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    Óleo Mercedes C 220 CDI

    Carro: Mercedes-Benz C 220 CDI de 2003

    Viva, depois da última revisão (a primeira sem ser na marca), esporadicamente aparecia-me uma mensagem no CB pedindo que reduzisse o nível do óleo do motor. Nessa altura ainda não tinha desoberto o menu secreto que permite ver a quantidade em litros do mesmo. Acontece que certo dia, depois dessa mensagem aparecer, por má interpretação, o meu pai acrescentou-lhe 1 litro. E andou assim 500 km. Depois disso levei-o ao mecânico onde fez a revisão que lhe tirou 1,3 litros. Neste momento no CB indica que tem 6,5 litros, que julgo ser o máximo recomendado para o carro.

    Que problemas poderá ter causado andar com o óleo acima do nível máximo? É caso para me preocupar?

    Já agora gostava de saber que tipo de óleo aconselham, admitindo que faço cerca de 8 mil km por ano.

    Obrigado e cumprimentos.

    #2
    Olá,

    Andar com óleo a mais no motor danifica o catalisador e talvez mais orgãos, pois aumenta a pressão dentro do cárter,etc... Só deve provocar danos a longo prazo e não em situações esporádicas.

    Quanto ao tipo de óleo, tem que verificar o tipo de motor que tem, para ver que tipo de óleo deve usar. Se tiver filtro de partículas, o óleo tem que respeitar uma norma específica, senão compromete a duração do mesmo. Os óleos para esses motores são 5w30 ou 5w40, embora haja quem use 10w40 para 10.000kms. Fica ao critério de cada um.

    Abraço

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      #3
      Exacto...
      Penso que um 0w40 também é recomendado.
      Ou até um 0w30 (também cumpre a norma 229.5 da Mercedes, apesar de não ser muito usado). O E270 CDI cá de casa na última revisão levou este último, Castrol Edge 0w30...

      Mas talvez o 0w40 ou 5w40 sejam os mais recomendados...

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        #4
        Vê no manual do carro. Se não pergunta na marca que eles informam...

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          #5
          Obrigado pelas respostas. Na marca sempre utilizaram Mobil 1 0W40. Agora tem BP Visco 7000 0W40.

          E quanto ao facto de ter andado com óleo a mais, visto ser isso que me preocupa? Algumas opiniões?

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            #6
            Originalmente Colocado por lffs Ver Post
            Obrigado pelas respostas. Na marca sempre utilizaram Mobil 1 0W40. Agora tem BP Visco 7000 0W40.

            E quanto ao facto de ter andado com óleo a mais, visto ser isso que me preocupa? Algumas opiniões?
            Óleo a mais é prejudicial, mas se foi uma situação pontual não me parece que seja muito grave... Também agora pouco há a fazer em relação a isso...
            Em princípio se foi pouco tempo e não notas sintomas anormais não danificou nada...

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              #7
              Originalmente Colocado por lffs Ver Post
              Obrigado pelas respostas. Na marca sempre utilizaram Mobil 1 0W40. Agora tem BP Visco 7000 0W40.

              E quanto ao facto de ter andado com óleo a mais, visto ser isso que me preocupa? Algumas opiniões?
              Quanto ao óleo está certo! Se foram só 500 km's não se passa nada!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por lffs Ver Post
                Obrigado pelas respostas. Na marca sempre utilizaram Mobil 1 0W40. Agora tem BP Visco 7000 0W40.

                E quanto ao facto de ter andado com óleo a mais, visto ser isso que me preocupa? Algumas opiniões?
                O C220 que tive, também primeiro usavam o Mobil 1, depois o Visco 7000 sempre 0w40. São ambos bons oleos.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por gessler Ver Post
                  Olá,

                  Andar com óleo a mais no motor danifica o catalisador e talvez mais orgãos, pois aumenta a pressão dentro do cárter,etc... Só deve provocar danos a longo prazo e não em situações esporádicas.

                  Quanto ao tipo de óleo, tem que verificar o tipo de motor que tem, para ver que tipo de óleo deve usar. Se tiver filtro de partículas, o óleo tem que respeitar uma norma específica, senão compromete a duração do mesmo. Os óleos para esses motores são 5w30 ou 5w40, embora haja quem use 10w40 para 10.000kms. Fica ao critério de cada um.

                  Abraço
                  Desde que cumpra a norma da marca, o óleo dá sempre para 20.000 Km e não está relacionado com o filtro de partículas.

                  Para a viatura em questão, serve 0w30, 0w40, 5w40, cumprindo a respectiva norma que creio ser MB 229.51

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