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    Ajuda Clio II

    Bom dia, conforme vou andando com o meu Clio "novo" 1.2 Privilege 11/01 vou descobrindo mais umas coisas. Este feriado estive a limpa-lo e descobri que...

    - A escova de trás liga quando se mete a marcha-atrás e quando a escova da frente está ligada;
    - Existe um compartimento debaixo do banco do passageiro, só vi isto porque tive que chegar o banco para trás;
    - No comando de rádio do volante há um rolo atrás que sintoniza as estações, muito útil mas pouco ergonómico, só o vi quando estive lá a limpar.

    Já sei já sei, Read The Fine Manual.

    E em relação a isto, se me poderem ajudar:

    - O ralenti ronda o primeiro traço antes das 1000rpm, creio que indica assim 750rpm. Não é baixo? Nos carros que tive costuma rondar as 900rpm.

    - Hoje com as escovas da frente em intermitente a escova de trás liga de vez em quando. É normal? Não é possível desligar isto?

    - O que me faz falta no carro é um rádio moderno, já não há paciência para CD's, em 2001 havia... Queria colocar lá o meu Blaupunkt que lê MP3 de SDCard, existe algum adaptador para não perder a informação no painel e os comandos do volante?

    - Médias de 7.4 a 7.6 em cidade, é o normal. Qual a vossa média citadina com este motor?

    E isto acho que são mesmo avarias, tinha ideia que os carros franceses eram mais à prova de problemas de electrónica que os italianos que tive, porque estas coisas nunca me tinham acontecido:

    - Tenho reparado que quando ligo luzes traseiras - marcha-atrás, piscas - o indicador de painel de luz de nevoeiro traseira fica ligado de forma ténue embora segundo verifiquei as luzes não liguem. Deve de haver algures uma passagem de corrente. Há alguma sugestão conhecida para isto?

    - A luz da reserva liga quando ligo a ignição, mas não liga mesmo quando o CB apresenta já só "traços" na distância até à estação de serviço. Será problema no sensor da bóia do depósito?

    Se for possível ajudarem agradeço.

    #2
    Tenho um clioII 1.2 8v de 08/00 e posso tentar ajudar a esclarecer algumas das questões.

    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
    Bom dia, conforme vou andando com o meu Clio "novo" 1.2 Privilege 11/01 vou descobrindo mais umas coisas. Este feriado estive a limpa-lo e descobri que...

    - A escova de trás liga quando se mete a marcha-atrás e quando a escova da frente está ligada;

    - Existe um compartimento debaixo do banco do passageiro, só vi isto porque tive que chegar o banco para trás;
    - No comando de rádio do volante há um rolo atrás que sintoniza as estações, muito útil mas pouco ergonómico, só o vi quando estive lá a limpar.

    Já sei já sei, Read The Fine Manual.

    E em relação a isto, se me poderem ajudar:

    - O ralenti ronda o primeiro traço antes das 1000rpm, creio que indica assim 750rpm. Não é baixo? Nos carros que tive costuma rondar as 900rpm.

    é normal

    - Hoje com as escovas da frente em intermitente a escova de trás liga de vez em quando. É normal? Não é possível desligar isto?

    Não tinhas ligada a escova de trás?

    - O que me faz falta no carro é um rádio moderno, já não há paciência para CD's, em 2001 havia... Queria colocar lá o meu Blaupunkt que lê MP3 de SDCard, existe algum adaptador para não perder a informação no painel e os comandos do volante?

    Não sei.

    - Médias de 7.4 a 7.6 em cidade, é o normal. Qual a vossa média citadina com este motor?


    Bom, no meu caso as médias estão mais altas, segundo o CB... Tenho médias a rondar os 9. No entanto, como só uso o carro para ir para o trabalho que fica a 2/3km o motor nem chega a aquecer (quando desligo o carro o ponteiro da temperatura ainda nem chegou a meio), por isso julgo que o CB está a fazer as contas mal. Há pouco tempo fiz uma viagem maior em AE e aproveitei a puxar por ele e não me fez mais do que 6 e qq coisa. Por isso, os valores de 9 devem ser manias do CB

    E isto acho que são mesmo avarias, tinha ideia que os carros franceses eram mais à prova de problemas de electrónica que os italianos que tive, porque estas coisas nunca me tinham acontecido:

    - Tenho reparado que quando ligo luzes traseiras - marcha-atrás, piscas - o indicador de painel de luz de nevoeiro traseira fica ligado de forma ténue embora segundo verifiquei as luzes não liguem. Deve de haver algures uma passagem de corrente. Há alguma sugestão conhecida para isto?

    Não me acontece.

    - A luz da reserva liga quando ligo a ignição, mas não liga mesmo quando o CB apresenta já só "traços" na distância até à estação de serviço. Será problema no sensor da bóia do depósito?

    Nunca reparei

    Se for possível ajudarem agradeço.

    Comentário


      #3
      A situação de acender o indicador da luz de nevoeiro também aconteceu no clio de um amigo meu, é de facil resolução, acho que é falta de massa ou qualquer coisa do genero, não sei bem explicar.

      Comentário


        #4
        Quanto ao satélite do rádio, essa roda não sintoniza só as estações. Se carregares no botão mode, esse botão pode servir para alternar entre as estações memorizadas, ou entre todas as estações que o rádio apanha.

        O adaptador para o display e satélite existe, mas custa 100 euros, mais ou menos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
          O ralenti ronda o primeiro traço antes das 1000rpm, creio que indica assim 750rpm. Não é baixo? Nos carros que tive costuma rondar as 900rpm.
          O ralenti é estável? O motor não engasga ou vai abaixo?

          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
          Hoje com as escovas da frente em intermitente a escova de trás liga de vez em quando. É normal? Não é possível desligar isto?
          Devias ter a escova traseira ligada...

          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
          O que me faz falta no carro é um rádio moderno, já não há paciência para CD's, em 2001 havia... Queria colocar lá o meu Blaupunkt que lê MP3 de SDCard, existe algum adaptador para não perder a informação no painel e os comandos do volante?
          Pesquisa na net pelo modelo do teu rádio a ver se há adaptadores... que não devem ser baratos.

          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
          Médias de 7.4 a 7.6 em cidade, é o normal. Qual a vossa média citadina com este motor?
          Médias em cidade é muito relativo, tem muitas variáveis. Mas eu digo que é um valor médio para o carro.

          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
          Tenho reparado que quando ligo luzes traseiras - marcha-atrás, piscas - o indicador de painel de luz de nevoeiro traseira fica ligado de forma ténue embora segundo verifiquei as luzes não liguem. Deve de haver algures uma passagem de corrente. Há alguma sugestão conhecida para isto?
          É um problema comum nos Clios dessa época, um electricista resolve-te isso em menos de nada

          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
          A luz da reserva liga quando ligo a ignição, mas não liga mesmo quando o CB apresenta já só "traços" na distância até à estação de serviço. Será problema no sensor da bóia do depósito?
          Não, é mesmo assim, o depósito ainda não chegou à reserva.

          Comentário


            #6
            No caso da luz de nevoeiro acender no mostrador deves tirar todo o farolim e limpar os contactos e colocar um pouco de spray para o efeito, isto demora menos de 10 minutos a fazer.


            Quanto ao relanti é perfeitamente normal.


            Existem adaptadores mas são difíceis de encontrar e têm preços exorbitantes. eu Comprei um Pioneer por saber onde comprar o adaptador mas agora já nem sinto a falta do visor, os comandos é que realmente dão jeito.


            O meu quando chega á reserva também fica com a autonomia a tracejado, agora se fica assim um pouco antes nunca dei por isso.


            Quanto á média não posso dizer nada pois o meu é 1.4 e gasta 8 litros aos 100

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
              - A escova de trás liga quando se mete a marcha-atrás e quando a escova da frente está ligada;
              Pode acontecer a escova de trás varrer 1x quando se liga a da frente mas isso é apenas um "vaipe" da multiplexagem...

              Nada de grave...


              Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
              - Existe um compartimento debaixo do banco do passageiro, só vi isto porque tive que chegar o banco para trás;
              Local ideal para colocar a bolsa com os manuais do carro e assim libertar o porta luvas.


              Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
              - No comando de rádio do volante há um rolo atrás que sintoniza as estações, muito útil mas pouco ergonómico, só o vi quando estive lá a limpar.
              Funciona de acordo com o modo selecionado:

              Tuner Manu - percorre todo o espectro das bandas FM e AM, de forma manual.

              Tuner Presets - Apenas percorre as memórias pré-seleccionadas (6)

              Tuner List - Percorre as rádios memorizadas por ordem alfabética (com RDS) e depois de forma numérica do número mais baixo para o mais alto para as estações sem RDS. Limite é de 50 estações memorizadas

              Alternas estes modos carregando no botão colocado na zona inferior do satélite.


              Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
              - Tenho reparado que quando ligo luzes traseiras - marcha-atrás, piscas - o indicador de painel de luz de nevoeiro traseira fica ligado de forma ténue embora segundo verifiquei as luzes não liguem. Deve de haver algures uma passagem de corrente. Há alguma sugestão conhecida para isto?
              Fácil... Oxidação dos contactos do farolim traseiro do lado direito. É recorrente, sobretudo em altura de chuvas. É limpar e isolar ao máximo.

              Comentário


                #8
                A luz de nevoeiro acender no quadrante também me acontecia... saquei os farolins fora e dei-lhes com WD40, nunca mais aconteceu...
                A escova traseira, como já foi dito, devias de a ter ligada e nem deste por isso...
                Quanto ás médias em cidade, penso que estão dentro do normal...
                Ou seja, n estás com nenhum problema no carro... =P
                A Renault será sem dúvida mais fiavel que muitos outros carros, em termos electrónicos, mas digo-te já, que a electrónica n é o seu ponto forte, só falta começar a acender a luz do airbag =), mas tb é de fácil resolução.

                Cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
                  A luz de nevoeiro acender no quadrante também me acontecia... saquei os farolins fora e dei-lhes com WD40, nunca mais aconteceu...
                  A escova traseira, como já foi dito, devias de a ter ligada e nem deste por isso...
                  Quanto ás médias em cidade, penso que estão dentro do normal...
                  Ou seja, n estás com nenhum problema no carro... =P
                  A Renault será sem dúvida mais fiavel que muitos outros carros, em termos electrónicos, mas digo-te já, que a electrónica n é o seu ponto forte, só falta começar a acender a luz do airbag =), mas tb é de fácil resolução.

                  Cumprimentos
                  Boas, qual a solução do Airbag ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por filipeabreu Ver Post
                    Boas, qual a solução do Airbag ?
                    é ir por baixo do banco do condutor e mexericar na tomada do airbag que estará com mau contacto ou solta (acho que é desse defeito que estamos a falar)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                      é ir por baixo do banco do condutor e mexericar na tomada do airbag que estará com mau contacto ou solta (acho que é desse defeito que estamos a falar)
                      A minha megane voltou a acender a luz do airbag... Já um a vez acendeu e levei a mesma à Renault e ficou por +-20 e.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                        E em relação a isto, se me poderem ajudar:

                        - O ralenti ronda o primeiro traço antes das 1000rpm, creio que indica assim 750rpm. Não é baixo? Nos carros que tive costuma rondar as 900rpm.
                        Normal.

                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                        - Hoje com as escovas da frente em intermitente a escova de trás liga de vez em quando. É normal? Não é possível desligar isto?
                        Isso normalmente acontece quando a escova traseira está ligada. Não te assustes se quando tens as escovas da frente na 2ª velocidade e parares o carro elas reduzirem para a 1ª velocidade, é normal, elas depois retomam a 2ª velocidade.

                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                        - O que me faz falta no carro é um rádio moderno, já não há paciência para CD's, em 2001 havia... Queria colocar lá o meu Blaupunkt que lê MP3 de SDCard, existe algum adaptador para não perder a informação no painel e os comandos do volante?
                        http://forum.autohoje.com/boxes/2304...post1062871778

                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                        - Médias de 7.4 a 7.6 em cidade, é o normal. Qual a vossa média citadina com este motor?
                        Actualmente não passa dos 6.5l.
                        Houve um periodo em que tal como o pcg2001, fazia trajectos de 3km e o motor não chegava a aquecer, aí gastava cerca de 7,7l.
                        Viagem de autoestrada sempre a fundo, 11,4l.
                        Dia de Trackday no Estoril, 9.8l de gasolina 98 octanas.

                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                        E isto acho que são mesmo avarias, tinha ideia que os carros franceses eram mais à prova de problemas de electrónica que os italianos que tive, porque estas coisas nunca me tinham acontecido:
                        Por vezes ando com o coração nas mãos, já fiquei apeado, foram bobines, potenciómetro e velas de uma só vez...

                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                        - Tenho reparado que quando ligo luzes traseiras - marcha-atrás, piscas - o indicador de painel de luz de nevoeiro traseira fica ligado de forma ténue embora segundo verifiquei as luzes não liguem. Deve de haver algures uma passagem de corrente. Há alguma sugestão conhecida para isto?
                        Não acontece no meu, não sei se fará diferença mas o meu é um fase III, com um painel diferente.

                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                        - A luz da reserva liga quando ligo a ignição, mas não liga mesmo quando o CB apresenta já só "traços" na distância até à estação de serviço. Será problema no sensor da bóia do depósito?

                        Se for possível ajudarem agradeço.
                        Não tenho cb.

                        PS: O motor do meu é uma evolução desse, que vem montado nos Clios III.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Local ideal para colocar a bolsa com os manuais do carro e assim libertar o porta luvas.
                          No meu é o local ideal para o extintor. Cabe mesmo à medida.

                          Comentário


                            #14
                            Antes de mais o meu obrigado a todos os que contribuiram!

                            Vou agora responder...

                            A escova de trás testei hoje novamente: tanto lhe dá para varrer uma vez como varrer 3 seguidas... por vezes parece que coincide com o pé no travão!

                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                            Quanto ao satélite do rádio, essa roda não sintoniza só as estações. Se carregares no botão mode, esse botão pode servir para alternar entre as estações memorizadas, ou entre todas as estações que o rádio apanha.

                            O adaptador para o display e satélite existe, mas custa 100 euros, mais ou menos.
                            "Li-te" ontem e hoje já experimentei, muito boa dica, faz jeito esta função!

                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            Local ideal para colocar a bolsa com os manuais do carro e assim libertar o porta luvas.
                            Bem visto! Nunca tinhas pensado "ver-me" com um "igual" ao teu, heim?!

                            Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                            é ir por baixo do banco do condutor e mexericar na tomada do airbag que estará com mau contacto ou solta (acho que é desse defeito que estamos a falar)
                            Tem lá alguns cabos, mas creio que serão dos sidebags e do sensor de ocupante, já que dá sinal luminoso de cinto não colocado.


                            Barato e exequivel! E como tenho a possibilidade de ter um ficha jack fêmea, procedo a furo algures e depois é só ter uma ficha macho-macho.


                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            Fácil... Oxidação dos contactos do farolim traseiro do lado direito. É recorrente, sobretudo em altura de chuvas. É limpar e isolar ao máximo.
                            Porquê o direito? Tem luz de marcha atrás em ambos... e também "acende" com os piscas e quaro piscas. Basicamente quanto mais "carga" eléctrica tiver nos faróis traseiros mais acesa fica o indicador de luzes de nevoeiro traseiras (embora as mesmas não acendam).
                            Editado pela última vez por PDCouto; 08 October 2009, 14:28.

                            Comentário


                              #15
                              Pessoal, hoje fiz um teste: ligo o carro, ligo as escovas à frente... e mal dou toques de travão a de trás liga! Cada toque cada varridela! Alguém tem ideia como corrigir isto?!

                              Comentário


                                #16
                                nesse carro é normal que a escova traseira funcione quando tens as da frente a funcionar e ligas marcha-atrás. se calhar há algum mau contacto algures que faz com que a luz de marcha-atrás ligue quando travas, o que poderia fazer com que o limpa-vidros ligasse (mera teoria)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                  nesse carro é normal que a escova traseira funcione quando tens as da frente a funcionar e ligas marcha-atrás. se calhar há algum mau contacto algures que faz com que a luz de marcha-atrás ligue quando travas, o que poderia fazer com que o limpa-vidros ligasse (mera teoria)
                                  Exactamente a teoria de que já me lembrei. Deve estar tudo relacionado.

                                  Antes de mais vou verificar e limpar os contactos que houver nos faróis, desmontar e limpar as fichas que existirem na parte de trás, juntado algum spray. Penso que o WD40 por ser "anti-eléctrico" (ou seja, isola) enquanto também repele a água e ajuda ao encaixa das fichas, será suficiente para isto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    WD40 é para lubrificar, não é para limpar contactos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                      Porquê o direito? Tem luz de marcha atrás em ambos... e também "acende" com os piscas e quaro piscas. Basicamente quanto mais "carga" eléctrica tiver nos faróis traseiros mais acesa fica o indicador de luzes de nevoeiro traseiras (embora as mesmas não acendam).
                                      Porque é onde tenho tido mais problemas...


                                      E o problema é mesmo a oxidação dos contactos, compra Bala para tratares disso. Ah ! E convém usar uma pequena escova metálica (ou qualquer coisa similar) para retirar o máximo de porcaria existente nos contactos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho uma escovinha de latão ideal para isso, vou comprar um spray e fazer isso no fim-de-semana. Mal tenha novidades...

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                                          #21
                                          Pessoal, desmontei aquilo, limpei as fichas dos contactos com um pano e uma escova de latão, tudo besuntado com...

                                          :: Dimofel :: - SPRAY LIMPA CONTACTO LUBRI-LIMP 2



                                          ...e resultou muito bem. Para o fim até acendia o indicador de 4 piscas no painel, cada vez que travava e desregulava o intermitente dos piscas. Depois da limpeza ficou tudo em condições, só falta testar a escova traseira. Obrigado!

                                          DeCeIi, no meu caso era a esquerda a pior...

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