.

                fiquei foi curioso em relação ao fabricante das velas que estavam montadas

                Comentário


                  #9
                  As velas antigas eram umas Champion.. N-6Y salvo erro. Foi o meu pai que as colocou há uns valentes anos... já deviam ter uns 70.000km em cima além disso acho que nem eram para este carro...

                  Basicamente estou a mudá-las porque a vela do primeiro cilindro já tinha a cerâmica à volta do electrodo central partida, e parecia-me estar a causar uns "estoiros" abafados quando estava a ralenti, talvez devido à gasolina não estar a queimar na altura certa. Até pensávamos que era o escape roto mas estivémos a inspeccioná-lo e nada.

                  Comentário


                    #10
                    As velas que tinha montadas não seriam as indicadas para o motor.
                    Coloca uma nova ao lado duma antiga, e compara o comprimento desde o local onde encosta na colaça.

                    Comentário


                      #11
                      São identicas em comprimento. Menos mal.
                      Bom, sentem-se bem as diferenças. Já não soluça e responde (muito) melhor ao toque do acelerador.

                      Agora reparei noutro problema, que basicamente, após ligar o carro, as rotações mantêm-se por volta das 1200rpm, e depois descem lentamente...
                      Se dermos umas gasadas volta a ficar em torno das 1200rpm e depois desce lentamente...

                      Eu suspeito que seja a bateria com falta de potência, pois já deve ter uns 7 ou 8 anos. Como a bateria não fornece potencia suficiente, ele sobe o ralenti para ir buscar mais energia ao alternador. Faz sentido? Que acham?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por souto Ver Post
                        São identicas em comprimento. Menos mal.
                        Bom, sentem-se bem as diferenças. Já não soluça e responde (muito) melhor ao toque do acelerador.

                        Agora reparei noutro problema, que basicamente, após ligar o carro, as rotações mantêm-se por volta das 1200rpm, e depois descem lentamente...
                        Se dermos umas gasadas volta a ficar em torno das 1200rpm e depois desce lentamente...

                        Eu suspeito que seja a bateria com falta de potência, pois já deve ter uns 7 ou 8 anos. Como a bateria não fornece potencia suficiente, ele sobe o ralenti para ir buscar mais energia ao alternador. Faz sentido? Que acham?
                        Se a rotação está nas 1200rpm em frio está correcto. Desde que depois de quente normalize. Para isso serve o sensor de temperatura do líquido de refrigeração. Para dar a leitura à centralina de diferentes valores para diferentes temperaturas de água. Por sua vez a centralina altera os parâmetros em frio, fazendo essa aceleração extra. Agora sim deve estar tudo OK, as velas antigas estariam em muito mau estado então.
                        Editado pela última vez por telmauto; 16 August 2009, 22:31.

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