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Sangrar 106 xsi

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    Sangrar 106 xsi

    Boa tarde,

    Quando postei aqui os problemas que o meu carro me tem dado, mencionei o facto de no dia em que o mandei parafinar, ter-me aquecido ao ponto de acender a luz vermelha da temperatura.
    Isto ocorreu no mês passado e desde então tenho-o deixado encostado às boxes porque não quero ter mais surpresas.

    Há dois dias mais uma vez liguei-o e deixei-o estar a trabalhar até disparar a ventoinha.

    O que reparo é que o ponteiro da temperatura sobe até ao ultimo traço branco (ñ passa daí) e é então que a ventoinha dispara.
    Deixo-a inclusive disparar duas vezes.

    É certo que têm estado mais de 30 graus desde há uma semana e tal e que isso contribua para o carro aquecer mais, mas pergunto duas coisas:
    é normal atingir este último traço branco??
    é normal a ventoinha SÓ disparar quando chega ao último traço ou deveria disparar mais cedo???

    Sinceramente nunca me dei bem conta de ser situação que acontecesse desde que tenho o carro, porque tenho sempre cuidado em ver o nível da água.

    Na altura, disseram que podia ser desde um mau contacto nas fichas da válvula termostática, ao termostato ou mesmo o radiador entupido.

    Hoje falei com o meu pai e ele lembrou-se de sangrar o meu xaço porque podia ter ar do circuito.
    Ele mostrou-me como se fazia no dele (AX Sport).

    Comecei por colocar a chauffage na posição de quente, tirei o pipo (tampão roscado), abri o depósito e mandei lá para dentro água destilada até sair pelo outro orificio!

    Liguei-o e esperei que a bendita ventoinha dispara-se.

    Queria saber na vossa opinião o que acham de ter sangrado o carro?
    Poderia ter sido ar no circuito a causa de ele me ter aquecido ao ponto de acender momentaneamente a luz vermelha??

    Muito obrigada e desculpem lá ser tão chata

    #2
    deixa isso com quem sabe.
    não metas água no circuito, só liquido refrigerante.
    esse circuito é pressurizado e ainda lixas a coisa.

    Comentário


      #3
      Usar agua destilada para sangrar o circuito não me parece mal feito.

      A ventoinha disparar no ultimo traço branco, não é normal. Normalmente, a ventoinha nunca dispara no limite…conheço um 106 1.1, e esse dispara a ventoinha ligeiramente acima do traço do meio como quase todos aliás.

      Comentário


        #4
        Ora bem.

        Em dias de calor é mais ou menos normal a ventoinha disparar perto do ultimo traço branco nestes motores TU2J2

        Nao esquecer que se trata dum motor de cames agressivas, com redline às 7500 RPM de origem.. dai o seu tao caracteristico ralenti instavel e a matraquear..

        Estamos a falar num motor ja com algum nivel de preparaçao " sport " de origem, ha poucos 1.3 8v de serie a chegar aos 100 cv e menos ainda a fazer quase mais de 7500 rpm ao corte

        Colocar agua destilada nao tem mal nenhum, mas é de garantir que tem algum liquido refrigerante à base de glicol na mistura... ou voces acham que o liquido refrigerante é diluido com quê ?? É basicamente monoetileno glicol diluido com agua destilada..

        A minha recomendaçao, foi o que tinha no outro Rallye, uma valvula de termostato da ventoinha a disparar mais cedo, coisa para 10 ou 15 euros... aproveita e troca o termostato em si tambem, mais uns 10 euros..

        A valvula que falo fica no radiador do perto da optica esquerda, o termostato esta numa caixa de tubagem de agua que agarra ao bloco motor.

        Comentário


          #5
          Saí à pouco com ele...
          Antes de arrancar vi a água, estava normal, e lá fui eu!

          Puxei por ele o que pude e a temperatura manteve-se para "minha alegria" no traço do meio e chegou mesmo a descer

          Quando cheguei ao destino parei o carro e o ponteiro encontrava-se a meio e por ali ficou. Desliguei-o.
          Passado uns 5m voltei a dar à chave e a temperatura mantinha-se.

          Ao chegar a casa estava perto do último traço e deixei-o ligado até disparar a ventoinha, porque a distância não terá sido a suficiente para ter tempo de disparar.

          Passado uns segundos de estacioná-lo lá a ventoinha deu ares de si!
          Fiquei descansada mas pedi ao meu pai para apreçar o radiador e eu vou procurar um termostato.

          Pelo pouco que andei com ele e tendo em conta que o calor mantém-se acho que reagiu bem, vamos lá ver senão me dá mais dissabores porque o último arranjo foi uma nota preta!

          OBRIGADA pelos conselhos e pela paciência!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ana77 Ver Post
            Boa tarde,

            Quando postei aqui os problemas que o meu carro me tem dado, mencionei o facto de no dia em que o mandei parafinar, ter-me aquecido ao ponto de acender a luz vermelha da temperatura.
            Isto ocorreu no mês passado e desde então tenho-o deixado encostado às boxes porque não quero ter mais surpresas.

            Há dois dias mais uma vez liguei-o e deixei-o estar a trabalhar até disparar a ventoinha.

            O que reparo é que o ponteiro da temperatura sobe até ao ultimo traço branco (ñ passa daí) e é então que a ventoinha dispara.
            Deixo-a inclusive disparar duas vezes.

            É certo que têm estado mais de 30 graus desde há uma semana e tal e que isso contribua para o carro aquecer mais, mas pergunto duas coisas:
            é normal atingir este último traço branco??
            é normal a ventoinha SÓ disparar quando chega ao último traço ou deveria disparar mais cedo???

            Sinceramente nunca me dei bem conta de ser situação que acontecesse desde que tenho o carro, porque tenho sempre cuidado em ver o nível da água.

            Na altura, disseram que podia ser desde um mau contacto nas fichas da válvula termostática, ao termostato ou mesmo o radiador entupido.

            Hoje falei com o meu pai e ele lembrou-se de sangrar o meu xaço porque podia ter ar do circuito.
            Ele mostrou-me como se fazia no dele (AX Sport).

            Comecei por colocar a chauffage na posição de quente, tirei o pipo (tampão roscado), abri o depósito e mandei lá para dentro água destilada até sair pelo outro orificio!

            Liguei-o e esperei que a bendita ventoinha dispara-se.

            Queria saber na vossa opinião o que acham de ter sangrado o carro?
            Poderia ter sido ar no circuito a causa de ele me ter aquecido ao ponto de acender momentaneamente a luz vermelha??

            Muito obrigada e desculpem lá ser tão chata
            Se antes aquecia menos, algo se passa.
            Se a luz vermelha acendeu a junta pode ter queimado.
            Se depois de sangrado aquece menos, tinha ar no circuito.
            Se antes estava tudo bem e o circuito ganhou ar e depois de sangrado melhorou, haverá fuga de água que deverá ser verificada, pois havendo fuga, vai voltar a ganhar ar no circuito.
            Com pouca água a válvula da ventoínha não a faz disparar, sobreaquecendo.
            De resto, nesse tipo de circuito, o facto de a água estar a nível não significa que esteja tudo ok, daí a necessidade de sangrar.
            Nesse sistema de refrigeração não se pode facilitar nada.
            Leva-o a uma oficina antes que haja surpresas.
            Podes também verificar se a água não está a aparecer no óleo (o nível deste a subir e com uma cor do óleo castanho claro. Nesse caso há danos (corrosão) no alumínio do bloco na parte inferior das camisas.
            Se depois de sangrado há pressão nos tubos do radiador, a junta pode ter queimado ou se ter deteriorado com o tempo, passando compressão para a água que pode ser causa de fugas.

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              #7
              Pressão no circuito

              Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
              Se antes aquecia menos, algo se passa.
              Se a luz vermelha acendeu a junta pode ter queimado.
              Se depois de sangrado aquece menos, tinha ar no circuito.
              Se antes estava tudo bem e o circuito ganhou ar e depois de sangrado melhorou, haverá fuga de água que deverá ser verificada, pois havendo fuga, vai voltar a ganhar ar no circuito.
              Com pouca água a válvula da ventoínha não a faz disparar, sobreaquecendo.
              De resto, nesse tipo de circuito, o facto de a água estar a nível não significa que esteja tudo ok, daí a necessidade de sangrar.
              Nesse sistema de refrigeração não se pode facilitar nada.
              Leva-o a uma oficina antes que haja surpresas.
              Podes também verificar se a água não está a aparecer no óleo (o nível deste a subir e com uma cor do óleo castanho claro. Nesse caso há danos (corrosão) no alumínio do bloco na parte inferior das camisas.
              Se depois de sangrado há pressão nos tubos do radiador, a junta pode ter queimado ou se ter deteriorado com o tempo, passando compressão para a água que pode ser causa de fugas.
              Só uma duvida ... o meu ganha pressão no circuito de refrigeração. Não sei como era antes do problema. Mas um factor importante para não haver ebulição do liquido de refrigeração é o aumento da pressão. A pressão é controlada pela tampa do circuito que deve ser de 1,4 bar ou coisa parecida.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
                Só uma duvida ... o meu ganha pressão no circuito de refrigeração. Não sei como era antes do problema. Mas um factor importante para não haver ebulição do liquido de refrigeração é o aumento da pressão. A pressão é controlada pela tampa do circuito que deve ser de 1,4 bar ou coisa parecida.
                Essa é a pressão máxima que a tampa consegue "segurar", quando a pressão é superior, começa a saír água pelo orifício ou tubo existente junto ao tampão.
                A pressão normal de funcionamento anda muito longe dessa medida.
                Nesses motores quando há demasiada pressão, que se nota nos tubos, há passagem de compressão para a água, ou no mínimo estará mal sangrado ou com fuga, ganhando ar no circuito.

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