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Comprei um produto e 15 dias depois...(mail enviado e caso resolvido) :)

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    Comprei um produto e 15 dias depois...(mail enviado e caso resolvido) :)

    Ora boas, existe alguma maneira de reaver o dinheiro a mais gasto num produto na mesma loja que depois o vende mais barato passados 15 dias, sem ser ao abrigo de qualquer promoção, simplesmente baixou o preço.

    Resumindo, fiz a encomenda e paguei por homebandking no dia 15 de Setembro, recebi a encomenda no dia 18 do mesmo mês, neste fim de semana baixou o preço em 50€ e ainda está a esse preço.
    Como se trata pouco tempo depois, estou na dúvida se tal dá para fazer.

    #2
    Não estou a ver fundamento nenhum.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
      Ora boas, existe alguma maneira de reaver o dinheiro a mais gasto num produto na mesma loja que depois o vende mais barato passados 15 dias, sem ser ao abrigo de qualquer promoção, simplesmente baixou o preço.

      Resumindo, fiz a encomenda e paguei por homebandking no dia 15 de Setembro, recebi a encomenda no dia 18 do mesmo mês, neste fim de semana baixou o preço em 50€ e ainda está a esse preço.
      Como se trata pouco tempo depois, estou na dúvida se tal dá para fazer.
      Legalmente falando, não há nada a fazer.
      Claro que há algumas manobras de 'divertimento' que podem ser usadas.. fez os 15 dias quando? Hoje? Se sim, e visto que está no prazo experimental, podes entregar o produto alegando que não te satisfaz (isto se tiver intacto) e compras-o de novo.

      De outra maneira, não há nada a fazer. Claro que se for uma instituição grande, tipo Jumbo, pode ser que te safes, mas tudo depende da boa vontade, visto que não são obrigados a nada.

      Espero ter ajudado, um abraço

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        #4
        Que eu saiba, isso não podes fazer.

        O que podes fazer é devolver o produto por estares insatisfeito e, depois, voltares a comprá-lo. Eu não o faria, mas podes fazê-lo.

        Comentário


          #5
          Na MediaMarkt, por exemplo, se houver uma baixa de preço nos 15 dias seguintes à compra, eles devolvem a diferença (não sei se em dinheiro ou vales), para evitar que o cliente devolva o artigo e volte a comprar.

          Comentário


            #6
            Mas que grande lógica que isso tem!

            Podes sempre tentar fazer o que já aqui disseram o que para mim é, eticamente, errado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
              Que eu saiba, isso não podes fazer.

              O que podes fazer é devolver o produto por estares insatisfeito e, depois, voltares a comprá-lo. Eu não o faria, mas podes fazê-lo.
              Pois, deve ser a única solução, mas ir por essa via também não faz o meu género .

              ah, foi na fnac, uma câmara que custava 750 e agora está a 700€, sempre são 50 euros que dava para comprar 1 cartão memória

              Obrigado pelas opiniões

              Comentário


                #8
                Acho que há qualquer coisa que obriga a que eles te devolvam a diferença. Pelo menos lembro-me de ter visto uma cena dessas numa fnac em que um homem reclamou exactamente isso mesmo e eles devolveram-lhe a diferença, mas acho também que o período entre compra e alteração do preço é mesmo 15 dias.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Real Ver Post
                  Na MediaMarkt, por exemplo, se houver uma baixa de preço nos 15 dias seguintes à compra, eles devolvem a diferença (não sei se em dinheiro ou vales), para evitar que o cliente devolva o artigo e volte a comprar.
                  Pois, era isso a que me referia, é que parecendo que não, comprar um bem a um preço e depois este baixar logo a seguir... faz-nos ficar um pouco lixados.
                  E volto a repetir, foi uma baixa de preço e não uma promoção de fim de semana por exemplo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                    Mas que grande lógica que isso tem!

                    Podes sempre tentar fazer o que já aqui disseram o que para mim é, eticamente, errado.
                    Éticamente errado?!? Não vejo onde entra a ética aqui. Só se for relativamente aos lucros brutais que essas lojas têm e continuam a ter mesmo depois de baixar os preços.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                      Acho que há qualquer coisa que obriga a que eles te devolvam a diferença. Pelo menos lembro-me de ter visto uma cena dessas numa fnac em que um homem reclamou exactamente isso mesmo e eles devolveram-lhe a diferença, mas acho também que o período entre compra e alteração do preço é mesmo 15 dias.
                      Salvo erro não existe qualquer legislação que o obrigue.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                        Éticamente errado?!? Não vejo onde entra a ética aqui. Só se for relativamente aos lucros brutais que essas lojas têm e continuam a ter mesmo depois de baixar os preços.
                        Claro é que errado! Que eu saiba, eles não te obrigam a pagar aquele valor. Pagas por que queres. Ao pagares, assumes um compromisso.

                        Se devolveres o produto, estás a faltar ao compromisso.

                        Quanto aos lucros, penso que isso é o objectivo de todas as empresas e, mais uma vez, só lá vai quem quer.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                          Éticamente errado?!? Não vejo onde entra a ética aqui. Só se for relativamente aos lucros brutais que essas lojas têm e continuam a ter mesmo depois de baixar os preços.
                          A ética entra a partir do momento em que usas uma benesse da empresa para devolver um artigo por este "não satisfazer as tuas expectativas" quando sabes de antemão que vais buscar o mesmo artigo (quem sabe até o teu!!), dias depois, por um preço inferior. Isso para mim é aproveitamento puro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                            A ética entra a partir do momento em que usas uma benesse da empresa para devolver um artigo por este "não satisfazer as tuas expectativas" quando sabes de antemão que vais buscar o mesmo artigo (quem sabe até o teu!!), dias depois, por um preço inferior. Isso para mim é aproveitamento puro.
                            Concordo contigo, e não era desse esquema que falava

                            mas ir por essa via também não faz o meu género

                            Comentário


                              #15
                              A Box do Jumbo e o Media Market têm a opção de receberes o dinheiro da diferença se em 15 dias ou 14 dias (respectivamente) para provares que numa loja (até 30km) o mesmo artigo está mais barato.

                              A fnac também tem essa opção só não sei em relação a prazos nem distâncias.

                              Por isso podes ir a outra loja vê o preço, pedes uma factura pro-forma e apresentas na fnac. Pode ser que até fiques a ganhar!

                              Comentário


                                #16
                                Legalmente pode ser feito. Existe, penso que no código civil, algo que se chama "garantia de satisfação". Se por QUALQUER motivo o cliente não estiver satisfeito com o produto que comprou pode, nos 15 dias seguintes, dirigir-se à loja com o produto e com a factura e EXIGIR a devolução do dinheiro. Existem excepções como por exemplo os consumíveis de informática. Não é o caso. Se a loja vier com argumentos de "ah e tal mais não sei quê e o diabo a quatro", pede para falar com o gerente... se ele não vier ou se estiver "incontactável", pedes o livro de reclamações. Podes ainda chamar a polícia e apresentar queixa. O motivo da devolução é indiferente: não gostas da côr, não gostas do tipo de letra em que foi escrito o livro de instruções, não gostas da posição do botão on/off... whatever...
                                Editado pela última vez por patareco; 06 October 2009, 17:01.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  A Box do Jumbo e o Media Market têm a opção de receberes o dinheiro da diferença se em 15 dias ou 14 dias (respectivamente) para provares que numa loja (até 30km) o mesmo artigo está mais barato.

                                  A fnac também tem essa opção só não sei em relação a prazos nem distâncias.

                                  Por isso podes ir a outra loja vê o preço, pedes uma factura pro-forma e apresentas na fnac. Pode ser que até fiques a ganhar!
                                  Já estive a ver no site da fnac e diz o seguinte:

                                  A política de Preço Mínimo Garantido não é aplicável ao site Fnac.pt, nomeadamente em comparações de preços com as lojas Fnac, outras lojas físicas, as suas web congéneres, ou outros sites.
                                  O "problema" é que comprei através do site, e é justamente no site que o preço baixou (na loja física não sei, na altura nem tinham o produto para entrega).

                                  O que vou fazer é pensar se vale a pena enviar um email para lá ou não, depois se decidir enviar, elaborar uma coisa como deve de ser.

                                  Comentário


                                    #18
                                    MAs já passaram os 15 dias? se passaram... esquece

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                      Já estive a ver no site da fnac e diz o seguinte:



                                      O "problema" é que comprei através do site, e é justamente no site que o preço baixou (na loja física não sei, na altura nem tinham o produto para entrega).

                                      O que vou fazer é pensar se vale a pena enviar um email para lá ou não, depois se decidir enviar, elaborar uma coisa como deve de ser.
                                      Não tens nada a perder...

                                      Manda o barro à parede, nunca se sabe.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                        Legalmente pode ser feito. Existe, penso que no código civil, algo que se chama "garantia de satisfação". Se por QUALQUER motivo o cliente não estiver satisfeito com o produto que comprou pode, nos 15 dias seguintes, dirigir-se à loja com o produto e com a factura e EXIGIR a devolução do dinheiro. Existem excepções como por exemplo os consumíveis de informática. Não é o caso. Se a loja vier com argumentos de "ah e tal mais não sei quê e o diabo a quatro", pede para falar com o gerente... se ele não vier ou se estiver "incontactável", pedes o livro de reclamações. Podes ainda chamar a polícia e apresentar queixa. O motivo da devolução é indiferente: não gostas da côr, não gostas do tipo de letra em que foi escrito o livro de instruções, não gostas da posição do botão on/off... whatever...
                                        Não esquecer que esses 15 dias apenas se aplicam às compras via net.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Não esquecer que esses 15 dias apenas se aplicam às compras via net.

                                          Agora deixaste-me a pensar.... Tenho ideia que é tanto para lojas físicas como para compras pela net. Tenho o artigo algures.... vou tentar encontrá-lo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                                            Legalmente falando, não há nada a fazer.
                                            Claro que há algumas manobras de 'divertimento' que podem ser usadas.. fez os 15 dias quando? Hoje? Se sim, e visto que está no prazo experimental, podes entregar o produto alegando que não te satisfaz (isto se tiver intacto) e compras-o de novo.

                                            Já fiz isso. Fiz uma compra numa loja e no dia a seguinte aquele producto especifico ficou com 50% de desconto. Como não achei correcto (podiam-me ter avisado na loja) fui devolve-lo (politica dos 30 dias) e comprei logo a seguir novamente!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                              MAs já passaram os 15 dias? se passaram... esquece
                                              Na Fnac tens 30 dias para devolver o artigo, claro que aqui não se trata de devolver o artigo mas sim saber a política da empresa para casos como este, imaginemos que baixava 200 euros...

                                              Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                              Não tens nada a perder...

                                              Manda o barro à parede, nunca se sabe.
                                              Já decidi que vou fazer isso, além do mais porque a escrita até está a sair bem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Existe um forte julgamento por parte de quem controla o mercado ... aplicado á população, que tem possíbilidades de "pagar bem".

                                                O preço baixa a medida que o producto deixa de ser novidade. O que se paga é a novidade e não o producto.

                                                Isto existe, por permissão e aceitação do publico (quem pode pagar).

                                                Não existe individualização dos casos. A população é julgada e medida como um todo, como apenas UM comprador.

                                                Cabe a cada um moldar o seu mundo. Quando todos o fizerem o mundo muda, e então sim o senso comum e a praticalidade prevalecerão.
                                                Porque o mundo de cada um é o mundo de todos (população).
                                                Editado pela última vez por maxwell; 06 October 2009, 17:21.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para compras on-line podes devolver o produto sem dares qualquer satisfação.

                                                  Agora não tenho a certeza se é dentro de 15 ou 30 dias.

                                                  Informa-te e anda com isso, não te deixes enganar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                                    Legalmente pode ser feito. Existe, penso que no código civil, algo que se chama "garantia de satisfação". Se por QUALQUER motivo o cliente não estiver satisfeito com o produto que comprou pode, nos 15 dias seguintes, dirigir-se à loja com o produto e com a factura e EXIGIR a devolução do dinheiro. Existem excepções como por exemplo os consumíveis de informática. Não é o caso. Se a loja vier com argumentos de "ah e tal mais não sei quê e o diabo a quatro", pede para falar com o gerente... se ele não vier ou se estiver "incontactável", pedes o livro de reclamações. Podes ainda chamar a polícia e apresentar queixa. O motivo da devolução é indiferente: não gostas da côr, não gostas do tipo de letra em que foi escrito o livro de instruções, não gostas da posição do botão on/off... whatever...
                                                    Tas a dizer muitas asneiras juntas!

                                                    Existe realmente lei nesse sentido, mas é para produtos comprados à distancia. No qual o cliente pode pura e simplesmente devolver o produto em 15 dias.

                                                    Nas compras presenciais não é assim. O cliente apenas pode pedir a devolução do dinheiro caso o produto nao se apresente nas melhores condições (estiver avariado). Não pode chegar e dizer que não gosta da cor e quer devolve-lo.
                                                    E caso ele decida reclamar por este facto, depois nao se venha chorar a dizer que a ASAE aplicou uma multa. Pois as pessoas tem direitos e deveres. Agora nao tentem atropelar tudo.

                                                    Existe empresas como a Worten que aceitam o produto em 15 dias, mas isso é da responsabilidade da empresa e nao uma obrigação legal.

                                                    Eu na tua posição iria falar na FNAC a ver se é possivel obter alguma coisa com os 50€ a menos. Agora tentar entregar para obter mais barato, penso que seja contra-etico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                      Na Fnac tens 30 dias para devolver o artigo, claro que aqui não se trata de devolver o artigo mas sim saber a política da empresa para casos como este, imaginemos que baixava 200 euros...



                                                      Já decidi que vou fazer isso, além do mais porque a escrita até está a sair bem.
                                                      A FNAC dá 30 dias?! Desconhecia! Pois... isso deve ser política da "casa" porque por lei são 15 dias... se eles dão mais 15... melhor! Vai em frente!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas, por ser uma venda à distância
                                                        são aplicáveis:
                                                        O que são as vendas à distância? - Compra e venda - SOS Consumidor - DECO PROTESTE

                                                        PORTOLEGAL.COM - VENDAS À DISTÂNCIA E AO DOMICÌLIO

                                                        Artigo 6.º
                                                        Direito de livre resolução
                                                        1 - Nos contratos a distância o consumidor dispõe de um prazo mínimo de 14 dias para resolver o contrato sem pagamento de indemnização e sem necessidade de indicar o motivo.
                                                        2 - Para o exercício desse direito, o prazo conta-se:
                                                        a) No que se refere ao fornecimento de bens, a partir do dia da sua recepção pelo consumidor sempre que tenham sido cumpridas as obrigações referidas no artigo 5.º;
                                                        b) No que se refere à prestação de serviços, a partir do dia da celebração do contrato ou a partir do dia em que tenham sido cumpridas as obrigações referidas no artigo 5.º se tal suceder após aquela celebração, desde que não se exceda o prazo de três meses referido no número seguinte;
                                                        c) Se o fornecedor não tiver cumprido as obrigações referidas no artigo 5.º, o prazo referido no n.º 1 é de três meses a contar da data da recepção dos bens pelo consumidor ou, tratando-se de serviços, da data da celebração do contrato;
                                                        d) Caso o fornecedor venha a cumprir as obrigações referidas no artigo 5.º no decurso do prazo de resolução referido no número anterior e antes de o consumidor ter exercido esse direito, este dispõe de 14 dias para resolver o contrato a partir da data de recepção dessas informações.
                                                        3 - Se o fornecedor não tiver cumprido as obrigações referidas no artigo 7.º, o prazo referido no n.º 1 é de três meses a contar da data da recepção dos bens pelo consumidor ou, tratando-se de serviços, da data da celebração do contrato.
                                                        4 - Caso o fornecedor venha a cumprir as obrigações referidas no artigo 7.º no decurso do prazo de resolução referido no número anterior e antes de o consumidor ter exercido esse direito, este dispõe de 14 dias para resolver o contrato a partir do recebimento dessas informações.
                                                        5 - Sem prejuízo do estabelecido na alínea a) do n.º 3 do artigo anterior, considera-se exercido o direito de resolução pelo consumidor através da expedição, nos prazos aqui previstos, de carta registada com aviso de recepção comunicando ao outro contraente ou à pessoa para tal designada a vontade de resolver o contrato.
                                                        Editado pela última vez por zerorpm; 06 October 2009, 17:52.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                                          A FNAC dá 30 dias?! Desconhecia! Pois... isso deve ser política da "casa" porque por lei são 15 dias... se eles dão mais 15... melhor! Vai em frente!
                                                          "Por lei" não podes devolver o artigo só porque te arrependeste ou porque sim. Algumas lojas fazem-no por politica própria (worten), não é de lei.

                                                          Apenas o podes fazer em compras à distância (neste caso pode por ter sido on-line).

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                            Na Fnac tens 30 dias para devolver o artigo, claro que aqui não se trata de devolver o artigo mas sim saber a política da empresa para casos como este, imaginemos que baixava 200 euros...



                                                            Já decidi que vou fazer isso, além do mais porque a escrita até está a sair bem.
                                                            Se foi na FNAC, por política interna, tens 30 dias para devolver o produto "no questions asked", pelo menos nas lojas físicas. Não tens nenhuma perto de ti? Em vez de devolveres podes sempre conversar com eles, até porque também têm a política de "se encontrar mais barato num raio de X Km devolvemos a diferença", também, mais uma vez, nas lojas físicas. Não sei como se aplica isso nas devoluções por correio.

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