Olá a Todos
Vou-vos relatar uma avaria que tive na minha Scenic II (1.5 dci 100 cv de 2005, cx 5v, 147.000 km) na semana passada, para ver se alguém me pode dar umas dicas sobre o que pode ser, para quando for ao concessionario da Renault ir com algum background técnico.
Ia eu para Madrid na segunda-feira da semana passada quando de repente, a 90 km de Madrid, vejo pelo retrovisor uma nuvem cinza clara, quase branca, ao mesmo tempo que me aparece a mensagem "deficiencia do sistema de injecçao" no mostrador. Felizmente estava a uns escassos 500m de uma area de descanso, mas quando ponho o carro em ponto morto, o motor acelera ao máximo descontroladamente; tento desligar o carro mas nada. Meto-lhe 5ª e mando o carro abaixo (mesmo sem saber que este é o procedimento para mandar o carro abaixo nestes casos). Muito fumo a sair do capot e uma poça de óleo no chao.
Pelos sintomas, e segundo li aqui no forum, o motor desalvorou, provavelmente por rebentamento do turbo. O problema é que entretanto o carro foi transportado para o concessionário da Renault e de lá disseram-me que o turbo estava OK, e que provavelmente foi o motor que partiu (refiro só que no inicio do ano o turbo foi limpo, porque ocasionalmente aparecia-me a tal mensagem de "deficiencia de injecçao", e por sugestao da Renault para evitar problemas no futuro). Mais, disseram-me que para fazer o diagnóstico como devia ser, precisavam da minha autorizaçao para abrir o motor (nunca tal havia ouvido.... mas OK)
Moral da história: tenho um carro ao qual fiz todas as revisoes na marca, e ao minimo problema ia ao concessionário para garantir que tudo estava OK (só este ano o carro fez limpeza do turbo, mudança das capas das bielas, mudança da distribuiçao e bomba de água - a 2ª por sinal - entre outras). Como é possivel que rebente o motor ao carro a 140 km/h na auto-estrada? Quem posso responsabilizar? Eu sei que quanto ao carro ser "fraco" nao há nada a fazer, mas pelo menos do serviço da Renault posso reclamar!! Desde o inicio do ano já gastei cerca de 2000€ em manutençoes e afinal o motor estoura???... mais me valia trocar de motor e evitar todos os problemas... (já agora, alguem me pode indicar quanto pode custar um motor novo?).
Nao estarei a ser enganado pela Renault que afirma fazer as manutençoes e afinal nao faz nada no carro? Será que legalmente posso mover alguma acçao contra eles?
Mandem comentários, p.f.
Obrigado
Cumps
Vou-vos relatar uma avaria que tive na minha Scenic II (1.5 dci 100 cv de 2005, cx 5v, 147.000 km) na semana passada, para ver se alguém me pode dar umas dicas sobre o que pode ser, para quando for ao concessionario da Renault ir com algum background técnico.
Ia eu para Madrid na segunda-feira da semana passada quando de repente, a 90 km de Madrid, vejo pelo retrovisor uma nuvem cinza clara, quase branca, ao mesmo tempo que me aparece a mensagem "deficiencia do sistema de injecçao" no mostrador. Felizmente estava a uns escassos 500m de uma area de descanso, mas quando ponho o carro em ponto morto, o motor acelera ao máximo descontroladamente; tento desligar o carro mas nada. Meto-lhe 5ª e mando o carro abaixo (mesmo sem saber que este é o procedimento para mandar o carro abaixo nestes casos). Muito fumo a sair do capot e uma poça de óleo no chao.
Pelos sintomas, e segundo li aqui no forum, o motor desalvorou, provavelmente por rebentamento do turbo. O problema é que entretanto o carro foi transportado para o concessionário da Renault e de lá disseram-me que o turbo estava OK, e que provavelmente foi o motor que partiu (refiro só que no inicio do ano o turbo foi limpo, porque ocasionalmente aparecia-me a tal mensagem de "deficiencia de injecçao", e por sugestao da Renault para evitar problemas no futuro). Mais, disseram-me que para fazer o diagnóstico como devia ser, precisavam da minha autorizaçao para abrir o motor (nunca tal havia ouvido.... mas OK)
Moral da história: tenho um carro ao qual fiz todas as revisoes na marca, e ao minimo problema ia ao concessionário para garantir que tudo estava OK (só este ano o carro fez limpeza do turbo, mudança das capas das bielas, mudança da distribuiçao e bomba de água - a 2ª por sinal - entre outras). Como é possivel que rebente o motor ao carro a 140 km/h na auto-estrada? Quem posso responsabilizar? Eu sei que quanto ao carro ser "fraco" nao há nada a fazer, mas pelo menos do serviço da Renault posso reclamar!! Desde o inicio do ano já gastei cerca de 2000€ em manutençoes e afinal o motor estoura???... mais me valia trocar de motor e evitar todos os problemas... (já agora, alguem me pode indicar quanto pode custar um motor novo?).
Nao estarei a ser enganado pela Renault que afirma fazer as manutençoes e afinal nao faz nada no carro? Será que legalmente posso mover alguma acçao contra eles?
Mandem comentários, p.f.
Obrigado
Cumps
Comentário