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Aumentar debito bomba injectora DTI

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    Aumentar debito bomba injectora DTI

    Boas.
    Havera alguma forma de aumentar o debito da bomba injectora de um motor 1.9 dTI de uma Laguna de 99?
    Terei problemas no futuro com isso? Como se faz? Obrigado

    #2
    Esse carro é de injecção electronica. Um aumento de potência terá de passar por mudança do mapa de injecção. Se só mexeres no débito de combustível vais descontrolar o motor todo...

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      #3
      Ou seja terei que reprogramar certo?
      Isso deve de andar a volta de qt €?
      O motor tem 316000kms mas foi totalmente rectificado.

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        #4
        Eu tenho um motor igual num Mégane. Este motor montado no Mégane e no Laguna não pode ser reprogramado pela tomada de diagnóstico. A centralina não pode ser lida por este meio. Só em algumas Scénic, com este motor, é que levaram umas centralinas Bosch que o permitem.

        Assim, para ser reprogramado, terá de se remover o chip da centralina para ser reprogramado externamente e voltar a soldá-lo no sítio. Quanto ao preço, depende da casa onde o fizeres, eu pessoalmente não te recomendo nenhuma porque o meu carro não está reprogramado e não tenho experiência no assunto, mas penso que rondará os 300-400€.

        Se valerá a pena... só tu o saberás!

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          #5
          Provavelmente nao terei resultados significativos. Mas gostava que ela ficasse com um vaporzinho de fumo de gasoleo e obviamente ficasse com um pouco mais de resposta no arranque principalmente.

          Comentário


            #6
            Eu também tenho um mégane 1.9 dti de 98 e já me passou pela cabeça fazer uma repro, mas tenho a ideia de que neste carro seja pouco significativo o aumento da perfomance, o que chegue a fazer e que poderia ser um erro, mas até à data não tenho tido problemas nesse aspecto foi aumentar a pressão do turbo e tenho a dizer que ficou mais rápido no arranque, depois é sempre a abrir.
            Gosto muito deste motor é económico, anda bem, só tenho uma coisa a apontar que é a correia do alternador que já se partiu e foi à distribuição de resto.
            E já agora aproveitava o tópico e perguntava ao RiCkYLiNk se alguma vez teve algum problema com a correia do alternador e tensor?

            Cumprimentos

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              #7
              Se esperas ganhos de 30cv como nos TDI,esquece,mas tb, se aumetas 30cv no TDI e deixas o resto Stock, então é coisa para não durar muito tempo. Mas eu diria que a volta dos 15/20cv conseguirás ganhar sem grande esforço. Agora, vai é a um casa especializada, para te montarem o socket para poderes mudar de chip sempre que quiseres. Quando quiseres montas o da repro,quando quiseres montas o de origem. Tal como se faz nos Honda. Outro conselho,era a instalação de um intercooler maior caso o carro ja tenha, e terás ganhos a nivel de potencia e fiabilidade, e rariador de oleo caso não tenha. Assim poderás ter potencia e fiabilidade sem grandes problemas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por lusofranco Ver Post
                Eu também tenho um mégane 1.9 dti de 98 e já me passou pela cabeça fazer uma repro, mas tenho a ideia de que neste carro seja pouco significativo o aumento da perfomance, o que chegue a fazer e que poderia ser um erro, mas até à data não tenho tido problemas nesse aspecto foi aumentar a pressão do turbo e tenho a dizer que ficou mais rápido no arranque, depois é sempre a abrir.
                Gosto muito deste motor é económico, anda bem, só tenho uma coisa a apontar que é a correia do alternador que já se partiu e foi à distribuição de resto.
                E já agora aproveitava o tópico e perguntava ao RiCkYLiNk se alguma vez teve algum problema com a correia do alternador e tensor?

                Cumprimentos
                Boas lusofranco!

                O meu carro nunca teve problemas a nível de correia de destribuição e tensores porque comprei-o perto dos 150 mil kms e foi feita a mudança dos mesmos antes de me ser entregue. Depois desta mudança já fez mais de 40 mil kms e nunca tive qualquer problema, no entanto respeita o intervalo de substituição a cada 75 mil kms recomendado pela Renault para evitar chatices.

                Comentário


                  #9
                  Eu diria ate para mudares se possivel antes de perfazer os 75000. Eu estou a pensar muda la qd tiver maios ou menos uns 65000 porque no limite nao deve ser aconselhavel. Quando a comprei mudei logo o kit distribuição completo e a correia do alternador tambem.curiosamente passados uns 5000kms partiu se a do alternador mas n enrolou na dist. Nao sei se o megane tera o tensor amortecedor na correia de acessorios. Nos lagunas da muita raia mesmo.Foi essa a causa de partir a correia o tensor tinha empeno. Em relação a repro pensei que fosse mais en conta, ou que poderia ser do tipo DIY (abrir debito da bomba).Posso estar errado mas este motor nao e mau mas ao mesmo tempo ando sempre com medo que alguma coisa parta sei la. nao sei explicar. Deve ser do motor ser algo ruidoso.lol. De resto estou bastante contente com o carro. Consigo medias de 6.0 ou 6.2lts normal. Obrigado e cumps.

                  Comentário


                    #10
                    Fica aqui um tópico que coloquei à algum tempo.
                    http://forum.autohoje.com/boxes/68868-megane-defeito.html

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      Não considero isto um defeito do carro. É sim um ponto que exige uma manutenção com intervalos mais curtos do que é habitual nos outros carros, mas que a marca reconhece, daí aconselhar a substituição a cada 75 mil km. Sempre que se troca a correia de distribuição, é trocar a do alternador também para evitar chatices!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
                        Não considero isto um defeito do carro. É sim um ponto que exige uma manutenção com intervalos mais curtos do que é habitual nos outros carros, mas que a marca reconhece, daí aconselhar a substituição a cada 75 mil km. Sempre que se troca a correia de distribuição, é trocar a do alternador também para evitar chatices!
                        Mas leste o tópico, é que eu tinha mudado tensor e correia à pouco tempo, depois disto à meio ano ela voltou a partir parcialmente, a minha sorte foi eu ter dado por ela a tempo.

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Não pode ter sido um problema pontual? As minhas correias e tensores foram mudados há quase 50 mil kms e até agora funcionam na perfeição...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
                            Não pode ter sido um problema pontual? As minhas correias e tensores foram mudados há quase 50 mil kms e até agora funcionam na perfeição...
                            Sim talvez, ma quando ela se ia partir outra vez . E o mecánico a dizer que era comum nestes carros, e já agora, uns dizem que o tensor não tem regulação que ele é que dá a carga, outros dizem que tem.
                            O teu como é que está?

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Não te sei dizer se os tensores têm regulação ou não.

                              Posso-te dar um exemplo de um problema que houve com a correia de distribuição de um Xantia 1.6i que passou aqui por casa. O carro já tava com mais de 200 mil kms e tinha trocado a correia há pouco tempo. Pouco tempo depois o meu pai reparou que havia um zumbido estranho no motor e quando abriu o capot, reparou que existia um acumular de pó estranho na zona da correia. Carro para o mecânico e conclusão... uma polie da correia estava gasta o que forçou a correia a descair ligeiramente e estava a rossar numa zona dura que estava provocar um desgaste super acelerado da correia que já so estava com cerca de metade da sua largura normal.

                              Resultado: Nova troca de correia e polie nova.

                              Comentário


                                #16
                                IC grande, repro e linha directa e são 30 ou 40cvs ganhos a mandar muito fumo e roncar muito forte

                                queres ainda mais? bem ... nos 1.9 tdis mete-se 22's da mercedes ou da bmw e ficam assim uns brutais 240, 260cvs ... mas isso são os tdis, os dtis já não sei ...

                                cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                  IC grande, repro e linha directa e são 30 ou 40cvs ganhos a mandar muito fumo e roncar muito forte

                                  queres ainda mais? bem ... nos 1.9 tdis mete-se 22's da mercedes ou da bmw e ficam assim uns brutais 240, 260cvs ... mas isso são os tdis, os dtis já não sei ...

                                  cumps
                                  Ó kpt, também já vi Corsa TD's com 20's lá opé do colector!

                                  Comentário

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