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Trocar de Agua para Liquido!

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    Trocar de Agua para Liquido!

    Boas tenho um Ibiza 1.3GLX de 93 e queria meter liquido anticongelante em vez de agua, mas reparei que nao tenho nenhuma torneira para bazar o circuito, como faço?

    se tirar o tubo de baixo do radiador da?

    depois nao tenho que tirar o ar ou ele faz sozinho

    #2
    Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
    Boas tenho um Ibiza 1.3GLX de 93 e queria meter liquido anticongelante em vez de agua, mas reparei que nao tenho nenhuma torneira para bazar o circuito, como faço?

    se tirar o tubo de baixo do radiador da?

    depois nao tenho que tirar o ar ou ele faz sozinho
    Atenção que carros com mais anos e que sempre usaram água não é lá muito bom passar a líquido.

    Fiz isso num Uno e quando pus o líquido começaram as fugas todas..

    Comentário


      #3
      entrega isso a um mecânico de confiança.
      se tirares só o tubo de baixo, só sai a água do radiador ficando o motor cheio. tens de se tirar também o termostato. se tens água no sistema, devias fazer um check-up ao termostato e mudar se tiver ferrugem, bem como lavar convenientemente o circuito.

      tanto quanto sei, faz auto-purga.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por zombil Ver Post
        entrega isso a um mecânico de confiança.
        se tirares só o tubo de baixo, só sai a água do radiador ficando o motor cheio. tens de se tirar também o termostato. se tens água no sistema, devias fazer um check-up ao termostato e mudar se tiver ferrugem, bem como lavar convenientemente o circuito.

        tanto quanto sei, faz auto-purga.
        Pois eu lembra me de ler num topico qualquer que era vazando pelo tubo de baixo do radiador, atenção que o meu radiador não e de encher, ou seja o unico sitio que leva agua e no deposito, no radiador nao da. eu so quero trocar por causa da ferrugem, senao e bomba de agua ao ar e etç.

        Comentário


          #5
          tenho um cordoba de 94 que teve o mesmo liquido durante 14 anos.

          pede a um mecânico que te faça isso, não convém arriscar.

          o tubo de baixo não te despeja todo o circuito, tens água no circuito do aquecimento, no circuito do colector, no bloco.

          se o circuito não for limpo como deve ser, bem como o termostato, mais tarde vais acabar por ficar na mesma, com ferrugem e com grandes possibilidades de o termostato prender. se prender em fechado, acabas por queimar a junta ou pior.

          Comentário


            #6
            Essa troca feita por um mecanica e brincadeira para quanto?

            Comentário


              #7
              não sei.

              mas não dever ser muito, pois é uma coisa que até se faz rápido. duas horas deve chegar e sobrar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                não sei.

                mas não dever ser muito, pois é uma coisa que até se faz rápido. duas horas deve chegar e sobrar.
                Duas horas é já com o tempo de deixar o carro arrefecer (depois do cliente chegar à oficina).

                Essa operação é extremamente rápida.
                Demora mais o teste para ver se a ventoínha dispara na temperatura certa do que a mudança em si.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                  Atenção que carros com mais anos e que sempre usaram água não é lá muito bom passar a líquido.

                  Fiz isso num Uno e quando pus o líquido começaram as fugas todas..

                  e dizes bem, o liquido de uma certa forma "limpa" a ferrugem acumulada em certo sitios, normalmente nas relas e afins, e após algum tempo as fugas aparecem.
                  A trocar seria por água novamente.

                  cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    Entao quer dizer que é mais seguro andar com agua e a ferrugem no circuito do que com liquido?

                    Comentário


                      #11
                      Desculpem, mas não concordo nada com isso.

                      O bom anticongelante tem exactamente uma função anti-ferrugem.
                      Funciona como prevenção, depois de estar lá claro que não a vai eliminar.

                      Sendo a àgua um elemento base na oxidação (ferrugem), não sei como podem aconselhar alguém a continuar a andar com àgua no circuíto.

                      Se puser agora anti-congelante, o circuíto só poderá ceder por onde iria ceder mais cedo ou mais tarde.
                      Se continuar com àgua, continua a aumentar o processo de corrosão.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Desculpem, mas não concordo nada com isso.

                        O bom anticongelante tem exactamente uma função anti-ferrugem.
                        Funciona como prevenção, depois de estar lá claro que não a vai eliminar.

                        Sendo a àgua um elemento base na oxidação (ferrugem), não sei como podem aconselhar alguém a continuar a andar com àgua no circuíto.

                        Se puser agora anti-congelante, o circuíto só poderá ceder por onde iria ceder mais cedo ou mais tarde.
                        Se continuar com àgua, continua a aumentar o processo de corrosão.
                        é fazer as contas, a manter a coisa como está, não resolve prob. nenhum, só o vai adiar, para alem de agravar o que já existe.

                        Comentário


                          #13
                          E ir aumentando a % de anticongelante com o passar dos kms?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                            E ir aumentando a % de anticongelante com o passar dos kms?
                            Se há uma coisa quase impossível de remover de um carro, é exactamente a ferrugem do circuíto de refrigeração.
                            Quando ataca a sério, é virtualmente impossível de a tirar completamente.

                            Mas o melhor processo para tentar estancar o alastrar da corrosão é exactamente ter um bom líquido e renova-lo com maior frequência.

                            Se o circuíto está com ferrugem, há metal com ferrugem, e vai inevitavelmente acabar por furar /ceder.

                            Só que a continuar assim com àgua, vai aumentar cada vez mais a zona corroída.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Se há uma coisa quase impossível de remover de um carro, é exactamente a ferrugem do circuíto de refrigeração.
                              Quando ataca a sério, é virtualmente impossível de a tirar completamente.

                              Mas o melhor processo para tentar estancar o alastrar da corrosão é exactamente ter um bom líquido e renova-lo com maior frequência.

                              Se o circuíto está com ferrugem, há metal com ferrugem, e vai inevitavelmente acabar por furar /ceder.

                              Só que a continuar assim com àgua, vai aumentar cada vez mais a zona corroída.
                              Concordo plenamente.

                              Comentário


                                #16
                                É o seguinte eu foi a electricista para ele me mudar o sensor da temperatura e ele é que me recomendou usar Anticongelante, porque disse que o deposito da agua ainda nao tinha ferrugem o que significava que o circuito ainda estava bom, deduzo que o antigo dono tambem tenha usado anticongelante e so depois trocou para agua.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                                  É o seguinte eu foi a electricista para ele me mudar o sensor da temperatura e ele é que me recomendou usar Anticongelante, porque disse que o deposito da agua ainda nao tinha ferrugem o que significava que o circuito ainda estava bom, deduzo que o antigo dono tambem tenha usado anticongelante e so depois trocou para agua.
                                  sorte a tua! agora anda é com isso para a frente que ainda vais poupar uns trocos!!

                                  agora, trocar o liquido por água como falas, acho estranho. acredito mais que o liquido perdeu a cor devido aos anos que aí esteve sem ser mudado. o meu Cordoba, tambem parecia que tinha água. o liquido estava sem cor. nada de ferrugem!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Exacto, só que agora devias meter água com mais calcário para tapar ainda melhor . Lê-se cada uma..

                                    Obviamente que tens de limpar isso tudo muito bem limpo, com muita água corrente para remover praticamente a ferrugem toda. Provavelmente depois ainda terás que mudar mais uma ou duas vezes o liquido porque vai ficar sujo com a restante ferrugem que se vai desprendendo. Se tiveres fugas só tens uma solução que é tapá-las. É simples!

                                    Quanto aos procedimentos para purgar esse carro não te posso ajudar mas se não tiveres a certeza não lhe toques, leva ao mecânico e ele que te faça isso pois também não fica muito caro.

                                    Cumprimentos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Desculpem, mas não concordo nada com isso.

                                      O bom anticongelante tem exactamente uma função anti-ferrugem.
                                      Funciona como prevenção, depois de estar lá claro que não a vai eliminar.

                                      Sendo a àgua um elemento base na oxidação (ferrugem), não sei como podem aconselhar alguém a continuar a andar com àgua no circuíto.

                                      Se puser agora anti-congelante, o circuíto só poderá ceder por onde iria ceder mais cedo ou mais tarde.
                                      Se continuar com àgua, continua a aumentar o processo de corrosão.
                                      Ninguém põe isso em causa da função da anti-congelante. Eu chamei só a atenção porque tinha um Uno de 88 que andei 3 anos com água, quando decidi limpar o circuito e meter anti-congelante comecei com fugas. Tive que substituir todas as relas (incluindo a que ficava do lado da caixa e tive que desmanchar a mesma...) e o radiador também deu sinal de vida (consegui safar com um tapa fugas).

                                      Claro que estava tudo já ferrugendo e a anti-congelante só veio apressar o processo, mas ainda foi um rombo na carteira..
                                      Editado pela última vez por bizarro; 14 August 2009, 12:01.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                                        Entao quer dizer que é mais seguro andar com agua e a ferrugem no circuito do que com liquido?
                                        Não, é melhor andar com anti-congelante.

                                        Mas se tens um carro que anda à imensos km com água, prepara-te que ao substituires a água por anti-congelante podes ter algumas fugas e, por consequencia, algumas despesas.

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