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Qual é a validade Legal da Declaração Amigavel ?

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    Qual é a validade Legal da Declaração Amigavel ?

    Boas .

    Vamos imaginar um acidente qualquer .

    Sai-se do carro, fala-se, resolve-se a coisa a bem, a DA fica correctamente preenchida, tudo sem grandes stresses, os seguros são validos, as cartas também...


    Não se vê necessidade de chamar a policia, dado que se resolve tudo a bem .



    Estava a ter esta conversa com colegas meus, e a maior parte deles me disseram que não chamar a policia pode ser uma grande chatisse, porque depois as pessoas dão o dito por não dito, etc, etc etc...



    Ora, a meu ver, a DA é o documento facultado pelas seguradoras para o efeito, cada um preenche a sua parte, e assina no final .



    Mas afinal tem ou não tem validade o que está na Declaração Amigavel ?

    Mais vale borrifar na DA e chamar sempre a policia ?



    Concretamente, a DA preenchida correctamente, é ou não é válida legalmente ?

    #2
    Sinceramente, já ouvi que a pessoa pode alegar que preencheu mal a DA por estar nervosa como resultado do acidente. Mas quem diz isso da DA, diz da declaração à Polícia... Sinceramente, com danos materiais "pouco" avultados e sem feridos, não vejo necessidade de chamar a Polícia se as coisas se resolverem a bem (DA assinada por ambos). A Polícia tem mais que fazer do que andar atrás das "panaditas".

    De qualquer modo, creio que a DA há-de sempre valer de alguma coisa, pois é um documento presencial assinado por ambas as partes. Mas os especialistas das leis aqui do fórum que se pronunciem.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
      Sinceramente, já ouvi que a pessoa pode alegar que preencheu mal a DA por estar nervosa como resultado do acidente. Mas quem diz isso da DA, diz da declaração à Polícia... Sinceramente, com danos materiais "pouco" avultados e sem feridos, não vejo necessidade de chamar a Polícia se as coisas se resolverem a bem (DA assinada por ambos). A Polícia tem mais que fazer do que andar atrás das "panaditas".

      De qualquer modo, creio que a DA há-de sempre valer de alguma coisa, pois é um documento presencial assinado por ambas as partes. Mas os especialistas das leis aqui do fórum que se pronunciem.
      Eu tenho a mesma opinião que tu, mas também gostava de ouvir a opinião dos especialistas...



      Não espero vir a ter acidentes, mas se acontecer não quero "correr riscos desnecessários"...

      Comentário


        #4
        eu já ouvi da boca de um mediador de seguros que é sempre melhor chamar a policia.
        até para o processo andar mais rapido.
        eu felizmente não mas ia dentro de uma carrinha que sofreu um acidente e foi uma coisa bastante simplez de resolver (bateram por traz). e depois da declaração amigavel feita o outro seguro começou com coisas. do estilo voce fez uma derrapagem de x metros numa zona de 50 portanto não vinha a respeitar a velocidade. julgo que o melhor é fazer 50 50. até me passei quando ouvi isto. portanto á minima duvida que tenha que possa ter problemas eu chamo a policia. eles são pagos para alguma coisa e há tantos que nem isso fazem durante o dia portanto.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por leafar Ver Post
          eu já ouvi da boca de um mediador de seguros que é sempre melhor chamar a policia.
          até para o processo andar mais rapido.
          eu felizmente não mas ia dentro de uma carrinha que sofreu um acidente e foi uma coisa bastante simplez de resolver (bateram por traz). e depois da declaração amigavel feita o outro seguro começou com coisas. do estilo voce fez uma derrapagem de x metros numa zona de 50 portanto não vinha a respeitar a velocidade. julgo que o melhor é fazer 50 50. até me passei quando ouvi isto. portanto á minima duvida que tenha que possa ter problemas eu chamo a policia. eles são pagos para alguma coisa e há tantos que nem isso fazem durante o dia portanto.
          não sei onde ouviste falar disso, mas a policia não tem nada a ver com a maior ou menor rapidez dos processos de acidentes.
          basicamente copiam-se identificações e dados dos veiculos, tiram-se medidas, anotam-se declarações dos intervenientes e passa-se tudo a escrito.
          depois de estar preenchido, as seguradoras vão pedir isso, mas muitas vezes nem o fazem por ser tão obvio.

          Comentário


            #6
            Lá pelo facto de um determinado condutor se declarar culpado numa DA não quer dizer que a companhia o considere também culpado

            Comentário


              #7
              Há pouco tempo falei com uma pessoa que trabalha na parte do apoio ao cliente de um grupo de seguros acerca dos acidentes sobre o caso de chamar polícia ou não, ao que me respondeu que o culpado recebe uma multazinha (caso não existam feridos) pelo o requesito indevido do mesmo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                Lá pelo facto de um determinado condutor se declarar culpado numa DA não quer dizer que a companhia o considere também culpado
                Ainda recentemente tive um acidente, onde na DA ninguém se declarou culpado.
                Estava a fazer inversão de marcha, manobra bem sinalizada, bateram-me por trás, já na faixa contrária.
                Em consciência, soube que não tive todos os cuidados na manobra, pois não vi se vinha lá alguém, mas não me declarei culpado.
                As seguradoras andaram à bulha, pois a minha disse logo que "o outro bate por trás, a GNR foi chamada e assinaram ambos declarações em como a manobra foi sinalizada" e o resultado foi que vieram 3 cartas pra mim:
                1ª - inocente 100%
                2ª - hipótese de 50/50
                3ª - veredicto final: culpado 100%

                a única hipótese era tribunal, não quis recorrer. Paguei 5000 euros pra arranjar o carro, mas fiquei de consciência tranquila. a minha seguradora tentou livrar-se do seu prejuízo (pagar o conserto do outro) e não conseguiu.
                Editado pela última vez por gemini; 07 October 2009, 23:50.

                Comentário


                  #9
                  wannabee e qual é o artigo do CE que usaram para autuar?

                  Quanto à legalidade da DAAA. Esta é um documento reconhecido internacionalmente, independente da lingua, já que são iguais, que permite aos intervenientes expor toda a informação sobre um sinistro.
                  desde os contactos, circunstâncias, croqui, no qual colocam a sua assinatura no final.

                  Assim sendo parece-me que tem a base suficiente para se decidir com base nela, salvo prova em contrário.

                  Agora se puserem que o A parou numa passadeira, o B bateu por trás, mas o B assinar a dizer que é culpado expressamente, não esperem que a comp, assuma a responsabilidade. Ou se o B estiver estacionado, for embatido e dizerem que o B é responsável.

                  Conclusão: apenas utilizem as DAAA se estiverem ambos de acordo com o que lá está, alterar depois a versão é complicado.
                  Em caso de desacordo sobre o que se passou, chamem a PSP/GNR.

                  Comentário


                    #10
                    Atenção que não é necessário alguem escrever: sou culpado ou algo parecido.

                    Basta que preencham de acordo com o que aconteceu, assinalem as cruzes correspondentes, ambos de acordo e assinado, as comp. depois analisam e resolvem.
                    Com as devidas ressalvas...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por leafar Ver Post
                      eu já ouvi da boca de um mediador de seguros que é sempre melhor chamar a policia.
                      até para o processo andar mais rapido.
                      eu felizmente não mas ia dentro de uma carrinha que sofreu um acidente e foi uma coisa bastante simplez de resolver (bateram por traz). e depois da declaração amigavel feita o outro seguro começou com coisas. do estilo voce fez uma derrapagem de x metros numa zona de 50 portanto não vinha a respeitar a velocidade. julgo que o melhor é fazer 50 50. até me passei quando ouvi isto. portanto á minima duvida que tenha que possa ter problemas eu chamo a policia. eles são pagos para alguma coisa e há tantos que nem isso fazem durante o dia portanto.
                      Impostas-te de explicar? É que não percebi nada...

                      Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                      não sei onde ouviste falar disso, mas a policia não tem nada a ver com a maior ou menor rapidez dos processos de acidentes.
                      basicamente copiam-se identificações e dados dos veiculos, tiram-se medidas, anotam-se declarações dos intervenientes e passa-se tudo a escrito.
                      depois de estar preenchido, as seguradoras vão pedir isso, mas muitas vezes nem o fazem por ser tão obvio.
                      Naaaaa...tem, tem, a policia até diz sempre (aos dois) que a culpa é do outro.

                      Originalmente Colocado por wannabee Ver Post
                      Há pouco tempo falei com uma pessoa que trabalha na parte do apoio ao cliente de um grupo de seguros acerca dos acidentes sobre o caso de chamar polícia ou não, ao que me respondeu que o culpado recebe uma multazinha (caso não existam feridos) pelo o requesito indevido do mesmo.
                      Rigorosamente falso!! Assim percebe-se melhor certas queixas que se ouvem relativamente a apoio a clientes. O problema não é de quem não sabe, é de quem não lhes ensina!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                        Ainda recentemente tive um acidente, onde na DA ninguém se declarou culpado.
                        Estava a fazer inversão de marcha, manobra bem sinalizada, bateram-me por trás, já na faixa contrária.
                        Em consciência, soube que não tive todos os cuidados na manobra, pois não vi se vinha lá alguém, mas não me declarei culpado.
                        As seguradoras andaram à bulha, pois a minha disse logo que "o outro bate por trás, a GNR foi chamada e assinaram ambos declarações em como a manobra foi sinalizada" e o resultado foi que vieram 3 cartas pra mim:
                        1ª - inocente 100%
                        2ª - hipótese de 50/50
                        3ª - veredicto final: culpado 100%

                        a única hipótese era tribunal, não quis recorrer. Paguei 5000 euros pra arranjar o carro, mas fiquei de consciência tranquila. a minha seguradora tentou livrar-se do seu prejuízo (pagar o conserto do outro) e não conseguiu.
                        Gemini, tu foste embatido na lateral traseira esquerda e não "por trás". "Por trás" é mesmo na traseira, a tradicional "traseirada".

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          Gemini, tu foste embatido na lateral traseira esquerda e não "por trás". "Por trás" é mesmo na traseira, a tradicional "traseirada".
                          tão..mas lateral traseira é atrás!
                          Mas sim, de facto não me bateram por trás, o que não me impede de dizer que foi atrás...de mim!

                          E de acordo com as seguradoras e polícia, num embate entre 2 veículos, uma "regra prática" que aplicam muito é a do meio do carro:
                          (NOTA: imaginemos que somos o condutor do veículo que sofre o embate)
                          - embate do meio para a frente -> a culpa é minha
                          - embate do meio para trás -> a culpa é do outro

                          Claro que isto adaptado a cada caso, mas no meu caso específico aplicava-se, apesar de não ter sido esse o desfecho.
                          Editado pela última vez por gemini; 08 October 2009, 09:38.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Atenção que não é necessário alguem escrever: sou culpado ou algo parecido.

                            Basta que preencham de acordo com o que aconteceu, assinalem as cruzes correspondentes, ambos de acordo e assinado, as comp. depois analisam e resolvem.
                            Com as devidas ressalvas...
                            Infelizmente, para mim, não é bem assim. No acidente que tive o outro deu-se como culpado e assinalou que "Não respeitou um sinal a dar prioridade" (que estava no chão e aí está a chatice toda - EMBORA ele nem tenha dado por isso!!!!).

                            Claro que a companhia dele se esquivou e de nada serve a cruz na declaração.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PES Ver Post
                              Infelizmente, para mim, não é bem assim. No acidente que tive o outro deu-se como culpado e assinalou que "Não respeitou um sinal a dar prioridade" (que estava no chão e aí está a chatice toda - EMBORA ele nem tenha dado por isso!!!!).

                              Claro que a companhia dele se esquivou e de nada serve a cruz na declaração.
                              Estava no chão desenhado ou o sinal vertical tinha caído?
                              Editado pela última vez por Valium; 08 October 2009, 11:14.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                Estava no chão desenhado ou o sinal vertical tinha caído?
                                O sinal estava caido ... mas o tipo nem deu conta! Ele sabia perfeitamente que não tinha prioridade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PES Ver Post
                                  O sinal estava caido ... mas o tipo nem deu conta! Ele sabia perfeitamente que não tinha prioridade.
                                  A comp. de seguros não ia advinhar que estava caído, alguém teve que o escrever em algum lado para saber...

                                  De qualquer forma podes sempre contestar a posição da comp.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    A comp. de seguros não ia advinhar que estava caído, alguém teve que o escrever em algum lado para saber...

                                    De qualquer forma podes sempre contestar a posição da comp.
                                    O pai do gajo é que depois reparou e colocou na declaração.

                                    Sim já contestei 3 vezes ... até porque ele estava contra mão (tem um triangulo na estrada e ele não o contronou!), mas a companhia diz que não se pode dizer que ele teve a culpa porque não sabia da existencia do sinal e como se apresenta pela direita ...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PES Ver Post
                                      O pai do gajo é que depois reparou e colocou na declaração.

                                      Sim já contestei 3 vezes ... até porque ele estava contra mão (tem um triangulo na estrada e ele não o contronou!), mas a companhia diz que não se pode dizer que ele teve a culpa porque não sabia da existencia do sinal e como se apresenta pela direita ...
                                      Se tens a cobertura de Protecção Jurídica ou Defesa Jurídica ou algo parecido podes sempre activar.

                                      Em último caso tens sempre o CIMASA, Julgados de Paz ou Tribunais

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Se tens a cobertura de Protecção Jurídica ou Defesa Jurídica ou algo parecido podes sempre activar.

                                        Em último caso tens sempre o CIMASA, Julgados de Paz ou Tribunais
                                        A proteção juridica só tem servido de pombo correio ... EU é que lhes tive qe explicar o que o codigo dizia em relação ao triangulo e então eles reclamaram outra vez!! Sabes o que penso??? Que é tudo a mesma merd*!

                                        O proximo passo é memo o CIMASA, estou à espera da ultima carta da outra seguradora.
                                        E sim ... se eles não aceitarem os 100% vou mesmo a tribunal nem que seja para a camara pagar os meus 50%!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PES Ver Post
                                          A proteção juridica só tem servido de pombo correio ... EU é que lhes tive qe explicar o que o codigo dizia em relação ao triangulo e então eles reclamaram outra vez!! Sabes o que penso??? Que é tudo a mesma merd*!

                                          O proximo passo é memo o CIMASA, estou à espera da ultima carta da outra seguradora.
                                          E sim ... se eles não aceitarem os 100% vou mesmo a tribunal nem que seja para a camara pagar os meus 50%!
                                          Enviei PM.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ok, eu só tenho uma dúvida: uma declaração amigável é um documento presencial assinado pelos dois condutores, com as respectivas identificações e que descreve as circunstâncias do acidente. O auto levantado pelas autoridades é a mesma coisa. Quando a DA é assinada pelos dois condutores, o que é que o auto pode adiantar em relação à DA? Quando se trata apenas de danos materiais relativamente pouco avultados, existe a necessidade de chamar as autoridades se ambos tiverem tudo em ordem e assinarem a DA?

                                            Já agora, aproveito para colocar aqui uma DA de um acidente que tive há uns anitos, que por acaso até se resolveu amigavelmente e colocar umas questões:



                                            Para além de um erro ortográfico nos danos do Civic , na altura em que preenchemos, eu pus as cruzinhas no veículo errado, sendo que corrigi antes da outra condutora assinar da maneira que se apresenta. Nas observações pus uma breve descrição do acidente.
                                            Para quem é perito dos seguros aqui, esta DA serviria bem para efeitos de participação (isto foi resolvido fora das seguradoras)? E se houvesse um desentendimento a posteriori?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Naaaaa...tem, tem, a policia até diz sempre (aos dois) que a culpa é do outro.
                                              a 1ª vêz que li isto, pensei que estavas a falar a sério
                                              mas conheço um, que na altura em que ia aos acidentes até dava orçamentos
                                              felizmente já se reformou

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                Ok, eu só tenho uma dúvida: uma declaração amigável é um documento presencial assinado pelos dois condutores, com as respectivas identificações e que descreve as circunstâncias do acidente. O auto levantado pelas autoridades é a mesma coisa. Quando a DA é assinada pelos dois condutores, o que é que o auto pode adiantar em relação à DA? Quando se trata apenas de danos materiais relativamente pouco avultados, existe a necessidade de chamar as autoridades se ambos tiverem tudo em ordem e assinarem a DA?

                                                Já agora, aproveito para colocar aqui uma DA de um acidente que tive há uns anitos, que por acaso até se resolveu amigavelmente e colocar umas questões:



                                                Para além de um erro ortográfico nos danos do Civic , na altura em que preenchemos, eu pus as cruzinhas no veículo errado, sendo que corrigi antes da outra condutora assinar da maneira que se apresenta. Nas observações pus uma breve descrição do acidente.
                                                Para quem é perito dos seguros aqui, esta DA serviria bem para efeitos de participação (isto foi resolvido fora das seguradoras)? E se houvesse um desentendimento a posteriori?
                                                Quanto à primeira parte basicamente é isso tudo.
                                                Se assinam DAAA é porque estão de acordo, não vale a pena chamar as autoridades.
                                                Quando há desacordo as Autoridades são uma entidade independente que transcreve as declarações e tira medidas, vê se há test. etc...

                                                Não sou perito de nada, mas não havendo dúvidas quanto a qual deles fez a manobra por estar rasurada, não há grande dúvida da responsabilidade do A.



                                                Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                                a 1ª vêz que li isto, pensei que estavas a falar a sério
                                                mas conheço um, que na altura em que ia aos acidentes até dava orçamentos
                                                felizmente já se reformou
                                                Isso é que é um serviço completo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se a declaração estiver bem preenchida, com as cruzinhas todas direitinhas e assinada pelos 2 condutores, as companhias resolvem rapidamente.
                                                  As cruzinhas são muitos importantes. Os acidentes estão todos inventados, e as companhias facilmente atribuem a culpa.
                                                  A policia não atribui culpas, simplesmente toma conta da ocorrencia.

                                                  Esta semana já tive de tratar de 2 DA, e numa delas o condutor enganou-se e preencheu o seu nome, no campo do segurado, (o segurado é a esposa) e mesmo assim entreguei a declaração na terça e hoje o carro já está a reparar.

                                                  Sem policia, e com uma DA com dados errados.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                    tão..mas lateral traseira é atrás!
                                                    Mas sim, de facto não me bateram por trás, o que não me impede de dizer que foi atrás...de mim!

                                                    E de acordo com as seguradoras e polícia, num embate entre 2 veículos, uma "regra prática" que aplicam muito é a do meio do carro:
                                                    (NOTA: imaginemos que somos o condutor do veículo que sofre o embate)
                                                    - embate do meio para a frente -> a culpa é minha
                                                    - embate do meio para trás -> a culpa é do outro


                                                    Claro que isto adaptado a cada caso, mas no meu caso específico aplicava-se, apesar de não ter sido esse o desfecho.
                                                    Não há qualquer regra que indique isso nem procedimentos regulares que o confirmem. Cada caso é um caso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas,

                                                      Recentemente participei num acidente:

                                                      Acidente
                                                      - tanto eu (na figura = A) como o outro veiculo (C1) aproximávamo-nos de um sinal vermelho

                                                      - ia relativamente rápido para a distância a que estava do vermelho (menos de 50km/h).

                                                      - reparei que havia um carro na minha faixa então decidi que seria melhor passar para a outra por forma a fazer uma travagem segura.

                                                      - parei correctamente antes do vermelho.

                                                      - o C1 também deve ter reparado um pouco tarde que estava vermelho, pelo que como também ia a uma velocidade considerável, bateu-me por trás três segundos depois de eu estar parado.





                                                      Estado do carro
                                                      - Meu: para choques um pouco deslocado e riscado
                                                      - C1: para choques, deitar óleo

                                                      Saímos do carro e pela conversa do rapaz que conduzia ia-se declarar culpado e sabia que a culpa era dele.

                                                      Disse-me que travou com tudo até travão de mão mas não conseguiu travar.

                                                      Eu por razões urgentes tive de me ir embora. Considero-me bom a julgar o carácter das pessoas e como o rapaz me pareceu boa pessoa fiquei com o contacto, BI foto da matricula etc. e fomos os dois embora, concordando que nos encontraríamos mais tarde.

                                                      Encontrámos-nos mais tarde, preenchemos as declarações, no entanto eu com o intuito de ser justo perguntei-lhe onde estava o carro dele e deixei-o desenhar.

                                                      Na primeira declaração que fizemos não concordei completamente.


                                                      Fizemos uma segunda mas para ser sincero não estava com cabeça, devido às razões urgentes pelas quais tive de me embora depois do acidente, e não me lembrei mesmo que teríamos de preencher a parte de trás da declaração (nomeadamente: descrição do acidente, km/h, danos). Como também sou novato no assunto na segunda declaração esquecemo-nos de pôr as cruzinhas no parado (carro A).

                                                      O croqui final ficou como está em cima, sem assinalar semáforos nem nada.



                                                      RESUMO: Uma declaração amigável mal preenchida, ou seja, com alguns dados em falta, é válida?

                                                      Cumps,
                                                      TLopeom
                                                      Editado pela última vez por TLopeom; 18 October 2010, 19:48.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sim, é válida, principalmente se estiver assinada por ambos.

                                                        Nesse caso não estar assinalado o estar parado é um dado importante e a parte de trás é de responsabilidade de cada um, não tendo que ser necessariamente presenciado pelo outro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pessoal, uma pequena dúvida: a DA tem algum prazo de validade? Pergunto isto porque dei um pequeno toque noutro carro a 30 de Novembro passado, preenchemos a DA mas até agora o dono do carro em que "bati" ainda não disse nada. Se ele entretanto vier reclamar os prejuízos, o documento ainda é válido?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É.

                                                            Pode é a seguradora questionar, caso ocorra, o porquê de só ''agora'' a comunicação do sinistro.

                                                            Comentário

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