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Controlo pressão dos pneus obrigatório em 2012

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    Controlo pressão dos pneus obrigatório em 2012

    Monitorizar pressão dos pneus será obrigatório em 2012 O alerta é feito pela Continental segundo a qual existem no mercado sistemas de medição imprecisos que deverão ser retirados do mercado 18-Fev-2009 Os sistemas para monitorizar a pressão dos pneus deverão tornar-se obrigatórios em todos os modelos de veículos a partir de 2012, encontrando-se a Comissão Europeia a promover campanhas para a segurança dos veículos e a protecção do ambiente, consciente de que os custos dos carros europeus podem ser reduzidos em 3.4 biliões de euros por ano, com a introdução de uma detecção precisa das condições dos pneus com pressão incorrecta. Quem deixa estes avisos é a Continental, um dos maiores produtores mundiais de pneumáticos que, em comunicado, recomenda o uso premente de sistemas capazes de medir com precisão a pressão dos pneus e, igualmente importante, possam avisar o condutor assim que seja detectada uma ligeira perda de pressão. É que, defendem os especialistas da Continental, mesmo um ligeiro estrago no pneu pode trazer consequências graves.
    De acordo com os anseios da Comissão Europeia, os sistemas para monitorizar a pressão dos pneus deverão tornar-se equipamentos obrigatórios para todos os modelos de veículos a partir de 2012. Com esta medida, a Comissão quer não só promover a protecção ambiental, como também baixar o número de acidentes originados por falhas dos pneus. Afinal, só a pressão correcta vai assegurar que os pneus tenham uma baixa resistência ao rolamento e por isso forneçam eficiência máxima de combustível. Já a perda lenta da pressão é a principal causa da falha dos pneus.
    Com proposta em apreço, a Comissão Europeia cumpre os requisitos dos clubes de automóveis e dos peritos de automóvel. Alexander Lührs, porta-voz da Continental, salienta os ganhos em segurança resultantes da utilização dos sistemas de monitorização. destacando que “o rebentamento de um pneu é um sério risco para os utilizadores das estradas, especialmente se estiverem a rodar a alta velocidade”. “Se um condutor perde o controlo do carro, muitas outras pessoas na estrada estão também em grande perigo. Além disso, a Continental, fruto de anos de experiência em sistemas para monitorizar a pressão dos pneus, sabe que cerca de 90 por cento de todos os defeitos em pneus podem ser atribuídos a perdas lentas na pressão dos pneus”, afirma.
    A perda lenta de pressão pode ficar a dever-se a um pequeno furo causado por um parafuso, um prego, ou mesmo a um eventual defeito numa válvula, sendo certo que se o condutor do carro for avisado antecipadamente por um sistema de medição preciso, ele pode restabelecer a pressão adequada ou, se necessário, colocar um novo pneu. Alexander Lührs recorda que um em cada três carros nas estradas na Alemanha circulam com pressão a menos nos pneus.
    Se todos os carros tivessem pneus com a pressão correcta, os custos somente na Europa poderiam ser reduzidos em 3.4 biliões de euros por ano. Uma pressão incorrecta nos pneus provoca um aumento grande na resistência ao rolamento, que por sua vez leva a um aumento desnecessário no consumo de combustível e no CO2 a ser lançado para a atmosfera. As distâncias de travagem também são maiores.
    Os peritos em engenharia automóvel insistem que o limiar para avisar do subenchimento seja mantido baixo para aumentar a segurança do veículo e minimizar o número de falhas nos pneus. A Continental reclama um sistema obrigatório para monitorizar a pressão dos pneus para avisar o condutor assim que a pressão, mesmo que só num dos pneus, mostre um desvio de 10 por cento da pressão recomendada. Ao mesmo tempo, os peritos da Continental alertam para a negligência na formulação de recomendações técnicas.
    "É importante reconhecer que se a legislação existe para acautelar um sistema de aviso para um limiar de pressão baixa até 25 por cento, cada vez mais automobilistas iriam circular sobre pneus sub-enchidos simplesmente porque a revisão manual dos pneus seria considerada inconveniente. Isto iria afectar gravemente os custos, o baixo consumo de combustível e a segurança do veículo", conclui a Continental.
    in lusomotores - Monitorizar pressão dos pneus será obrigatório em 2012

    #2
    É um equipamento que de tão imprescindível já devia ser obrigatório há muitos anos. Mas, enfim, é uma luz ao fundo do túnel...

    Comentário


      #3
      Eu não consideraria "imprescindivel" no sentido que se deve verificar a pressão regularmente. No entanto, como é natural tudo o que seja ajuda é bem vindo. O problema é que os sistemas automáticos causam preguiça e depois já estou a ver que ninguém vai verificar manualmente até que o sistema indique que é preciso. De qualquer forma mesmo nesse cenário penso que os pros superam os contras.

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