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No covil do lobo mau - visita à fábrica porsche (Leipzig)

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    No covil do lobo mau - visita à fábrica porsche (Leipzig)

    Na passada sexta-feira tive o mais espectacular dia da minha vida dedicado aos automóveis e um dos melhores em absoluto. Fiz uma visita à fábrica da Porsche em Leipzig, com um extenso programa:

    10.30 – Visita à fábrica (linha produção Cayenne e Panamera) e ao centro de atenção ao cliente
    12.30 – Pilotar um 997 4S em pista
    13.30 – Andar de lado em pista no Cayenne Turbo conduzido por um piloto
    13.45 – Almoço
    15.00 - Pilotar um Cayenne em todo o terreno
    16.00 - Andar em pista num GT3 CUP conduzido por um piloto profissional.

    A visita foi feita integrada num grupo de entusiastas de automóveis todos portugueses e incluiu também um programa cultural de visita a Leipzig e Dresden, ambas na ex-Alemanha de Leste. Posso-vos dizer que aquela região tem um encanto muito especial e uma monumentalidade fantástica. Mas como isto é um fórum de automóveis vou-me focar no dia dedicado à Porsche.

    À chegada às instalações fomos recebidos por uma simpatiquíssima Relações Públicas que começou por nos fazer uma apresentação das instalações. O edifício principal é onde funciona o customer care, restaurante panorâmico, museu, etc., há a fábrica propriamente dita, há uma pista com várias possibilidade e dois percursos principais, uma pista todo o terreno e ainda bastante espaço de espansão.

    Depois iniciou-se a 1º parte do programa com a visita à fábrica. A qualidade e rigor impressionam muito na linha de montagem, que é comum aos dois modelos Cayenne e Panamera. É rigorosamente proibido fotografar, pelo que as pessoas são aconselhadas a deixar máquinas e telemóveis antes de iniciar a visita. A fábrica não faz os motores nem a assemblagem da carroçaria que recebe de Estugarda, mas faz o casamento de ambos, montagem de vidros, tablier, etc. e todo o controlo de qualidade. É como visitar a fábrica do pai natal, uma autêntica fábrica de brinquedos de gente crescida. Foi aqui que foram produzidas as 1.270 unidades do CGT.

    Depois de um cafezinho, passámos então à 2ª actividade que é como quem diz à pista. O 1º passo é conhecer o piloto de testes e instructor que nos acompanhará o resto do dia e ouvir o seu briefing sobre a actividade seguinte. Este felizardo que tem provavelmente aquela que é a melhor profissão do mundo, passa os dias a conduzir porsches nas mais diversas situações. A forma de ele estar presente e nos ir dando feedback é através de um intercomunicador que cada um de nós tem no carro, pelo que todos ouvimos as correções de todos, o que vai ajudar a esta rápida adaptação e aprendizagem.

    Do grupo, 9 de nós ia-mos estar em pista, tendo 8 previamente escolhido 911 997s para conduzir e 1 escolhido o Cayman. Nem sequer sabíamos exactamente que modelo dos 911 e cayman era. Quando saímos para os carros a boa surpresa é que era tudo S. Ou seja 1 cayman S dos novos de 320 cv e 8 911s de 385 cv , alguns coupé, outros targa e outros cabrio e todos com excepção de um dos 911 com caixa PDK.

    A mim calhou-me um C4S Cabrio PDK com jante 19, pneus 305 atrás e travões de cerâmica.

    As regras eram que podíamos ir no modo sport que torna as ajudas mais permissivas e a resposta do carro mais incisiva mas não podíamos desligar as ajudas. E a ideia era disfrutar ao máximo sem discurar a segurança, por isso ultrapassar não era permitido. O ritmo teria que ver com a avaliação deles dos nossos skills.

    Antes de começarmos a fazer voltas à pista começamos com um exercício de travagem de emergência e slalon, para nos habituarmos ao carro. Primeiro uma travagem a fundo a 80 km/h com uns pinos pouco depois (alguns ainda os derrubaram) que implicava à medida que o exercício ia avançando travar a fundo e desviarmo-nos simultaneamente, depois a velocidade foi sendo incrementada. Estes exercícios foram preciosos para começar a sentir o “animal” e as suas gigantescas potencialidades.

    A seguir as voltas à pista, sempre atrás do instructor, em fila com algum espaço de segurança pelo meio, sendo que o ritmo tinha a ver com o comportamento do grupo. Cada vez que passávamos pela recta da meta o carro que seguia imediatamente atrás do instructor deixava-se ultrapassar por todos de forma a todos poderem ir directamente atrás do instructor pelo menos uma vez.

    Fizemos a versão mais curta da pista que tem uma zona de sobe e desce impressionante em termos de inclinação e o ritmo foi muito bom, sendo precioso ir ouvindo as instruções via rádio e ir vendo as trajectórias dos outros e experimentando pequenas alterações a cada volta.

    Eu apesar de me considerar um condutor razoável era dos menos experientes do grupo. Alguns dos outros tinham inclusivamente experiência de competição, quase todos tinham mais do que um porsche e outros carros desportivos. Mas empenhei-me ao máximo e consegui não destoar do ritmo bastante forte do nosso grupo. O carro é um assombro, com um motor fortíssimo a todos os regimes, um grip que nos permite coisas impensáveis e um comportamento e feedback absolutamente divinais. Fazer curvas com pequenas derivas e fazer o carro rodar a traseira sempre com enorme controlo é fácil. A cx é rapidíssima embora de facto a colocação dos manípulos no volante não seja a mais intuitiva. Tudo muito progressivo e controlável. Mas quando acabamos as cerca de 15 voltas mais a de arrefecimento tinha a t-shirt completamente encharcada nas costas.

    A seguir o Cayenne Turbo. 3 pessoas mais o piloto de cada vez e vemos como é que se conduz um monstro de 2,3 toneladas e 500 cv depressíssima e muitas vezes completamente de lado e a deixar uma nuvem de fumo de pneu atrás. Impressionante o ritmo e as mãos do tipo, bem como a qualidade da Dinâmica deste porsche mais gordo e alto. 500 cv é muita fruta, para dar uma ordem de grandeza o Cayenne turbo é mais rápido dos 0-100 que um M3 E46. Ia-mos sempre com as ajudas desligadas e os pneus em cada paragem até queimavam. É um belo exercício, nomeadamente para os SUVocepticos.

    Depois de um magnifico almoço com vista para a pista fomos à pista TT com os Cayennes. Para este exercício era-mos 10 condutores e 2 instrutores, ou seja um total de 12 SUVs, quase todos a versão base (V6 3.6 de 290 cv) mas com pneus TT e suspensão pneumática.

    As regras eram irmos sempre em reductoras e nalgumas situações metermos a suspensão pneumática no máximo de altura. Os obstáculos eram desde uma subida a 60º, até atravessar uma vala de água, passando por situações em que apenas 2 rodas tocavam no chão, inclinações laterais extremas, etc. Muito bom, fiz tudo com alguma tranquilidade, na verdade já tive algumas experiências TT deste género. Mas os carros passavam o teste com distinção, tudo parece fácil com a tecnologia disponível. Este era um bom exercício para os que acham que os SUV s só servem para subir passeios.

    Por fim a cereja no topo do bolo – 3 voltas num GT3 cup pela variante maior do circuito. O GT3 cup é mais potente que o GT3 RS, tem menos 200 kg e cx sequencial e slicks. Ou seja um carro de competição puro e duro, um serial killer de km. Para terem uma ideia ao fim de cada uma das 3 voltas, com cada um de nós, era medida a pressão dos pneus e feitos acertos. As pressões são diferentes de cada lado por causa de haver mais curvas para a direita.

    A experiência é alucinante, o ritmo a que tudo se passa é insano, o ronco, os ruídos da transmissão, as reduções é tudo aquilo que supunha e ainda mais. Andar na montanha russa ao pé disto é amendoins. Posso-vos confidenciar que até chorei num misto de adrenalina, emoção e alegria. Para mim foi o culminar de longos anos de paixão pelos automóveis num momento inesquecível e dos melhores de toda a minha vida.

    É importante referir que o grupo com que fui era espetacular feito de verdadeiros apreciadores de automóveis, que pareciam putos numa fábrica de chocolates, apesar de parte deles já terem mais de 10 anos mai que eu e que a minha querida mulher foi comigo e andou em tudo, até no GT3 e adorou.

    Para acabar o dia uma visita à loja e ao pequeno museu com magníficos exemplares, nomeadamente de competição.

    Obrigado aos que leram até ao fim esta pequena partilha, estou à vossa disposição para esclarecer dúvidas ou esmiuçar um ou outro pormenor que vos interesse.








    #2
    Parabéns

    Também adorei quando lá estive...A mim "apenas" me calhou andar num GT3 à pendura

    hehe..também viste a placa do número de CGT´s produzidos :p

    A menina das relações públicas falava português?

    Comentário


      #3
      se o cup é assim nem imagines o RSR com mais 100 cv....

      obrigado pelo relato


      cumprimentos

      Comentário


        #4
        Bem, que dia espectacular ...

        Como aconteceu a viagem ? Foi combinado ou proposto pela Porsche ? É comum esta "abertura" da fábrica ?



        Sinceramente, muitos parabens pelo magnifico dia obrigado pela partilha .

        Comentário


          #5
          Post cheio de emoção à mistura!

          Parabéns pela descrição e fiquei com inveja!

          Gostava de experimentar isso tudo!

          Um abraço, by Filas

          Comentário


            #6
            impecavel! =)

            Comentário


              #7
              Excelente post!

              Onde ponho o nome? Também quero....

              Como ficou o Cayman no meio dos outros?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                Bem, que dia espectacular ...

                Como aconteceu a viagem ? Foi combinado ou proposto pela Porsche ? É comum esta "abertura" da fábrica ?



                Sinceramente, muitos parabens pelo magnifico dia obrigado pela partilha .

                as visitas são organizadas pela propria fábrica


                cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  como te foi proporcionado tudo isso?

                  como me posso inscrever para passar um dia como esse?

                  obrigado pela partilha

                  Comentário


                    #10
                    A tua discrição é tao intensa e alucinante que transmite uma ponta da emoçao que sentis-te!

                    Fantastico!

                    subscrevo perguntas feitas antes, como se consegue proporcionar uma experiencia desse genero?

                    Comentário


                      #11
                      Fdx! Também quero!

                      Isso é que são umas férias!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                        como te foi proporcionado tudo isso?

                        como me posso inscrever para passar um dia como esse?

                        obrigado pela partilha
                        Também gostava de saber

                        Imagino a tua alegria v7

                        Comentário


                          #13
                          Excelente relato!

                          Parabéns pois através das palavras consegues transmitir muito bem tudo aquilo que se passou.

                          A sensação de andar num carro criado e pensado para pista deve ser transcendental!

                          Há de chegar a minha vez.

                          Comentário


                            #14
                            Um relato de um verdadeiro aficionado, muito bom v7!

                            Um sonho para cumprir no futuro.

                            Comentário


                              #15
                              Excelente relato.
                              Achei enternecedor que te tenhas feito acompanhar da cara metade e ela também tenha adorado a experiencia.Cumplicidade a 2!
                              Se toda a experiência aparenta ter sido um must, o GT3 cup deve ter sido algo de verdadeiramente alucinante.
                              A cereja no topo do bolo teria sido seres tu a conduzi-lo mas entendo as restrições da Porsche neste campo.
                              Já agora, o resto da malta do grupo eram tugas ou bifes?
                              Acho que depois desta vivÊncia tão intensa, n podes sair da marca.
                              Começa já a pensar num S.

                              * O 911 C4S: tb andei no AIA mas Manual. Acabaste por habituar te à PDK? Referiste pouco intuitiva.

                              Comentário


                                #16
                                Relato emocionante

                                Dá vontade de fazer uma visita igual!

                                Grande partilha


                                Cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Que grande tópico! Belo relato!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Muito bom o relato , imagino a adrenalina no gt3 cup !!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                      Parabéns

                                      Também adorei quando lá estive...A mim "apenas" me calhou andar num GT3 à pendura

                                      hehe..também viste a placa do número de CGT´s produzidos :p

                                      A menina das relações públicas falava português?
                                      A menina falava um português espanholado muito razoavel

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acordaste o invejoso que há em mim!

                                        Parabéns!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Gostei de ler, dá vontade de fazer o mesmo.

                                          Podes partilhar connosco os valores em que fica uma "brincadeira" dessas?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fantástico. Deduzo então que a tua esposa tivesse andado contigo à pendura quando foste tu a conduzir...
                                            Obrigado pelo relato e que bom que pudeste ter um dia assim!!!
                                            e já agora, já tiveste oportunidade de conhecer variados motores...como classificas o 3.8 que conduziste face ao 4.0 do M3 e aonde posicionas o do GT3 CUP (certamente que toda a envolvente sonora e mecânica amplifica tudo mas mesmo assim...) tendo em conta por exemplo, o poderio do 55AMG que já pudeste sentir...(sabes que eu gosto sempre de saber mais em pormenor as capacidades e qualidades dos motores, para além do conjunto completo que representa um automóvel deste nível)....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                                              Bem, que dia espectacular ...

                                              Como aconteceu a viagem ? Foi combinado ou proposto pela Porsche ? É comum esta "abertura" da fábrica ?



                                              Sinceramente, muitos parabens pelo magnifico dia obrigado pela partilha .
                                              Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                                              como te foi proporcionado tudo isso?

                                              como me posso inscrever para passar um dia como esse?

                                              obrigado pela partilha
                                              Isto foi uma visita organizada particularmente, paga e para algumas das actividades com um nº minimo de pessoas (no GT3 tinham que ser pelo menos 6).

                                              A fábrica tem estes programas. Este grupo estava recomendado pela Porsche Ibérica e fomos tratados nas "palminhas" além de que é excelente poder partilhar em loco comentários e as emoções de um dia destes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                                                Excelente relato.
                                                Achei enternecedor que te tenhas feito acompanhar da cara metade e ela também tenha adorado a experiencia.Cumplicidade a 2!
                                                Se toda a experiência aparenta ter sido um must, o GT3 cup deve ter sido algo de verdadeiramente alucinante.
                                                A cereja no topo do bolo teria sido seres tu a conduzi-lo mas entendo as restrições da Porsche neste campo.
                                                Já agora, o resto da malta do grupo eram tugas ou bifes?
                                                Acho que depois desta vivÊncia tão intensa, n podes sair da marca.
                                                Começa já a pensar num S.

                                                * O 911 C4S: tb andei no AIA mas Manual. Acabaste por habituar te à PDK? Referiste pouco intuitiva.
                                                Foi excelente poder partilhar uma coisa destas com a pessoa com quem partilho a cama e outras coisas

                                                O resto do grupo eram Portugueses e praticamente todos porschistas, que é como quem diz amantes da marca e proprietários (alguns com vários modelos).

                                                Havia quem tivesse RS 2.7 (os mais entendidos sabem da importância deste carro) 996 turbo, 997 GT3, 993 RS, etc. além dos mais normais 996, 997 e Boxsters.

                                                Adaptei-me razoavelmente à caixa, mas os comandos não são de facto os mais intuitivos. As passagens tanto para cima como para baixo são muito rápidas e ele se esgotar uma mudança não passa sozinho, como nas outras cxs sequeciais em que tinha conduzido.
                                                Editado pela última vez por v7; 14 September 2009, 10:22.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                  Gostei de ler, dá vontade de fazer o mesmo.

                                                  Podes partilhar connosco os valores em que fica uma "brincadeira" dessas?
                                                  Os valores estão disponiveis on-line no site da porsche leipzig.

                                                  É muito dinheiro, mas vale a pena face a qualidade do programa. Cada actividade tem o seu preço.

                                                  Claro que a juntar a isto há a viagem e alojamento.

                                                  Recomendo vivamente

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                                                    Fantástico. Deduzo então que a tua esposa tivesse andado contigo à pendura quando foste tu a conduzir...
                                                    Obrigado pelo relato e que bom que pudeste ter um dia assim!!!
                                                    e já agora, já tiveste oportunidade de conhecer variados motores...como classificas o 3.8 que conduziste face ao 4.0 do M3 e aonde posicionas o do GT3 CUP (certamente que toda a envolvente sonora e mecânica amplifica tudo mas mesmo assim...) tendo em conta por exemplo, o poderio do 55AMG que já pudeste sentir...(sabes que eu gosto sempre de saber mais em pormenor as capacidades e qualidades dos motores, para além do conjunto completo que representa um automóvel deste nível)....
                                                    Sim, andou comigo ao volante no 997 e no Cayenne e com o piloto no Cayenne turbo e no GT3.

                                                    O 3.8 6 boxer porsche está aproximadamente ao mesmo nivel do 4.0 V8 BMW. A sonoridade e respostas são fabulosas e ambos se conseguem conduzir devagar, embora no modo sport sejam quase demasiado brutos na resposta ao acelerador (por isso tem a possibilidade de andar em modo normal).

                                                    Curiosamente o porsche tem 420 nm de binário máximo o que é mais do que os 400 nm do BMW e o BMW tem a vantagem dos 420 cv em relação aos 385 do Porsche. Mas não se sente isso, ou seja o BMW não é mais rápido.

                                                    Na prática fico com a ideia de que o M3 nunca será mais rápido e creio que em termos dinâmicos o porsche está ligeiramente acima. Ambos são excelentes mas o 997 é um carro que me parece conceptualmente mais desportivo e seria sem duvida a minha escolha.

                                                    Mais do que dizer qual é melhor (deixo esse trabalho para os jornalistas, embora me reserve o direito de discordar ), posso dizer que prefiro o Porsche.

                                                    Já agora os interiores do 997 também eram de babar.

                                                    Ambos estão muito próximos em termos de andamentos do SL55 AMG, provavelmente porque são mais leves.

                                                    O GT3 cup é outra divisão. Totalmente intragavel para usar em estrada é muitissimo mais rápido do que tudo aquilo em que já tinha andado, tanto a acelerar, como a travar como a curvar.

                                                    Nós atingiamos +/- 250 km/h na pequena recta da meta e ele travava para metade dessa velocidade na placa dos 50 mts , segundo ele nem um CGT consegue fazer melhor tempo naquela pista.

                                                    Quando vamos para este patamar as coisas são muito diferentes, mesmo os donos dos porsches mais potentes e radicais ficaram siderados com aquilo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Numa só palavra: INVEJA!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        Sim, andou comigo ao volante no 997 e no Cayenne e com o piloto no Cayenne turbo e no GT3.

                                                        O 3.8 6 boxer porsche está aproximadamente ao mesmo nivel do 4.0 V8 BMW. A sonoridade e respostas são fabulosas e ambos se conseguem conduzir devagar, embora no modo sport sejam quase demasiado brutos na resposta ao acelerador (por isso tem a possibilidade de andar em modo normal).

                                                        Curiosamente o porsche tem 420 nm de binário máximo o que é mais do que os 400 nm do BMW e o BMW tem a vantagem dos 420 cv em relação aos 385 do Porsche. Mas não se sente isso, ou seja o BMW não é mais rápido.

                                                        Na prática fico com a ideia de que o M3 nunca será mais rápido e creio que em termos dinâmicos o porsche está ligeiramente acima. Ambos são excelentes mas o 997 é um carro que me parece conceptualmente mais desportivo e seria sem duvida a minha escolha.

                                                        Mais do que dizer qual é melhor (deixo esse trabalho para os jornalistas, embora me reserve o direito de discordar ), posso dizer que prefiro o Porsche.

                                                        Já agora os interiores do 997 também eram de babar.

                                                        Ambos estão muito próximos em termos de andamentos do SL55 AMG, provavelmente porque são mais leves.

                                                        O GT3 cup é outra divisão. Totalmente intragavel para usar em estrada é muitissimo mais rápido do que tudo aquilo em que já tinha andado, tanto a acelerar, como a travar como a curvar.

                                                        Nós atingiamos +/- 250 km/h na pequena recta da meta e ele travava para metade dessa velocidade na placa dos 50 mts , segundo ele nem um CGT consegue fazer melhor tempo naquela pista.

                                                        Quando vamos para este patamar as coisas são muito diferentes, mesmo os donos dos porsches mais potentes e radicais ficaram siderados com aquilo.
                                                        Obrigado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pelo carinho que tens pela marca e em geral pelos automóveis bem posso imaginar a alegria que deve ter sido pra ti.

                                                          Um dia quem sabe será a minha vez

                                                          Abraço

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Agradeço os vossos comentários elogiosos, mas de facto tudo o que eu possa escrever apenas dará uma pálida ideia do quão bom aquilo foi.

                                                            Espero que, sinceramente, todos os que o desejam consigam um dia ir e podem contar com a minha ajuda em termos de dicas para o que for preciso.

                                                            Comentário

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