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Questões sobre garantia PEUGEOT

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    Questões sobre garantia PEUGEOT

    Boas,

    Pedia a vossa ajuda no esclarecimento de algumas questões que tenho.
    Comprei um Peugeot 207 em 11/2007 novo, na Auto Real (Santogal).
    Faz agora uma semana que estou sem ele (está parado na oficina PEUGEOT).

    O carro tem 50.000km, nunca me deu problemas e sempre esteve tudo OK.
    Há algumas semanas atrás, por vezes aparecia-me uma mensagem no CB a dizer "Sistema Anti-Poluição com defeito", mas desaparecia logo e não dava nenhum outro problema.

    Acontece que faz agora uma semana que estou sem carro (desde dia 12), em virtude da chave (comando) se ter desmontado quando estava a dar à ignição. O carro bloqueou completamente e deixou de trabalhar (dia 12). Liguei para a linha peugeot (era o número que tinha à mão) e rebocaram-me o carro para a oficina peugeot mais próxima (e não para o stand onde comprei o carro, apesar da insistência dos meus pedidos).

    Acontece que nessa oficina oficial peugeot, não conseguiram resolver o problema nem colocar o carro a trabalhar (O electricista habitual estava de férias e a pessoa que o estava a substituir não conseguia ligar o carro à máquina, nem fazer o respectivo diagnóstico). Disseram-me que tinha de encomendar também um novo comando e que este não estava abrangido pela garantia. Acedi e paguei cerca de 100EUR pelo novo comando, que deve chegar dentro de uns 20 dias.

    Face à indisponibilidade dessa oficina, liguei para a Santogal e pedi para me levarem o carro para Cascais-Alcabideche, por forma a ser reparado lá. Chegado lá o carro (dia 14 de manhã), disseram-me que estavam com muito trabalho e que não saberiam quando podiam fazer o diagnóstico ao carro, que estavam apenas a fazer marcações para dia 26 (?). Disseram-me que iam tentar ver o carro durante esta semana (17 a 21). O carro está neste momento a ser visto, mas não me sabem dizer nada de concreto, apenas que tenho de esperar. Ao que parece é um problema eléctrico...


    As perguntas que vos coloco são as seguintes:
    1) Estando o carro dentro da garantia, sendo um problema eléctrico como aparenta, poderá ser-me imputado algum custo? Calculo que não.
    É normal também imputarem o custo do comando, sabendo que não foi um camião que lhe passou por cima, mas simplesmente desmontou-se, sem perceber como, nem porquê?
    2) Tenho um seguro todos os riscos com cobertura extra para uma viatura de substituição em caso de sinistro ou avaria (pago todos os meses um valor extra por essa cobertura). O seguro negou-me uma viatura de substituição porque dizem eles que apenas podem ceder a viatura quando o carro começa a ser efectivamente reparado. Como ainda está em diagnóstico, dizem que nada podem fazer.
    3) A oficina Peugeot, nestes casos, deve facultar alguma viatura de substituição ou de cortesia? Como a simpatia ali não é o forte deles, se lhes pedir vão-me dizer que não podem facultar, daí vos perguntar a vossa opinião.


    Face a isto, estou sem carro faz agora uma semana, e não vejo solução à vista.
    Acho a assistência peugeot ridícula (bem sei que estamos em periodo de férias, mas acho que lhes falta profissionalismo e simpatia no atendimento), e portanto gostava de saber a vossa opinião sobre isto.
    Aproveito também para dizer que o meu seguro é da GENERALI e que também acho que existe uma péssima organização dentro dessa seguradora, cada pessoa me diz uma coisa diferente e quando é preciso alguma coisa demoram séculos a resolver, não fornecem os contactos do departamento que trata das viaturas de substituição e enviam SMS para entrar em contacto com os clientes. Bem sei que as seguradoras não estão cá para ajudar ninguém (antes pelo contrário), mas face a isto estou a pensar seriamente em mudar para outra seguradora.


    Obrigado pelo esclarecimento que me possam dar sobre este assunto.
    Editado pela última vez por xpgo; 19 August 2009, 13:29.

    #2
    Originalmente Colocado por xpgo Ver Post
    Boas,

    Pedia a vossa ajuda no esclarecimento de algumas questões que tenho.
    Comprei um Peugeot 207 em 11/2007 novo, na Auto Real (Santogal).
    Faz agora uma semana que estou sem ele (está parado na oficina PEUGEOT).

    O carro tem 50.000km, nunca me deu problemas e sempre esteve tudo OK.
    Há algumas semanas atrás, por vezes aparecia-me uma mensagem no CB a dizer "Sistema Anti-Poluição com defeito", mas desaparecia logo e não dava nenhum outro problema.

    Acontece que faz agora uma semana que estou sem carro (desde dia 12), em virtude da chave (comando) se ter desmontado quando estava a dar à ignição. O carro bloqueou completamente e deixou de trabalhar (dia 12). Liguei para a linha peugeot (era o número que tinha à mão) e rebocaram-me o carro para a oficina peugeot mais próxima (e não para o stand onde comprei o carro, apesar da insistência dos meus pedidos).

    Acontece que nessa oficina oficial peugeot, não conseguiram resolver o problema nem colocar o carro a trabalhar (O electricista habitual estava de férias e a pessoa que o estava a substituir não conseguia ligar o carro à máquina, nem fazer o respectivo diagnóstico). Disseram-me que tinha de encomendar também um novo comando e que este não estava abrangido pela garantia. Acedi e paguei cerca de 100EUR pelo novo comando, que deve chegar dentro de uns 20 dias.

    Face à indisponibilidade dessa oficina, liguei para a Santogal e pedi para me levarem o carro para Cascais-Alcabideche, por forma a ser reparado lá. Chegado lá o carro (dia 14 de manhã), disseram-me que estavam com muito trabalho e que não saberiam quando podiam fazer o diagnóstico ao carro, que estavam apenas a fazer marcações para dia 26 (?). Disseram-me que iam tentar ver o carro durante esta semana (17 a 21). O carro está neste momento a ser visto, mas não me sabem dizer nada de concreto, apenas que tenho de esperar. Ao que parece é um problema eléctrico...


    As perguntas que vos coloco são as seguintes:
    1) Estando o carro dentro da garantia, sendo um problema eléctrico como aparenta, poderá ser-me imputado algum custo? Calculo que não.
    É normal também imputarem o custo do comando, sabendo que não foi um camião que lhe passou por cima, mas simplesmente desmontou-se, sem perceber como, nem porquê?
    2) Tenho um seguro todos os riscos com cobertura extra para uma viatura de substituição em caso de sinistro ou avaria (pago todos os meses um valor extra por essa cobertura). O seguro negou-me uma viatura de substituição porque dizem eles que apenas podem ceder a viatura quando o carro começa a ser efectivamente reparado. Como ainda está em diagnóstico, dizem que nada podem fazer.
    3) A oficina Peugeot, nestes casos, deve facultar alguma viatura de substituição ou de cortesia? Como a simpatia ali não é o forte deles, se lhes pedir vão-me dizer que não podem facultar, daí vos perguntar a vossa opinião.


    Face a isto, estou sem carro faz agora uma semana, e não vejo solução à vista.
    Acho a assistência peugeot ridícula (bem sei que estamos em periodo de férias, mas acho que lhes falta profissionalismo e simpatia no atendimento), e portanto gostava de saber a vossa opinião sobre isto.
    Aproveito também para dizer que o meu seguro é da GENERALI e que também acho que existe uma péssima organização dentro dessa seguradora, cada pessoa me diz uma coisa diferente e quando é preciso alguma coisa demoram séculos a resolver, não fornecem os contactos do departamento que trata das viaturas de substituição e enviam SMS para entrar em contacto com os clientes. Bem sei que as seguradoras não estão cá para ajudar ninguém (antes pelo contrário), mas face a isto estou a pensar seriamente em mudar para outra seguradora.


    Obrigado pelo esclarecimento que me possam dar sobre este assunto.
    boas ,o que eu posso dizer e que estando o carro na garantia eles sao obrigados a entregar um veiculo de substituição,ja que o dono nao pode ser prejudicado.eu na ford ja tive sem carro 2 semanas e liguei para a ford euroservice e eles enviaram um taxi para me levar a uma rent-car para alugar um carro (tenho uma ford s-max) e eles entregaram-me uma ford galaxy durante todo esse tempo.aperta com eles.

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      #3
      Obrigado pelo esclarecimento. Amanha mesmo vou apertar com eles.
      Apos consultar o site da peugeot, descobri o seguinte:


      * No caso de imobilização do veículo comercializado em Portugal, os utilizadores poderão beneficiar do serviço de reboque e de prestações complementares de transporte ou de alojamento.

      * Se a intervenção não puder ser efectuada durante as 24 horas seguintes à avaria, a Peugeot Assistance incluí o empréstimo de um veículo de substituição (quatro dias no máximo e até um limite de €451 c/Iva) e/ou o pagamento do alojamento (€61 c/Iva por noite e por passageiro no máximo de três noites, desde que esteja a mais de 100km do seu domicílio), em caso de imobilização do seu veículo.



      Assim torna-se mais fácil exigir esse direito.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por xpgo Ver Post
        Disseram-me que tinha de encomendar também um novo comando e que este não estava abrangido pela garantia. Acedi e paguei cerca de 100EUR pelo novo comando, que deve chegar dentro de uns 20 dias.
        Quanto ao resto nao sei mas ja tinha ouvido falar da questao do comando em foruns ingleses e franceses do 207. Tipicamente a marca recusa-se a cobri-los na garantia, provavelmente porque muita gente os deixa cair, trata mal, etc e danifica. No entanto havia alguns que se queixavam que os comandos ficaram com problemas sem maus tratos e depois de muito reclamarem conseguiram a troca dos mesmos sem custo.

        Se de facto nao o danificaste e era defeito de material, devias ter insistido e recuperado esse valor (nem recorrendo à sede).

        O comando claramente nao é fantastico porque cá em casa há 2 207 (mais ou menos dessa altura) e apesar de funcionarem bem noto que a construção é pouco consistente.. por exemplo um fica com o botão de ejecção muito mais saído do que o outro quando a chave está fechada. Quanto à assistencia Peugeot e viatura de substituição admito ignorancia porque nunca li esse contrato em detalhe. Já agora, o carro nao arrancava com a 2ª chave? (a que nao tem ejector)

        Já agora, recomendo a compra da extensão de garantia +2 anos, o preço talvez compense (~320€)

        Quanto ao seguro, eu esperaria cobertura inclusive no periodo de imobilização, quando a viatura está indisponivel. Se ma negassem claramente mudava de seguro depois de falar com o mediador e lia bem o contrato (tambem tenho um bastante completo mas nunca o usei).
        Editado pela última vez por beowulf; 20 August 2009, 01:36.

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          #5
          O problema foi que quando o comando se abriu, tentei dar à ignição apenas com a parte metálica, ou seja, com a chave propriamente dita (como qualquer pessoa normal e leiga o faria), e não sabia que não o poderia fazer. Ao fazer isso, segundo eles, activou o sistema anti-roubo do carro e bloqueou o sistema. O comando de facto não é do mais resistente confesso, a mola já se tinha ido à mt tempo, o botão já mal funcionava, etc, mas dada a utilização intensiva que dou ao carro, e ao desgaste que a propria chave apresentava, paguei e calei para não arranjar problemas.... e diga-se de passagem que a chave no meio deste problema e nesta fase é o menos !!

          Recebi hoje um telefonema da peugeot a informar que estão com o carro ligado à plataforma em França (?) e que ainda ninguém conseguiu perceber que avaria é esta....
          Uma pessoa minha conhecida que tem um 207, mas já com 200.000km, disse-me que teve o mesmo erro no CB e que tiveram de substituir a válvula GR. Alguém sabe do que se trata ? Será que é esse o problema tão complicado de resolver ?

          Confrontei o rapaz do atendimento da oficina Peugeot com a obrigação de me fornecerem um carro de substituição conforme condições da Peugeot Assistance, e foi-me dito que enquanto não houver diagnóstico nada feito. Não estou propriamente preocupado porque tenho andado com o outro carro que temos cá em casa, mas esta atitude deles vai valer uma reclamação naquele livro encarnado que eles têm por lá, qualquer que seja o desfecho.

          Em relação ao seguro, também me ligaram hoje novamente, a dizer que estão em cima da situação com a oficina Peugeot e que assim que souberem qual a avaria, fornecem de imediato uma viatura de substituição. Evidente que já lhes disse ontem mesmo que iria mudar de seguro assim que me for possivel, porque é inadmissível pagar um extra todos os meses para usufruir desta cobertura e estar privado do meu automovel sem poder activar a cobertura.

          Darei desenvolvimentos mais tarde.... assim que os houver (se houver!)
          Editado pela última vez por xpgo; 20 August 2009, 23:16.

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            #6
            Só para vos fazer o update: faz amanha 15 dias que estou sem carro.
            Continua tudo na mesma, não há carro de substituição para ninguém, nem por parte da Santogal/Peugeot, nem por parte da seguradora.

            O serviço peugeot/santogal/autoreal é uma vergonha total e a seguradora GENERALI pior ainda.


            Vai seguir queixa no final para a administração das duas empresas, e em relação à seguradora vai seguir copia da mesma para o Instituto Português dos Seguros.


            Cumps

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