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OPINIÃO - FORD MONDEO 1.8TDCi ECOnetic

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    OPINIÃO - FORD MONDEO 1.8TDCi ECOnetic

    Boas a todos..

    Tenho um tio meu que circula habitualmente em Citroen C5 2.0 HDI e que está interessado em mudar para o FORD MONDEO 1.8TDCi ECOnetic quer para aproveitar a campanha de abate da Ford, mas acima de tudo porque o C5 dele tá com 235000 Km e ele acha que começa a ultrapassar a barreira do sensato meter-lhe 1000km por semana...

    Agradecia opiniões sobre:

    - custo de manutenção
    - fiabilidade do motor
    - consumos
    - habitabilidade e conforto
    - segurança


    Obrigado

    #2
    Consumos na ordem dos 6,5 litros aos 100, como saberás o Econetic ajuda a isso mesmo dado que têm inclusive um indicador de alteração de mudança. Têm bastante equipamento de segurança, o motor já têm algum tempo e não tenho queixa habitual de clientes. A nivel de conforto, há versões mais confortaveis a nivel de bancos mas tambem vão para outros preços.

    Comentário


      #3
      Se o carro não lhe dá problemas ele que o use até parar. Já que vai para o abate, é igual ir bom ou mau.

      Assim poupa dinheiro porque ele acaba por não desvalorizar. :P

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
        Se o carro não lhe dá problemas ele que o use até parar. Já que vai para o abate, é igual ir bom ou mau.

        Assim poupa dinheiro porque ele acaba por não desvalorizar. :P
        Obviamente que não é o C5 que vai para abate...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
          Consumos na ordem dos 6,5 litros aos 100, como saberás o Econetic ajuda a isso mesmo dado que têm inclusive um indicador de alteração de mudança. Têm bastante equipamento de segurança, o motor já têm algum tempo e não tenho queixa habitual de clientes. A nivel de conforto, há versões mais confortaveis a nivel de bancos mas tambem vão para outros preços.
          Pois.. isso dos bancos não sabia..
          Quem vai dos bancos do C5 para esses deverá sentir grande diferença...
          Vou-lhe dizer para experimentar..

          Obrigado pelas dicas, mas 6.5 lts/100km parece-me baixo para o peso do carro

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Tadeu Ver Post
            Pois.. isso dos bancos não sabia..
            Quem vai dos bancos do C5 para esses deverá sentir grande diferença...
            Vou-lhe dizer para experimentar..

            Obrigado pelas dicas, mas 6.5 lts/100km parece-me baixo para o peso do carro
            Isso depende sempre da condução, eu falo de consumo misto nas minhas mãos. É a expectativa que posso dar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Tadeu Ver Post
              Obrigado pelas dicas, mas 6.5 lts/100km parece-me baixo para o peso do carro

              Às vezes faz-me uma certa confusão o conceito utilizado do peso do carro, será que se associa o suposto tamanho do carro como sendo mais pesado? E a propósito sabes qual é o peso do carro?

              Só por curiosidade, o minha carrinha é mais pesada e neste último depósito tem uma média de 5,5 em cidade

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JARD70 Ver Post
                Às vezes faz-me uma certa confusão o conceito utilizado do peso do carro, será que se associa o suposto tamanho do carro como sendo mais pesado? E a propósito sabes qual é o peso do carro?

                Só por curiosidade, o minha carrinha é mais pesada e neste último depósito tem uma média de 5,5 em cidade
                O meu pai também tem feito boas médias com a s-max, na casa dos 6.2 (consumo misto), mas tem estado a baixar. a carrinha tem apenas 2 meses e 4 mil km (a/c desligado na maioria das vezes).
                A minha madrinha tem feito exactamente a mesma média, mas com um focus de 90 cv do mesmo mês (com a/c quase sempre ligado).

                é estranho porque a s-max tem feito médias semelhantes às que a c-max estava a fazer, com um modo de utilização igual

                Comentário


                  #9
                  Já agora, o Mondeo SW ECOnetic tem 1538kg...

                  Claro e como em qualquer carro, se lhe fôr colocado alguns extras, a tara aumenta.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Já agora, o Mondeo SW ECOnetic tem 1538kg...

                    Claro e como em qualquer carro, se lhe fôr colocado alguns extras, a tara aumenta.
                    Aumenta, mas não é assim tão significativo de forma a que se vá notar alguma coisa no rendimento do carro

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Já agora, o Mondeo SW ECOnetic tem 1538kg...

                      Claro e como em qualquer carro, se lhe fôr colocado alguns extras, a tara aumenta.
                      nota-se bem mais o peso de 5 passageiros e mala carregada!

                      se cada pessoa pesar em média 70kg, se forem 5 faz no total 350kg, fora a bagageira!
                      ora se o carro pesar 1500kg, já vai passar para mais de 1850 kg, em vez dos 1570 do automóvel + condutor!

                      Comentário


                        #12
                        Também sei de uma história em que um senhor metia gasolina em todas as estações de serviço, de forma ao carro ir mais leve e gastar menos!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JARD70 Ver Post
                          E a propósito sabes qual é o peso do carro?
                          LOL...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                            nota-se bem mais o peso de 5 passageiros e mala carregada!

                            se cada pessoa pesar em média 70kg, se forem 5 faz no total 350kg, fora a bagageira!
                            ora se o carro pesar 1500kg, já vai passar para mais de 1850 kg, em vez dos 1570 do automóvel + condutor!
                            Nada mais correcto, é verdade.

                            Mas apenas referi isso, porque muitas vezes a tara apresentada pelas marcas depois não irá estar certa com o que virá no documento ínico.

                            Num dos casos cá em casa, a marca anuncia 1290kg de tara, no entanto o livrete tem 1445kg

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Nada mais correcto, é verdade.

                              Mas apenas referi isso, porque muitas vezes a tara apresentada pelas marcas depois não irá estar certa com o que virá no documento ínico.

                              Num dos casos cá em casa, a marca anuncia 1290kg de tara, no entanto o livrete tem 1445kg
                              isso...se nos fossemos fiar em tudo que vem nos livretes e nas revistas...

                              por exemplo: o motor psa de 109 cv, na realidade tem cerca de 116! e no entanto, no livrete vem o correspondente a 109 cv, em kw

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                isso...se nos fossemos fiar em tudo que vem nos livretes e nas revistas...

                                por exemplo: o motor psa de 109 cv, na realidade tem cerca de 116! e no entanto, no livrete vem o correspondente a 109 cv, em kw
                                Mas então para que serve os valores base...

                                A tara que indiquei é o anunciado pela marca

                                Quanto à potência tal como indicas, é certo que pode variar, mesmo entre motores iguais poderás ter uma variação (sendo isto admitido pelas próprias marcas).

                                Comentário


                                  #17
                                  Ainda em relação à questão do peso, já me disseram, por exemplo, que um C5 com o motor 1.6 hdi era uma arrastadeira e sei lá o que mais, e eu questionei acerca da minha 308 SW e a resposta foi, ah mas isso é diferente, o C5 é maior, é mais pesado, a 308 não será assim....

                                  moral da história: tara do C5 - 1578 kg
                                  tara da 308 Sw - 1560 kg

                                  Por isso, acho que por vezes, o argumento peso é utilizado levianamente, sem se ter a noção exacto dos valores para se avaliar objectivamente, e no entanto, não é por a 308 ter esse peso, que não consigo fazer consumos na ordem dos 5,5 como referi à pouco, aliás já fiz 4,3 em estrada, por isso....
                                  Editado pela última vez por JARD70; 27 August 2009, 15:22.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Mas então para que serve os valores base...

                                    A tara que indiquei é o anunciado pela marca

                                    Quanto à potência tal como indicas, é certo que pode variar, mesmo entre motores iguais poderás ter uma variação (sendo isto admitido pelas próprias marcas).
                                    já agora
                                    tenho verificado nos testes da revista guia do automóvel e não só, em que nos testes a usados referem que o carro ganho, por exemplo 6cv, 10cv, 1cv...comforme as circunstâncias.

                                    Isto é de todo verdade?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      já agora
                                      tenho verificado nos testes da revista guia do automóvel e não só, em que nos testes a usados referem que o carro ganho, por exemplo 6cv, 10cv, 1cv...comforme as circunstâncias.

                                      Isto é de todo verdade?

                                      É perfeitamente possível. Em engenharia há tolerâncias do tipo mais meio milímetro menos meio milímetro. Por isso, até podes ter dois carros iguais com motor igual e um deles acusar 90 cavalos e o outro acusar 89 ou 91...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esse motor é um cancro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por billas Ver Post
                                          Esse motor é um cancro.
                                          Assim como alguns posts que caem assim vindos do nada....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quem diz é quem é.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por billas Ver Post
                                              Esse motor é um cancro.

                                              Claro que é... por isso é que o do meu tio tem "somente" 290.000kms... que cancro de motor... ao menos que rebentasse aos 100.000kms que, tal como todos sabemos, é o que fazem os motores "não-cancro" que por aí andam.

                                              Enfim... é com cada um...

                                              Ao menos explica porque achas que é um cancro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Das tu os parabens ao teu tio ou queres que eu lhe mande um postal ?
                                                Sei isto de fontes internas onde fui desaconselhado a comprar algum carro com esse motor, para alem de ter um caso na familia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por billas Ver Post
                                                  Das tu os parabens ao teu tio ou queres que eu lhe mande um postal ?
                                                  Sei isto de fontes internas onde fui desaconselhado a comprar algum carro com esse motor, para alem de ter um caso na familia.

                                                  Optimo. Pelo menos agora já fundamentaste a tua opinião.

                                                  Talvez para a próxima o faças em vez de dares opiniões do género da que deste de inicio.

                                                  Dispenso no entanto a ironia. Eu fundamentei a minha opinião. Tu não.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O 1.8 tdci cancro??

                                                    O 1.8 é o velhinho endura di certo?

                                                    E é cancro??

                                                    Tomara tu teres um cancro destes que faz milhares de kms

                                                    Enfim remete-te á tua ignorancia

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                      O 1.8 tdci cancro??

                                                      O 1.8 é o velhinho endura di certo?

                                                      E é cancro??

                                                      Tomara tu teres um cancro destes que faz milhares de kms

                                                      Enfim remete-te á tua ignorancia
                                                      A base é a mesma do 1.8 TDDI (90) e do 1.8 TDCI (115), foi alterada a injecção, turbos, electrónica, etc...
                                                      Esse motor é usado numa vasta gama Ford.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                        Claro que é... por isso é que o do meu tio tem "somente" 290.000kms... que cancro de motor... ao menos que rebentasse aos 100.000kms que, tal como todos sabemos, é o que fazem os motores "não-cancro" que por aí andam.

                                                        Enfim... é com cada um...

                                                        Ao menos explica porque achas que é um cancro.
                                                        É um cancro em que sentido?

                                                        Concordo que é pouco coperante abaixo das 2000rpm, mas após isso passa-se o contrário. Comparando com o 1.6 de 109cv, o 1.8 em estrada é bastante mais cooperante e o consumo é semelhante.

                                                        cá em casa mora uma s-max e já morou uma c-max (109)

                                                        de qualquer das maneiras, se o cancro só apareçe aos 290 mil km, posso estar descansado porque nessa altura o carro já terá cerca de 12 anos! e não estará cá!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                          É um cancro em que sentido?

                                                          Concordo que é pouco coperante abaixo das 2000rpm, mas após isso passa-se o contrário. Comparando com o 1.6 de 109cv, o 1.8 em estrada é bastante mais cooperante e o consumo é semelhante.

                                                          cá em casa mora uma s-max e já morou uma c-max (109)

                                                          de qualquer das maneiras, se o cancro só apareçe aos 290 mil km, posso estar descansado porque nessa altura o carro já terá cerca de 12 anos! e não estará cá!

                                                          Talvez não tenhas entendido mas expressei-me num tom irónico em resposta a um utilizador anterior. Obviamente que esse motor não é nenhum cancro e tem provas mais do que dadas ao longo dos anos. Só mesmo alguém desatento é que pode julgar esse motor um "cancro". Não é por um unico caso em que possa ter havido problemas que se pode tirar uma conclusão sobre a generalidade.

                                                          Comentário

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