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Sucesso = vendas?

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    Sucesso = vendas?

    O regresso à Formula 1 da Lotus, fez-me pensar no seguinte:

    Será que o desporto automóvel (por norma os ralis, mas não só), poderão provocar o aumento de vendas de uma determinada marca?

    Tendo em conta o elevado investimento, eu acho que não é rentável, à excepção de 2 carros.

    Celica GT4
    Subaru Impreza

    Não estou a questionar se muita tecnologia nasceu na competição como no caso do Audi Quattro, ou mitos como o Lancia Stratus.

    Que dizem?

    #2
    o objectivo é mais a imagem de marca ser associada ao sucesso e performance do que a modelos em particular (claro que há casos e casos). exemplo: a renault foi para a F1 para demonstrar que podia lutar e vencer a mercedes e a bmw. a ferrari foi um "dano colateral" pois não são concorrentes em nada.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
      O regresso à Formula 1 da Lotus, fez-me pensar no seguinte:

      Será que o desporto automóvel (por norma os ralis, mas não só), poderão provocar o aumento de vendas de uma determinada marca?

      Tendo em conta o elevado investimento, eu acho que não é rentável, à excepção de 2 carros.

      Celica GT4

      Subaru Impreza

      Não estou a questionar se muita tecnologia nasceu na competição como no caso do Audi Quattro, ou mitos como o Lancia Stratus.

      Que dizem?
      Explica..

      Comentário


        #4
        A participação em competições automóveis ajuda a criar uma imagem em volta da marca...que a longo prazo pode contribuír para maiores vendas.

        Eu acho que é um investimento, quando bem analisado e pensado no longo-prazo com óptimos frutos.

        Comentário


          #5
          Na altura do Nascar, quando os fabricantes se começaram a envolver directamente no desporto havia o mote: "ganha corridas no domingo, vende um carro na segunda"

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
            A participação em competições automóveis ajuda a criar uma imagem em volta da marca...que a longo prazo pode contribuír para maiores vendas.

            Eu acho que é um investimento, quando bem analisado e pensado no longo-prazo com óptimos frutos.

            Exactamente Nightlord.

            Antigamente havia uma via de gestão\markting (principalmente inglesa) que acreditava na permissa: "Win on sunday, sell on monday"

            Actualmente penso que o consumidor já não atribui a esse facto uma importância tão grande, a ponto de condicionar a escolha da marca. Acho que as marcas actualmente usam a competição como montra tecnológica e tentativa de demonstração de "superioridade" sobre as concorrentes, assim como para aproveitar a exposição mediática gratuita através dos media.

            Pelo menos, prefiro 1000x a competição automóvel, às festas do social ou torneios de golfe\hipismo patrocinados pelas marcas do jet-set (leia-se premuim's)!

            Cumprimentos

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              #7
              Para muita gente menos atenta ao mundo automovel, a lotus é uma marca inexistente ou morta.


              O regresso à F1 só irá trazer prestigio e divulgação à marca. Penso que foi uma boa aposta por parte da lotus.

              Comentário


                #8
                Eu acho que o sucesso de uma determinada marca num determinado ramo do desporto automóvel não influencia directamente nas vendas.

                Mas sim a longo praso, o sucesso das equipas dá prestígio às próprias marcas, prestígio que se reflecte em vendas, mas posteriormente e não em demasia. Caso contrário vir-se-ia por aí muitos impresas e c4 coupés, e não é o que acontece

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Arrastadeira243 Ver Post
                  Para muita gente menos atenta ao mundo automovel, a lotus é uma marca inexistente ou morta.


                  O regresso à F1 só irá trazer prestigio e divulgação à marca. Penso que foi uma boa aposta por parte da lotus.
                  Desculpa, mas... nem uma coisa nem outra.

                  Lá porque não tem expressão aqui no burgo, não quer dizer que esteja morta ou inexistente.

                  A Lotus é uma das mais prestigiadas marcas a nível mundial no seu core business, que não é, espantem-se, vender carros.

                  Poucas empresas no mundo têm o expertise tecnológico e mecânico da Lotus, e é (e tem sido nos últimos 50 anos) um dos principais agentes na evolução tecnológica automóvel.

                  A Lotus faz dinheiro é com projectos de consultoria automóvel, trabalhando em conjunto com algumas das mais prestigiadas marcas automóveis mundiais.

                  A Lotus Cars, que é uma divisão da Lotus, utiliza esse expertise e inova em carros que fazem as delicias de quem os pode conduzir, que por si, servem como que uma montra daquilo que se consegue fazer.

                  É esta a minha convicção e penso não estar enganado. Se tiver, alguém que me corrija.

                  Um abraço
                  José

                  Comentário


                    #10
                    Há alguns anos lembro-me de ler uma entrevista com o presidente da Ford na altura, onde lhe perguntavam o porque de a Ford manter a Jaguar na F1 apesar dos péssimos resultados obtidos pela equipa, ao qual ele respondeu que só pela presença da equipa no mundial rendia á Jaguar a venda de X modelos por época.

                    Comentário


                      #11
                      competir e vencer no desporto automovel tras prestigio ás marcas,e o prestigio é meio caminho andado para aumentar as vendas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Arrastadeira243 Ver Post
                        Para muita gente menos atenta ao mundo automovel, a lotus é uma marca inexistente ou morta.


                        O regresso à F1 só irá trazer prestigio e divulgação à marca. Penso que foi uma boa aposta por parte da lotus.
                        Parece que quem anda menos atento és tu . O jcpr já contra-argumentou e de facto a Lotus pode estar tudo menos morta

                        * A Lotus com o seu know-how ajudou a desenvolver o Tesla
                        * A Lotus com o seu know-how desenha, desenvolve e testa motores e outros componentes mecânicos individuais
                        * A Lotus com o seu know-how trabalhou no desenvolvimento dinâmico do Nissan GT-R

                        Se isto é estar morto, longa vida aos mortos

                        Comentário


                          #13
                          Acima de tudo, o que faz vender os carros é a sua estética e relação qualidade/preço. Há muitas marcas que vendem bem sem necessitarem de exposição desportiva, como por exemplo a VW.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Acima de tudo, o que faz vender os carros é a sua estética e relação qualidade/preço. Há muitas marcas que vendem bem sem necessitarem de exposição desportiva, como por exemplo a VW.
                            a vw vive do tdi, e o tdi está mais que promovido em diversas categorias de desporto automóvel. protótipos em le mans, jipes no dakar, turismos na velocidade... o nome vw em si nem é muito importante. importante é o "tdi".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                              O regresso à Formula 1 da Lotus, fez-me pensar no seguinte:

                              Será que o desporto automóvel (por norma os ralis, mas não só), poderão provocar o aumento de vendas de uma determinada marca?

                              Tendo em conta o elevado investimento, eu acho que não é rentável, à excepção de 2 carros.

                              Celica GT4
                              Subaru Impreza

                              Não estou a questionar se muita tecnologia nasceu na competição como no caso do Audi Quattro, ou mitos como o Lancia Stratus.

                              Que dizem?
                              Eu acho que pretendias dizer Mitsubishi Evolution! Ainda assim tenho dúvidas que qualquer uma das bases para WRCs tenha suportado por completo a participação desportiva, falando em ganhos directos claro.

                              À parte disto, tem tudo a ver com imagem de marca, marketing e prestigio ou poder, como já explicaram.

                              A meu ver isto nota-se por exemplo na introdução dos Diesel na competição. É do conhecimento geral que os veículos diesel só podem ou só conseguem concorrer de igual para igual com os Otto através da diferenciação de regulamentos e que estes se foram fazendo e moldando por pressão de algumas marcas/equipas... Porquê? Marketing, estamos na era Diesel.

                              Mas é inegável que a participação dos construtores em competição sempre resultaram em avanços tecnológicos aplicáveis aos carros do dia-a-dia. É tipo a história das guerras. Os maiores avanços da humanidade verificaram-se por causa e após as 3 maiores guerras mundiais. 1ª, 2ª e guerra fria. Acho que melhor comparação não há.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                a vw vive do tdi, e o tdi está mais que promovido em diversas categorias de desporto automóvel. protótipos em le mans, jipes no dakar, turismos na velocidade... o nome vw em si nem é muito importante. importante é o "tdi".
                                Só recentemente é que começaram a usar motores tdi em competição. Antes disso, a VW já vendia bem sem qualquer exposição desportiva de relevo.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                  a vw vive do tdi, e o tdi está mais que promovido em diversas categorias de desporto automóvel. protótipos em le mans, jipes no dakar, turismos na velocidade... o nome vw em si nem é muito importante. importante é o "tdi".
                                  Antes do tdi a VW já vendia e muito...

                                  Relativamente ao Celica, acho que foi um grande fracasso. Muda antes o nome para Lancia Delta, ou mesmo o Ford Escort.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                    Eu acho que o sucesso de uma determinada marca num determinado ramo do desporto automóvel não influencia directamente nas vendas.

                                    Mas sim a longo praso, o sucesso das equipas dá prestígio às próprias marcas, prestígio que se reflecte em vendas, mas posteriormente e não em demasia. Caso contrário vir-se-ia por aí muitos impresas e c4 coupés, e não é o que acontece
                                    desculpa-m discordar,mas ainda se vêem bastantes c4 coupes,em comparaçao a imprezas,vêem-se aos montes...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                      Antes do tdi a VW já vendia e muito...

                                      Relativamente ao Celica, acho que foi um grande fracasso. Muda antes o nome para Lancia Delta, ou mesmo o Ford Escort.
                                      a vw sempre vendeu graças ao efeito carocha,em que a fiabilidade e robustez eram referencia,isto muito antes do efeito tdi
                                      quanto ao celica era um coupe logo era um carro com um mercado especifico alem disso penso que o objectivo da toyota não seria vender milhoes de celicas mas sim cimentar a imagem de marca que já tinha,a lancia sobreviveu varios anos á conta da imagem que tinha nos rallyes,quando os deixou viu-se o declinio que a marca teve estando agora a recuperar aos poucos ,a ford sempre vendeu mas teve um facto curioso:porque é que substituiu o nome escort por focus?? ou sierra por mondeo??
                                      será pelo facto de depois dos anos dourados da ford nos rallyes nas decadas de 70 principios de 80,ter coleccionado derrotas atras de derrotas e as tantas tanto o nome escort como o sierra começaram a ficar com uma má imagem e pouco impacto perante os consumidores?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu penso que a publicidade já há muito que passou do "Olhem, nós existimos" para "Olhem como nós somos grandes".

                                        Ninguém vai comprar um Clio porque o Alonso ganhou no Domingo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
                                          Eu penso que a publicidade já há muito que passou do "Olhem, nós existimos" para "Olhem como nós somos grandes".

                                          Ninguém vai comprar um Clio porque o Alonso ganhou no Domingo.
                                          sim mas um clio é um renault logo no subconsciente as vitorias em competição são sempre uma mais valia para a marca independente do modelo, se não fosse assim a audi não apregoava tantas vezes as vitorias em le mans ou não tinha ainda hoje os famosos logos quattro nos seus carros a indicar que o carro tem 4 rodas motrizes mas tambem numa clara alusão aos seus miticos carros de rallyes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sinceramente, penso que o sucesso desportivo ou até mesmo a publicidade em geral, têm cada vez menos influência na decisão de compra...

                                            As pessoas estão a ficar cada vez mais bem informadas sobre a qualidade dos produtos e a decidir em função disso mesmo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                              sim mas um clio é um renault logo no subconsciente as vitorias em competição são sempre uma mais valia para a marca independente do modelo, se não fosse assim a audi não apregoava tantas vezes as vitorias em le mans ou não tinha ainda hoje os famosos logos quattro nos seus carros a indicar que o carro tem 4 rodas motrizes mas tambem numa clara alusão aos seus miticos carros de rallyes.
                                              A questão é que durante muitos anos, o sistema quattro da audi era mesmo muito superior ao da concorrência, devido ao torsen, à simplicidade e à fiabilidade do sistema.
                                              Recordo-me, numa altura em que não dava nada pela audi, que todas as revistas da altura (isto nos anos 80) diziam extremamente bem dos audi de 4 rodas motrizes, comparativamente a outras transmissões integrais.

                                              Mas concordo: cada vez a competição diz menos. Eu nada ligo a competições automobilísticas. O que anda na estrada sim, é o verdadeiro produto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por P0rnStar Ver Post
                                                Explica..
                                                Estou a questionar se actualmente a competição ainda é rentável para a marca ou não, mas apenas em termos comerciais (excluindo a oportunidade de experimentarem / testarem novas tecnologias)

                                                Isto pq temos qt a mim surgem exemplos diferentes: A Subaru e a Mitsubishi -tal como outro user bem referiu (ñ apenas com o Evo, mas também Pajeros, Strakar - no TT) tiveram 1 forte impulso com o desporto automovel.

                                                Por outro lado, não foi por ser campeã, que a Renault vendeu mais carros (apesar de gama Sport, ser interessante). Outro exemplo, será a Peugeot que tem obtido boas prestações em Le Mans, e ainda assim pouco ou nada tem beneficiado com isso a nível comercial.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas a minha questão não era por aí, era bem mais simples. A tua questão no seu todo eu percebi, o que não percebi foi teres destacado modelos que teriam beneficiado da participação em eventos desportivos e desses colocaste o Celica GT4

                                                  A Subaru cresceu muito à conta da arquitectura boxer e desenvolvimento de tracção integral por toda a gama, tal como o "Quattro" começou a ganhar nome há mais de 20 anos atrás. Mas.. o Celica?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O Celica nunca foi nada de especial, comparativamente com outros modelos, mas nos inicios de 90´s era dos desportivos mais desejados.

                                                    Por incrivel que pareça, aqueles farois faziam sucesso.

                                                    Outro exemplo, será o Lancia Delta. Não era 1 supercarro, mas despertou paixões, tendo ele "nascido" na competição!

                                                    Comentário

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