Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para os críticos de Bologna

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Para os críticos de Bologna

    A reforma do ensino superior implementada pela Convenção de Bologna veio reformular profundamente o ensino universitário sobretudo a nível do segundo ciclo. Os mestrados passaram a ser integrados nas licenciaturas, têm um leque maior de especializações e foi aberta a porta à mobilidade internacional. Actualmente não falta quem opte por realizar o último ano do curso (o mestrado) no estrangeiro por forma a ganhar uma vantagem competitiva em relação aos nacionais.

    A reforma tem sido profundamente criticada com base em argumentos meramente formais, do género: "que credibilidade tem um mestrado de um ano?" ou "o mercado vai ficar inundado de mestrados" ou mesmo "qualquer um é mestre bastando pagar".

    A resposta está aqui: Jovens licenciados cada vez mais correspondem ao que as empresas procuram - RTP Noticias

    A abertura educativa proporcionada pela reforma do segundo ciclo de estudos permitiu uma diversificação dos estudos de acordo com os interesses das pessoas. Neste momento, de acordo com os interesses de carreira, um jovem tem ao seu dispôr um amplo leque de formações que lhe permitem explorar nichos de mercado e conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.

    Convençam-se: o melhor investimento que um país pode fazer nao é em auto-estradas, aeroportos nem TGV mas sim na educação do seu povo. Os trabalhos do futuro serão fundamentalmente trabalhos intelectuais e a nossa capacidade competitiva não estará baseada no custo do trabalho mas sim no valor acrescentado.

    Deixem de ser velhos do Restelo e desempoeirem as universidades!

    #2
    Uma boa vantagem é fazer o 2º ciclo noutra universidade e/ou diferente área de especialização. Essa flexibilidade é excelente.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jguerreiro Ver Post
      Uma boa vantagem é fazer o 2º ciclo noutra universidade e/ou diferente área de especialização. Essa flexibilidade é excelente.
      isso já podias fazer dantes também.

      Comentário


        #4
        Demoravas é mais dois anos de curso a fazer disciplinas lá pelo meio que não interessavam ao pai natal ...

        Comentário


          #5
          Só não concordo com o facto de eu ter saído licenciado e os meus colegas que saíram no ano seguinte saíram mestres, tendo o curso quase igual ao meu. Houve apenas pequenas alterações.

          E se quisesse sair mestre tinha de fazer um novo projecto de fim de curso (que agora chamam tese) e pagar mais 1 ano de propinas.

          Não quis saber e não foi isso que me tirou a mobilidade internacional. Se um dia me aventurar num mestrado não será apenas um mestrado para meter apenas o nome no CV.

          Comentário


            #6
            Tenho um colega que "teve" de fazer o mestrado em Espanha, por causa dos preços que se praticavam cá.

            Tenho outro que, já depois de Bolonha, ainda assim optou por ir lá fora fazê-lo.

            Mas não é tudo mau depois de Bolonha .

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X