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    Focus - Aumento de Potência...

    Hoje fui confrontado por um amigo que me perguntou porque não aumentava os 109 CV de potencia do meu carro para 134CV.

    A conversa entusiasmou-me bastante, era um grande salto qualitativo.

    Mas as questões que coloco são as seguintes, para o caso de alguém me conseguir elucidar.

    O carro vai gastar mais? Vai ter implicância em termos de estabilidade?

    Já agora é proibido pelas autoridades?

    #2
    nao e proibido pelas autoridades.
    pelo menos no caso de um primo, k alterou um punto multijet, gsta menos, estabilidade n se dota muita diferença, klaro k nao estas propriamente a andar num carro topo de gama...

    Comentário


      #3
      Com tudo devidamente legalizado, não terás problemas.
      Convém é ter atenção que esses upgrades te podem fazer perder garantia...

      Comentário


        #4
        Esse upgrade por acaso não é feito na própria Ford? É que não és o primeiro de quem ouvi falar desse valor de potência...

        Se assim for, não perdes a garantia e é totalmente legal.Normalmente só é feito esse upgrade,caso os clientes assim o desejam...por ex.,a Alfa na altura dos 155 tinha um chip que colocava nos 1.8TS que lhes dava mais uns cv e lhe tirava o corte.

        Dai não me admirasse que esse upgrade fosse "made by Ford", com garantia total da marca.

        Comentário


          #5
          Por acaso é aconselhado por alguém da Ford, com a certeza de não se perder a garantia.

          A unica dúvida que tenho é os possiveis maleficios desta operação para a viatura.

          Comentário


            #6
            Então se é aconselhado por alguém da Ford, vai em frente...a única coisa que perdes são os € na carteira.

            A aumento de cavalos não vai afectar tanto os consumos e de certeza está de acordo com o material usado, até porque é um aumento de apenas 25cv, dai que o motor e transmissão sejam perfeitamente capazes de aguentar o acrescimo de potência.

            Como te digo, vai em frente.

            Comentário


              #7
              Eu tenho um motor igual, em termos de perfomance foi o que poderia ter feito de melhor.Reprogramei a centralina. A fiabilidade tem mantido, apesar da embraiagem ás vezes...patinar. Consumos depende, mas nunca consegui baixar, antes pelo contrário. A fundo em AE a 200km/h, vou a 4000rpm, médias de 8,5 l\100km (A fundo gasta mais). A descer passa dos 230km/h no ponteiro. A 3ª e 4ª ficaram explosivas, o carro chega aos 180 km/h em menos de nada, dá para dar cartas aos fumarolas. A subir íngreme em AE, como em Minde consegues manter os 180. Em recta 220km/h. Não há consumo de óleo a mais, apenas tenho notado algum fumo nas primeiras acelarações, mas nada de alarmante, o tipico destes motores . Não é detectável nas revisões, apenas poderás ter de reprogramar novamente após a revisão porque há oficinas que reprogramavam a centralina na totalidade após a revisão. Agora já não o fazem dessa forma.A andar a ritmos calmos, tanto antes como agora nunca consegui baixar dos 5l/100km, tipo estrada nacional sem ultrapasagens ou AE a 110 km/h.
              A 1ª tem muita força, a 2ª também. A 5ª está sempre pronta a responder. Já fiz 100.000 km com a reprogramação, continua impecável.
              Mas recomendo a quem possa a pegar no 2.0 tdci,hdi.
              As autoridades não detectam.
              Em termos de comportamento ou estabilidade, nota-se como o carro tem mais potência, haverá maior exigência dos travões e dos amortecedores. Mas nada descomunal. Por exemplo, o meu não tem controlo de tracção e em certas curvas acelero fundo a 2ª e ele foge todo, tiras o pé do acelarador e fazes o que queres.
              Convém fazer a manutenção habitual, não puxar a frio e deixar arrefecer o turbo.

              Comentário


                #8
                Dados fabricante:
                Binário Máximo: 260 N.m
                Potência Máxima: 110 cv

                Antes da Reprogramação:
                Binário Máximo: 269,3 N.m ás 2300 rpm
                Potência Máxima: 119,2 cv ás 4125 rpm

                Após Reprogramação:
                Binário Máximo: 360,6 N.m ás 1884 rpm
                Potência Máxima: 148,8 cv ás 4359 rpm

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por mazda3d

                  Dados fabricante:
                  Binário Máximo: 260 N.m
                  Potência Máxima: 110 cv

                  Antes da Reprogramação:
                  Binário Máximo: 269,3 N.m ás 2300 rpm
                  Potência Máxima: 119,2 cv ás 4125 rpm

                  Após Reprogramação:
                  Binário Máximo: 360,6 N.m ás 1884 rpm
                  Potência Máxima: 148,8 cv ás 4359 rpm
                  Eh lá! Isso parece-me muito aliciante!

                  Tenho uma Focus TDdi de 90cv. Por quanto é que me ficaria uma reprogramação dessas e qual seria o aumento de potência?

                  Comentário


                    #10
                    Fiz a minha na Brandoa no Almeida & Lamas - irrepreensiveis:

                    http://www.almeida-lamas.pt/media.php?id=51

                    Em Dezembro de 2004 custou-me 650+IVA
                    Sei que há casas mais baratas, tal como há casas profissionais, são opções.
                    Num tddi deves conseguir uns 30cv isso deve subir para os 120 cv na boa

                    Comentário


                      #11
                      Pode gastar menos..o mesmo ou mais...mas andara bem mais...e mais disponivel...

                      Comentário


                        #12

                        Tenho um Focus 1.6Tdci e vou acompanhar esta thread com atenção.

                        Há mais alguém que tenha feito a reprogramação?
                        Experiências precisam-se.

                        Comentário


                          #13
                          e tem garantia da FORD?? de certeza? parece estranho...

                          Comentário


                            #14
                            Boas, as programações quanto a mim obedecem a umas quantas regras:

                            Se o carro estiver na garantia, nem arrisquem, ou é feito na marca, e acordado que a garantia se mantém, ou chapéu, normalmente quando colocam o carro na máquina avisa logo que existe irregularidade!!!

                            Existe a hipotese de "meter" uma box, (normalmente mais caro), antes de cada revisão, sacam a ficha e não se passa nada... ;)

                            Cuidado com os "curiosos", uma má repro pode "matar" o nosso carrinho.

                            Depois, não subam o nível de potencia muito mais que 30 cavalos, fica muito louca a diferença, mas depois embreagem, fiabilidade, adeus!!!

                            Manter os mesmos cuidados do dia a dia, deixar aquecer bem antes de puxar, deixar o carro a trabalhar durante alguns segundos antes de desligar, etc etc...

                            De resto aconselho, ganha-se em agrabilidade, os consumos só aumentam em alta velocidade, o carro fica mais possante, e depois é engraçado ver a cara da malta a pensar: "Mas se aquele carro é igual ao meu, porque diabo já lá vai em cima e eu ainda estou aqui???" :D

                            Espero ter contibuido

                            Abraços

                            Comentário


                              #15
                              Pelos valores que estas a dar (de 109 para 134) parece mais ser BOX do que Reprogramação.
                              Com a reprogramação consegues quase sempre um bocadito mais, pelo facto de se poder alterar mais parametros do que com a BOX.
                              A diferença é que a BOX é um simples "Hardware" que podes facilmente retirar para qualquer eventualidade e fica como antes! ;)
                              Se o carro em questão estiver na garantia e tiver qualquer problema, mesmo que não esteja directamente relacionado com a reprogramação vai sempre ser motivo da avaria para a marca.... [xx(]
                              Com a BOX eles não tem como provar nada...

                              cumps,
                              [dio]

                              Comentário


                                #16
                                axo os valores apresentados pela almeida&lamas muito inflacionados [8)]
                                digo isto, porque já vi um 1.6 hdi medido num banco de potencia diferente (MAHA) e com 150cv e 340nm ja a embraiagem patinava por todos os lados.

                                já agora, eu tenho um 2 litros reprogramado com 166cv e 380nm ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  No final de Agosto acaba a garantia oficial da marca por norma da união europeia - 2 anos, como em ano e meio ultrapassei os 100.000km, logo não vou ter direito a 3 anos de garantia. As garantias de fábrica são uma tanga, constatei recentemente que a mazda, ou merzda com muitos lhe chamam tem uma característica ingrata. O veículo tem mais de 100.000km, pois bem a garantia acabou, tenha ele um ano, dois anos (conforme a legislação EU) ou 3 anos segundo a marca. A política varia de concessão para concessão, uns são mais permissivos que os outros. Já tive de efectuar troca de peças no motor durante a garantia, mas as semanas em que o carro esteve parado por FALTA DE PEÇAS nunca foram pagas ou existiu uma viatura de cortesia. Enfim, saiu tudo do bolso. Para quem faz 6000 km mensais, custa. A meu ver as garantias da marca e tendo em base a minha experiência são boas enquanto duram por motivos de segurança e confiança do consumidor, no entanto OBRIGAM-NOS a recorrer e a PAGAR a assistência e o SAV da mesma. Como em tudo os carros são uma questão de sorte. Um carro reprogramado ou mexido tem tendencialmente um desgaste maior, sofre mais exigências do condutor, poderá estar sujeito a um nível de rotação e utilização diferente, no entanto o saber tirar partido e dar uso à máquina tem as suas virtudes.
                                  Experimentem nos novos motores diesel, que a meu ver são frágeis, demasiado rotativos e voláteis, nomeadamente os turbos e os injectores. A minha viatura em 22 meses fez 130 M km, reprogrameio aos 19 M km e a meu ver foi a melhor coisa que fiz, hoje consigo fazer subidas mais à vontade, posso utilizar o AC em qualquer circunstância, pois o motor agora sim tem binário suficiente para o utilizar e não consumir desalmadamente como antes.
                                  O mecânico que faz as revisões sabe que o carro está reprogramado, inclusivé ele tem um modelo igual ao meu e está a ponderar colocar uma box, no entanto ele na oficina não consegue detectar a reprogramação do meu carro, apenas quando o conduz. Tive inúmeras falhas com o medidor de massa de ar, a resposta da Mazda foi efectuar limpeza, mas tal como eu, todos os outros condutores da mesma altura tiveram o mesmo problema e não tinham os carros deles modificados. Vejam que neste momento estamos a encontrar diversas marcas amigas da reprogramação e que a mesma tem de ser invisível e/ou indetectável. Para variar, que desenvolvimento da mesma temos em Portugal? Um "curioso" e diversos importadores com algum know-how. Noutros países da Europa Central a reprogramação ou a adicção de caixas para aumentar a potência é banal, lá os seguros, os impostos calculam-se pela potência declarada, não como aqui que impostos pela cilindrada e seguros pelo valor e afins. Há todo o interesse em que um carro reprogramado não seja detectável no sistema informático de controlo e check-up.
                                  As marcas fazem-no e recorrem a estas e outras oficinas para verificações e testes, mas nunca com os carros dos clientes.
                                  Vejam o caso da PowerBox da Toyota, das caixinhas da BMW, da Mercedes, entre outros. Aumentam o preço em troca da garantia, para que continuemos a alimentar o SAV, que é onde as marcas e qualquer empresa consegue fazer algum dinheiro. Hoje não é a vender bens que se faz fortuna mas sim a vender serviços e complemtentos. Já ponderaram que o combustível acaba por ser a despesa corrente que temos uma expectativa mais certa e nunca ponderamos os custos de manutenção, desvalorização, seguros, entre outros. A malta pensa no factor consumo e poucos passam em diante nas contas.
                                  Se conduzirem um carro com a centralina correctamente modificada da mesma forma que conduzirem o carro normal e derem os devidos cuidados e manutenção irão ver que ambos terão a mesma durabilidade e fiabilidade.

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                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por jmgfn

                                    Hoje fui confrontado por um amigo que me perguntou porque não aumentava os 109 CV de potencia do meu carro para 134CV.

                                    A conversa entusiasmou-me bastante, era um grande salto qualitativo.

                                    Mas as questões que coloco são as seguintes, para o caso de alguém me conseguir elucidar.

                                    O carro vai gastar mais? Vai ter implicância em termos de estabilidade?

                                    Já agora é proibido pelas autoridades?
                                    Este Forum já tem muitas informações acerca do resultado das "repros" ainda assim vejo que algumas das respostas contradizem isso.

                                    Bom, para começar QUALQUER REPRO QUE DÊ MAIS POTÊNCIA AO CARRO FAZ GASTAR MAIS POIS É INJECTADO (entre outras coisas que a repro faz) MAIS GASÓLEO/GASOLINA. SÓ EM SITUAÇÕES MUITO PONTUAIS GASTARÁ MENOS...QUANDO MUITO, PARA UMA CONDUÇÃO CALMA E IGUAL À QUE FARIAS SEM REPRO, TERÁS O MESMO CONSUMO. Isto não significa que o carro fique a gastar muito mais...depende de quem faz a repro, do carro/motor, etc.

                                    A fiabilidade, tirando os azares, É O DONO QUE A FAZ, quer tenha REPRO quer não. Contudo, a longo prazo, é natural, que se possa notar alguma diferença na fiabilidade, isto partindo do princípio de que quem faz a repro tem a noção exacta dos limites do hardware (Binário para a embraiagem, etc), pressão para o turbo, etc. Com esses limites cumpridos, o que pode acontecer, é que quem tem o pé pesado, terá mais cedo entuais chatices. A minha opinião é: se tens o pé pesado, não faças repro. Se conduzes de modo normal e respeitas as regras de carros turbinados, então certifica-te que fazes a repro com quem sae, e não necessáriamente com o mais barato ou o amigo do amigo e antes pocura saber o que queres para a repro e depois pede também a opinião do "xispalheiro". Estou a chegar aos 100.000kms com um 1.9 TDi 150 reprogramado desde os 38.000kms. Zero problemas em mais de dois anos!

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