Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estado de São Paulo está mais seguro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estado de São Paulo está mais seguro

    São Paulo fecha 2008 com redução recorde de homicídios




    O Estado de São Paulo encerrou o ano de 2008 com o menor índice de homicídios dolosos (intencionais) de sua história recente. Desde 1999, quando a criminalidade atingiu os maiores níveis no Estado e foram registrados 12.818 homicídios desta natureza, a taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes não fechava o ano com um índice tão baixo: 10,6. Em comparação com aquele ano, a queda é de 70%. A informação é da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), da Secretaria da Segurança Pública, que divulgou, na manhã desta sexta-feira (30), a Estatística da Criminalidade do ano de 2008.

    Os homicídios dolosos vêm caindo anualmente no Estado desde 99 e, neste ano, a queda foi de 10,04% em comparação com 2007. O índice já está dentro da casa dos 10 homicídios por 100 mil habitantes – nível de países desenvolvidos, considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde da ONU. Com o número, que representa menos da metade da média nacional, que é de 24,5, São Paulo ajuda a reduzir o índice de homicídios dolosos do país.

    Durante apresentação das estatísticas criminais, realizada nesta sexta-feira, no auditório da SSP, o coronel Daniel Rodriguero, subcomandante da Polícia Militar, ressaltou que “as quedas dos índices fazem parte de um processo de longo prazo da segurança no Estado e da integração das polícias de São Paulo no combate à criminalidade”. “Os números mostram uma queda de centenas de homicídios dolosos de 2007 para 2008. Foram 451 pessoas a menos que morreram no estado”, explicou Paulo Bicudo, delegado geral adjunto.

    Em 2008, o número de homicídios culposos (sem intenção) supera o de homicídios dolosos (intencionais), com 4.979 casos contra 4.426. Desde março de 2007, a Secretaria da Segurança Pública e as polícias realizam operações Direção Segura para reduzir o número de mortes por acidentes de trânsito.

    Com a entrada em vigor da nova Lei de Embriaguez ao Volante, que habilitou a polícia a utilizar bafômetros na fiscalização dos motoristas, no segundo semestre de 2008, a PM intensificou a fiscalização, com operações mais freqüentes, e adquiriu 470 novos bafômetros, em um investimento de R$ 2,7 milhões por parte do Governo do Estado. Com isso, comparando com o ano de 2007, o número de homicídios culposos, cuja grande maioria decorre de acidentes de trânsito, apresentou queda de 3,63%, enquanto que o número de lesões corporais culposas, feridos no trânsito na maior parte dos casos, teve 6,06% de redução.

    O roubo de veículos é outro que apresenta queda em relação a 2007: 13,41%. Se comparados à frota de veículos de cada um desses anos, os números também apontam diminuição. Se levado em conta o crescimento da frota de veículos do Estado, a redução do número de roubos e furtos de veículos é ainda maior: 62%. Enquanto a frota paulista aumentou em 6 milhões de veículos desde 1999, o número de unidades furtadas ou roubadas diminuiu. Em relação a 1999, os roubos de veículos tiveram queda de 60,25%, enquanto que furtos de veículos reduziram 43,32%.

    Somados, os veículos roubados e furtados em 2008 totalizam 159.199. O trabalho policial, porém, conseguiu recuperar uma boa parte desses bens e devolvê-los aos seus proprietários: foram 62.096, que representam 39% do total.

    A produtividade das polícias no ano passado pode ser constatada ainda pelas 102.333 prisões realizadas ou pelas mais de 75 toneladas de drogas e mais de 20 mil armas apreendidas, por exemplo. “A atividade de tráfico, por exemplo, é policial. O aumento no número de casos registrados, de 10.525 em 1999 para 24.963 em 2008, mostra a excelência no trabalho policial”, explicou o coronel Rodriguero.

    Os furtos em geral apresentaram queda de 7,45% em relação a 2007. O número de extorsões mediante seqüestro também mantém a tendência de queda, que começou nesse caso a ser registrada em 2005. No último ano, foram 60 casos, contra 94 de 2007 – diminuição de 36,17%.

    O número de latrocínios caiu em comparação ao ano de 1999 - de 670 casos para 267 em 2008 - e se mantém constante desde 2006, quando foram registradas 266 ocorrências dessa natureza. Segundo o capitão Marcio da Silva, assistente da CAP, “a Secretaria busca diminuir esse número ano a ano e os dados mostram que a queda é acentuada se comparada ao ano de 1999”. Esse tipo de crime acontece geralmente quando o ladrão percebe qualquer esboço de reação da vítima. “Por isso, não vale a pena o enfrentamento em um momento de roubo”, recomenda Paulo Bicudo.

    Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública



    Um exemplo para o resto do país

    #2
    pois mas o problema é que lá estão 20 milhoes de pessoas

    e mesmo 10 por cada 100 mil inda dá muita morte.

    Comentário


      #3
      Bem, para quem assitiu àquela mini-revolução dos presos há cerca de 2-3 anos atrás, esta notícia soa a propaganda barata.
      Já agora, conheço muito gente que lá mora e o que me dizem é que aquilo, assim como o Brasil de maneira geral, está cada vez mais violento.

      estranho...

      Comentário


        #4
        Eu estou em Florianópolis há cerca de 1 mês e todos nós estamos um pouco espantados com a segurança que a cidade tem, ou pelo menos aparenta ter até agora...

        Nós andamos na rua tão à vontade como em Lisboa ou até Coimbra em certas zonas!

        Claro que São Paulo e o resto do Brasil não podem nem de perto ser representados por esta cidade.
        Sobre isso ainda não me posso pronunciar porque ainda mal saímos da ilha...

        Comentário


          #5
          Pelo que sei, toda a zona de Santa Catarina é bem mais calma. Além que as pessoas são bastante diferentes.

          É aquele Brasil que se calhar a maior parte dos Portugueses desconhece

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X